Historia e origem dos gatos persas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

sábado set 20, 2003 10:39 pm

Há quem sustente que os gatos persas são originários da Pérsia (actualmente Irão), como o próprio nome sugere. Mas também há quem se incline para que a sua origem seja a Turquia. Em ambos os casos, são regiões montanhosas com clima rigoroso, muito quentes no Verão, frias no Inverno e com grandes amplitudes térmicas nas 24 horas do dia. O manto dos gatos persas adapta-se a este tipo de clima, pois funciona ao mesmo tempo como defesa contra o frio, pela sua densidade, e como protecção contra o calor, pela sua grande ventilação.
O aparecimento dos gatos persas na Europa é usualmente atribuído a Pietro Della Valle, que terá trazido da Pérsia para Itália, em meados do século XVI, alguns gatos de pêlo longo, semelhantes àqueles que hoje conhecemos por Angorás Turcos.
Estes gatos foram oferecidos a alguns nobres italianos, tendo mais tarde sido introduzidos em França pelo naturalista Nicolas Fabri de Peiresc, junto de famílias das classes sociais mais elevadas, a quem a sua posse conferia um estatuto privilegiado, tendo, por isso, direito a atenções e cuidados especiais.
Estes primeiros gatos introduzidos na Europa eram brancos, ocorrendo depois cruzamentos que originaram outras cores: preto, azul, vermelho, creme, tartaruga, azul-creme. Estas colorações acabaram por originar uma gama tão variada de cores que hoje rondam as 180.
Os gatos persas são calmos por natureza, o que não implica que não tenham personalidades fortes, como qualquer felino que se preze, que curiosamente se diz que varia com as cores: os gatos sólidos tendem a ser mais calmos do que os outros.
Para que o gato evidencie este temperamento calmo, é muito importante o ambiente da casa onde habita: pois se a casa for muito movimentada, com muitas alterações, o mais provável é que ele não se sinta bem, manifestando-o com algumas traquinices caprichosas.

esta peq. historia foi tirada de um site bastante interessante.

speedy666
:evil:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo set 21, 2003 10:44 am

Olá

Interessante. Já conhecia a maioria do que foi explicado, não sabia era que os persas sólidos eram mais calmos. Está-se sempre a aprender ;)

Beijokas
kathleen
speedy666
Membro

domingo set 21, 2003 1:54 pm

oi kath!!!
acho que sim e cada vez mais.
penso que deveriamos tentar passar mais imformaçao sobre os nossos miaus ao inves de andarmos as turras.

um abraço
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

domingo set 21, 2003 2:29 pm

Desculpem a ignorância mas o que são Persas sólidos??
Quer dizer que são puros??

:o
speedy666
Membro

domingo set 21, 2003 4:21 pm

oi
as cores solidas sao aqueles persas de uma só cor.
o que nao queira dizer que nao haja exepçoes a regra.
como tenho dois persas com mais do que uma cor nao o poderei comprovar.

speedy666
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo set 21, 2003 9:20 pm

Olá

os teus são muito irrequietos? A Amélia é calminha. de vez em quando tem os seus momentos de loucura, mas como também é sózinha é normal que isso faça com que seja mais calminha.

Beijokas
kathleen
speedy666
Membro

domingo set 21, 2003 9:31 pm

olha a minha iris mesmo sozinha era um terror nunca parava é uma alegria ca em casa e agora com o gaultier pronto la vai a loiça a jarra japonesa e o biblo da maria hehehehehe mas nao ha nada como a alegria destes dois.
vale a pena ve-los por isso essa dos persas serem uns biblos para mim nao conta eles tem a hora do sono que é sagrada tem o momento dos miminhos nossos e depois a algazarra habitual deles.
enfim é uma alegria......

speedy666
Kathleen
Membro Veterano

domingo set 21, 2003 9:34 pm

Olá

Eu ando a ver se convenço cá em casa a deixarem a Amélia ter um amigo ou uma amiga. Apesar de lhe darmos imensa atenção e brincarmos muito com ela, acho que ela se cansa de brincar sempre com humanos, se tivesse outro amigo de 4 patas ia ser bem mais feliz. Vamos ver se consigo...

Ela nunca partiu nada, a única coisa que faz é nas correrias tirar os tapetes do sitio..

beijokas
Kathleen
speedy666
Membro

domingo set 21, 2003 9:53 pm

olhe penso que iria ser bom mais um amigo 4 patas para o seu miau.

a minha iris mesmo naquelas loucuras dela ainda nao partiu nada mas agora os dois deve ser uma questao de tempo (deus queira que nao)
como voce disse ela e capaz de mudar a casa de lugar.
e quando começo eu a jogar as escondidas com eles a minha maria mete as maos á cabeça e nao para de refilar »ja nao chega os gatos agora tu tb» mas depois rebola-se a rir com as nossas bricandeiras.

por isso só lhe digo isto È UMA ALEGRIA EM CASA

Kathleen
Membro Veterano

domingo set 21, 2003 10:59 pm

Olá

Pois eu imagino que ter dois gatos deve ser muito bom. Eles não se sentem tão sós e deve ser muito divertido brincar com eles e vê-los a brincar. A Amélia também adora que eu ande pela casa em correrias atrás dela.

beijokas
Kathleen
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

domingo set 21, 2003 11:29 pm

Boa noite,

Ora Aí está um bom ponto em que vocês pegaram:

Dar outra companhia ao nosso gato! também tenho pensado muito nisso.

A minha gata passa muitas horas sózinha durante a semana... embora nós brinquemos com ela e receba muitos miminhos... sinto que ela estaria mais confortável com outra companhia felina..
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

domingo set 21, 2003 11:33 pm

speedy666 Escreveu: as cores solidas sao aqueles persas de uma só cor.
Obrigada pela info. Estamos sempre a aprender!!! ;)
Kathleen
Membro Veterano

segunda set 22, 2003 8:37 am

Olá

Pois é Petruska, todas as pessoas daqui e as que conheço com gatos dizem que eles são muito mais felizes quando têm um amigo com quem brincar... Se puderes arranja uma companhia para a tua, eu ando a ver se convenço o resto da Família...

Beijokas
Kathleen
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

segunda set 22, 2003 8:54 am

Bom dia,
Bem, eu já tenho 3 persas e espero "fechar a loja", pois a casaé pequena e o meu tempo também é pouco para tratar dos meus peludinhos.

Admiro quem consegue ter muitos gatos e dar conta do recado.
Tal como foi aqui dito, os sólidos são os mais calmos, é verdade.
Tenho uma tartaruga chocolate que é o diabo :o :? Para a pentear são precisas duas pessoas. Uma para ficar toda arranhada e outra para escovar :lol: Só vendo. Depois de tratar da Luna, ataca-se na Blue, que mal a acabo de pentear já tem nós. Tem um pelo tipo algodão. nunca vi tal coisa!! Mas é um doce, nunca reclama.

e agora é o junior - o Tomé - é um sólido que penso que vai ser smoke. É muito tipado e portanto anda sempre remeloso. Não sei ainda que tipo de personalidade virá a ter, let's wait and see...

Sou fã de persas. São uns amores, como já foi dito aqui é uma alegria chegar a casa, porque a minha casa transborda alegria e felicidade... :) ;)

Jinhos
Beta, Luna, Blue, Tomé

p.s.: Nunca partiram nada, com excepção de um copo que estava mal colocado... ;)
Responder

Voltar para “Gatos”