Desabafo... Pós operatório Kiko e Tita

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ritinhalopes
Membro Júnior
Registado: quinta nov 04, 2010 1:22 pm

domingo mai 01, 2011 10:30 am

Olá a todos.
Quinta-feira dia 28 de Abril foi O DIA... Não queria nada fazer a operação aos meus meninos, mas já contam quase com 6 meses, macho e fêmea em casa, não podia facilitar.
Foram operados no Hospital Animal do Sul, pertinho de minha casa. Aproveitei a campanha de esterilização que estavam a fazer: 80euros as meninas, 40 os meninos.
Na noite anterior, dei-lhes o jantar e depois o Veterinário não deixou dar mais comida. De manha (acordo às 6 para ir trabalhar) foi um filme. Eles acordam a essa hora e costumam comer, pediram, miaram, eu fartei-me de chorar só de imaginar o que ia se passar e sem lhes poder explicar.
As 9 lá foi o meu marido ao Hospital deixar os meus meninos. Perguntou a que horas poderia estar com eles, mas disseram que era recomendado só os ir buscar ao final do dia.
Assim foi, por volta das 19 horas fomos buscar os meninos. Chorei muito quando os vi. Estavam já acordados, mas com o olhar cheio de medo...
A tita não tinha penso. A cicatriz estava à vista. Questionei o Vet. e ele disse que ela iria usar o Colar, como tal, preferia que estivesse a apanhar ar para cicatrizar mais rápido. O kiko estava melhor do que ela, como é óbvio.
Quando chegamos a casa, dei-lhes um pouco de água e a tita pediu colinho. Teve a noite quase toda a dormir no meu colo. O kiko estava muito preocupado com a mana, sempre a cheirá-la e a tocar-lhe com as patinhas. Não conseguimos colocar o colar. Eu até pedi para colocarem no Vet. mas eles disseram que somos nós que colocamos e não eles?! Não gostei muito. Enfim, o meu marido passou a noite toda acordado a ver se ela não se lambia na cicatriz e se o mano não tocava com mais força na barriga dela. De manhã, a minha irmã lá conseguiu colocar o colar (mas só depois de irmos ao vet pedir outro mais pequeno, pois ela é muito pequena e magra). Ela tem reagido bem. Passaram-se 3 dias e come, bebe, faz as suas necessidades. No entanto, temos dormido em quartos separados. O meu marido dorme com o kiko e eu com a tita noutro quarto. Coloquei um colchão no chão, para que ela não precise de saltar. O que me preocupa agora (e segunda-feira vou ligar ao Vet), é que ela, mesmo com o colar consegue lamber a cicatriz. Reparei ontem e hoje também! Além do mais, o irmão também quer lamber!
Estou com medo, porque amanhã é o último dia de férias e não sei como vou fazer na terça.
Deixo-os separados, cada um num quarto, com areia, comida e água durante 9 horas?! Deixo-os juntos e arrisco-me a que o kiko a lamba?!
Mas o mais chato é que a partir de terça-feira não a posso supervisionar... E o fio dos pontos está mesmo a jeito para que ela puxe.. Ajudem-me... Alguém já passou pelo mesmo?
mar72
Membro Veterano
Registado: sexta mai 21, 2010 6:44 pm

domingo mai 01, 2011 1:11 pm

realmente as coisas por aqui sao mto diferentes. Tanto os machos como as femeas vêm com suturas intradermicas que não é necessario retirar pontos. Tb não trazem qq penso colado e não usam colar. ja esterelizei mtos gatos de casa, para adopção e de colonias de rua e correu sempre tudo mto bem, sem stress para os animais...

Mesmo as cadelas tb costumam vir assim embora recentemente tenha feito uma esterelização noutro vet e veio com colar.. mas aflição era tanta e ainda era pior pelo q retirei o colar uma vez q nunca o tinha usado noutras situações...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo mai 01, 2011 2:13 pm

Coitada, Rita, que trabalhos... Mas ainda bem que as cirurgias, em si, correram bem.

É esquisito isso de não colocarem o colar no vet... Mas adiante.

O colar tem de ser suficientemente grande para impedir a Tita de lamber a cicatriz, é essa exactamente a sua função. Portanto, vai ter de ir a esse veterinário ou a outro e pedir para colocarem um colar adequado. Em alternativa, pode pedir para fazerem um penso e vestirem à Tita uma manga de rede elástica, cuja função é a mesma mas que impede também que o Kiko a lamba na cicatriz. Esta espécie de vestido de rede é que nem todos os vets utilizam, portanto depende daquele onde for.

Nunca me aconteceu um gato lamber as cicatrizes dos outros mas, se não conseguir evitá-lo pelo segundo método acima, vai mesmo ter de os deixar separados.

As melhoras da situação, e vá dando notícias.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo mai 01, 2011 2:44 pm

O meu vet faz do mesmo modo, com as gatas: sutura externa, ao ar, e colar isabelino apertado com uma coleira. O colar é colocado enquanto ainda estão a dormir, porque a primeira coisa que fazem quando acordam é justamente tentar ir lamber; e a segunda coisa é tentarem arrancar o colar :twisted: por isso, quando levo alguma gata para OVH, levo também o colar (o colar é comprado, por isso tenho sempre alguns em casa), a coleira e uma transportadora pequena com uma mantinha grande, para reduzir o "espaço de manobras" e manter a gata quente e o mais quieta possível.

Nunca precisei de separar as gatas com pontos externos. Tenho uma que, mesmo com colar grande, arranjou maneira de se "escancarar" e torcer e andar lá a lambiscar, pulverizei a costura com clorexidina e ainda levou uma borrifadela na língua. Não tornou a mexer nos pontos, mas convenceu um amiguinho a ir lá mordiscar. Ao que parece, ele exagerou, porque acabou por levar uma patada... :twisted:

Sinceramente, 5 dias após a cirurgia, não penso que deva preocupar-se. Elas não são parvas, se puxarem e doer, páram. Também é por isso que nunca tomam analgésicos, só mesmo o antibiótico, as dores obrigam-nas a ficar quietas. Mas a partir de terça já a cicatrização vai a mais de meio, falta pouco para os pontos serem tirados, a Tita já se desenrasca bem com o funil, não acho que os deva separar com receio de estragos na costura. Pode tentar ampliar o colar, colando uma tira de plástico (folha de acetato, por exemplo) com adesivo à volta, suficientemente larga para a impedir de ir à costura mas poder beber e comer. Não se preocupe tanto, as gatinhas jovens recuperam num instante e são muito mais resistentes do que parecem! :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ritinhalopes
Membro Júnior

domingo mai 01, 2011 3:48 pm

Na terça-feira vamos ao Veterinário para mostrar a Tita, dado que ele disse que assim tinha de ser. E só no dia 12 é que vamos tirar os pontos. Decidi tentar falar no trabalho e pedir mais férias, porque estou mesmo preocupada. Ainda agora o Kiko estava a tentar lutar com a mana e ela está completamente viciada em se lamber! Nós questionamos o Vet em relação ao colar, e é este o tamanho que ele indicou, pois o tamanho a cima era muito largo no pescoço. A minha gatinha é que se torce toda, parece sei lá o que, já não deve ter dores, e tenta a todo o custo lavar a cicatriz! Mas como disse, vou ligar para o Hospital amanhã. Fico mais descansada porque a cicatriz parece-me muito bem feita, sem um pingo de sangue e pequena. Obrigada pelas vossas opiniões.
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

quinta mai 05, 2011 6:00 pm

Tassebem Escreveu:Coitada, Rita, que trabalhos... Mas ainda bem que as cirurgias, em si, correram bem.

É esquisito isso de não colocarem o colar no vet... Mas adiante.

O colar tem de ser suficientemente grande para impedir a Tita de lamber a cicatriz, é essa exactamente a sua função. Portanto, vai ter de ir a esse veterinário ou a outro e pedir para colocarem um colar adequado. Em alternativa, pode pedir para fazerem um penso e vestirem à Tita uma manga de rede elástica, cuja função é a mesma mas que impede também que o Kiko a lamba na cicatriz. Esta espécie de vestido de rede é que nem todos os vets utilizam, portanto depende daquele onde for.

Na vet onde vou, é costume usar a tal rede e umas compressas de gaze, e resultou nas esterilizações das minhas gatas, em alternativa se não encontrar essas redes, pode usar uma manga de uma camisola velha, que seja apertada e faz-lhe os buraquitos necessários para entrar nas patinhas :P

Nunca me aconteceu um gato lamber as cicatrizes dos outros mas, se não conseguir evitá-lo pelo segundo método acima, vai mesmo ter de os deixar separados.

As melhoras da situação, e vá dando notícias.
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
ritinhalopes
Membro Júnior

quinta mai 05, 2011 7:11 pm

Olá a todos... Faz hoje 7 dias que os meus meninos foram operados...
Fomos ao Veterinário na terça-feira e o mesmo deu-nos os parabéns por estarmos a tratar tão bem dos meninos... A cicatriz da Tita está muito boa (segundo o VET). Ela está a dar-se bem com o colar, mas consegue lamber os pontos.. Por isso continuo de férias a vigiá-la...
Entretanto, falamos com o Dr. Serpa Santos, pois apresentamos a nossa indignação de não terem colocado logo o Colar na Tita e por não nos terem dado alternativas, consoante eu pedi. O Dr Serpa Santos - director, diz que não sabia dessa situação e que de facto foi um erro, deveriam ter colocado o colar à Tita, dado que eu comprei o mesmo lá e solicitei que colocassem.
Amanhã vou voltar lá, pois hoje reparei que no lado direito da cicatriz, a Tita tem um inchaço muito grande. Parece uma hérnia.. Não sei explicar, mas não me parece nada bem... Amanhã dou notícias.
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mai 05, 2011 8:40 pm

Naõ vai ser nada grave, vai ver. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

sexta mai 06, 2011 3:44 pm

E então já sabe o que se passa com a sua gatinha?
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
ritinhalopes
Membro Júnior

quinta mai 12, 2011 8:57 pm

E pronto, já se passaram 2 semanas desde a operação dos meus lindos.
A Tita foi hoje tirar os pontos. A cicatriz está óptima, pequenina :) O inchaço já passou, a Vet. disse que seria dos pontos internos, mas já desapareceu.
O que noto é que ela está a coçar-se bastante na zona do pescoço. Ás tantas ficou com pulgas?! Hoje cheguei a casa e tinha tanto pelo dela no chão que fiquei super assustada... Agora não sei o que vou fazer :S
Chamarrita
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 11:25 pm

pode-as ter apanhado entretanto, mas durante a cirurgia, se as tinha, saltaram fora! É desparasitar, ir vendo e cortar-lhe as unhas, para que não se magoe. Se continuar... vet com ela, pronto! :P
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”