Suri Obstipada :-(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta abr 29, 2011 11:15 pm

Coloco o tópico mais como um desabafo e com uma preocupação que me vai atormentar :?

Já vinha a reparar que a Suri as vezes estava quase 2 dias sem fazer fezes, ficava alerta mas no final do 2º dia lá acabava por fazer. Hoje foi uma dessas alturas, a Suri não fazia fezes a quase 2 dias e depois lhe massajar a barriguinnha, achei-a um pouco mais rija que o normal e acabei por a levar ao Vet por precaução. Parecia que adivinhava :? A minha menina está obstipada :( . Depois da apalpação pela Vet e de um Raio X a barriguinha ela tem o intestino já cheio de fezes rijas.
Está medicada com um xarope para amolecer as fezes e ajudar que durante o fds ela as liberte por ela propria.

Chegamos a casa depois do vet e o dono qd chegou do trabalho foi a farmacia a meio do temporal aviar a receita, enquanto a Suri no sossego do lar resolveu ir a caixinha e fez um belo cocozão. Fiquei super feliz e liguei logo a vet que me aconselhou fazer a medicação durante o fim de semana na mesma para libertar as fezes todas que ela tem.

A minha preocupação é: Se a Suri sofre de prisão de ventre o que posso eu fazer para evitar futuramente que ela volte a ficar obstipada? Isso vai ser um preocupação constante cada vez que ela não for a caixinha, ou mesmo o que ela faz é muito pouco para o que deveria ser suposto ela libertar, em conformidade com a quantidade de raçaõ que come.

Alguem tem gatos que sofram de prisão de ventre? Como evitar as obstipações. (claro que 2ª vou a consulta de acompanhamento e vou questionar isto tudo, mas já agora queria opinião de alguem com experiencia sobre este assunto.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado abr 30, 2011 12:08 am

penso que qualquer ração de boa qualidade, com fibras (as rações anti hairball, por exemplo), ajudarão na solução desse problema. Claro que convém sempre aconselhar.se com o vet, que saberá indicar-lhe, melhor que eu, a alimentação correcta. Ter um vasinho de ervas (gramíneas) germinadas também pode ajudar, tal como incluir mais óleos e vegetais (espinafres, ervilhas) na alimentação. As melhoras!
Última edição por Chamarrita em sábado abr 30, 2011 4:53 pm, editado 1 vez no total.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
99smiles
Membro Veterano

sábado abr 30, 2011 4:50 pm

Obrigada chamarrita. Bem a qualidade da ração eu não coloco em causa porque sempre tivemos um cuidado especial em escolher boas marcas e as mais naturais possiveis.
A vet sugeriu que a causa poderia ter sido dela ter mudado de ração, uma vez que nesta altura de maior queda de pêlo eu dei-lhes 5kg de hills sentive skin para fortabelecer o pelito deles.
A Suri já tomou 3 doses de laxante e ainda não foi mais a caixinha desde a evacuação de ontem a noite. :?
Vamos continuar a vigiar e a fazer o tratamento....
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado abr 30, 2011 4:56 pm

e não está a fazer dieta específica? Experimente dar-lhe latinhas i/d da Hills, também deve ajudar - mal não vai fazer...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sábado abr 30, 2011 8:36 pm

99smiles Escreveu:Obrigada chamarrita. Bem a qualidade da ração eu não coloco em causa porque sempre tivemos um cuidado especial em escolher boas marcas e as mais naturais possiveis.
A vet sugeriu que a causa poderia ter sido dela ter mudado de ração, uma vez que nesta altura de maior queda de pêlo eu dei-lhes 5kg de hills sentive skin para fortabelecer o pelito deles.
A Suri já tomou 3 doses de laxante e ainda não foi mais a caixinha desde a evacuação de ontem a noite. :?
Vamos continuar a vigiar e a fazer o tratamento....
Mas nesta altura do ano, em que o calor aperta e eles sentem a necessidade de perder pêlo, não é a melhor altura para dar esse tipo de ração... penso eu!

A Hills tem uma ração para estomagos sensíveis que é optima :wink:

De resto, não sou apologista de tipos de rações para isto e para aquilo, o que significa que apenas tem mais químicos!

E não lhe está a dar o malte? Normalmente ajuda os intestinos, porque é uma especie de laxante...
99smiles
Membro Veterano

sábado abr 30, 2011 8:48 pm

Pathelen, eu dou-lhes malte 2 vezes por semana porque a Suri regorgita com alguma frequencia e é unica forma que tenho para controlar isso.
Eles agora só estão a comer schesir para esterilizados, até para controlar o peso da Suri que tem tendência para ser gordinha, ao contrario do Jimmy que é um lingrinhas :roll:
Só mudei porque o Jimmy quando teve Tinha o vet na altura disse que lhes fazia bem uma vez por ano e na altura de maior queda de pêlo dar-lhes 1 a 2 sacas de ração sensitive skin para manter o pêlo forte e saudável.
Mas acho que a prisão de ventre da Suri não foi disso, já deve ser dela, pk em comparação com o Jimmy sempre fez menos fezes e sempre foram muito secas.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sábado abr 30, 2011 11:24 pm

Só agora vi o tópico!
Espero sinceramente que a Suri melhore.

Aqui em casa o assunto é semelhante. A Mika tem mais tendência para engordar e também lhe noto mais dificuldade em fazer cocó que o Osky, embora felizmente nunca tenha ficado obstipada. Para ajudar à festa é ela quem perde mais pêlo e só para chatear DETESTA pasta de malte.

A Schesir é óptima, como sabes (e já uma vez me desenrascaste ;) )é o que dou aos meus, no entanto tendo a Sterelized apenas cerca de 10% de gordura, será que tem alguma influência na consistência das fezes? Ou será que não tem mesmo nada a ver?

Já agora, pergunto a quem sabe: 32% de proteína e apenas 10% de mat. gorda não será pouco para gatos ainda jovens? É uma dúvida que mantenho desde que comecei a dar Schesir Sterilized e que ainda não consegui esclarecer.

Fico a torcer pelas melhoras dela ;)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo mai 01, 2011 2:21 pm

As melhoras da Suri, 99smiles.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
99smiles
Membro Veterano

domingo mai 01, 2011 2:31 pm

Obrigada Nita e Tassebem. Acho que a Suri já fez alguma coisa, eu nã os separei durante a noite e de manhã havia fezes na caixa, a duvida instalou-se... De quem são? Jimmy ou Suri? Tivemos o domingo de manhã toda a vigiar quem ia a caixa, precisamente quando estavamos a tomar banho alguem lá foi fazer outra vez e mais uma vez não sabemos quem foi :evil:
Mas suponho que uma vez terá sido um e da outra o outro pk o Jimmy não ia fazer 2 vezes assim tão de seguida.
De qualquer forma, para quem já vai na 6ª dose de laxante está a ir muito pouco a caixinha (só 1 vez desde 6ª a noite).
Na pior das hipoteses e não me está a agradar a ideia é se ela não libertar os instetinos por ela vão ter que anestesia-la na 3ª feira e tirar as fezes com uma sonda.
Vao ficar com o recto e o colon de certeza inflamado do esforço da sonda que vai ter de entrar e sair do intestino N vezes até sair o coco todo :( :( :(

Esperemos quenão chegue a esse ponto.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo mai 01, 2011 8:30 pm

o melhor é separá-los para ver. não lhe deram um laxante? oxalá não seja preciso chegar a medidas drásticas :cry:
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda mai 02, 2011 9:15 am

A RC tem ração própria para a obstipação:
http://www.royalcanin.pt/O-seu-gato/Pro ... e-Response

FAle com o seu vet, sobre a possibilidade de utilizá-la
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda mai 02, 2011 11:18 am

E como está a Suri hoje?
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 02, 2011 12:52 pm

Boa tarde, 99smiles.

Tenho uma gata, a Leo, que tem fezes sempre muito duras e só a muito esforço por parte dela, saem. Portanto, é também uma gatinha com tendência à obstipação. O que faço é: dou-lhe a ração Intense haiball e ainda lhe coloco meia colher das de café, com parafinina líquida, misturada na ração, 3 dias seguidos a cada semana de ração.

Também, veja se não haverá o factor - falta de líquidos...? Há gatos que bebem muito pouca água e acabam obstipados.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
99smiles
Membro Veterano

segunda mai 02, 2011 1:13 pm

Obrigada pelas vossas dicas.
mais logo quando foi outra evz ao vet com a Suri, vou falar nas vossas alternativas para ajudar a regular o transito intestinal.
Felismente ela até bebe bastante agua, entre os 2 esvaziam quase 1 tigela, fora a agua que ela bebe da torneira do lavatorio.
Não sei se não será antes as bolas de pêlo que estejam a dificuldade o processo.

A Suri ontem não fez nada, ainda estava com esperança de quando acordasse ela tivesse feito durante a noite, mas nada :-(

Depois volto a dar noticias quando voltarmos do hospital com mais novidades. É provavel que gaste mais 30€ noutro RX, mas que se lixe!! Eu não quero é que ela fique doente ou crie alguma complicação por as fezes ficarem demasiado tempo no colon.
Chamarrita
Membro Veterano

segunda mai 02, 2011 1:17 pm

leonildecarvalho Escreveu:Boa tarde, 99smiles.

Tenho uma gata, a Leo, que tem fezes sempre muito duras e só a muito esforço por parte dela, saem. Portanto, é também uma gatinha com tendência à obstipação. O que faço é: dou-lhe a ração Intense haiball e ainda lhe coloco meia colher das de café, com parafinina líquida, misturada na ração, 3 dias seguidos a cada semana de ração.

Também, veja se não haverá o factor - falta de líquidos...? Há gatos que bebem muito pouca água e acabam obstipados.

Boa sorte,

Leo
Pois, também já tinha recomendado uma ração desse tipo. E latinhas, para combater desidratação e apropriadas a problemas intestinais, pois a maioria dos gatos não é lá muito amiga de beber água. Mas uma vez que a Suri está a ser seguida na vet e estão a ser seguidas as suas orientações, é esperar que funcionem e que a gata defeque, para podermos, uma vez mais, festejar a m**** :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”