Algum animal caça gatos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
adribeiro
Membro
Registado: segunda dez 27, 2010 9:22 pm
Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)

segunda dez 27, 2010 9:25 pm

Olá a todos,

Venho aqui expor uma situação bastante triste, até para desabafar, alertar, questionar........

Os meus pais vivem numa quinta, onde eu fico durante algum tempo nas férias e aos fins-de-semana. Tivemos sempre gatinhos, os gatinhos têm acesso a uma casa aí com 30/40m2, que é a nossa cozinha e é conhecida como "casa dos gatos". Adoptamos alguns gatinhos, que residem aqui na quinta, entram na casa e andam na rua, embora pareça irreal, raramente saem dos limites da quinta, até porque está sempre alguém em casa e eles querem companhia. Em Julho o meu namorado apanhou uma gatinha com 1 mês e pouco numa estrada super movimentada, e trouxe-a cá para a quinta. Era tão pequenina que ficou a Mini. Entretanto, a minha irmã trouxe o Simba, também recolhido na estrada e ofereceram o Suri à minha mãe. Se me perguntarem se concordo que os gatos devem ser soltos numa quinta, sujeitos a inúmeros perigos, não, mas sempre vi aqui crescerem gatos felizes, sempre foram muito bem tratados (alimentação, cuidados veterinários, castrados etc). Nem imaginam a loucura que é, ao anoitecer, as brincadeiras árvore a cima árvore a baixo, telhados, postes, aqui na quinta. Tenho cães que gostam dos gatos, galinhas que os gatos insistem em caçar, mas é claro que elas fogem.

Os gatos dormem na rua, porque eles próprios não querem estar dentro de casa, e o meu pai também não quer, têm alcofas próprias, com camisolas nossas ou edredons, dormem normalmente todos a monte para se aquecerem. Também sabemos que estes gatos não dormem muito de noite.

Na noite de natal, fui a ultima a chegar a casa, vim à "casa dos gatos" buscar algo para comer e a Mini esteve comigo. Quando saí para me deslocar para a outra casa, viemos as duas a pé, e ela entrou para uma das alcofinhas que está à porta.

Foi a última vez que vi a Mini. Ninguém entrou na quinta de carro (exclui a hipótese de roubo), a cadela dorme com os gatos e come com eles também (excluo completamente a hipótese de ela lhe ter feito mal), corremos todos os poços, todos os vizinhos, todos os terrenos, buracos, baldes, lagos, TUDO. A Mini evaporou. A Mini não pode ter sido transportada num motor, porque nenhum carro entrou nem saíu até ao seu desaparecimento.

O que aconteceu?!

Os outros gatos estão apavorados. Estão sempre a acordar assustados e têm uns comportamentos muito esquisitos. Há pouco, o Simba estava no meu colo, saltou a correr e foi para a rua, quase a rastejar, a olhar para a quinta do lado em pânico, e escondeu-se. Os gatos cheiram tudo, e ao mínimo som é a debandada geral. Ninguém brinca.

Eu tenho uma desconfiança, há uns meses uma raposa atravessou na frente do meu carro. Seria possível ela ter apanhado a gata?! Bolas se a gata não sai daqui, porque é relativamente bebé, algo aconteceu, ou os outros não estariam neste estado! E a cadela?! Porque não ladraram os cães?! Porque nós teríamos ouvido dentro de casa se houvesse alguma confusão! Alguém alguma vez ouviu falar de ataques de animais a gatos?! Alguma coisa come gatos?! Alguma história idêntica?!

Eu não acredito que a Mini esteja viva. Não é possível, a minha gata não se afastava assim. Algo lhe aconteceu, e foi aqui. Tenho procurado sangue, pêlo... NADA. NADA. Sinto-me a enlouquecer.

Trazer gatos para esta quinta, nunca mais.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda dez 27, 2010 9:43 pm

se vir a estrela que é x de perdigueira, não tem dúvidas. mas os outros tb. não lhe ficam atrás
adribeiro
Membro
Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)

segunda dez 27, 2010 9:46 pm

anja-azul Escreveu:se vir a estrela que é x de perdigueira, não tem dúvidas. mas os outros tb. não lhe ficam atrás

Pois, eu tenho cães que foram educados para não fazer isso. A minha questão é se algum animal o faz para o comer. Pois isso é a única justificação que encontro.
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda dez 27, 2010 9:50 pm

adribeiro Escreveu:
anja-azul Escreveu:se vir a estrela que é x de perdigueira, não tem dúvidas. mas os outros tb. não lhe ficam atrás

Pois, eu tenho cães que foram educados para não fazer isso. A minha questão é se algum animal o faz para o comer. Pois isso é a única justificação que encontro.
isso nada tem a ver com alimentação mas com instinto de caça. os meus cães têm 7 gatos em casa. dormem juntos. mas coitado do que se cruzar no caminho deles. não os matam porque eu não deixo
adribeiro
Membro

segunda dez 27, 2010 9:54 pm

Sim, isso os meus também não toleram que mais nenhum venha cá. A situação aqui é que a gatinha evaporou completamente :? Um cão quando mata, normalmente larga, não come.

Eu não consigo traduzir o desespero que sinto, a busca constante por ela em que estamos aqui em casa... :cry:
anja-azul
Membro Veterano

segunda dez 27, 2010 9:56 pm

adribeiro Escreveu:Sim, isso os meus também não toleram que mais nenhum venha cá. A situação aqui é que a gatinha evaporou completamente :? Um cão quando mata, normalmente larga, não come.

Eu não consigo traduzir o desespero que sinto, a busca constante por ela em que estamos aqui em casa... :cry:
aconteceu exactamente o mesmo com o meu pinóquio. desapareceu em maio. até hoje. ninguém o viu, vivo ou morto. tudo pode ter acontecido. espero que tenha mais sorte
adribeiro
Membro

segunda dez 27, 2010 9:58 pm

Também espero que a minha Mini tenha tido mais sorte :(
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda dez 27, 2010 10:15 pm

a gatinha já estava esterilizada? Estamos em época de cio...

estou numa situação semelhante, também se "evaporou" um dos meus gatos, fez uma semana no dia de Natal, deixei-o deitado ao sol com outros gatos "de casa" (gatos que só saem de casa para uma pequena voltinha aqui ao pé e vêm sempre dormir...), não os recolhi como era neu hábito, todos voltaram menos o Bhaji... e ninguém o viu, já corri tudo, até nos poços procurei e nada... é de enlouquecer, sim, sei bem o que está a passar. O meu gato tem 10 anos e pesa cerca de 6 quilos, nem sequer pus a hipótese de ter sido caçado por algum bicho...

Não sei que lhe diga. Procure quanto puder, asse sardinhas ou frago, chame, procure nos locais mais improváveis, fale com vizinhos, afixe cartazes... e tenha esperança e muito boa sorte! ainda passou muito pouco tempo...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda dez 27, 2010 10:21 pm

O comportamento dos outros gatos é suspeito.
Há algum animal predador de que tenha conhecimento nas habitações perto da sua ? Se houver pode ter fugido e ter morto ou levado a sua gata.
A sua quinta tem vedação ?
Acho estranho os cães não terem ladrado. A Mini estava perto de cães quando notou o seu desaparecimento ?
Mais algum gato desapareceu ?
Acho estranho não haver " provas do crime ".
Tem conhecimento de alguma pessoa que viva em habitações perto de si que não gosta de gatos ?
A Mini pode ter fugido para bem longe sem avisar. Um familiar meu que tinha um gato que aparentemente fugiu sem dizer nada e tal como contado na sua historia não aparecem incidencias de que algo lhe possa ter acontecido.
adribeiro
Membro

segunda dez 27, 2010 10:29 pm

Chamarrita Escreveu:a gatinha já estava esterilizada? Estamos em época de cio...

estou numa situação semelhante, também se "evaporou" um dos meus gatos, fez uma semana no dia de Natal, deixei-o deitado ao sol com outros gatos "de casa" (gatos que só saem de casa para uma pequena voltinha aqui ao pé e vêm sempre dormir...), não os recolhi como era neu hábito, todos voltaram menos o Bhaji... e ninguém o viu, já corri tudo, até nos poços procurei e nada... é de enlouquecer, sim, sei bem o que está a passar. O meu gato tem 10 anos e pesa cerca de 6 quilos, nem sequer pus a hipótese de ter sido caçado por algum bicho...

Não sei que lhe diga. Procure quanto puder, asse sardinhas ou frago, chame, procure nos locais mais improváveis, fale com vizinhos, afixe cartazes... e tenha esperança e muito boa sorte! ainda passou muito pouco tempo...
A Mini era muito bebé para ter cio, ela nem 5 meses sei se teria. Fogo, como é que um gato adulto e pesadote desaparece assim!? Eu ontem li imenso na internet, em alguns sites fala de texugos e raposas, que podem atacar, mas é gatos bebés. Nós corremos km de terreno à procura, porque ela poderia estar ferida, ou morta, e assim sempre descansávamos ou trazíamos a nossa pequena para casa. Não acredito que fosse roubada, era uma gatinha preta, como tantos outros mil, era super arisca, só era ternurenta mesmo connosco. Os seus outros gatinhos pareceram-lhe assustados?
Espero que os nossos gatinhos apareçam :(

[/img]
bug
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 11:30 am

segunda dez 27, 2010 10:29 pm

Ia mesmo dizer isso, a minha Estrela se lhe permitirem apanhar gatos, não sei se eles ficam em mto bom estado, nós é que nunca a soltamos onde há gatos.

Não há cães vadios ai nessa zona? ou algum vizinho que costume soltar os dele?
"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci)

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." (Arthur Schopenhauer)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda dez 27, 2010 10:37 pm

O instinto da maioria dos cães sociabilizados com gatos é apenas correr atrás deles. Assim que o gato pára, perdem o interesse. Algo vai mal num cão que vive com um gato e mata outro.

Penso que uma raposa possa comer um gato sem qualquer problema. Tal como as gaivotas.
Também pode ter ficado preso em qualquer lado.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
adribeiro
Membro

segunda dez 27, 2010 10:39 pm

Nitara Escreveu:O comportamento dos outros gatos é suspeito.
Há algum animal predador de que tenha conhecimento nas habitações perto da sua ? Se houver pode ter fugido e ter morto ou levado a sua gata.
A sua quinta tem vedação ?
Acho estranho os cães não terem ladrado. A Mini estava perto de cães quando notou o seu desaparecimento ?
Mais algum gato desapareceu ?
Acho estranho não haver " provas do crime ".
Tem conhecimento de alguma pessoa que viva em habitações perto de si que não gosta de gatos ?
A Mini pode ter fugido para bem longe sem avisar. Um familiar meu que tinha um gato que aparentemente fugiu sem dizer nada e tal como contado na sua historia não aparecem incidencias de que algo lhe possa ter acontecido.
Há um cão na vizinhança que mata gatos, mas ele tem estado preso, e já falámos com o dono. Ela nunca se afastaria tanto, quando fugia de algo, era para dentro de casa, ou para o telhado, não para quintas vizinhas. Sim, o nosso terreno está altamente vedado, porque temos a nossa cadela guarda sempre à solta. Essa é a única cadela que está sempre solta, os outros estão fechados num canil, e esse canil tem a dimensão de uma das laterais da quinta, para eles poderem correr. Uma vez, assistimos à entrada de uma raposa na quinta, ficamos escondidos à espera que aparecesse, essa raposa degolava dezenas de galinhas e deixava um cenário de terror cá na quinta, e os cães, todos caladinhos! É inexplicável este comportamento. Nessa altura dessas galinhas, desapareceu um gatinho do tamanho da Mini, e também na altura ninguém conseguiu apurar o que aconteceu.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda dez 27, 2010 10:40 pm

O mais provavel é ter sido a raposa.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda dez 27, 2010 10:42 pm

adribeiro Escreveu: Há pouco, o Simba estava no meu colo, saltou a correr e foi para a rua, quase a rastejar, a olhar para a quinta do lado em pânico, e escondeu-se. Os gatos cheiram tudo, e ao mínimo som é a debandada geral.
se fosse raposa, os cães não se calavam. Mas poderia ter-se soltado algum cão da quinta dos vizinhos? se foi um animal que aí entrou e os cães não deram sinal, era-lhes familiar.

Poderiam ter tido visitas, e terem atraído os gatos para a outra quinta, e, sei lá, andarem a tentar agarrá-los, perseguindo-os?

Isto é horrível, não podemos fazer mais do que conjecturas...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”