gata com insuficiência renal

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mnativa
Membro
Registado: segunda mar 09, 2009 2:48 pm

quinta mai 05, 2011 1:29 pm

Boa tarde
Uma das minhas gatas começou a apresentar sintomas de brusca perda de peso, apatia, falta de apetite, desorientação. Está esterilizada. Levámo-la ao vet e após análises em que se detectou a insuficiência renal, está a levar diáriamente soro, vitaminas e nutrientes. Não noto quaisquer melhoras apesar da medicação e como tal estou a ponderar ter de a eutanasiar. Ela está completamente prostrada, com olhar vazio, uma magreza estrema e recusa-se a comer o paté que a vet recomendou.
Já alguem passou por isto?
O que me aconselham?
Estou muito triste!
Obrigado
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta mai 05, 2011 1:36 pm

Quantos anos tem a gata? Mas só deram pela insuficiencia num estado tão avançado? O vet não diz se há esperança de recuperação?
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quinta mai 05, 2011 2:14 pm

E pondera a Eutanásia sem ouvir uma segunda opinião?

Leve-a novamente ao vet ou a outro (era o que eu faria) para ouvir outra opinião. Não deixe passar mais tempo. Nesse estado, dias ou mesmo até horas podem ser decisivos...
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
mnativa
Membro

quinta mai 05, 2011 2:23 pm

A Bia tem 7 anos.
A vet não nos deu esperanças; diz para aguardarmos o fim da medicação intravenosa, que será de 8 dias. Depois, teremos de repetir tudo novamente mais 3/4 vezes...
Como vejo a gatita tão prostrada, receio que ela esteja a sofrer demasiado, apesar de não vocalizar em sofrimento. Cada tratamento importa no total (8 dias) em cerca de 240 euros.
Não sei o que hei-de fazer.
Tenho confiança na vet e nenhuma razão de queixa mas sinceramente receio estar a gastar euros em vão, a Bia a sofrer e mais tarde ou mais cedo ter de tomar uma decisão dolorosa....
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

quinta mai 05, 2011 3:26 pm

mnativa Escreveu:Boa tarde
Uma das minhas gatas começou a apresentar sintomas de brusca perda de peso, apatia, falta de apetite, desorientação. Está esterilizada. Levámo-la ao vet e após análises em que se detectou a insuficiência renal, está a levar diáriamente soro, vitaminas e nutrientes. Não noto quaisquer melhoras apesar da medicação e como tal estou a ponderar ter de a eutanasiar. Ela está completamente prostrada, com olhar vazio, uma magreza estrema e recusa-se a comer o paté que a vet recomendou.
Já alguem passou por isto?
O que me aconselham?
Estou muito triste!
Obrigado
Olá
Infelizmente, a minha sogra tem 2 gatinhos com insuficiencia renal :( 1 deles tem 10 anos e o outro tem 8, já era doente renal, mas foi recentemente diagnosticado com rim policistico (é persa).

Começou por ficar apatico, a não querer comer nem beber água, a perder peso... O facto é que já lá vão umas 2/3 semanas que tem andado a fazer tratamentos e aos poucos está a reagir!
Na 1ª semana, ficava o dia todo na clinica a soro e medicação só ao final da tarde ia pra casa; agora tem ido fazer soro dia sim/dia não... Não pega na ração seca, então a minha sogra vai dando a latinha à colher, a agua já vai bebendo... mas quando não bebia ela dava-lha água numa seringa.

Neste momento, já se nota que ele está mais "animado" porque já vai brincando, espera os donos à porta, etc. Claro que as médicas já avisaram que não tem cura, é um doente crónico e em qualquer momento :( mas ele não está em sofrimento e enquanto for possivel fazer algo por ele, será feito.

O outro gatinho doente renal, também teve 1 fase muito má, quando foi diagnosticado (há 4 anos) e novamente no final de 2009. Com muito esforço e medicação tem recuperado sempre!!!
Inclusive, quando foi diagnosticado como doente renal, o vet que na altura o seguia, disse que não havia nada a fazer e que ela se devia preparar para o mandar abater... a minha sogra não cruzou os braços e foi a outros vet (onde ela vai actualmente) e o facto é que ao fim deste tempo todo continua cá e tem qualidade de vida.

Mas é verdade que não é fácil, tanto em termos psicologicos como financeiros... nem toda a gente tem essa disponibilidade.
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
mnativa
Membro

quinta mai 05, 2011 7:15 pm

Obrigado pelas vossas respostas e partilha de opiniões.
A Bia começou a emagrecer há 3 semanas mas eu pensei que fosse do calor ou por algum motivo, ter menos apetite. Como tenho 5 gatos, é-me dificil quantificar o que cada um come em ração. Há uma semana ela começou a evidenciar prostração e vi que se recusava a comer, mesmo os patés de que tanto gostava.
Vou acabar esta fase de tratamentos e depois irei a outro vet, apesar de como já referi, ter confiança na actual.
Irei dando notícias da minha Bia.
Obrigado
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta mai 05, 2011 9:52 pm

Acho que mesmo confiando no vet deve pedir uma 2ª opiniao. Tambem tenho uma insuficiente renal, mas nunca teve grandes sintomas a excepçao de beber muita agua e urinar bastante. Apenas a comer raçao Renal tem estado controlado, os valores de cratinina oscilam um pouco e andam sempre acima da media, mas ela parece bem e está gordinha. Costumo fazer analises 1 vez ao mes ou de 2 em 2 meses.

Desejo-lhe melhoras e que corra tudo bem, os gatos IR por vezes tem crises graves e recuperam!
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
mnativa
Membro

quinta mai 05, 2011 10:27 pm

Obrigado Paulograve
Irei sim, ouvir uma 2ª opinião.
Por enquanto a Bia ainda só está a comer o paté renal function da Purina, que a vet receitou e bebe só água em fio da torneira, nem quer ir ao bebedouro. Espero bem que recupere... cá em casa nem conseguimos imaginar viver com a perca de um dos nossos bichinhos.
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta mai 05, 2011 10:49 pm

Dê aqui uma olhadela, já é antigo mas ajuda:

http://www.felinecrf.org/
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sexta mai 06, 2011 9:31 am

Bom dia,

No meu caso não é o gato, mas é o cão que tem insuficiência renal crónica, diagnosticada recentemente. Deixou de comer,e como conheço bem o meu cão, se deixa de comer há algo de muito errado, fui logo ao vet.

Faz soro diariamente e come ração renal. De 15 em 15 dias faz análises ao sangue e à urina e os valores de ureia e creatinina estão a baixar a olhos vistos. A vet está optimista, uma vez que ele já vai fazer 8 anos, está a reagir muito bem. Não toma mais nada além do soro.

Há dias melhores que outros, por vezes está mais em baixo, mas depois recupera.

Não desanime, não pense nos euros "mal gastos". Tudo o que fazemos por eles é sempre pouco comparado com o que nos dão em troca.

Boa sorte e as melhoras para a gatinha. Vá dado notícias do estado da pequenina :wink:
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

sexta mai 06, 2011 12:30 pm

Mnativa
O meu Putchy com 9 anos quase de um dia para o outro deixou de comer e andar. Foi ao vet ficou internado com soro e grande tratamento. Tinha insuficiencia renal.
Nunca o larguei. Consegui autorização para estar quase todo o dia metida no hospital a dar-lhe assistencia e a ajudar as médicas agarrando-o, falando-lhe, e, por vezes, tambem ralhando porque não gostava das médicas. (eles pensam que os vets só lhes fazem mal... coitados). Como não comia e não conseguiam dar-lhe seja o que for, só eu lhe metia o paté até a garganta e obrigava-o a comer. As médicas disseram que o salvei assim, porque chegou a ter 3 quilos (metade do peso normal) e grande anemia.
Durou mais 3 anos...
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

sexta mai 06, 2011 12:34 pm

Quero acrescentar que esses três anos foram de tratamento diário e com análises de tempos a tempos.

Gastei umas boas centenas de euros, mas tudo é bem empregue para se tentar salvar os nossos animais.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta mai 06, 2011 12:39 pm

Mnativa, também tenho uma gatinha com insuficiência renal. A doença manifestou-se aos três anos. Na altura esteve internada, a soro, vários dias, até os valores de ureia e creatinina baixarem e ela voltar a comer. A Alcagoita esteve por uma unha negra, mas salvou-se.

O ano passado teve nova crise, também em Maio (tenho um medo dos meses de Maio que me pelo). Também conseguiu superá-la.

Hoje está com seis anos. As ecografias que fez revelam que os rins estão em muito mau estado. Sei que não vai ser uma gatinha que vá viver muito mais, mas tem sido uma grande resistente.

Até ao momento, porque é extremamente difícil de medicar em casa e stressa muito fora dela, a única coisa que faz é a dieta Renal. Também lhe faço soro em casa, mas só quando piora e está mais prostrada. Caso contrário, já não deixa.

As melhoras da sua menina.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
mnativa
Membro

sexta mai 06, 2011 4:28 pm

Obrigado a todos por partilharem as vossas experiencias e conhecimentos, deram-me alento e esperança pois eu estava a pensar que esta situação fosse já terminal.
Hoje fomos a outra vet e perante as análises, o diagnóstico confirma-se. A Bia tomou mais soro e injecções e eu sinceramente nem me lembrei de perguntar para que eram. A Bia ficou internada até 2ª feira pois em casa não consigo que ela coma. A vet está a alimentá-la a seringa e dar-lhe-à várias doses de soro ao dia.
Também me informou que agora, na Universidade Lusófona em Lisboa, abriu muito recentemente uma unidade de hemodiálise para animais. O pior é ter disponibilidade para ir de 2 em 2 dias com o animal, para o resto da sua vida...
A Bia irá repetir as análises para a semana e fará mais fases de tratamentos; esperemos que também seja uma lutadora!
Darei mais notícias na 2ª feira.
Bem hajam pelo vosso apoio
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado mai 07, 2011 4:05 pm

Hemodiálise em gatos ou cães neste país deve ser insustentável para o dono a nível financeiro (digo eu).

Espero que a Bia esteja a recuperar! As melhoras!
<strong>
</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”