gata de rua grávida - o que fazer?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

sábado abr 02, 2011 11:43 pm

A minha pergunta pode ser ignorante e hedionda mas queria saber uma resposta! Uma gata de rua grávida já com barriga redonda vista de cima pode ser operada para abortar os bebés e posteriormente laquear ou com os bebés assim tão grandes já é impossível.

ps - a gata não se deixa apanhar/tocar/logo dai a impossibilidade de recolher os bebés da rua depois de nascerem.
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
sábado abr 02, 2011 11:57 pm

carolinas Escreveu:A minha pergunta pode ser ignorante e hedionda mas queria saber uma resposta! Uma gata de rua grávida já com barriga redonda vista de cima pode ser operada para abortar os bebés e posteriormente laquear ou com os bebés assim tão grandes já é impossível.

ps - a gata não se deixa apanhar/tocar/logo dai a impossibilidade de recolher os bebés da rua depois de nascerem.
Laquear ? seria ilógico...opere-a já e aproveita para castrar.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Sousa112
Membro Júnior
Registado: sábado abr 02, 2011 4:15 pm

domingo abr 03, 2011 12:05 am

VascoV2 Escreveu:
carolinas Escreveu:A minha pergunta pode ser ignorante e hedionda mas queria saber uma resposta! Uma gata de rua grávida já com barriga redonda vista de cima pode ser operada para abortar os bebés e posteriormente laquear ou com os bebés assim tão grandes já é impossível.

Laquear? Qué isso? Você é ilógica. Opera a gata e castre já a gata!
carolinas
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 12:07 am

Segunda-feira vou ligar para a veterinária onde a associação dos animais de rua aqui de Viana tem ligações.
O senhor então é da opinião de operá-la e pôr os bebés "a dormir", já que iam ter uma vida horrível?
Ela depois não vai ficar confusa ou algo do género por acordar assim, sem filhotes na barriga?
Eu disse laquear porque pensava que esse era o termo correcto para gatas, para gatos seria castrar.
Peço desculpa pela ignorância. Muito obrigada pela resposta.
Sousa112
Membro Júnior

domingo abr 03, 2011 12:15 am

carolinas Escreveu:Segunda-feira vou ligar para a veterinária onde a associação dos animais de rua aqui de Viana tem ligações.
O senhor então é da opinião de operá-la e pôr os bebés "a dormir", já que iam ter uma vida horrível?
Ela depois não vai ficar confusa ou algo do género por acordar assim, sem filhotes na barriga?
Eu disse laquear porque pensava que esse era o termo correcto para gatas, para gatos seria castrar.
Eu sou da opinião do sr Vasco, principalmente no que diz respeito à operação e castração do animal.
VascoV2
Membro Veterano
domingo abr 03, 2011 12:21 am

carolinas Escreveu:Segunda-feira vou ligar para a veterinária onde a associação dos animais de rua aqui de Viana tem ligações.
Não é ignorância nenhuma desconhecer termos, ignorância é quem desconhece e finge saber ou fica furioso por se descobrir que não sabe..o que não é o seu caso :wink:

A laqueação é uma perda de tempo. Ao fazer o aborto que refere, o médico veterinário aproveita e faz uma ovariohisterectomia, retirando todo o aparelho reprodutor da gata...assim, ele deixa de ter cio e ainda tem o bónus de diminuir drasticamente a ocorrência de tumores mamários e deixa de haver possibilidade de infecções uterinas(visto que este é removido). Os gatinhos não sofrem por vir ao mundo a passar fome e ser maltratados...
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
VascoV2
Membro Veterano
domingo abr 03, 2011 12:22 am

carolinas Escreveu:Segunda-feira vou ligar para a veterinária onde a associação dos animais de rua aqui de Viana tem ligações. .
Se calhar é melhor falar antes com essa associação..afinal, afinal, não se deve aproveitar per si essa ligação...a dita associação é que deve recorrer a essa caso exista após a carlolinas a contactar.
Sousa112
Membro Júnior

domingo abr 03, 2011 12:59 am

VascoV2 Escreveu:
Não é ignorância nenhuma desconhecer termos, ignorância é quem desconhece e finge saber ou fica furioso por se descobrir que não sabe..o que não é o seu caso :wink:

A laqueação é uma perda de tempo. Ao fazer o aborto que refere, o médico veterinário aproveita e faz uma ovariohisterectomia, retirando todo o aparelho reprodutor da gata...assim, ele deixa de ter cio e ainda tem o bónus de diminuir drasticamente a ocorrência de tumores mamários e deixa de haver possibilidade de infecções uterinas(visto que este é removido). Os gatinhos não sofrem por vir ao mundo a passar fome e ser maltratados...
As pessoas aqui so tentam ajudar... Você foi ilógica. Espero que finalmente tenha percebido. Se bem que há quem nunca chegue a perceber.
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo abr 03, 2011 7:35 pm

VascoV2 Escreveu:

Diminuição drástica da ocorrência de tumores mamários é uma informação incorrecta, uma vez que afirma isso sem saber a idade da gata em questão.
Gatas ovariohisterectomizadas até aos 6 meses têm uma redução de até 91% no risco de desenvolverem neoplasias mamárias, enquanto as esterilizadas até um ano de idade sofrem uma redução de até 86% nesse risco. A ovariohisterectomia de cadelas e gatas após este momento parece já não afectar o desenvolvimento de tumores mamários malignos.

Pode encontrar mais informação sobre neoplasias mamarias em cadelas e gatas neste documento:
http://www.repository.utl.pt/bitstream/ ... 0Gatas.pdf
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
butterflyRoy
Registado: quarta ago 15, 2007 5:43 pm

segunda abr 04, 2011 11:39 pm

Sousa112 Escreveu:
VascoV2 Escreveu:

Laquear? Qué isso? Você é ilógica. Opera a gata e castre já a gata!

boas!!

se quisesse realmente ajudar explicava!!!
carolinas
Membro Veterano

quarta abr 06, 2011 10:18 pm

Já falei com a vet e pode-se fazer estando ela já prenha. O meu dilema agora é outro. Um sitio que durante uma semana ela possa estar segura e sob vigilância para não romper os pontos. Por isso apelo a alguém de viana:

alguém que tenha uma garagem ou quarto isolado pode acolher duas gatas adultas de rua (um pouco ariscas) para repousarem uma semana e voltarem depois à rua. Seriam esterilizadas, uma delas já está grávida mas como é no começo iria-se recorrer a pôr os bebés a dormir para não virem mais esses ao mundo sofrerem. Comprometer-me-ia a ir todos os dias, limpar o que fosse necessário como a caixa da área, o lugar onde iriam ficar,etc."
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

quarta abr 06, 2011 11:02 pm

carolinas, se conseguir que alguém lhe empreste uma jaula grande ou uma transportadora de cão (duas seria o ideal) de tamanho também grande serve para as gatuxas fazerem o PO.
Não é o que se queria - um quarto ou um sótão - mas vai servir.
De preferência coloque duas transportadoras dentro - uma em cima da outra - onde elas podem dormir e quando as devolver à rua será mais fácil fechar as transportadoras com elas já lá dentro...
fiz muitos PO de gatas de rua numa jaula que me emprestaram

são só umas ideias no caso de ninguém se oferecer... :wink:
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
carolinas
Membro Veterano

quinta abr 07, 2011 9:15 pm

Pequebrado Escreveu:carolinas, se conseguir que alguém lhe empreste uma jaula grande ou uma transportadora de cão (duas seria o ideal) de tamanho também grande serve para as gatuxas fazerem o PO.
Não é o que se queria - um quarto ou um sótão - mas vai servir.
De preferência coloque duas transportadoras dentro - uma em cima da outra - onde elas podem dormir e quando as devolver à rua será mais fácil fechar as transportadoras com elas já lá dentro...
fiz muitos PO de gatas de rua numa jaula que me emprestaram

são só umas ideias no caso de ninguém se oferecer... :wink:
pode-me dizer onde posso comprar dessas jaulas? sff
Foxymop
Membro Júnior
Registado: quarta abr 20, 2011 11:25 pm

quarta abr 20, 2011 11:48 pm

Boas

Tendo em conta o tempo de gestação, fiquei sem perceber se a gata estava já com barrigona ou se ainda estava no inicio da gravidez.

É que se já está de barrigona, não concordo em pôr os bebés de uma gata de rua a dormir com a desculpa de sofrerem quando crescerem. Castrar sim e se a gravidez tem pouco tempo, tudo bem.

Acho que nesse estado o ideal era poder acolhe-la e depois tentar arranjar uma casa para os bebés. É que se ela já está com a barriga muito grande, já não deve faltar muito.

Atenção que não estou a falar para o ar. Tenho neste momento 5 "ratinhos" ali a miar, com uma semana, mais uma mãe de rua que acolhi pouco tempo antes de ela ter os bebés.. Se tudo correr bem, fico com 2 mais a mãe e tento arranjar casa para os outros 3.
Longe de mim, quando aquela "barriguda" aqui apareceu no quintal, pensar em por os bebes a dormir.

hey, mais vale ilógica que arrogante ;)
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta abr 21, 2011 7:46 pm

E vai garantir o futuro desses gatos? Vai arranjar donos para todos, vai ter a certeza que esses donos vão aceitar o encargo de os esterilizarem, se ninguém ficar com eles vai você esterilizá-los a todos?
Faz ideia de como está dificil dar gatos rafeiros para adopção?
faz ideia das dezenas, centenas de gatos que andam para aí a morrer de fome e doença porque muita gente pensa como você pensa?

Os bebés de uma gata de rua tem um futuro tão triste, tão doloroso, que inclui cegar com coriza, ser esmigalhado, morrer de frio ou de fome, que é um acto de misericórdia e de civismo esterilizar uma gata prenha.
Responder

Voltar para “Gatos”