Como escovar um gato quando ele não quer?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta set 25, 2003 12:00 pm

Olá,

Grande parte dos foristas já deve conhecer o meu Alex, se não é só olhar para o meu avatar.

O Alex tem pêlo comprido mas não gosta nada nada nada de ser escovado. Tenta fugir, mia, esperneia, etc. Pior... não se lava! Portanto o pêlo dele está feio, sujo e cheio de nós. Dei-lhe banho há 2 meses e já está todo sujo.

Alguem sabe um truque?

Miau
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quinta set 25, 2003 12:29 pm

Sorry
Mas compreendo o seu desespero, quando a minha irmã foi de férias e me deixou o TommyCat (bosques da Noruega), eu entrei em paranóia, ele não queria que eu o escovasse, assim que me via de escova na mão começava a fugir e a miar, e eu parecia maluca de escova em punho a tentar alcança-lo. :? :?
Mas existem aqui no forum muitas pessoas com gatinhos de pêlo comprido que o hão-de conseguir ajudar.
Boa sorte e lamento não ter ajudado
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

quinta set 25, 2003 12:29 pm

olá Miau, desculpe não poder ajudar muito pois o Merlin tem pelo curto e só há pouco tempo tenho uma escovinha para o pelo dele...(dada pela ChinaBlue, uma madrinha babada)...
Ele também não gosta muito das escovadelas mas todas as noites eu insisto um bocadinho....outra coisa que fiz foi deixá-lo brincar, cheirar e morder a tal escova à vontade para ele se familiarizar com o objecto...além disso deixo-a sempre à mão como se fosse um brinquedo para que quando eu pegue nela ele não fuja para escapar à escovadela....como acontece quando pego no corta-unhas, que está sempre guardado e só aparece na altura da "tortura"... :o

Beijinho e ronrons do Merlin
valexferreira
Membro Júnior
Registado: segunda jun 02, 2003 3:49 pm

quinta set 25, 2003 1:34 pm

Olá Miau!!

O Pipoca também tem o pêlo um bocadinho grande....mas lava-se imenso, até tenho tido problemas com as bolas de pêlo, pq mesmo com a pasta ele faz muitas!!! Pq passa a vida a lamber-se!!!
Tem a certeza que o seu Alex, não se lava????
O Pipoca tb toma banho com facilidade, até de chuveiro!!! Desde que seja com água bem quentinha...e o esteja sempre a esfregar "coçar"!!!

Em relação a isso, a escova funciona como os nossos dedos a coçá-los, e isso normalmente eles gostam mt!!!! :D
Experimente começar a escová-lo apenas nos sitios que ele mais gosta!!
Por exemplo: debaixo do queixo, nas costas, perto do rabo...e dp vá aumentando a "dose"... ;) Vá alternando, dedos..escova!!!

O Pipoca, ainda não gosta mt que lhe escove a barriga e o peito...mas a parte de cima adora, até começa a dar marradinhas, tipo comportamento sexual!!!!...na barriga costumo agarrá-lo...e vou intercalando, parte de baixo parte de cima!!!

Espero que os meus conselhos a ajudem a "pentear" o seu gatito!!!!
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quinta set 25, 2003 1:40 pm

Pois é... e eu tenho 3 persas :) Tenho uma tartaruga chocolate que pensa que é um leopardo. Completamente selvagem. É um pesadelo pentea-la, mas o que tem de ser tem muita força :lol: :lol:

São sempre precisas 2 pessoas: 1 para segurar as patas e outra para escovar. É um verdadeiro pesadelo pois ficamos sempre arranhados. Uma vez chegou a morder-me na cara :?

A melhor maneira para evitar os nós é por um pouco de pó de talco no pelo. Resulta bastante, mas atenção não é aos quilos! porque eles lambem-se e depois ingerem o pó.

Para a sujidade, eu passo todos os dias 1 dodot em cada um deles, no pelo, barriguinhas, etc. Ficam cheirozinhos e a sujidade não acumula, se for feito diariamente (não custa nada).

É esta a minha experiência ;)

Jinhos
Beta

p.s.: as escovadelas, são essenciais. Vai ter de o forçar mesmo, porque os nós podem chegar a ser profundos e a pele deixa de respirar.
Use também o pó de talco para escovar (uma quantidade razoável), fica mais fácil porque a escova desliza melhor.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta set 25, 2003 1:41 pm

Olá

Bem eu tenho o mesmo problema, só que a Amélia passa a vida a lavar-se. Mas odeia ser escovada. Tento começar quando ela está a dormir mas ela acaba por acordar e fugir. Muitas vezes peço a ajuda de alguém que a segure enquanto eu a escovo, mas temos de repetir a operação várias vezes porque ela não gosta mesmo nada...
Para tentar combater o pêlo sujo há alguns shampôs secos. Uma vez foi-me aconselhado um Shampô em espuma da san Bernard, eu não encontrei aqui em Coimbra, mas disseram-me que era muito bom. para não lhe dar banho demasiadas vezes pode utilizar um destes.

Beijokas
kathleen
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta set 25, 2003 2:16 pm

Já tenho aqui umas dicas bastante interessantes.... hoje vou ter serão :D .

Eu sei que os gatos são muito higienicos, a Mikinhas está-se sempre a lavar, mas o Alex não. O pêlo está sujo e não posso dar sempre banho.

Tanks

Miau
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

quinta set 25, 2003 8:49 pm

boas!!!!

tenho 2 persas e nenhum deles gosta de se pentiar mas tem de ser sinceramente nao uso truque nenhum agarro-os bem e com calma vou escovando mas sempre a falar com eles, tentam fugir mas nao se viram a mim so solta um miau qundo sem querer os aleijo. em relaçao há sujidade do pelo nunca tive problemas, a Iris lava-se muito (como um gato saudavel) nem com as bolas de pelo me chateio a raçao que lhe dou ajuda nisso.

:evil:
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta set 25, 2003 8:53 pm

Olá

Já agora e desculpem fugir ao assunto, mas que ração lhes dá Speedy?

beijokas
kathleen
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

quinta set 25, 2003 9:26 pm

oi kath

dou-lhe royal canin persian(para gatos persas) ou hair skin(propria para gatos de pelo comprido, mas um pouco inadequada para os persas por causa do grao) e se for ver ela tem um pelo macio forte e com aquela gordura normal deles e nunca tive nós que me chatia-se (exepto quando ela era peq. pq na altura comia raçao para gatinhos royal c.).
nunca usei po de talco no pelo dela( penso que o pó tem tendencia a por os pelos secos o que facilita a criaçao de nós) sempre que vou ao vet ela adora o pelo dela.
:evil:

um abraço
Kathleen
Membro Veterano

quinta set 25, 2003 9:40 pm

Olá

Obrigado pela resposta. A Amélia está a comer a Kitten da Royal cannin, como ela faz um ano no dia 19 de Outubro estou a pensar nessa altura passar a dar-lhe a ração de persa da qual me têm dito maravilhas. Apesar de ela neste momento ter um pêlo muito bonito e raramente formar nos.

beijokas
kathleen
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta set 26, 2003 10:08 am

Em relação ao escovar dos gatos, os meus tb não gostam nada.

Resolvi a situação com uma luva de escovar, similar às que se usam para os cães.

Assim, parece que lhe estamos a fazer festas, e de facto estamos, mas ao mesmo tempo escovamos o pelos dos gatitos.

E como a luva é de borracha, mesmo que eles nos mordam ou finquem as unhas, nem damos por nada ;)

Miguel
Miau
Membro Veterano

sexta set 26, 2003 11:02 am

mike2002 Escreveu: Em relação ao escovar dos gatos, os meus tb não gostam nada.

Resolvi a situação com uma luva de escovar, similar às que se usam para os cães.

Assim, parece que lhe estamos a fazer festas, e de facto estamos, mas ao mesmo tempo escovamos o pelos dos gatitos.

E como a luva é de borracha, mesmo que eles nos mordam ou finquem as unhas, nem damos por nada ;)

Miguel
E esta luva agarra os pêlos? Parece ser uma boa ideia para os pêlos "mortos", mas não deve tirar os nós, ele tem o pêlo comprido e tem que ser uma escova com dentes finos.

Ontem tentei que pô-lo a brincar com a escova... ainda olhou, mas nao ligou muito. Consegui escovar parte da barriga, mas as patas de trás... isso é mais dificil!

Miau
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta set 26, 2003 11:54 am

E esta luva agarra os pêlos? Parece ser uma boa ideia para os pêlos "mortos", mas não deve tirar os nós, ele tem o pêlo comprido e tem que ser uma escova com dentes finos.
Para gatos de pelo comprido, acredito que não dê o resultado desejado, mas que a luva agarra os pelos, lá isso agarra.

Em relação aos nós, realmente penso que não deve dar muito resultado pq apesar de a luva ter umas saliências, não deverão dar para desfazer os nós.
Os meus gatos têm pelo curto, mas de qqr maneira foi só uma ideia ;)

Miguel
Responder

Voltar para “Gatos”