O meu Matias está doente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

segunda fev 07, 2011 11:26 am

Olá,

O meu Matias faz em Junho próximo quatro anos, tem seis quilos, é castrado. Sempre foi saudável.
No sábado passado como a minha mãe ( ele vive com a minha mãe) foi de fim de semana, fui como de costume tratar deles.
Havia vomitado pela casa toda, pelo menos em três sitios... uma aguadilha amarelada e malcheirosa.
Quando os fui ver, o Matias estava super murchinho e nem me tinha recebido como de costume, contente com turrinhas nas minhas pernas... Uns minutos depois vomitou de novo... a mesma coisa. Os caixotes não tinham diarreia, nem fezes diferentes do normal. Não tinha febre, até tinha a temperatura um nadinha mais baixa que o normal.
Fiquei lá um bom bocado a ver como ele estava, puxei por ele para brincar e ele brincou um pouco ainda ...à tarde voltei lá e tinha vomitado ração, o que indica que entretanto sentiu fome e foi comer.
Nada de pelos no vomitado.. tirei-lhe a febre, não tinha
Vet com ele no Domingo.
Ao Domingo a clinica está fechada, mas a Vet abriu-a para o axaminar, fez raio x para tentar detectar alguma coisa estranha que pudesse ter engolido, mas não. Tinha o estomago super dilatado e inflamado e imensas fezes duríssimas... Fez uma injecção intramuscular para os vómitos e acalmar o trato digestivo e outra de antibiótico ...
Levei-o para casa com o soro colocado, optei por não o deixar sozinho na clinica, quer dizer ficaria com a vet, mas mesmo assim eu queria estar com ele.
Fez cinco horas de soro já que a vet disse que não seria bom dar-lhe de comer até esperar que a medicação lhe acalmasse o estômago e para que não vomitasse mais. Fiz-lhe dois Bebe gel e nada de fazer cócó, ao caixote foi por três vezes mas para fazer valentes xixis por causa do soro...
Voltou a vomitar (o vómito dele é super malcheiroso) e nada de cócó até hoje de manhã...
Está no vet a soro outra vez, a vet vai fazer-lhe um clister com água quente e uma solução própria. A vet quer aguardar estas proximas 24 horas se ele não evacuar e melhorar durante o dia de hoje, vai tirar lhe sangue para análises e terá de ser operarado porque se ele tiver algum objecto estranho a obstruir os intestinos, como linhas ou fios ou até mesmo pelos, não é detectável no raio x nem na ecografia. só mesmo abrindo é que se pode ter a certeza...
:cry: :(
Estou tão triste, o meu Matias é super doido ele está sempre a fazer maldades, mete tudo na boca, pode muito bem ter engolido uma porcaria qualquer... e se fosse qualquer toxica os sintomas seriam outros como febre não é? Help...
desculpem o testamento mas estou aflita:(
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

segunda fev 07, 2011 12:08 pm

Estou a torcer que não seja nada de mais :wink:
surceror
Membro Veterano
Registado: terça ago 31, 2010 8:29 am

segunda fev 07, 2011 12:48 pm

Olá zuca_05
Espero que corra tudo pelo melhor com o seu Matias. É uma situação de facto muito complicada, e gostava de poder ajudar, mas de certeza que foristas mais experientes virão comentar este seu post..se não melhorar poderá sempre procurar uma 2ª opinião.
As melhoras e vá dando notícias da evolução da situação.
"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais."  (Victor Hugo) "Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
jcpolx
Membro Júnior
Registado: quinta jan 06, 2011 10:06 pm

segunda fev 07, 2011 1:39 pm

aguardamos as melhoras e noticias
zuca_05
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 2:10 pm

Obrigada,
Sim claro que se ele não melhorar e / ou não se descobrir o que ele tem vou com ele a outro sitio, de certeza.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda fev 07, 2011 2:14 pm

Que chatice! :( As melhoras do Matias.
Vá dando notícias, se possível.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
zuca_05
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 2:38 pm

vou saber noticias agora as 15:00 deus queira que ele tenha evacuado... :oops: :cry:
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda fev 07, 2011 2:40 pm

Respire fundo, e coloque à vet todas as dúvidas que tenha :)
E as melhoras do bixano :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda fev 07, 2011 3:22 pm

Zuca, espero que o problema do Matias não seja nada demais... :)

Entretanto, já tem mais novidades?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
zuca_05
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 3:50 pm

ja liguei mas nao consegui falar coma medica esta em consulta e vai ligar me assim que terminar. só sei que não voltou a vomitar, mas também ainda nao fez cócó que era o mais importante....
seal
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 3:58 pm

Nem com enema ele evacua?
zuca_05
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 4:29 pm

pois, entretanto, como continua sem defecar, repetiram o enema vai aguardar um quarto de hora, repetir Raio X para ver se as fezes estão no mesmo sitio e depois disto tudo volta a ligar-me entretanto a operação será uma probabilidade muito grande e isso assusta-me tanto....
:o
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda fev 07, 2011 4:50 pm

Compreendo bem a sua preocupação, Zuca, mas vamos pensar que vai tudo correr pelo melhor. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
seal
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 5:05 pm

Pergunta ao vet quantos enemas tenciona fazer no mesmo dia.
Parece que só se pode fazer um determinado nº. de enemas no mesmo dia, ultrapassando esse nº. parece que se coloca a vida do animal em risco.

Já agora, alguém sabe se a info acima é correcta?
zuca_05
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 5:16 pm

Bem, acabei novamente de falar com ela ao telefone..
Ele fez dois enemas com parafina liquida e água quente no fim tem os espasmos com se fosse defecar mas não faz nada :(
As fezes dele não estão acessíveis até onde o dedo chega, estão mais acima. No raio X continuam as ver-se as malditas fezes e nada que pareca ser qualquer corpo estranho. Não tem dor à apalpação.
Tirou sangue para análise bioquimica, o resultado só saberei às oito e meia...
A boa notícia é que o estômago dele já não apresenta a gastrite que tinha ontem super activa, e não vomitou o dia todo.
Bem no fim disto o tempo limite é até amanhã ao meio dia de manhã vai fazer uma endoscopia pelo recto para observação e depois então será submetido à cirurgia para se retirarem as fezes..
tenho esperança que ele consiga fazer em casa no ambiente dele na caixa dele... porque a veterinária disse-me que ele por estar estranho nem sequer por ele vai á caixa, ela é que o tem colocado lá e tentar estimular-lhe a barriga...
Creio que se poderá esperar até amanha ao meio dia sem perigo, deixar que ele passe umas horas em casa no ambiente dele (podem achar ridiculo mas o Matias é o tipo de gato super maricas gosta de companhia para tudo, para comer, para dormir para estar deitado eta etc e tenho memso esperança quer depois de ter tomado também a parafina liquida ele consiga defecar ate amanha... vou deixá-lo fechadinho numa divisão só para ele com um caixote só pra ele...
Torçam pelo meu menino...
Responder

Voltar para “Gatos”