Vacinas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

adrribeiro
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 8:25 pm
Tartarugas: Sheldon e Penny

segunda fev 07, 2011 8:45 pm

Boa noite, hoje ao ler aqui um tópico sobre vacinas, lembrei-me de colocar uma questão que tenho... Queria ler as vossas opiniões.

Já vi várias opiniões, e fico sempre com esta pedrinha no sapato, um gato que vive SEMPRE em casa sem possibilidade de sair, sem contactar com outro gato, as vacinas, são ou não essenciais?
Já alguns vets disseram que é estritamente necessário, outros que não faz falta nenhuma... Qual a vossa opinião?
Andreia & Mimo
MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

segunda fev 07, 2011 9:35 pm

A minha Natassja é, pelo menos para já, "filha unica" e não sai nunca de casa. Mesmo assim , quando foi ao Vet levou as seguintes vacinas:

*Herpesvirose Respiratória

*Rinotraqueite Infecciosa ou Calicivirose

*Panleucopenia Infecciosa

*Clamidiose

Esta questão só podera vir ser esclarecida consultando ao seu veterinario, eu só falo pela experiencia que tive com a minha pequenina (embora eu tinha falado com ele na possibilidade de adoptar num futuro proximo um Sphynx ou um Exotic Shorthair para lhe fazer companhia, e ele considerou que era melhor prevenir riscos). Se calhar é mesmo conveniente levar todas as vacinas que figurem no Boletim Sanitario, nunca se sabe se algum dia o gatinho pode fugir e estar accidentalmente em contacto com outros gatos que tenham doenças perigosas.
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda fev 07, 2011 9:41 pm

as vacinas são essenciais, na medida em que nós, donos, saímos de casa... e voltamos a entrar. E levamos vírus, bactérias, parasitas... as doenças mais contagiosas, contra algumas das quais as vacinas atuam, são muitas vezes transportadas por nós, nas mãos, no calçado, na roupa. E, sobretudo os gatos que não têm um sistema imunitário bem desenvolvido, ou está fragilizado, como os bebés, idosos e imunossuprimidos (seja devido a stress, tratamento com córticos, FIV, FELV...) são muito mais suscetíveis a apanhar essas doenças. Algumas não são geralmente mortais, como os vírus que afectam o trato respiratório, e as vacinas também não as evitam totalmente, mas minimizam os sintomas e diminuem a excreção viral e a possibilidade de contágio; outras, como a panleucopénia (a parvovirose dos gatos), são doenças com elevadíssima mortalidade (acima dos 90%) , mas facilmente evitáveis com a vacinação, que se mostra bastante eficaz.

Também devo acrescentar que a vacinação de uma elevada percentagem de animais reduz ou elimina totalmente a existência de surtos. Foi assim que a raiva foi erradicada do nosso país há mais de 30 anos, e os cães continuam a ser obrigatoriamente vacinados actualmente, porque os vírus, além de não respeitarem fronteiras, têm a enorme capacidade de se adaptar, proliferar e sofrer mutações à mínima "abébia". Por algum motivo os gatos têm índices de natalidade maiores do que os cães: também a mortalidade é muito maior e, durante os "baby booms", que ocorrem especialmente na primavera e no fim do verão, há também surtos de panleucopénia, corizas, enfim...

Infelizmente, ainda muita gente - inclusivamente médicos veterinários - vêem o gato como um animal "de segunda" e os mitos das sete vidas, e de que "os gatos não adoecem e, se adoecem, curam-se sozinhos" continuam a propagar-se, tal como os vírus letais que todos os anos dizimam milhares de gatinhos e gatos adultos fragilizados por uma vida de miséria. E, da rua, vêm também para as nossas casas. Não escolhem raças, nem LOPs, nem feios ou bonitos: atacam os que não estão protegidos e, mesmo não apresentando sintomas, tornam-se veiculadores das doenças. É um cenário terrível, que as vacinas podem perfeitamente evitar...

(a 2ª edição foi para corrigir palavras ao abrigo do acordo ortográfico... mas não sei se corrigi todas! :oops: :? )
Última edição por Chamarrita em segunda fev 07, 2011 10:02 pm, editado 2 vezes no total.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
adrribeiro
Membro

segunda fev 07, 2011 9:41 pm

Morgana, o meu Mimocas está vacinado com a tripla... Mas às vezes penso nisso quando alguém me pergunta "ah e tal, vacino?"
Como já referi várias vezes, até encontrar esta vet à qual tenho uma adoração e uma relação especial, andei em vários outros vets até encontrar o "tal". Muitos queriam muito vacinar, outros diziam que não era preciso. A minha vet vacinou-o, mas é daquelas questões que pronto, me dão que pensar...
Mas o que disse tem todo o sentido!
Andreia & Mimo
adrribeiro
Membro

segunda fev 07, 2011 9:45 pm

Chamarrita Escreveu:as vacinas são essenciais, na medida em que nós, donos, saimos de casa... e voltamos a entrar. E levamos conosco vírus, bactérias, parasitas... as doenças mais contagiosas, contra algumas das quais as vacinas actuam, são muitas vezes transportadas por nós, nas mãos, no calçado, na roupa. E, sobretudo os gatos que não têm um sistema imunitário bem desenvolvido, ou está fragilizado, como os bebés, idosos e imunosuprimidos (seja devido a stress, tratamento com córticos, FIV, FELV...) são muito mais suscetíveis a apanhar essas doenças. Algumas não são geralmente mortais, como os vírus que afectam o trato respiratório, e as vacinas também não as evitam totalmente, mas minimizam os sintomas e diminuem a excreção viral e a possibilidade de contágio; outras, como a panleucopénia (a parvovirose dos gatos), são doenças com elevadíssima mortalidade (acima dos 90%) ,as facilmente evitáveis com a vacinação, que se mostra bastante eficaz.
Pronto, baseada em tudo isso, acho que não há mesmo outro "conselho" a dar. Vacinação sempre!

Há uns tempos em conversa com a minha vet perguntei se ela achava que a vacina da felv (dps de testar) seria importante, e ela disse que só se eu insistisse. Realmente acho dificil o Mimo ter, veio de bebé para mim e nunca saíu de casa, pelo menos por mais de 5 min, que ele de vez em quando sai disparado, mas dois berros e corre logo para dentro "a rir-se". :twisted:
Andreia & Mimo
marianovo
Membro
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

segunda fev 07, 2011 9:46 pm

Na minha opiniâo acho que deve...
O meu vet, aconselhou-me a seguir o plano de vacinas...
Apenas a unica coisa que ele me disse que tendo em conta a ser um gato que esta sempre em casa, foi a desparazitaçao...
Até aos 6meses vou fazer todos os meses.
E depois so uma ez por ano que convêm (mas cabe-me a mim decidir)

Mas as vacinas acho que vale a pena te-las todas em dia.
MmeMorgana
Membro Veterano
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

segunda fev 07, 2011 9:46 pm

A Natassjinha também levou essa vacina :) Aqui o boletim tem o autocolante que diz "Nobivac TRICAT TRIO" :D
MmeMorgana
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 9:48 pm

marianovo Escreveu: Apenas a unica coisa que ele me disse que tendo em conta a ser um gato que esta sempre em casa, foi a desparazitaçao...
Até aos 6meses vou fazer todos os meses.
E depois so uma ez por ano que convêm (mas cabe-me a mim decidir)
Sim senhor :)
adrribeiro
Membro

segunda fev 07, 2011 9:48 pm

MmeMorgana Escreveu:A Natassjinha também levou essa vacina :) Aqui o boletim tem o autocolante que diz "Nobivac TRICAT TRIO" :D
Agora um à parte, sabem porque é que o Mimo não se importa de ir à vet? Já sabe que quando vem de lá tem direito a uma latinha de schesir de atum e gambas que ela lhe oferece sempre =p eheh
Andreia & Mimo
MmeMorgana
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 9:53 pm

LOL! A nos duas só nos deram uma palmada nas costas ( e um puntapé no rabo) :lol:

E chegamos a casa cheias de fome! xD Eu até me houvesse comido a latinha no caminho! :P
adrribeiro
Membro

segunda fev 07, 2011 9:54 pm

Aquelas latinhas são uma tentação 8)
Andreia & Mimo
marianovo
Membro

segunda fev 07, 2011 10:05 pm

Concordo com quem falou no facto de os gatos nao sairem de casa... mas nos sim!
E os virus, pulgas e etc podem vir connosco pra dentro de casa e ao encontro dos nossos miaus
marianovo
Membro

segunda fev 07, 2011 10:08 pm

Eu nao lhe dou recompensa nenhuma pelo facto dele se portar bem no vet, mas ele porta-se que é uma maravilha!
Enquanto o vet esta nas explicaçoes e etc la esta ele a examinar o consultorio! E quando chega o momento de ser ele o examinado, porta-se tao bem :)
adrribeiro
Membro

segunda fev 07, 2011 10:11 pm

marianovo Escreveu:Eu nao lhe dou recompensa nenhuma pelo facto dele se portar bem no vet, mas ele porta-se que é uma maravilha!
Enquanto o vet esta nas explicaçoes e etc la esta ele a examinar o consultorio! E quando chega o momento de ser ele o examinado, porta-se tao bem :)
E onde andam as fotos desse meia-leca? :lol:
Andreia & Mimo
marianovo
Membro

segunda fev 07, 2011 10:17 pm

Antes era o meu piquininho pra qui meu piquininho pra li...

Agora é o meu grandao :)
adrribeiro podes ver no petsite dele huky
Responder

Voltar para “Gatos”