Gatinho - adaptação ao novo lar

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Raikuiraw
Registado: domingo dez 12, 2010 7:08 pm

quarta dez 15, 2010 8:55 pm

Olá!
Vou ter uma gatinha no natal. Apesar de já ter tido 2 gatos (embora os tenha tido muito nova por isso não me lembro de como foi a adaptação), tenho-me sentido inquietada quando penso nos primeiros dias da gatinha em casa, pois como é pequena tenho medo que lhe aconteça alguma coisa ou se assuste.
Têm algumas dicas para que a adaptação seja mais fácil? É que ainda por cima vai ser numa altura de festas e deve ser stressante para ela ter tanta gente em casa…

Sara
Kellinha
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

quinta dez 16, 2010 10:48 pm

Boa noite :)
deixe a gatinha numa divisão fechada com agua, comida, sitio para se deitar aconchegado e a caixa de areia, e deixa-a acalmar e tar à vontade. depois aos poucos deixe-a explorar a casa, se ela não quiser colo nem que a agarrem não insista, se ela se esconder debaixo da cama, atras do sofa, não se preocupe, ela vai ganhando confiança e dentro de dias, normalmente, já se comportará como se sempre tivesse morado ali. Deverá ter cuidado com janelas, que têm que estar fechadas, com a porta para o exterior também. Não se esqueça que nesta altura natalicia é perigoso as fitas, as bolas, os sininhos e afins, que os felinos tanto gostam de brincar mas que podem ingerir e ser fatal. Acerca da confusão que é quando se têm muita gente em casa, eu tenho por hábito fechar as minhas gatas numa divisão com o enchoval todo delas, é só por umas horas e eu prefiro principalmente quando tenho familiares que não gostam de gatos e assim também evito me chatear e elas tambem ficam sossegadinhas e não são incomodadas.
Penso que também é importante brincar muito com ela e dar lhe bastantes miminhos para voce a conquistar :) sim, porque com os felinos nós é q temos q os agradar.

Boa sorte :) que tudo corra pelo melhor.

p.s. não se esqueça que é essencial q a leve ao veterinario o mais cedo q puder
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

sexta dez 17, 2010 11:22 am

è msm como a raikuiraw disse, de-lhe tempo, não a forçe a andar de um lado para o outro, a curiosidade natural dos gatos leva-os a fazer as suas pequenas excursões por todo o lado, e mal dê por isso vai andar por toda a casa. Não se esqueça que os seus convidados lhe vão achar muita graça. por ser pequeno e assim, mas não deixe que o inoportune, ele já está a tentar habituar-se a uma casa estranha, não precisa de mais stress =)

tudo de bom pra si e pro gatinho =))
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sexta dez 17, 2010 11:42 am

Acrescento ainda a esterilização por volta dos 6 meses como extremamente importante! :wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Pam2011
Registado: sexta dez 17, 2010 6:33 pm

sexta dez 17, 2010 6:37 pm

Que bom que vai poder desfrutar da companhia de um gatinho novamente! meus parabéns! as dicas da amiga a cima foram muito válidas, siga-as e não terá problemas com a adaptação da sua gatinha.

Tudo de bom pra você e pra sua pequena!

Visitem um novo blog, pra quem é apaixonado pelos bichanos!
gatoteria.blogspot.com

Observação:Desculpem o português diferente, mas aqui no Brasil falamos assim mesmo.. rsrs
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

domingo dez 19, 2010 11:49 pm

Boa noite,

Peço desde já desculpa caso me esteja a intrometer, mas decidi aproveitar este tópico já que tenho uma dúvida semelhante :roll:

No meu caso, em meados de Janeiro vou ter 2 gatinhos :) são 2 meninos e são manos! Quando vierem já têm 12 semanas e gostava que me dessem algumas dicas sobre como fazer que a sua adaptação seja mais fácil :D
Neste momento, já tenho tudo o que eles precisam: comedouro/bebedouro, wc e areia, caminha, arranhadores, transportadora, brinquedos, etc... a ração vou comprar na próxima semana.

Obrigado!
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

segunda dez 20, 2010 11:06 am

Se vai ter 2 manos a adaptação vai ser ainda mais facil, porque vão dar confiança um ao outro (claro que os disparatinhos tb começam mais cedo... hihihi)
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

segunda dez 20, 2010 2:14 pm

E... comprem ração para gatos bebés. Boa sorte, e preparem-se para as traquinices...
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

segunda dez 20, 2010 3:45 pm

Obrigado pelas vossas respostas!

Eu já estou metalmente preparada para os disparates lol ainda que para já, um pareça ser mais aventureiro e o outro mais "sopas e descanso" :lol:
A ração eu vou comprar já esta semana! vou manter a ração que eles comem actualmente.
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Raikuiraw
Registado: domingo dez 12, 2010 7:08 pm

terça dez 28, 2010 9:17 pm

Muito obrigada pelas dicas :D
Responder

Voltar para “Gatos”