Tumores Mamários

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vanymiau
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2010 1:54 pm

terça jan 11, 2011 5:55 pm

Olá a todos,
Andei a procura de um tópico que falasse neste assunto, mas não encontrei...peço desculpa se vou repetir!

Para quem infelizmente já passou pela experiência de ter uma gatinha com tumores, gostaria de saber quais os sintomas...

A minha gata tem 4 anos e foi estrelizada à 2 meses, recentemente noto um alto numa das maminhas, mas como ela engordou bastante desde a operação pode ser gordura, mas estou muito assustada!

Ela não aparenta estar doente, come bastante, corre, brinca...

Vou com ela na 5ª feira ao veternário, até lá vou andar preocupada :S
Se alguém me souber dar mais informações sobre este tema agradecia.

Obrigada,
Vany
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jan 11, 2011 7:10 pm

4 anos é muito cedo para tumores mamários, mas pode acontecer. Vá ao veterinário com alguma urgência e depois logo vê. Provavelmente, se tudo correr bem não será nada demais.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quarta jan 12, 2011 10:48 am

Se os tumores mamários forem detectados logo no início provavelmente nada mais haverá. Convém retirar o mais cedo possível e retire logo toda a cadeia mamária. É mais agreste, mas bastante mais seguro.
Eu já operei 2 gatas: 1 retirou ambas as cadeias mamárias (1 de cada vez, claro) e a outra retirou 1, no passado dia 23/12.

Que corra tudo bem com a gatinha :wink:
Vá dando notícias, ok?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 12, 2011 11:05 pm

Isso é coisa para ser vista no vet ontem.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

quarta jan 12, 2011 11:16 pm

dinodane Escreveu:Isso é coisa para ser vista no vet ontem.
Muito de acordo. Infelizmente a minha velhota já vai na 2ª mastectomia, das duas vezes foram detectados ainda pequeninos e a operação foi logo marcada o mais rápido possivel.

Se fôr tumor a rapidez na remoção é essencial para a longevidade da gata. Boa sorte
LuMaria
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 9:39 am

seal Escreveu:Se os tumores mamários forem detectados logo no início provavelmente nada mais haverá. Convém retirar o mais cedo possível e retire logo toda a cadeia mamária. É mais agreste, mas bastante mais seguro.
Eu já operei 2 gatas: 1 retirou ambas as cadeias mamárias (1 de cada vez, claro) e a outra retirou 1, no passado dia 23/12.

Que corra tudo bem com a gatinha :wink:
Vá dando notícias, ok?
Infelizmente não é assim. Os tumores nas gatas são extremamente agressivos. Se forem malignos o animal terá no máximo 4 anos de vida e isto com muito bons tratos.
Um animal de 4 anos não é comum ter tumores. Se os tiver, dificilmente terá longa vida.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
blue2
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 11:08 am

Não tinha reparado no que a LuMaria apontou. Os tumores mamários nas gatas voltam sim. A minha Shaulin, mesmo com todos os cuidados após os 2 anos que o Vet disse voltou a ter tumores e já me foi dito que serão mais 2 anos até aparecer o cancro nos pulmões :(
LuMaria
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 11:48 am

blue2 Escreveu:Não tinha reparado no que a LuMaria apontou. Os tumores mamários nas gatas voltam sim. A minha Shaulin, mesmo com todos os cuidados após os 2 anos que o Vet disse voltou a ter tumores e já me foi dito que serão mais 2 anos até aparecer o cancro nos pulmões :(
Não necessáriamente nos pulmões.
É uma doença horrivel nas gatas. Custou-me muito. A unica consolação é que ambas eram já muito velhinhas.
blue2
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 12:10 pm

Não sabia, o meu vet alertou-me para os pulmões :(

A minha Shaulin custa-me imenso que tenha tão pouco tempo de vida pois foi adoptada já com 10 anos vinda de uma vida de negligência e agora que ela começa a desfrutar a vida tem esta sentença :(

Vamos viver cada dia ao máximo e dar-lhe a vida boa que ela sempre mereceu enquanto ela a conseguir viver :D
seal
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 12:41 pm

Quando me referia que nada mais haverá, estava a falar no imediato. Em metástases noutros orgãos.
LuMaria
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 1:15 pm

blue2 Escreveu:Não sabia, o meu vet alertou-me para os pulmões :(

A minha Shaulin custa-me imenso que tenha tão pouco tempo de vida pois foi adoptada já com 10 anos vinda de uma vida de negligência e agora que ela começa a desfrutar a vida tem esta sentença :(

Vamos viver cada dia ao máximo e dar-lhe a vida boa que ela sempre mereceu enquanto ela a conseguir viver :D
Pelo menos, nenhuma das minhas ficou com os pulmões afectados.

Boa sorte para a sua Shaulin. E sim. Viva o dia que tem pela frente de cada vez. :wink:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta jan 13, 2011 2:28 pm

blue2 Escreveu:Não sabia, o meu vet alertou-me para os pulmões :(

Com 10 anitos, a evolução da doença é bastante retardada. A minha Camila (cadela) também foi sujeita a uma maestectomia em Março de 2009, foram-lhe retirados os gânglios inguinais pois já estavam afectados pelo cancro, deram-lhe 6 meses de vida, porque já tinha os tumores desde sabe-se lá quando e era provável que metastizassem para os pulmões. Quase 2 anos depois, aqui está ela, redonda e feliz, sã como um pêro.

A gata de um conhecido meu tem um grande tumor mamário, que já ulcerou várias vezes, e eles não operam (nem deixam operar... :evil: ). Mas a gata faz a sua vida normal, come bem, ainda brinca, mesmo com cerca de 14 anos... Claro que a certa altura vai adoecer gravemente e com grande sofrimento, o que poderia ser evitado, e também já se sabe que os animais não se queixam... :(

Mas quando os animais são jovens o prognóstico não é bom. Nas gatas, a probabilidade de um nódulo mamário ser maligno é muito grande, e geralmente é um cancro muito agressivo. Retirar os nódulos e a cadeia mamária (ou ambas) é o procedimento mais comum, mas antes de tal cirurgia é bom verificar se não há já danos noutros órgãos. Também já tive uma gata, bravinha, que adoptei para que pudesse morrer com dignidade. Tinha apenas 6 anos, já tinha sido operada, mas menos de dois meses depois os tumores voltaram e rapidamente ulceraram... parecia uma erupção de tumores, ela era terrível para tratar, fugia, se não conseguia, mordia e arranhava, não queria comer e era a única forma de lhe dar a medicação em casa; a outra opção, que foi a que tomei, foi levá-la ao vet dia sim dia não durante os 10 dias em que esteve comigo para lhe apaziguar o sofrimento, mas o stress de ser capturada e manipulada também não lhe fazia bem nenhum, e a Maria Faia estava muito infeliz. Ao 11º, perante o terrível cenário e a ameaça de infecção generalizada, decidimos dar fim ao seu sofrimento.

Mas todos estes casos que descrevi sucederam numa fase muito avançada da doença. Se for cancro - e esteja mentalizada, porque é provável que seja - e for já retirado, pode ainda demorar muito tempo até voltar. O melhor é mesmo viver um dia de cada vez e usufruir alegremente de todos os momentos - mas isto deve fazer-se com ou sem doenças! :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 8:48 pm

Chamarrita, nas cadelas é diferente. Evolui por norma muito lentamente, reagem positivamente á quimioterapia.
A minha gata mais nova também ulcerou e na altura o veterinário disse que só operava, e contrariado porque tinha aderências, se não fechasse. Passou a viver de vestido para não lamber. O tumor fechou e viveu mais uns 7 meses. Acabou por morrer pacificamente. Num instante entrou em coma e pouco depois partiu. Em casa e sem eutanásia, na caminha dela.
rucutu
Membro Júnior
Registado: quarta out 28, 2009 7:00 pm

quinta jan 13, 2011 10:06 pm

Não sou entendida em gatos, mas posso partilhar a historia da Lou consigo... sei o que esta a passar...
Na altura foi muito importante o relato/partilha de experiencias por parte dos foristas (a minha gata tem cancro da mama).
A Lou, a minha gata, tinha 8 anos quando detectei que deitava um liquido branco (tipo plasma) por um mamilo, levei-a a uma vet. que desvalorizou o facto por completo.
Como não sabia nada do assunto e nessa altura nunca tinha sentido a necessidade de consultar documentação, nem participar neste tipo de foruns, fui para casa descansada...
Passado uns meses, e visto que a situação não revertia, procurei outra vet., a qual diagnosticou cancro da mama...
Foi-lhe retirada uma cadeia mamaria logo de seguida, a qual reagiu relativamente bem e recuperou totalmente...
Passados dois meses, apareceu um nodulo na outra cadeia mamaria, retirou-se... infelizmente não resistiu a operação... faz dia 2 de Fevereiro um ano...

Mas cada caso é um caso, espero que tudo corra bem...
seal
Membro Veterano

sexta jan 14, 2011 10:20 am

Ambas as gatas que operei detectei os tumores mesmo no início.
Aliás, a Anita Preta tinha apenas umas areias tão miudinhas que o vet não estava a conseguir palpá-las :?
Deu-me boas perspectivas de vida para ela, pois disse que não era normal detectar os tumores naquela etapa.
A Teca Piteca, já lhe detectei 2 "chumbos" que os retirou logo na semana seguinte.

Lumaria e restantes entendidas, é correcta a informação que escrevi acima?
Responder

Voltar para “Gatos”