Antibióticos em gatos - serratia marcescens (Duvida)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pipa82
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda set 27, 2010 8:41 pm

terça jan 11, 2011 8:50 pm

Olá a todos! Meses depois de uma esterilização complicada, a Pipa constipou-se, ou pelo menos assim diziam os veterinários... Depois de duas semanas de compridos, não houve melhoria até que se lembraram de fazer uma colheita do muco nasal da minha gata para análise.

Descobriu-se que ela apanhou uma bactéria de nome serratia marcescens. Segundo o veterinário, foi o primeiro caso que lhe apareceu em mãos. Li sobre o assunto e percebi que é uma bactéria que se apanha em vários ambientes mas que, os mais comuns são hospitais e casas de banho.

Tendo em conta a resistência da bactéria, estou a dar-lhe um medicamento próprio que, segundo as análises, consegue fazer frente ao bicho. A questão é... já passaram 6 dias dos 15 que me disseram para medicar a Pipa e, até agora, não noto grandes melhorias na minha gata. Alguém com mais experiência que eu nestas coisas pode dizer-me quanto tempo é que demora até se notarem melhorias? Sei que varia de caso para caso mas.... quero vê-la bem e parece que está a demorar...

Já agora, alguém conhece algum caso referente a esta bactéria?

Espero que me ajudem!
chillisauce
Membro Veterano
Mensagens: 612
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Localização: Tiger - Bengal
Lea - bengal
Blu - Bengal

terça jan 11, 2011 10:19 pm

Em casos de gato nunca vi mas tenho conhecimento que pode acontecer, em humanos ja vi e e mais comum, a bacteria e resistente a varios antibioticos e como tal, as vezes e perciso o vet dar um que a que nao seja resistente. Se lhe deram 15 dias para tomar, continue com a medicacao, se por volta do 7 dia nao vir melhora eu aconselho que va de novo ao vet.
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
Euphie
Membro
Mensagens: 88
Registado: sábado mar 06, 2010 9:53 pm
Localização: Max

terça jan 11, 2011 11:00 pm

Tal como já foi referido, a bactéria pode ser resistente a um determinado antibiótico e, nesse caso, tem de se utilizar outro. Essencial mesmo é cumprir o plano de medicação até ao fim, precisamente por causa destes problemas de resistência! Continue a dar-lhe o antibiótico até ao fim dos 15 dias (procure não se esquecer de nenhuma toma), e aí sim, se passado uns três ou quatro dias não vir melhoras na gatinha, consulte novamente o veterinário.

Casos de infecção por Serratia sp. em gatos não conheço.
Pipa82
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda set 27, 2010 8:41 pm

quarta jan 12, 2011 9:14 pm

Olá, boa noite!

Já consultei o veterinário e o que me disse não foge muito do que já aqui falámos. Na verdade, e segundo me explicou, esta é realmente uma bactéria complicada de tão resistente que é. Isto complica qualquer processo de recuperação e, como tal, vai demorar até serem vistas melhorias.

Foi-me recomendado esperar os 15 dias, período durante o qual a medicação não poderá falhar um único dia.

Isto é preocupante, principalmente porque deixa sequelas e qualquer constipação simples no futuro poderá trazer nova recaída com a agravante das bactérias serem mais resistentes...

Pelo que percebo, é mesmo raro um animal apanhar tal bactéria. A Pipa tem apenas 9 meses e tem vindo a mostrar-se muito forte em tudo mas, enquanto dona, tenho receio que isto a prejudique. Estou muito apegada a ela e não quero que ela sofra mais.

Esperemos para ver e que ela melhore rapidamente!
chillisauce
Membro Veterano
Mensagens: 612
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Localização: Tiger - Bengal
Lea - bengal
Blu - Bengal

quarta jan 12, 2011 9:30 pm

Algo que deve de lembrar, a Serratia Marcescenes e uma bacteria que se aloja no intestino e e transmisselvel, tal com o MRSA e facilmente transmissivel. Deve de ter bastantes cuidados ao limpar a caixinha de areia para que nao transmita para si, de resto como voce mesma disse ha que ter cuidado para ela nao se constipar ou apanhar infeccoes. De resto ha varias pessoas que vivem com a bacteria sem quaisquer problema.
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
Pipa82
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda set 27, 2010 8:41 pm

quarta jan 12, 2011 10:09 pm

chillisauce Escreveu:Algo que deve de lembrar, a Serratia Marcescenes e uma bacteria que se aloja no intestino e e transmisselvel, tal com o MRSA e facilmente transmissivel. Deve de ter bastantes cuidados ao limpar a caixinha de areia para que nao transmita para si, de resto como voce mesma disse ha que ter cuidado para ela nao se constipar ou apanhar infeccoes. De resto ha varias pessoas que vivem com a bacteria sem quaisquer problema.
Pois.. sabe que esse é o meu medo? A verdade é que não sei como posso fazer para me proteger. Ela dorme comigo, vivemos obviamente na mesma casa.. Sendo facilmente contagiante e uma bactéria que afecta principalmente o homem, o mais provável é que também eu e quem priva com a Pipa a apanhe... Será assim tão "fácil" como estou a pensar?

A caixa dela é lavada com água e lixívia ou, quando não tenho outra hipotese, com detergente de lavar a casa de banho. O comedouro dela é lavado com água e detergente da loiça. A minha casa tem sido lavada apenas com água e lixivia mas, a verdade, é que já dei comigo a pensar se também eu não estarei a correr riscos...

P.S- Os seus gatos são maravilhosos!
chillisauce
Membro Veterano
Mensagens: 612
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Localização: Tiger - Bengal
Lea - bengal
Blu - Bengal

quarta jan 12, 2011 10:24 pm

Pipa82 Escreveu:
chillisauce Escreveu:Algo que deve de lembrar, a Serratia Marcescenes e uma bacteria que se aloja no intestino e e transmisselvel, tal com o MRSA e facilmente transmissivel. Deve de ter bastantes cuidados ao limpar a caixinha de areia para que nao transmita para si, de resto como voce mesma disse ha que ter cuidado para ela nao se constipar ou apanhar infeccoes. De resto ha varias pessoas que vivem com a bacteria sem quaisquer problema.
Pois.. sabe que esse é o meu medo? A verdade é que não sei como posso fazer para me proteger. Ela dorme comigo, vivemos obviamente na mesma casa.. Sendo facilmente contagiante e uma bactéria que afecta principalmente o homem, o mais provável é que também eu e quem priva com a Pipa a apanhe... Será assim tão "fácil" como estou a pensar?

A caixa dela é lavada com água e lixívia ou, quando não tenho outra hipotese, com detergente de lavar a casa de banho. O comedouro dela é lavado com água e detergente da loiça. A minha casa tem sido lavada apenas com água e lixivia mas, a verdade, é que já dei comigo a pensar se também eu não estarei a correr riscos...

P.S- Os seus gatos são maravilhosos!
Nao va agora ficar com paranoia :D So tem que ter precaucoes com as fezes ja que a bacteria se aloja no intestino, use censo comum e use luvas sempre que mudar a areia e lavar a caixinha, ela pode dormir na cama consigo que nao vai lhe apegar. muitas pessoas vivem com a bacteria, sem apegar a outras pessoas em casa, a mesma coisa com animais. P.S - essa bacteria alastra se nos hospitais por falta de lavagem das maos e utensilios
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
Pipa82
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda set 27, 2010 8:41 pm

quarta jan 12, 2011 10:36 pm

:D Paranóica é a expressão certa!

Vou continuar a ter cuidado com as limpezas da caixa dela e a fazer o que conseguir para que ela melhore.

O que me alegra é que, apesar de tudo, ela nunca parou de comer, nem de brincar, o que só por si já é bom sinal!

Agradeço-lhe a sua ajuda e, assim que tiver novidades, partilharei!
Euphie
Membro
Mensagens: 88
Registado: sábado mar 06, 2010 9:53 pm
Localização: Max

quinta jan 13, 2011 1:09 am

Se se sentir mais descansada, pode usar luvas descartáveis para limpar a caixa. Como vão logo a seguir para o lixo, minimiza as hipóteses de contágio. Ah, e há quem diga que limpar (seja o que for) com vinagre mata muita bicheza; eu, pesssoalmente, nunca experimentei, mas mal também não há de fazer, se quiser experimentar.
Joanaj
Mensagens: 1
Registado: domingo fev 07, 2021 3:24 am

domingo fev 07, 2021 3:27 am

Boa noite, estou exactamente com o mesmo problema, o meu gato Lucky de 9 anjinhos, não sabemos se foi picada ou não mas está com uma inchada desde do dia 11 de Janeiro, já tomou 2 antibiótico, começou hoje o 3o.
Tomou hoje um injectavel que dura muito 10 dias juntamente com mais um para tomar de manhã e a noite...

Já não aguento mais, maldita bactéria que havia de aparecer nos nossos gatinhos.

Ela é muito forte e precistente.

😭☹️
Responder

Voltar para “Gatos”