Chartreux vs British Shorthair

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

xedoc
Mensagens: 1
Registado: sexta mar 18, 2011 9:51 am

sexta mar 18, 2011 10:00 am

Olá pessoal...

É o seguinte...

Eu queria muito ter um Chartreux, encontrei um senhor que me quer vender uma fêmea. Mas como eu já antes me tinha informado desta raça, sei que eles são muito parecidos com os British shorthair.

Deixo aqui uma foto dos gatos para os experientes me dizerem realmente se é ou não um Chartreux ou não.

http://img218.imageshack.us/i/fhgd.jpg/

Cumprimentos.
TSaphira
Membro Veterano
Mensagens: 381
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am
Localização: Gatos

sexta mar 18, 2011 10:43 am

Se procura um animal de raça, sugiro que procure criadores credenciados no Clube Português de Felinicultura.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sexta mar 18, 2011 1:08 pm

A prova de que o animal é da raça pretendida é o pedigree. Perguntou ao criador se a gata está inscrita no LOP? Se a gata não tem ainda o documento definitivo devera ter pelo menos o provisório. De qualquer modo no site do Clube Português de Felinicultura, em Criadores aparece-lhe uma tabela onde na 3ª coluna aparece a raça que pretende. Se teclar na raça aparece-lhe uma listagem de criadores dessa raça. Deixo-lhe o link do site
http://www.cpfelinicultura.pt/
Maria Jo&atilde;o
Lu74
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm
Localização: Lestat - o gato Chartreux

sexta mar 18, 2011 2:59 pm

Eu comprei um Chartreux o ano passado. Pela foto é sempre difícil afirmar com toda a certeza, uma vez que ainda são bebés e para além do mais são parecidos. Há algumas características que os distinguem, mas em gatinhos tão pequenos fica difícil.

O melhor mesmo é como já aconselharam nos posts acima, certificar-se que é um criador registado no CPF e ver o LOP do animal e dos pais.

Só há 3 criadores de Chartreux em Portugal, por isso não é difícil confirmar.

Se me quiser enviar uma mensagem privada posso-lhe dar mais informações sobre onde adquirir um Chartreux e se esse senhor que lhe quer vender uma fêmea é mesmo criador ou não. Conheço pessoalmente os 3 criadores da raça pois visitei a casa de todos e vi os gatos adultos e bebés também nos casos em que havia ninhadas disponíveis.
Lu
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 18, 2011 6:00 pm

xedoc Escreveu:Olá pessoal...

É o seguinte...

Eu queria muito ter um Chartreux, encontrei um senhor que me quer vender uma fêmea. Mas como eu já antes me tinha informado desta raça, sei que eles são muito parecidos com os British shorthair.

Deixo aqui uma foto dos gatos para os experientes me dizerem realmente se é ou não um Chartreux ou não.

http://img218.imageshack.us/i/fhgd.jpg/

Cumprimentos.
Olá.
Eu não acho nada parecidas as duas raças, excepto na côr da pelagem. Os British são gatos de constituição compacta, de cabeças largas, muito diferentes da constituição dos chartreux. Note as diferenças:

Um British:
Imagem

Um Chartreux:
Imagem




Agora, se os gatos da foto são Chartreux... não sei, só vendo o seu pedigree.
Cuidado com as fotos roubadas... muita gente mete anúncios no olx, jcle e afins com fotos roubadas de criadores à séria para publicitarem gatos rafeiros. Também há os anúncios de fraude escritos em português macarrónico que anunciam animais para adopção com fotos também roubadas mas aqui nem rafeiros existem, é um esquema para sacar dinheiro para os "portes" de entrega.
Se quer comprar um gato de raça verdadeiro e não um gato comum cinzento tem de se precaver e exigir um animal com pedigree, trinta e um de boca não serve. E claro que um animal destes não custa 50 euros.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Lu74
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm
Localização: Lestat - o gato Chartreux

sexta mar 18, 2011 7:22 pm

Nada como ir ver os gatos ao vivo e falar com o criador, depois de se certificar que está inscrito no CPF.

Quando são bebés é mais difícil distinguir pois as bochechas ainda não estão pronunciadas... e depende se é um macho ou fêmea. Um Chartreux macho tem bochechas muito maiores do que as fêmeas. Por exemplo, nessa foto acima tenho quase a certeza que se trata de uma fêmea Chartreux porque não tem umas bochechas muito pronunciadas. O meu macho com apenas 10 meses já tem bochechas maiores. Com os British não sei como é...

O nariz dos Chartreux é mais longo e as orelhas mais altas e menos afastadas do que as de um British.
Lu
luisfdgon
Membro
Mensagens: 177
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

sábado mar 19, 2011 2:05 am

Os British também não têm bochechas quando são bebés. Começam a ser mais compactos e com bochechas a partir dos 6 meses (mais ou menos cedo dependente do desenvolvimento).
Lu74
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm
Localização: Lestat - o gato Chartreux

sábado mar 19, 2011 3:08 pm

dinodane Escreveu:
xedoc Escreveu:E claro que um animal destes não custa 50 euros.
Nem 50 nem 500 euros, adianto já...
Lu
anasabreu
Membro Veterano
Mensagens: 462
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta mar 30, 2011 1:41 pm

Realmente também concordo... apenas o LOP poderá comprovar a raça de um animal!
Quando se opta por comprar um animal sem o respectivo pedigree sujeitamo-nos às mais diversas consequências.
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta mar 30, 2011 2:11 pm

Subscrevo tudo o que aqui foi dito. A pessoa até lhe pode vender o melhor Chartreux do mundo, que se não tiver pedigree, não tem raça.

Além disso, o Chartreaux e o British são em termos comportamentais dois gatos completamente diferentes. Seria bom falar primeiro com criadores de cada uma das raças e tentar perceber qual delas é mais indicada para si.
anasabreu
Membro Veterano
Mensagens: 462
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta mar 30, 2011 2:30 pm

Chartreux
Imagem

Britanico
Imagem

Notam-se as diferenças... mesmo em bebés elas se notam! Um Britanico quer-se mais redondo e corpulento enquanto que o Chartreux é mais elegante. Não tanto como o Russo Azul mas um entremédio dos dois. Tanto no formato da cabeça como dos restantes ossos! Veja a gatinha pessoalmente e tire as suas proprias conclusões. Informe-se bem das caracteristicas da raça para poder julgar por si... :D
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
vrita
Mensagens: 1
Registado: segunda ago 01, 2011 12:44 pm

segunda ago 01, 2011 12:50 pm

Ola LU 74. Dizia que comprou um chartreux e que se informou junto dos 3 unicos criadores em Portugal.. posso perguntar qual me aconselharia. Anseio muito poder comprar um gatinho exemplar da raça e como não contactei com os criadores gostaria de saber qual me indicaria. De nomes pesquisados no CPF vi que eduardo miranda, bellagio e castelo azul são os unicos criadores. Já agora, o preço dos gatinhos rondam que valores.

Muito obrigada pela atenção disponibilizada ao meu mail.
Mary83
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am
Localização: 1 gata - Tita

segunda ago 01, 2011 1:13 pm

He he he... agora falto aqui eu a meter a colher... e um Russian Blue, não gosta??? :D
Eu tenho uma paixão pelos Azuis Russos, mas sou suspeita né... Quantos aos Chartreux, também os acho muito lindos, são um pouco mais encorpados que os Azuis Russos, cabeça maior, mais achatada e os olhos cor de cobre, e o pelo também é ligeiramente mais escuro se não estou em erro.
Eu própria se tivesse que arranjar um mano/a para a Tita ficaria na dúvida, se me manteria fiel aos Azuis Russos ou se daria uma pequena facadita no peito e adquiria um Chartreux.
Agora o melhor é fazer como lhe dizem os colegas nos posts anteriores. Muito cuidado pois nesse mercado há muita "lebre por gato" :?
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
Mary83
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am
Localização: 1 gata - Tita

segunda ago 01, 2011 1:19 pm

anasabreu Escreveu:Chartreux
Imagem

Britanico
Imagem



Notam-se as diferenças... mesmo em bebés elas se notam! Um Britanico quer-se mais redondo e corpulento enquanto que o Chartreux é mais elegante. Não tanto como o Russo Azul mas um entremédio dos dois. Tanto no formato da cabeça como dos restantes ossos! Veja a gatinha pessoalmente e tire as suas proprias conclusões. Informe-se bem das caracteristicas da raça para poder julgar por si... :D
Azul Russo

[/img]Imagem

Uploaded with ImageShack.us
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda ago 01, 2011 5:34 pm

Ó tita tu cobra a dona a publicidade LOLOL
Tens que ter cache pelo modelito e pose de princesa.
Ela nessa foto está uma lindona.

Pessoalmente tb sou suspeita, eu adoro os russinhos azuis. Como não posso ter um puro, o meu lindão já me enche os olhos :wink:
Mas também gosto dos chatreaux, têm umas bochechas boas para apertar :lol: :lol:
Os British já são mt garfield para o meu gosto, mt redondinhos e aquele ar de pachorrentos irrita-me, só me apetece desafia-los e pôr-los a correr pela casa a fora :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”