O meu gatinho não tem acesso ao exterior, está sempre em casa mas sempre usou coleira. Fico mais descansada com ele a usar coleira por causa da chapinha que tem com o nome dele e o meu nº de telefone. Tem microchip mas nunca se sabe se um dia se pira para as escadas e é a forma mais fácil e rápida de identificação. Basta um telefonema para mim.
Às vezes quando entro em casa mete a cabeça de fora para cuscar. Tem 10 meses e a curiosidade com o mundo exterior do hall das escadas está a aumentar e todos sabemos como um gato consegue ser ágil, esguio e rápido quando quer mesmo escapar-se. Este até pode nunca vir a fazê-lo, sendo castrado e tudo mas... Por enquanto controlo a coisa ao entrar devagarinho, colocar a minha mala à frente do focinho dele para o fazer recuar, mas qualquer dia ainda se lembra de saltar por cima. E sempre que tocam à campainha é o primeiro a ir para a porta. Quer sempre ver quem vem lá e pede festas a toda a gente, nem que seja o carteiro hehe não tem medo nem vergonha de ninguém.
Nestas coisas chamem-me paranóica ou demasiado zelosa mas prefiro precaver-me. Uma vez fechei-o na cozinha para ir à porta buscar uma pizza que encomendei, não sei como mas ele abriu a porta da cozinha e quando dei por ele, já estava do lado de fora a explorar o tapete do vizinho lol. Por isso comigo todo o cuidado é pouco. Às vezes preferia que ele fosse mais medroso com estranhos e não fosse tão dado e um oferecido a toda a gente.
Tenho usado sempre coleiras da Trixie com o safety break away (ou safety buckle), ou seja, sempre que o gato ficar preso, basta o gato fazer um pouco mais de pressão/força para se soltar e a coleira abre-se. E funciona porque uma vez vi-o enfiar-se no roupeiro e ficar preso no meio de algo e saiu de lá sem a coleira. Fui lá depois apanhá-la e voltei a colocá-la.
Aqui está ele com a sua coleira, ainda é a primeira, usa-a desde que veio cá para casa há 5 meses.