Bom dia,
Gostava se possivel que me tentassem ajudar na minha dúvida...
Tenho um gatinho com uns 4 anos aproximadamente, castrado.
Em Novembro passado, ele começou a ter uns comportamentos estranhos.
Sempre que saía da caixinha das necessidades, começava a lamber a pilinha.
Começou com este comportamento e após isso comecei a notar que ele estava dentro da caixinha e tava muito tempo pra fazer xixi..
Estes comportamentos começaram a ser mais visiveis, porque após aí o 3 dia, ja tentava fazer xixi sem ser na caixinha, e aí eu começei a reparar que ele nao andava bem...mas como nao tinha conhecimentos, pensei que fosse porque a caixinha pudesse estar com algum cheiro que ele nao se sentisse la bem dentro...
Bom....passados aí uns 5 dias, desde o 1º comportamento estranho que vi, uma madrugada, ouvi o Micha a miar (um miar completamente diferente do habitual) à porta do meu quarto.
Abri a porta e vi que ele nao estava bem, porque ao contrario do que costuma fazer, veio logo pra cima da cama, e ficou ali no fundo da cama a gemer com dores.
Fomos logo para o Vet de urgencia e a Veternaria verificou que se tratava de cristais na urina.
Esteve uma semana algaliado e a soro, e saíu (supostamente melhor..) e foi-lhe receitada uma ração propria para ajudar a dissolver os cristais da urina..
E agora é que vem a parte estranha...e ja pesquisei e não encontro nada que fale disto.
Ha coisa dumas 3 semanas para cá, começei a ver mais 1 comportamento estranho do Micha...que é e passo a citar....
Dou com ele, a fazer xixi, ao pé da taça da agua, e muitas vezes lá para dentro.
Voltei a pensar que pudesse ser da caixinha das necessidades, e optei por lhe mudar a areia com mais frequencia....(todas as semanas).
Mas a verdade é que mesmo mudando a areia, ele faz isto. Tanto faz dentro da caixinha como depois o vejo a fazer na taça da agua....
Não sei o que possa ser.
Cristais não me parece que seja, porque nao lhe mudei a raçao indicada pelo VET, e nao o vejo com dificuldade em urinar.
Alguem tem ideia do que possa ser isto?
Eu sei que parece 1 coisa parva...mas é a verdade...
Obrigado desde já e peço desculpa pelo texto longo....
Obrigado
Bruno
Xixi na taça da agua
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Olá, Bruno,
Tenho um gato que teve sintomas muito semelhantes, tirando o xixi fora do WC e a parte da manifestação de dores, porque não chegou aí. Era uma infecção urinária que não passou só com os medicamentos e a ração específica, pois o Tassebem tinha, afinal, cálculos na bexiga, que era o que estava a impedir que a infecção passasse.
A mudança de comportamentos de higiene, nos gatos, é sempre indício de que algo não está bem, e não podemos deixar passar muito tempo antes de fazermos alguma coisa. Eu aconselhava-o vivamente a falar de novo com a veterinária e relatar-lhe o que se está a passar.
As melhoras do Micha.

Tenho um gato que teve sintomas muito semelhantes, tirando o xixi fora do WC e a parte da manifestação de dores, porque não chegou aí. Era uma infecção urinária que não passou só com os medicamentos e a ração específica, pois o Tassebem tinha, afinal, cálculos na bexiga, que era o que estava a impedir que a infecção passasse.
A mudança de comportamentos de higiene, nos gatos, é sempre indício de que algo não está bem, e não podemos deixar passar muito tempo antes de fazermos alguma coisa. Eu aconselhava-o vivamente a falar de novo com a veterinária e relatar-lhe o que se está a passar.
As melhoras do Micha.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Obrigado pela resposta.
Entretanto passou-me e esqueci-me de mencionar que da 1ª vez que comecei a ver que ele fazia xixi ao pé da taça da agua....fomos novamente ao Vet...e a Dra, receitou-lhe mais uns antibióticos....e a reação dela quando lhe contei a pripecia...foi que não sabia porque
Obg
Bruno
Entretanto passou-me e esqueci-me de mencionar que da 1ª vez que comecei a ver que ele fazia xixi ao pé da taça da agua....fomos novamente ao Vet...e a Dra, receitou-lhe mais uns antibióticos....e a reação dela quando lhe contei a pripecia...foi que não sabia porque

Obg
Bruno
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
No caso do Tassebem, como não passava, fizeram-se mais exames, e a ecografia confirmou a presença de cálculos na bexiga que tiveram de ser extraídos cirurgicamente e foram mandados para análise, para ver a composição e, a partir daí, se poder chegar a alguma conslusão sobre o que teria provocado a formação desses cálculos.
Não quer dizer que seja o caso do Micha, e oxalá não seja, mas eu insistia com a veterinária e, a partir da resposta dela logo via o que havia de fazer.
Não quer dizer que seja o caso do Micha, e oxalá não seja, mas eu insistia com a veterinária e, a partir da resposta dela logo via o que havia de fazer.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
há vets que me tiram do sério quando começam com respostas disparatadas. há 2 anos levei a rita a uma vet porque a achava magrinha. disse que era de ser velhota. no natal, levei-a a outra que me tem merecido confiança. disse quase a mesma coisa. fui a outro. a rita tem hipertiroidismo. se fosse na conversa, a gata ia ter um fim triste. e pode ter se não tiver saúde para o tratamento. mas sei o que a afecta.
com respostas "não sei", eu sabia que não punha lá mais os pés. os problemas urinários podem ser fatais
com respostas "não sei", eu sabia que não punha lá mais os pés. os problemas urinários podem ser fatais