Dermatofitose?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Mary56
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: terça fev 15, 2011 8:31 pm

terça fev 15, 2011 9:05 pm

Boa noite,

Sendo a minha primeira intervenção, saúdo todos os membros já existentes.

Resolvi registar-me uma vez que sentia a necessidade de partilhar com alguém mais experiente uma situação recente com um dos meus gatos.

Então cá vai...

Cá em casa vivemos eu, o meu marido e três filhos. Um humano e dois felinos. :)

O gato mais velho tem 2 anos e 5 meses e o mais novo seis meses.
O mais velho volta e meia está doente pois é positivo Herpes Virus (creio que a expressão está correcta). Tem períodos em que lhe aparecem as conjuntives e espirra imenso durante longos períodos de tempo. Tudo fruto do Herpes Virus.
Há cerca de um mês teve uma dessas crises e na altura no veterinário detectou-se uma pelada quase imperceptível onde se via um pequeno arranhão. À partida parecia uma arranhadela sem mais. No entanto o veterinário sugeriu vigilância.
Até à semana passada nada a acrescentar. Porém, terça-feira reparei que a pelada quase imperceptível já tinha o diâmetro de uma moeda de 1 cêntimo. Ligo ao vet. ficando consulta agendada para o dia seguinte à tarde.
No dia seguinte de manhã mais uma pelada com o mesmo diâmetro mas com prurido. Corro para o veterinário. Testes feitos epossibilidade de dermatofitose.
Ora bem, os meus gatos não vão à rua, nem contactam com mais nenhum animal, por isso o veterinário, que de resto é um excelente profissional, explicou-me que pode ter sido o mais novo a transmitir, e ele próprio ser assintomático.
A verdade é que resolvi não os separar pois o mais velho sofre imenso de stress. Quando fica nervoso o Herpes Virus ataca em força.
Aliás, como anda agora de colar e não tem dormido connosco, a conjuntivite do mês passado que já estava curada voltou em força.
Só o privámos de entrar no quarto e de dormir connosco. Todos os dias aspiro e lavo o chão com água quente e lixívia. Será que este procedimento é suficiente?
Estou mesmo muito preocupada que possamos contrair esta doença, mais até pelo meu filho que está em idade escolar. Li em diversos sítios que os gatos nestas condições deverão ficar de quarentena, mas muito honestamente, não fui capaz ainda de o fazer, pois sei que sofrerá imenso com isso. Já lhe chega o Herpes e o colar e afins.
Acrescento que até o resultado dos testes estar concluído, tenho aplicado, por sugestão do veterinário uma pomada anti-fúngica para humanos.

Desculpem o testamento
Matrafona
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: quinta nov 11, 2010 1:24 pm

quarta fev 16, 2011 1:34 pm

Aconteceu algo semelhante comigo. Também adoptei uma gata que agora tem 6 meses que vinha com fungos os quais pegou a outra gata que já tinhamos em casa com 14 anos.
Tiveram de ser separadas imediatamente e iniciar um tratamento oral com Itrafungol, estiveram assim dois meses, até as análises virem negativas.
Só que pegaram o fungo (vulgo Tinha) a toda a gente cá de casa, mas com medicação ficámos todos bem.
Entretanto com o inicio das vacinas a mais pequena teve uma recaída, mas está a reagir muito bem apenas com tratamento tópico (Canesten), a mais velha conseguiu safar-se e nós nada apanhámos.
Tem de ter paciência pois é um processo que demora o seu tempo, ainda mais se o gato sofre de stress, vá limpando todo o ambiente com lexivia e alcool a 96º para minimizar uma reinfestação.
elsasmc
Membro Veterano
Mensagens: 3116
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quarta fev 16, 2011 2:10 pm

Já por cá passaram vários gatos a quem chamava carinhosamente de tinhosinhos ou funguitos :wink:

Trataram-se bem e nem todos apanharam, sou sincera da primeira vez tive mil cuidados das outras não andava hipocondriaca com limpezas. O chato para mim era não poder receber mais nesses períodos e atrasar as adopções, mas como costumo dizer mil vezes isto que outra coisa fatal para os bichanos, há que ver o lado positivo da coisa. :wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Mary56
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: terça fev 15, 2011 8:31 pm

quarta fev 16, 2011 4:23 pm

Obrigada Matrafona e elsasmc pela partilha de experiências. Nós cá continuamos a aguardar impacientemente o resultado da cultura de fungos.
O meu gato mais velho, permanece bastante deprimido apesar de ter tentado retirar-lhe o mínimo possível do seu dia-a-dia. Como já tinha afirmado anteriormente, só não dorme mesmo connosco, de resto continua tudo igual. E eu continuo escrava do lar, de volta da lixívia e do aspirador. Confesso que é muito muito cansativo, para além de ficar sempre com a sensação de que falta sempre limpar mais um cantinho.
Fui entretanto novamente à clínica e o desgraçado tinha o pelo em torno das peladas todo empastado de betadine e de pomada anti-fungica. O vet. teve uma trabalheira a limpar-lhe aquilo tudo e recomendou-me já não aplicar betadine para desinfectar as peladas só mesmo aplicar a pomada anti-fúngica. Pelos vistos saí-me mal como enfermeira. :) Depois disso, caiu-lhe imenso pêlo na zona das duas peladas pelo que agora são apenas uma.
Enfim, estou deserta que passem estes dias!
santosprb
Mensagens: 9
Registado: domingo fev 13, 2011 11:54 am

quinta fev 17, 2011 7:47 am

Boas. Pois é, não é fácil...

As melhoras para o bichano, melhores dias virão.
Mary56
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: terça fev 15, 2011 8:31 pm

quinta fev 17, 2011 4:53 pm

Obrigada santosprb!

Mais um dia...
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

quinta fev 17, 2011 5:03 pm

Mary56: Desejo as melhoras rápidas para o seu gatinho.
Aqui está um tópico de outra forista que também teve o gatinho com a tinhaagora tá a 100%.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
S&oacute;nia
Mary56
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: terça fev 15, 2011 8:31 pm

quinta fev 17, 2011 5:29 pm

Obrigada Catrules!

À semelhança do gatinho da forista que me mencionou, o meu gato também tem a pelada no pescoço.

A esta altura estou no dilema de o isolar ou não do gato mais pequeno e de nós. É que ao que parece, toda a gente perante este diagnóstico faz isso. Mas custa-me imenso, porque ele está tão deprimido! Também não temos nenhuma assoalhada vazia onde o possamos isolar convenientemente mas pronto, lá nos teríamos de arranjar se fosse mesmo inevitável.
Não sei o que fazer! Não sei aguardo pelo resultado da cultura de fungos ou se simplesmente o devo isolar já. "Tadinho"!
Mary56
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: terça fev 15, 2011 8:31 pm

domingo fev 20, 2011 9:17 pm

Boa noite,

Liguei à pouco para a clínica a fim de conhecer o resultado da cultura de fungos. Resultado: Negativo!
Só temos consulta amanhã e portanto pergunto se alguém sabe se este tipo de testes é inequívoco ou poderá apontar para falsos negativos?
A pelada está grande mas não é completamente isenta de pêlos. Ou seja, caíram a maioria dos pêlos daquela zona, mas ainda lá ficaram alguns, muito poucos mas distribuídos de modo uniforme.
Agora não sei, mas suponho que se sigam uma bateria de exames a fim de despistar o que estará a causar esta alopécia. O meu gatão continua triste. E eu também embora um pouco mais tranquila.
Mary56
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: terça fev 15, 2011 8:31 pm

sexta mar 11, 2011 8:11 pm

Boa tarde,

Pois bem, passadas estas semanas venho dar notícias, que entretanto tiveram um desenvolvimento diferente do esperado.
Como tinha referido anteriormente, a cultura de fungos resultou negativa, (logo, não se trataria de nada contagioso), pelo que estávamos a despistar possíveis alergias alimentares. Contudo, agora o meu outro gato apareceu também com uma pelada. E heis que voltamos ao mesmo!
Perante isto, na clínica não quiseram correr mais riscos e fizeram biopsia aos dois. Vamos ver...
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

sexta mar 11, 2011 8:43 pm

Que pouca sorte :(

Espero que não seja nada de grave.

As melhoras para os dois.
S&oacute;nia
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta mar 11, 2011 9:08 pm

mas as biopsias não são para despistar doenças malignas. provavelmente é uma doença contagiosa.
as melhoras dos meninos
Mary56
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: terça fev 15, 2011 8:31 pm

sexta mar 11, 2011 9:37 pm

Obrigada catrules e anja-azul pelos comentários.

De facto já não sei o que pensar. Não entendo este quadro, nem tenho de entender, para isso é que existem veterinários. Uma vez descartadas as hipóteses de sarna e tinha, tranquilizei no que toca a doenças contagiosas. E relativamente a doenças graves, não quero acreditar, porque logo os dois era dose! Nem quero pensar nisso, livra!
Dou comigo a pensar...terá a cultura de fungos resultado num falso negativo?
Não sei. Há que aguardar mais uma semana com o coração nas mãos.
luisfdgon
Membro
Mensagens: 177
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sábado mar 12, 2011 12:53 am

Mary56 Escreveu:Obrigada catrules e anja-azul pelos comentários.

De facto já não sei o que pensar. Não entendo este quadro, nem tenho de entender, para isso é que existem veterinários. Uma vez descartadas as hipóteses de sarna e tinha, tranquilizei no que toca a doenças contagiosas. E relativamente a doenças graves, não quero acreditar, porque logo os dois era dose! Nem quero pensar nisso, livra!
Dou comigo a pensar...terá a cultura de fungos resultado num falso negativo?
Não sei. Há que aguardar mais uma semana com o coração nas mãos.
Não sei se o que vou dizer não será a maior baboseira :oops: a gata da minha mamy andava com umas peladas e só com mudança alimentar passou, será da comida que lhe estão a dar? é como lhe digo isto pode ser uma GRANDE asneira da minha parte...
Mary56
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: terça fev 15, 2011 8:31 pm

sábado mar 12, 2011 11:32 am

luisfdgon Escreveu:
Mary56 Escreveu:Obrigada catrules e anja-azul pelos comentários.

De facto já não sei o que pensar. Não entendo este quadro, nem tenho de entender, para isso é que existem veterinários. Uma vez descartadas as hipóteses de sarna e tinha, tranquilizei no que toca a doenças contagiosas. E relativamente a doenças graves, não quero acreditar, porque logo os dois era dose! Nem quero pensar nisso, livra!
Dou comigo a pensar...terá a cultura de fungos resultado num falso negativo?
Não sei. Há que aguardar mais uma semana com o coração nas mãos.
Não sei se o que vou dizer não será a maior baboseira :oops: a gata da minha mamy andava com umas peladas e só com mudança alimentar passou, será da comida que lhe estão a dar? é como lhe digo isto pode ser uma GRANDE asneira da minha parte...

Obrigada pela partilha.
Eles estavam a comer Royal Canin 36 de há 3 meses para cá (quando o mais novo chegou cá a casa). Agora comem Royal Canin hipo alergénica porque estávamos no estágio de perceber se a pelada do mais velho seria efectivamente fruto de uma alergia alimentar.
Acho difícil a RC fazer alergia logo aos dois, mas sei lá...
Responder

Voltar para “Gatos”