Piruças-companhia
Moderador: mcerqueira
boas pessoal.
adoptei um gato cruzado siames em Outubro.
estou num apartamento, tanto eu como a minha mulher trabalhamos e saímos cedo e voltámos a casa cerca das 18h.
estou a tentar convence-la a arranjar mais um gato para fazer companhia ao Piruças.ela nao quer mais um.
Mas a mim faz-me confusão deixar o gato sozinho em casa o dia todo.
adoptei um gato cruzado siames em Outubro.
estou num apartamento, tanto eu como a minha mulher trabalhamos e saímos cedo e voltámos a casa cerca das 18h.
estou a tentar convence-la a arranjar mais um gato para fazer companhia ao Piruças.ela nao quer mais um.
Mas a mim faz-me confusão deixar o gato sozinho em casa o dia todo.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Exactamente pelo mesmo motivo, ver que o meu gato ficava muitas horas sozinho em casa que decidi adoptar mais um gato, neste caso uma gatinha.
No entanto, apesar de muitas vantagens em ter dois felinos em casa, também tem de pensar na parte negativa, maior despesa em alimentação, areia, veterinário, a limpeza tem de ser efecuada com mais regularidade e os pêlos ém todo o lado também vão aumentar.
Assim, há prós e contras que devem ser muito bem ponderados antes de decidirem pela aquisição de novo gatinho.
No entanto, apesar de muitas vantagens em ter dois felinos em casa, também tem de pensar na parte negativa, maior despesa em alimentação, areia, veterinário, a limpeza tem de ser efecuada com mais regularidade e os pêlos ém todo o lado também vão aumentar.
Assim, há prós e contras que devem ser muito bem ponderados antes de decidirem pela aquisição de novo gatinho.
Sónia
Os gatos, ao contrário dos cães, não são animais que vivam em grupo e a chegada de um novo gato pode desencandear muito stress.
São animais territoriais que não partilham fácilmente o seu espaço.
Pode vir a ter muita chatice e trabalheira com a introdução de um novo gato (de preferência gata esterilizada).
É importante é que brinquem bastante com o vosso gato quando estão com ele.
Pode vir a ter muita chatice e trabalheira com a introdução de um novo gato (de preferência gata esterilizada).
É importante é que brinquem bastante com o vosso gato quando estão com ele.
Se forem habituados um ao outro de pequeninos não há normalmente problema algum e serão inseparaveis toda a vida. No entanto, quero frisar que dois fazem mais do dobro dos disparates porque um puxa o outro para a brincadeira.
Os gatos não gostam de solidão. Quem gosta?
Os gatos não gostam de solidão. Quem gosta?
Eu também tenho 2 gatos pelo mesmo motivo, um deles ficava muitas horas sozinho, assim pelo menos tem com que se entreter e brincar quando estamos fora de casa, acho que são mais felizes assim.
Como a Catrules disse, tem o seu contra, as despesas, devem podenrar se ficam os 2 doentes podem suportar a despesa veterinária?. Se sim, força! Eu não me arrependo em nada, são os 2 os meus meninos cá de casa (quando não estão a fazer asneira
)
Limpeza?? Para mim é a mesma, quem aspira os pêlos de 1 aspira de 2.
Os 1ºs dias de adaptação são dificeis de suportar, confesso, ninguem gosta de ver o gato residente assanhado, escondido e com um feitizinho do diabo, mas depois passa, é preciso é calma e paciencia
Como a Catrules disse, tem o seu contra, as despesas, devem podenrar se ficam os 2 doentes podem suportar a despesa veterinária?. Se sim, força! Eu não me arrependo em nada, são os 2 os meus meninos cá de casa (quando não estão a fazer asneira

Limpeza?? Para mim é a mesma, quem aspira os pêlos de 1 aspira de 2.
Os 1ºs dias de adaptação são dificeis de suportar, confesso, ninguem gosta de ver o gato residente assanhado, escondido e com um feitizinho do diabo, mas depois passa, é preciso é calma e paciencia

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Isto poderá ser verdade em gatos selvagens, mas os domésticos tendem a juntar-se em grupos porque isso lhes dá mais segurança. Então se estiverem castrados, vivem mesmo em "matilha", tal como os cães ou os leões.moslie Escreveu:Os gatos, ao contrário dos cães, não são animais que vivam em grupo e a chegada de um novo gato pode desencandear muito stress.
Agora tenho muitos gatos, muitos mesmo, e, fora umas bufadelas iniciais - até simpáticas, se fossem gente reagiriam pior, de certeza -, aceitam bem os novos membros. Há 3 anos tinha apenas uma gata e a melhor coisa que fiz foi arranjar-lhe companhia felina - um gatão meigo, enorme, com 2 anos. A minha gata tinha 10 meses e, se nos primeiros dias andava a vigiá-lo e a rosnar-lhe, passada uma semana brincavam juntos. E sei de casos em que um terceiro elemento veio apaziguar guerras entre um par. Isso de os gatos serem solitários já era, o mundo mudou, e os gatos mudaram. São é muito parecidos com as pessoas, exigem respeito e consideração, embora bem mais tolerantes, afinal eles aceitam quase sempre a companhia q escolhemos para eles.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
As pessoas é que projectam nos seus animais as suas vivências e sentimentos! Os gatos são como são, e não gostam de outro no terreno, a não ser quando querem acasalar!
Como se quer sempre recolher outro animal, gostamos de pensar que sim, que é bom trazer outro para casa, dá jeito, há tantos na rua! Com excepção de mãe e filha que se davam bem, nós tinhamos imenso espaço mas mantinhamos apenas um de cada vez porque se via perfeitamente que os animais não gostavam de outro adulto. Isso é válido enquanto são pequeninos.
Os animais adaptam-se e resigna-se mas os elinos não são animais gregários a não ser à força.
Se me disser que mete uma dúzia de gatos num espaço e eles convivem, coitados, que remédio...
Mas pode crer que preferem sempre dominar o seu própio território.
Como se quer sempre recolher outro animal, gostamos de pensar que sim, que é bom trazer outro para casa, dá jeito, há tantos na rua! Com excepção de mãe e filha que se davam bem, nós tinhamos imenso espaço mas mantinhamos apenas um de cada vez porque se via perfeitamente que os animais não gostavam de outro adulto. Isso é válido enquanto são pequeninos.
Os animais adaptam-se e resigna-se mas os elinos não são animais gregários a não ser à força.
Se me disser que mete uma dúzia de gatos num espaço e eles convivem, coitados, que remédio...
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
então como explica as colónias de rua que se formam sem intervenção humana? E como explica que, tendo à minha responsabilidade gatos que vivem em liberdade, se juntem em grupos, para dormir, para comer e para brincar? Falei do meu caso porque é do que melhor posso falar, e não sei se reparou que eu falei em gatos castrados. Os gatos castrados têm um comportamento social muito diferente dos que estão inteiros.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
quando trouxe a joana, foi uma berraria infernal durante algum tempo. até que decidi arranjar-lhe companhia. apesar das bufadelas iniciais, o joão gato borrifou-se para isso e ambientou-se muito bem. viveram juntos quase 16 anos. morreram com um intervalo de uma semana. podem pensar no que quiserem, mas a mim deu-me muito que pensar.
-
- Membro Veterano
também os meus, mas consolam-se uns aos outros!catrules Escreveu:Poxa, então os meus estão numa infelicidade só

Quando deixa de haver necessidade de ACASALAR e o alimento está disponível, acabam-se as rivalidades, as lutas pelas fêmeas e por território, e há lugar para o afecto. A castração, digamos que "infantiliza" os animais (e não só...) e, mesmo gatos adultos e com hábitos arreigados, mudam, ficam mais pacíficos e tolerantes, podendo gozar em paz a companhia uns dos outros. Os meus vizinhos fiaram muito espantados inicialmente, quando os viam em grupos de 7 ou 8 a brincar, a correr, até a caçar bichinhos. Tinham essa ideia de gatos como animais solitários, territoriais e zaragateiros, porque nunca tinham visto o comportamento de gatos castrados em liberdade. Aliás, eu também não sabia que se comportavam assim, já os tinha visto em grupos ao pé da casa de uma amiga minha mas achei que era uma excepção e que ela devia fazer-lhes "qualquer coisa"

Preconceito. Ainda há dias vi dois de rua, a dormir muito aconchegadinhos um ao outro numa entrada. Ninguém os obrigou a conviver, tinham as ruas e quintais todos para se separarem, mas estavam a dormir juntos.moslie Escreveu:As pessoas é que projectam nos seus animais as suas vivências e sentimentos! Os gatos são como são, e não gostam de outro no terreno, a não ser quando querem acasalar!
Há gatos que não gostam de companhia , mas a maioria aprecia bastante ter com quem brincar e dormir,os meus dão cada banhoca uns aos outros!