Mês infernal... Zappa com FIV

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

domingo jan 02, 2011 9:53 pm

Acho que este tópico é mais para desabafar que outra coisa mas aqui vai que bem preciso.
:cry:

Este mês entre a morte do Pepe depois de 3 dias internado com febre da carraça e ascite, trazer a Pipa para casa, levá-la ao vet para ver se estava tudo bem, fazer ficha de inscrição, prepará-la para as vacinas e chip não me bastava mais a Zappa adoecer forte e feio na passagem de ano, ela andou de espirros 1/2/3 espirros assim à noite que depois passaram e pensei "Oh isto é só da mudança de temperatura..." e até tinham passado e não preocupei mais qual quê até porque a Piggy volta e meia espirra quando sai de perto do aquecedor e vai ao wc... Hoje começou a respirar pela boca, a chorar dos olhos e a espirrar constantemente, já nem comendo e só bebendo água! Para não bastar a Piggy apareceu com uma pelada nas costas sem qualquer tipo de crosta. Foi como se lhe tivessem arrancado o pêlo a laser.

Corrida ao vet...
Já estava a fazer o filme todo que a Zappa iria ser internada que a iria perder como ao Pepe e que a Piggy teria uma doença qualquer de pele... Sei lá ando traumatizada desde que perdemos o Pepe. :cry:

Conclusão disto a Piggy não tem nada aquilo foi uma peladazita que já deve ter tido crosta e nós nem notámos a não ser ontem que andei a vasculhar-lhe o pêlo todo enquanto lhe fazia festas, mas a Zappa foi logo tirar sangue, febre e fizemos-lhe o teste da FIV e FELV que infelizmente deu positivo para FIV :( , não fizemos à Piggy porque também terá visto sempre andarem na brincadeira, morderem-se e tudo o mais de certeza que está infectada também mas ainda o farei quando levar a Zappa novamente lá para continuação de tratamentos e como a Zappa era prioritária deixámos a Piggy para depois nesse aspecto. Apenas como a Zappa é mais franganita (2,200kg) ataca-lhe tudo e mais alguma coisa já a Piggy (3,900kg) e gorda como está parece que nada lhe acontece. Sério ando louca! Uma coisa que dá uma reviravolta em escassas horas e uma pessoa nem nota o começo. Agora anda a antibiótico 1 semana e depois será vista novamente.

Sinceramente pondero ir à bruxa com os meus pequenos. Parece que caiu uma nuvem negra nesta casa. Que mês terrivel e que preocupação...

A Piggy quando veio para nossa casa fez testes e deu nagativo a tudo e a Zappa também nada tinha agora onde apanharam elas isto não faço ideia mas pondero que a Piggy tivesse o virus incubado que apanhou dos gatos com quem esteve antes de vir comigo e pegou à Zappa ou quando a Zappa caiu da minha varanda e esteve todo o dia - eu estava a trabalhar e a casa com obras e nem viram a Zappa cair - com os gatos abandonados do quintal lá do prédio que lhe devem ter mordido.

Sério... Que isto seja só uma nuvem de passagem porque não sei se aguento mais outro embate. Perder o Pepe foi mau demais, a vinda da Pipa ajudou imenso mas agora já só faltava perder a minha Zappa. Que dor...

Desculpem o testamento mas precisava mesmo de falar :(

Obrigada!
Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo jan 02, 2011 10:18 pm

Calma!
Um teste de FIV positivo não é uma sentença de morte. Aliás, se a gata está com espirros e corrimento nasal, estará com uma coriza, nem percebo qual foi a necessidade de ir a correr fazer testes de FIV. Primeiro tratava-se a doença obvia.
Aconselho que leia este folheto
http://www.felinus.org/fileDump/FIV.pdf
e faça pesquisas na internet. Verá que um gato positivo a FIV pode ter uma longa vida.
MRJN
Membro Veterano

domingo jan 02, 2011 10:29 pm

Bingley Escreveu:Calma!
Um teste de FIV positivo não é uma sentença de morte. Aliás, se a gata está com espirros e corrimento nasal, estará com uma coriza, nem percebo qual foi a necessidade de ir a correr fazer testes de FIV. Primeiro tratava-se a doença obvia.
Aconselho que leia este folheto
http://www.felinus.org/fileDump/FIV.pdf
e faça pesquisas na internet. Verá que um gato positivo a FIV pode ter uma longa vida.

Bingley isso eu sei que pode ter uma vida perfeitamente normal, tenho perfeita noção disso. É como um seropositivo...

No entanto a nível respiratório estava normal, mesmo pulmões. Tem uma constipação simples que com a FIV a pôs mais debilitada e a fez respirar pela boca. A coriza foi posta de parte. Contudo está a antibiotico e vamos ver esta noite... Pelo menos já comeu uma latinha de Hills inteira, foi à wc e andou a cheirar os "manos"... Agora deitou-se ao quentinho e vai ficar de aquecedor a noite toda.

Obrigada!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo jan 02, 2011 11:07 pm

Joana, para que raio foi testar...? :) o tratamento é o mesmo... ela até já pode ter nascido FIV, não importa, nada mudou, a única coisa que muda é que agora sabe e antes não sabia.

Tenho uma amiga que praticamente só tem gatos FIV ou FELV ou ambos. Os FELV são mais frágeis, é certo, mas olhe que um deles, o Armani, é um gato velho como tudo (deve estar nos 15 ou 16 anos) e muito raramente adoece! Morrer, morrem todos; nenhum deles devido ao FIV, mas, desafortunadamente, a algo muito pior, a insuficiência renal. Tem gatos com as mais diversas mazelas, mas egativos a FIV ou FELV e não foram contagiados ao longo de anos de convívio, partilhas e zaragatas.

Além disso, ela tem uma teoria, que acho fantástica: defende que os os gatos FIV têm um sistema imunitário "B", que entra em acção quando o principal falha. Gato negativos padecem, e os FIV ali andam para as curvas, recuperando fantastica e rapidamente. Não se preocupe com o FIV, a sério.

Leia aqui:

http://www.felinus.org/index.php?area=a ... show&id=10

É só uma nuvenzita de chuva... vai passar. :) Que todo o mal seja esse! ;)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

domingo jan 02, 2011 11:11 pm

Como ja foi dito a Zappa pode ter uma vida perfeitamente normal mesmo sendo positiva, tera e que ter mais cuidados em especial tentar manter a gata dentro de casa para nao apanhar infeccoes secundarias. Nao percisa de separar as comidas nem a areia dos outros gatos. Devera ter cuidado se eles entrarem em lutas pois mordidelas sao perigosas e possivel a transmissao para os outros que tem em casa. Tal como nos humanos e o HIV, se manter uma alimentacao saudavel, ter cuidados se aparecer qualquer infeccao ela pode viver ainda longos anos.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda jan 03, 2011 4:42 am

As melhoras das suas meninas, a Zapa vai viver saudável durante muitos e muitos anos :wink:

Compreendo o desabafo, tem vivido situações complicadas em tão curto espaço de tempo.

Muita Força!
Sónia
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jan 03, 2011 12:56 pm

catrules Escreveu:As melhoras das suas meninas, a Zapa vai viver saudável durante muitos e muitos anos :wink:

Compreendo o desabafo, tem vivido situações complicadas em tão curto espaço de tempo.

Muita Força!
Idem. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

segunda jan 03, 2011 1:59 pm

Um dos meninos que tenho para dar é FIV - o Raio de Sol.
Faz a vida normal, brinca com os outros, corre, salta, come bem (ou mais que bem já que está mais encorpado e um gatão enorme :oops: ), tem um pêlo lindíssimo e ao toque parece seda :D
É um espectáculo este menino, mesmo FIV :wink:

MRJN vá com calma - que todos os males fossem esse :D
vai ver que quando a Zappa chegar aos 14, 15, 16 ou 17 anos de idade já nem se lembra que ela é FIV :D
Muita força para o seu lado :D
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
MRJN
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 6:47 pm

Olá!

Obrigada pelas respostas!

Sim realmente eles podem viver muito tempo e sei bem disso só que vê-la ontem tão em baixo e debilitada fez-me doer cá dentro.

Mas depois da ida à vet, umas horitas depois já andava a passarinhar de um lado para o outro a pedir comidinha de lata a gulosa! Hoje já não espirrou nem tem os olhitos a chorar nem respira pela boca no entanto só quando a vir a refilar é que sei que tenho a Zappa de volta. Por enquanto só passarinha para comer, beber e fazer as suas necessidades porque volta logo para o seu cantinho e dormita. Mas deve ser da medicação e para descansar e recuperar.

Mais uma vez obrigada!

Um beijinho enorme!
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda jan 03, 2011 7:04 pm

MRJN Escreveu:Olá!

Obrigada pelas respostas!

Sim realmente eles podem viver muito tempo e sei bem disso só que vê-la ontem tão em baixo e debilitada fez-me doer cá dentro.

Mas depois da ida à vet, umas horitas depois já andava a passarinhar de um lado para o outro a pedir comidinha de lata a gulosa! Hoje já não espirrou nem tem os olhitos a chorar nem respira pela boca no entanto só quando a vir a refilar é que sei que tenho a Zappa de volta. Por enquanto só passarinha para comer, beber e fazer as suas necessidades porque volta logo para o seu cantinho e dormita. Mas deve ser da medicação e para descansar e recuperar.

Mais uma vez obrigada!

Um beijinho enorme!
São uns filhos para nós :D :D :)
MRJN
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 6:50 pm

É verdade Tiabela são mesmo uns filhos!

Pois é a Zappa está como nova! Ainda descansa um bom bocado mas já passa largos minutos a chatear os manos! Tem comido imenso e acho que até come mais num dia que comia há uns tempos durante a semana! Credo!

Estou tão mais descansada! Parece que me saiu um peso de cima! A minha menina! Só de pensar sem esta peste cá em casa parece que o coração fica do tamanho de uma ervilha!! A minha porcalhonazona linda! :oops:

:)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta jan 05, 2011 7:37 pm

MRJN, espero que a sua gatinha recupere rápido da constipação. Quanto ao FIV já foi tudo dito, mas tenhouma duvida. O teste que fez foi dos rápidos certo? Será que não é um falso positivo? Não seria melhor repetir em Laboratório?

Parece que 2011 está a começar negro para os bichinhos... a minha gata mais velha está com valores hepáticos muito altos e está a dieta e medicada. Vai repetir 6ª feira as análises. Se acontece alguma coisa à gata não sei muito bem o que acontecerá à minha vida...

As melhoras da sua menina :wink:
MRJN
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 9:08 pm

amus Escreveu:MRJN, espero que a sua gatinha recupere rápido da constipação. Quanto ao FIV já foi tudo dito, mas tenhouma duvida. O teste que fez foi dos rápidos certo? Será que não é um falso positivo? Não seria melhor repetir em Laboratório?

Parece que 2011 está a começar negro para os bichinhos... a minha gata mais velha está com valores hepáticos muito altos e está a dieta e medicada. Vai repetir 6ª feira as análises. Se acontece alguma coisa à gata não sei muito bem o que acontecerá à minha vida...

As melhoras da sua menina :wink:

Amus, boa noite! Antes de mais muita força para a sua menina e que esses valores desçam e a sua aflição acalme!

O teste é desses rápidos, sim. E nem se esperou muito tempo pois acusou logo... Mas ela vai ter de lá ir e eu logo questiono a vet!

Acho que a minha gata é muito sonsinha ela deve é fingir-se doente para ter todas as mordomias. Agora é aquecedor, latinhas Hills só para ela, colo o tempo todo quando pede e embrulhada num cobertor só para a menina... Mas já fez disparates como tentar beber água da banheira enquanto eu tomava banho... Tola!

Obrigada Amus e que a sua menina recupere rápido! Beijinho enorme!
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta jan 05, 2011 9:44 pm

A minha está a ser dificil recuperar... apesar de ter começado a comer mais e estar mais activa, já me ligaram de casa pq ela voltou a vomitar :( são 11 anos e desde as 5 semanas k está cmg.

Desculpe ter aproveitado o seu tópico para contar isto, mas depois de ler a sua história apeteceu-me mandar cá para fora isto.

E sim elas são umas sonsinhas que se aproveitam logo... a minha agora até a comida é na cama :) e muuuuuuuuito colinho.

Bjinhos e tudo a correr bem e com muita força na saúde dos seus meninos todos!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta jan 05, 2011 9:48 pm

amus Escreveu:...E sim elas são umas sonsinhas que se aproveitam logo... a minha agora até a comida é na cama :) e muuuuuuuuito colinho.

Bjinhos e tudo a correr bem e com muita força na saúde dos seus meninos todos!
Uma das minhas nem doente está, mas como andam todos chateados por terem perdido o acesso ao quintal (problema na vedação que só consigo resolver quando parar de chover) e ela de amuo quase não come, também lhe levo a comida à caminha e aí ela já come!
Responder

Voltar para “Gatos”