Um novo local para as necessidades?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

quinta out 02, 2003 12:55 pm

Olá,

A minha gatinha anda com as ideias trocadas :? .

Após meses a usar a caixinha para as suas necessidades, pela terceira vez esta semana fez chichi no fogão. :o Na única placa eléctrica.

Porquê? :?

Não mudei a marca da areia, não a mudei de sítio, não alterei a alimentação... Já tive grandes "lutas" com ela para sair de cima da banca, mas sem resultados.

Decidi ir comprar uma caixa nova, maior, que ela já está a ficar grande para o tamanho da caixa. Poderá ser uma solução?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta out 02, 2003 1:05 pm

Há gatinhos que gostam de sítios lisos para fazerem as suas necessidades.
Eu aconselho-o a borrifar a placa do fogão com sumo de limão (eles não gostam do cheiro) ou então a pôr uma tigelinha com comida em cima da placa pois eles não gostam de fazer as necessidades nos locais onde têm comida. Só que nesta segunda hipótese vai-lhe criar o hábito de comer em cima do fogão que não é nada bom. Se fosse eu, optava pela primeira hipótese ao mesmo tempo que não punha nada no litter. Quando ela retomasse o hábito de fazer as necessidades no sítio certo, gradualmente encheria a caixa com as pedrinhas.
Maria João
possibly
Membro

quinta out 02, 2003 1:09 pm

Obrigada. Vou tentar o cheiro do limão.
mjoaomarques Escreveu:ou então a pôr uma tigelinha com comida em cima da placa pois eles não gostam de fazer as necessidades nos locais onde têm comida
O problema é que esta semana ela tb já fez dentro da tigela com a comida! :o Isso eu não vi. Foi o meu namorado que viu e limpou a área assim como a tigela. Mas isso pensei que talvez fosse por a caixinha estar cheia.

Será que está com algum problema? :(
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quinta out 02, 2003 1:14 pm

mjoaomarques Escreveu: Há gatinhos que gostam de sítios lisos para fazerem as suas necessidades.Eu aconselho-o a borrifar a placa do fogão com sumo de limão (eles não gostam do cheiro) ou então a pôr uma tigelinha com comida em cima da placa pois eles não gostam de fazer as necessidades nos locais onde têm comida. Só que nesta segunda hipótese vai-lhe criar o hábito de comer em cima do fogão que não é nada bom. Se fosse eu, optava pela primeira hipótese ao mesmo tempo que não punha nada no litter. Quando ela retomasse o hábito de fazer as necessidades no sítio certo, gradualmente encheria a caixa com as pedrinhas.
Não fazia a minima ideia :o . O Óscar,esta semana, também resolveu fazer fora do sitio e não foi xixi :roll: )...fez no apanhador do lixo :o :o . Claro que agora puz o apanhador em cima do tanque, mas então vou tentar essa dica do sumo do limão (realmente já tinha lido que os gatos não gostam do cheiro de citrinos)...
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta out 02, 2003 1:19 pm

Olá

Isso é estranhissimo. Limpa a caixinha de areia com que frequência? Será que agora que ela está maior não precisará de a limpar mais vezes? Pode ser uma forma de protesto dela... Talvez com a caixinha maior ajude.
E use o sumo de limão é muito eficaz eles odeiam...

Beijokas
kathleen
possibly
Membro

quinta out 02, 2003 1:24 pm

Pois é Kathleen. Ontem, depois de descobrir o fogão naquele estado, e depois de ter mostrado à Nina o que ela fez e a ir pôr na caixa, é que reparei que ela é capaz de já estar grande demais para o tamanho da Litter. Vou comprar uma maior.

Quanto a estar limpa, eu tiro os cocós todas as manhãs antes de sair, e assim que chego a casa, à tarde. Se calhar ela anda a fazer muito chichi e é isso que a incomoda. Porque cocós não são muitos. Se calhar tenho que mudar a areia toda mais vezes por semana.
Jolie602
Membro Júnior
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

quinta out 02, 2003 1:25 pm

Houve alguma alteração na rotina da casa? A gatinha pode andar stressada por algum motivo. Está esterilizada? Se está a entrar no cio às vezes é normal que não utilizem a areia e decidam ir fazer noutro sitio.
Jolie602
Membro Júnior
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

quinta out 02, 2003 1:25 pm

Houve alguma alteração na rotina da casa? A gatinha pode andar stressada por algum motivo. Está esterilizada? Se está a entrar no cio às vezes é normal que não utilizem a areia e decidam ir fazer noutro sitio.
possibly
Membro

quinta out 02, 2003 1:28 pm

Bem, ela fez agora 5 meses. Não é um bocado cedo para ter o 1º cio? Realmente ela ontem fartou-se de miar, mas isso já é normal porque ela é uma tagarela! :lol: Mas miou mais do que o costume.

Alteração de rotina? Nem por isso. Só se for da chuva e dos trovões... ela nunca tinha visto... :)
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

quinta out 02, 2003 1:30 pm

É um pouco cedo, penso eu!

Mas sabes que mesmo as alterações climatéricas implicam comportamentos diferentes em alguns gatos. ;)
possibly
Membro

quinta out 02, 2003 1:33 pm

Ontem, aqui no Porto, começou a chover granizo e a trovojar, e ela andava meia tola! Nõa sabia sob que mais móveis se havia de esconder! :o :lol:

Pensava que eram só os cães que tinham medo da trovoada... :roll:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta out 02, 2003 1:38 pm

Olá
5 meses pode ser cedo para o cio, mas algumas gatas com essa idade já o têm...

As alterações climatéricas podem influenciar.

Que tipo de areia usa?

Beijokas
kathleen
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta out 02, 2003 1:43 pm

possibly Escreveu: ...
Quanto a estar limpa, eu tiro os cocós todas as manhãs antes de sair, e assim que chego a casa, à tarde. Se calhar ela anda a fazer muito chichi e é isso que a incomoda. Porque cocós não são muitos. Se calhar tenho que mudar a areia toda mais vezes por semana.
É que há gatos e gatos. Os meus gatos de casa são uns chatos. Uso areia aglomerante e retiros os cócós e chichis (que com este tipo de areia formam bolas, muito fáceis de remover) pelo menos, duas vezes ao dia. Se por qualquer motivo não o faço, eles fazem as necessidades ao lado do litter. O Faruk é muito engraçado porque quando o tabuleiro não está a gosto, mia e leva-nos à "casa-de-banho".
Maria João
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

quinta out 02, 2003 1:52 pm

essa areia aglomerante - que parece muito prática - encontra-se à venda em supermercados? e se sim com esse nome ou tem outro? pode parecer disparate mas eu consigo passar horas a tentar descobrir onde é que as coisas estão nas prateleiras... :oops:
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

quinta out 02, 2003 1:56 pm

depois também não sou muito experiente com gatos. tenho duas mas há pouco tempo...
Responder

Voltar para “Gatos”