Ajuda - Recebi duas gatas - inespriente - como cuidar deles?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jamie7
Membro Júnior
Registado: domingo jan 02, 2011 8:51 pm

domingo jan 02, 2011 9:33 pm

Boa noite xD

Foi com grande alegria que soube que neste dia de ano novo recebi duas da casa da minha avo, com apenas 5 -6 meses. Elas são lindas uma tenho a certeza que é de raça Siamês a outra e de muitas cores. A de raça siamês ficou para mim e chamei-a de Jamie a outra ficou para o meu irmao que lhe chamou de pintas. xP

Eles vieram da gata do meu primo que a volta de 5-6 meses pariu uma ninhada e agora andava a dar o resto da ninhada porque eram muitos. Eles estavam na minha avo a viver numa gaveta com uma camisola la a beira do forno mas ao relento. Bem a casa da minha avo era grande e com muito espaço verde onde eles podiam passear e andar. Entao ela ontem ofereceu-nos. E apos muito cabeça feita ao meu pai ele la nos deixou ficar com eles.

Entao hoje arranjei uma caixinha de plastico e pus uma toalha e por cima uma camisola e outra camisola a volta da caixa. Assim pus a caixa num sitio coberto por de baixo do forno, que ja ninguem lhe da uso, nun sitio coberto quer superior e lateralmente. pus agua fresquinha e raçao para gato que o meu primo me deu.

Agora gostava que me ilucidassem e me dissesem o que preciso de saber para tratar deles, visto que esta é a primeira vez que cuido de gatos ? xP

Muito Obrigado :D
dfrank
Registado: domingo nov 07, 2004 12:09 am

domingo jan 02, 2011 10:19 pm

Olá! Aqui vão alguns conselhos de uma "mãe" de 3 gatas.

1º- CAIXA: tem que arranjar uma caixa de areia para o gatinho fazer as necessidades. os gatos são animais muito limpos e gostam da caixinha limpa. Compre uma caixa e areia. No Mini Preço ou no Pingo Doce a areia é barata. Encha a caixa pela metade,+ ou -. Ponha o gatinho na caixa e mexa-lhe com as patinhas, para ele saber que tem ali a sua "sanita". quando ele fizer coco,apanhe o coco com uma pá. Quando for xixi, deixe a areia absorver e depois retire a areia que ficou molhada. Se for ficando pouca areia, acrescente um bocadinho. Uma vez por semana, deite a areia ao lixo, lave a caixa e ponha mais areia. Se a caixa não estiver limpa, a gata vai urinar em qualquer sitio, não deixe isso acontecer,limpe sempre a caixinha!

2º- VETERINÁRIO: leve o gato ao veterinário porque deve precisar fazer uma desparasitação interna (bichas) e claro para ver se está tudo bem. Procure um veterinário na sua area que seja bom e que tenha bons preços. pergunte sempre os preços antes de qualquer consulta.

3º- A comida tem que ser para gato junior até ter 1 ano de idade. tenha sempre agua fresca. Não dê leite pk dá diarreia, nem comida de pessoas. Mas o veterinário dará conselhos sobre isso. Se não quiser gastar muito dinheiro na comida, nos supermercados tem a comida Perfect Fit que é boa. Também pode ver numa loja de animais a gama da Cat Show. Falei nestas marcas pk têm boa relação qualidade/preço.

4º- ESTERILIZAÇÃO: Por volta dos 8 meses(depende de gato para gato) pense em esterilizar a sua gata.

5º- MIMO: tem que ter atenção que tem um bebe em casa. Mime-o, brinque com ele e de certeza terá um gatinho feliz.

Esta informação é muito básica, mas espero que ajude nos primeiros tempos.
Boa sorte! Denisse :)
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo jan 02, 2011 10:53 pm

neste site:
http://www.felinus.org/index.php?area=a ... at=0,10,13

tem óptimos conselhos e orientações. :)

É preferível esterilizar a sua gata o mais rapidamente possível, porque o primeiro cio ocorre justamente entre os 5 os 7 meses, em média. Aos 8 meses já muitas gatinhas adolescentes são mães... E claro, vaciná-la contra as principais doenças felinas. Leve-a a um veterinário rapidamente, aí poderá ser orientada e a gatinha será observada. Boa sorte e felicidades! :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
jamie7
Membro Júnior
Registado: domingo jan 02, 2011 8:51 pm

terça jan 04, 2011 11:55 pm

Muito mas muito obrigado !!! xP

Ja lhes comprei hiscas e comida de lata do minipreço para junior x)

Mas infelismente as gatas vao voltar para a minha avo, pela chegada do meu novo animal de estimação, para mim ficavam todos mas sabem como é pais ! .. podem seguir o que me aconteceu aqui, ou seja a historia do meu novo animal, "Bocage" : http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=85840 :P
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta jan 05, 2011 1:47 pm

se não fica com os gatos, ao menos castre-os. esses e a tal da sua avó. há muita gente que empandeira animais por essas e outras razões. e mesmo os que têm dono, só o têem de nome. amanhã a gata volta a parir mais meia dúzia de infelizes
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta jan 05, 2011 9:44 pm

Mas então quando chega um animal novo, você despacha os que já tinha em casa????
HelMD
Membro
Registado: sábado set 11, 2010 7:19 pm

sexta jan 07, 2011 11:09 pm

acho bonita a acçao que teve em resgatar o cachorro mas tenho mesmo peninha dos gatos... :S
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
sexta jan 07, 2011 11:26 pm

jamie7 Escreveu:Muito mas muito obrigado !!! xP

Ja lhes comprei hiscas e comida de lata do minipreço para junior x)

Mas infelismente as gatas vao voltar para a minha avo, pela chegada do meu novo animal de estimação, para mim ficavam todos mas sabem como é pais ! .. podem seguir o que me aconteceu aqui, ou seja a historia do meu novo animal, "Bocage" : http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=85840 :P
Isto é que é..grande rapaz....força.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado jan 08, 2011 5:35 pm

Ter acolhido o cachorro foi um acto cívico que a meu ver infelizmente nem toda a gente o faria, isso eu aplaudo. Ter tomado a decisão de descartar as gatinhas, foi errado e mostra falta de caracter e responsabilidade pelos mesmos, mas acho que os maiores culpados aqui são os pais, se são eles que mandam, deviam ter tomado outra atitude quer em relaçao as gatas quer em relaçao ao cachorro. Ou ficavam com os 3 animais ou ficavam com as gatas e fariam FAT do cachorro enquanto se esforçavam para lhe encontrar um dono responsável. Assume-se um compromisso com o animal, este deve ser honrado, e isso é uma coisa que qualquer pai deve ensinar ao filho, se assim fosse não existiria a miseria que vimos por aí em relaçao à bicharada!

Uma vez que as decisoes já estão tomadas, não sei quais as condiçoes que as gatas irão ter lá na avozinha, recomendo fortemente, e se o jovem realmente se preocupa com os animais, entre em contacto com a Animais de Rua ( http://www.animaisderua.org/ ) e preencha candidaturas para esterilização dos gatos e gatas que tem em casa da sua avó, eles ajudam na captura se necessário e fazem-no quase de graça.
Não deixe que nasçam mais animais, para serem enterrados, andarem esfomeados e com doenças, EM 10 ANOS UM CASAL DE GATOS GERA MAIS DE 80.000.000 ( sim 80 milhões) DE GATOS, COM UMA MÉDIA DE 2 NINHADAS POR ANO EM QUE SOBREVIVEM CERCA DE 3 CRIAS.
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”