Gatos Bravos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SimaoArisco
Membro
Registado: terça jan 18, 2011 12:55 pm

quinta mar 10, 2011 12:21 pm

Bom dia,

Cá em casa vive 1 gato, Simão, de 8 meses. existe um outro, o Poço, que nunca foi acostumado a ficar dentro de casa e como tal, vive lá fora, mas nunca sai da zona de descanso dele..
Como a minha casa é afastada da estrada e tenho um campo em pousio mesmo em frente costumo deixar o Simão brincar lá fora com o Poço.

O problema é que agora apareceram, não sei vindos de onde, mais três amiguitos que brincam com eles mas não me deixam aproximar nem para dar comida. Tenho que deixar a comida e afastar-me..
E desconfio que um deles é uma ela e deve ter meninos algures, mas não os consigo encontrar..

Como posso fazer para ganhar a confiança deles?
è que o unico gato bravo que tive foi o Poço, que era tão bravo que só quando caiu num poço (daí o nome dele..)e o conseguimos salvar ganhámos a confiança dele e agora é uma das coisinhas mais doceis..

Obrigada
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 10, 2011 2:25 pm

É mesmo com a comida, SimãoArisco, muito gradualmente. Alguns poderão começar a confiar mais depressa, outros mais lentamente, e essa confiança pode ir desde deixarem-se tocar a tolerarem que se aproxime cada vez mais, mas sem nunca haver contacto físico. Só o tempo o dirá.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mar 10, 2011 2:28 pm

Muita paciência e persistência. Pode demorar meses... além da ração normal, pode dar-lhes também latinhas, deixar um bocadinho de fiambre como guloseima, atraí-los com catnip. Mas demora. ;)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
SimaoArisco
Membro

quinta mar 10, 2011 3:11 pm

Eu sei que não os conquisto de um dia para o outro, mas já consigo, só com o barulho da ração, que eles se alinhem à espera, mas a uma distância de segurança...

O problema é mesmo a que me parece ser uma gata, ela ainda é pequena, e tenho medo do que possa acontecer aos meninos dela se não os conseguir encontrar, mas para isso preciso que ela me deixe segui-la..
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mar 10, 2011 3:15 pm

Não vai ser fácil segui-la, porque o seu instinto protector faz com que acabe por mudar a ninhada de lugar, se não se sentir segura. Experimente proporcionar-lhe um abrigo perto de si, seguro e convidativo... quem sabe ela leva para lá os pequenitos?
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 10, 2011 3:16 pm

Mas porque diz que ela tem bebés, Simão? Se os tiver, é ficar um bocadinho a ver para onde ela se encaminha e à escuta, no silêncio, a ver se os consegue ouvir chorar.

Mas normalmente não é boa ideia ir mexer no ninho. O mais certo é a mãe mudar os bebés de sítio, sobretudo se forem muito pequeninos, e isso faz voltar atrás a confiança entretanto adquirida.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
SimaoArisco
Membro

quinta mar 10, 2011 3:33 pm

Segui-la não é nada fácil, até porque o ampo em pousio tem alguma erva e é por aí que ela se esconde.
Acho que ela tem bebés porque já os ouvi miar e ela, que estava a comer fugiu a correr..
O problema é que se eles estiverem na direcção que ela fugiu, estão no quintal de um vizinho que não gosta muito de gatos, aliás, não gosta muito de animais..
uma vez também me apareceu aqui uma gata já no final da gestação, teve os gatitos e quando eles já conseguiam comer, deixou-os à minha porta, em cima do tapete, e desapareceu, nunca mais a vimos.
Pode ser que esta faça o mesmo..
Tassebem
Membro Veterano

quinta mar 10, 2011 4:00 pm

Ah, então é certo que há bebés.

Realmente, se estão nesse quintal, isso é um pouco preocupante... Pode ser que ela, sentindo-se segura no seu quintal, os leve para aí. Ou não conseguirá falar com esse seu vizinho e ir lá buscar os gatinhos quando estiverem maiorzinhos?

Bom era esterilizar esse pessoal, incluindo a gata quando tiver deixado de amamentar.

Se pensar nisso, não sei se esta campanha inclui animais de rua, mas seria uma questão de perguntar:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=86860
SimaoArisco
Membro

sexta mar 11, 2011 9:41 am

Falar com o vizinho está fora de questão, porque se ele sonha que eles lá estão não sei o que lhes pode fazer...

Os outros dois não têm aparecido, mas ela anda sempre por perto.
Já consegui dar-lhe comida a menos de meio metro dela..
Entretanto, como a minha mãe tinha um "mini-galinheiro" inutilizado ao fundo do quintal,e aproveitando que ela estava lá ao pé à espera da comida, ontem limpei-lho todo e coloquei uns cobertores, comida e água.
Espero que ela perceba que eles ali estão em segurança e os mude para lá..
Entretanto já entrei em contacto com a ARPA, muito obrigada pela dica!

Quando tiveer novidades sobre estes meninos, aviso.
SimaoArisco
Membro

sábado abr 23, 2011 8:49 pm

Em relação à gatinha, já foi adoptada assim como os 4 meninos dela...

Em relação ao vizinho, apanhei um grande susto!
O meu Simão que costumava brincar na rua, no tal pousio, andava muito murcho e não comia à quase um dia, achei estranho porque ele parece que anda sempre com fome...quando ele vomitou um liquido amarelo, fomos a correr com ele para o vet...envenenamento...o que vale é que, segundo o vet, deve ter sido em pouca quantidade.
Graças a Deus, depois de umas vacinas e umas vitaminas, e apesar da pelada com que ficou na zona das vacinas, o meu Simão está de volta!!! Até já voltou a arranhar o sofá!
Acho que devia fazer queixa deste Animal, que não tem outro nome!!Mas a quem?
Por isto é que eu tinha medo que ele encontrasse a ninhada...
Quanto ao Simão, nunca mais sai de casa!
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

sábado abr 23, 2011 10:53 pm

Queixa na policia já =|
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Tassebem
Membro Veterano

domingo abr 24, 2011 12:58 pm

SimãoArisco, ainda bem que a gatinha e as crias se salvaram e foram adoptadas. :D

E que o Simão escapou dessa e já se encontra bem. :D Lá está, em sítios que não controlamos completamente, é bom manter os nossos animais em casa. :wink:

Eu fazia queixa ao SEPNA. Há tempos, uns vizinhos meus puseram veneno para ratos no sítio onde costumo pôr ração para uma colónia de gatos. O agente com quem falei mostrou-se um bocado renitente, mas insisti e eles lá vieram bater à porta dos ditos vizinhos. Não voltou a acontecer. Atiram água aos gatos, deitam a ração fora, mas veneno foi a primeira e única vez.
Responder

Voltar para “Gatos”