O meu Bichaninho é FIV+

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado mai 28, 2011 12:49 pm

Caros foristas,

O meu Bichaninho, adoeceu e a Vet diagnosticou-lhe FIV. Ela disse-me que é uma doença muito grave e aconselhou-me a eutanasia-lo. No entanto, eu não fui capaz de o fazer. Trouxe um antibiotico para lhe dar, mas a esperança dele sobreviver é pouca, pois recusa-se a comer.

Neste momento, sinto-me pessimamente. E estou com receio que o Gucci também seja FIV+, uma vez que eles têm estado em contacto.

Peço desculpa, mas estava a precisar de desabafar.
Última edição por June76 em segunda jun 06, 2011 10:37 pm, editado 1 vez no total.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado mai 28, 2011 1:04 pm

Cara June, lamento muito. Vai depender muito de quão adiantada a doença estiver. Pode ser que o antibiótico actue, e tente dar-lhe algum alimento, mimando-o com todos os petiscos de que ele gosta e nós habitualmente não damos. Se tiver de chegar o momento de tomar essa decisão, a própria June, conhecendo o Bichaninho melhor que ninguém, saberá quando, isto é, se vir que o AB não está a actuar e que o Bichaninho não tem esperanças de continuar a viver condignamente.

Quanto ao Gucci, a menos que eles tenham lutado, arranhando-se e mordendo-se, não é provável que tenha o vírus por contágio do Bichaninho. Mas daqui a algum tempo, com mais calma, poderá fazer-lhe a análise (é melhor ser de laboratório, e não o teste rápido).

Fica aqui um link que talvez lhe seja útil: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Desejo do fundo do coração que o Bichaninho melhore. Vá dando notícias, por favor, e desabafando sempre que quiser. Um abraço para si.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mai 28, 2011 1:13 pm

June76 Escreveu:Caros foristas,

O meu Bichaninho, adoeceu e a Vet diagnosticou-lhe FIV. Ela disse-me que é uma doença muito grave e aconselhou-me a eutanasia-lo. No entanto, eu não fui capaz de o fazer. Trouxe um antibiotico para lhe dar, mas a esperança dele sobreviver é pouca, pois recusa-se a comer.

Neste momento, sinto-me pessimamente. E estou com receio que o Gucci também seja FIV+, uma vez que eles têm estado em contacto.

Peço desculpa, mas estava a precisar de desabafar.
desculpe... eu acho que não estou a ler bem!! :o diagnosticou, como? fez testes? Imaginando que fez e deu positivo a FIV... EUTANÁSIA??? mas que grande estupidez! :o :evil: FIV em si não é uma doença, é preciso saber o que tem o gato e tratar o que for, seja FIV ou não!!! o que provoca a falta de apetite? tem alguma infecção?? oh céus, isto não pode ser verdade, estamos em 2011, a mulher e licenciada, como pode falar em eutanasiar um animal apenas porque diagnosticou (sei lá como) FIV???
Não me diga que lhe disse que o FIV se contagia por contacto e partilha das tacinhas e liteiras...?? :o :o

June, por favor, respire fundo e procure rapidamente um VETERINÁRIO... porque isto não tem pés nem cabeça!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mai 28, 2011 1:16 pm

Tassebem Escreveu:Cara June, lamento muito. Vai depender muito de quão adiantada a doença estiver.
Mas que doença, Tassebem? :o
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado mai 28, 2011 1:19 pm

Chamarrita, possivelmente a June explicou-se mal e terão sido utilizados outros meios de diagnóstico que terão detectado problemas de saúde relacionados com a fase sintomática do FIV... presumo eu do que ela disse, porque também não estou a ver que se mande eutanasiar um animal só por ser FIV+.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Atervanda
Membro
Registado: segunda mai 23, 2011 9:53 pm

sábado mai 28, 2011 1:20 pm

Chamarrita Escreveu:
Tassebem Escreveu:Cara June, lamento muito. Vai depender muito de quão adiantada a doença estiver.
Mas que doença, Tassebem? :o
FIV não é um estado de saúde quer-me parecer e se é dito que o gato está doente resta saber como se manifestou.Por vezes cruel é manter animais em sofrimento.Aguarda-se que a pessoa diga o que se passa com o gato ANTES de se tecer comentários.
June76
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 1:23 pm

Tassebem, obrigada pelas palavras de apoio.

A vet, que por acaso julgo que a Tassebem também conhece, disse-me que o caso é muito grave pois, trata-se de um gato muito jovem (2 anos) e já tem infecção. Não sei se ele foi contagiado recentemente, ou se trouxe o virus logo quando nasceu.

Seria bom que o Gucci não tivesse sido infectado, mas a minha intuição diz-me o contrário. Na segunda-feira, estou a pensar ir logo pela manhã ao veterinário municipal fazer-lhe o teste.

O Bichaninho deve ter feito o teste rápido, pois o resultado saiu em 15 minutos. E o teste de laboratório demora quanto tempo a sair?
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
Tassebem
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 1:25 pm

O teste de laboratório leva um ou dois dias, penso.

Mas que problemas apresenta o Bichaninho, para além de não comer?
Chamarrita
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 1:33 pm

Pois... o que tem o Bichaninho? Para mim, um diagnóstico de FIV não faz sentido algum... ainda se fosse estado de SIDA declarado, mas teria de apresentar sintomas antes! June, veja o caso do Óscar (Salvador da AdR), teve a vida por um fio e ultrapassou tudo, só recentemente a dona soube que ele era FIV e apenas porque resolveu testar...

Uma doença infecciosa pode agravar-se ou demorar mais a tratar por causa do FIV, mas trata-se na mesma... Pode explicar-nos exactamente o que se passa?
June76
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 1:36 pm

Eu vou tentar explicar melhor.

O Bichaninho vive com os meus avós, a cerca de 15 km da minha casa. Ontem à tarde a minha avó telefonou-me a avisar que ele recusava-se a comer e só queria estar deitado. Ao ouvir isso eu peguei no carro e fui imediatamente ve-lo. Dei-lhe ração à boca e ele comeu. No entanto, algumas horas depois deitou tudo fora.

Hoje de manhã levei-o à vet e expus a situação. Ela fez-lhe o exame de sangue e disse que não havia a menor duvida de que ele tinha FIV. Pelo que percebi, julgo que não é apenas FIV+, que já desenvolveu a doença. E que isso é muito grave por se tratar de um gato jovem, pois a doença costuma-se manifestar em idade mais avançada.

Eu só vim aqui mesmo desabafar, pois sinto que não posso fazer muito por ele.
Atervanda
Membro

sábado mai 28, 2011 1:42 pm

Permita que sugira que lhe pergunte exactamente qual o estado em que está e porque propôe o abate.Já agora estão dispostos a gastar dinheiro em tratamentos de manutenção ?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado mai 28, 2011 1:47 pm

:roll: Não pode fazer muito por ele?

O animal por estar apático e sem comer não significa que esteja a morrer.

Tirando o teste rápido que mais fez ele? Está a antibiótico injectável deduzo.

Pondera em ir a outro veterinário? Em fazer exames mais completos?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Chamarrita
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 1:54 pm

Pois eu acho que pode, June76. Prostração, falta de apetite e vómitos podem ser sintomas de muita coisa, e não se diagnostica uma fase terminal de FIV com base num teste rápido e nos sintomas que descreveu. Foram feitos exames? hemograma, bioquímicas? Olhe, eu ainda esta semana andei com o coração nas mãos, tive uma gatinha muito mal, com dificuldades respiratórias, os pulmões cheios de líquido e pensei no pior, pois há um mês faleceu-me um gato com PIF. E afinal foi apenas uma reacção alérgica, muito provavelmente ao fumo dos cigarros (já estou a fumar na rua :P). Em Outubro, a minha Chamarrita andou muito em baixo, perdeu o apetite, deixou de bater aos outros e de querer ir para a rua, vomitava, estava pálida. Fez análises e apresentava anemia, ligeira icterícia, infecção, plaquetas baixas, função hepática alterada. As culpadas deste quadro ainda estavam presas à pele, embora mortas: duas carraças. Nem sequer pedi esfregaço para saber que parasita do sangue a estava a afectar, já que o tratamento era igual. Nem sequer me foram sugeridos testes, não iam adiantar nada. Foi tratada, 3 dias depois de começar o antibiótico e com comidinha especial recuperou o apetite, passados 15 dias já era a gatinha activa e má que sempre foi... :)

Eu levaria o gato a outro vet, não tenho duvidas disso.
June76
Membro Veterano

sábado mai 28, 2011 2:01 pm

Quando recebi a notícia fiquei arrasada. As pessoas que estavam no consultório aconselharam-me todas a eutanasia-lo para evitar o sofrimento dele e o meu. Mas eu não fui capaz de fazê-lo.

Pedi à vet para o tratar. Ela deu-lhe uma injecção para baixar a febre e receitou antibioticos. Eu gastei todo o dinheiro que tinha comigo e admito que não tenho grandes possibilidades económicas. Por isso peço que não me condenem já, pois estou demasiado fragilizada.

De qualquer forma agradeço a todos pelas vossas palavras e esclarecimentos.
Atervanda
Membro

sábado mai 28, 2011 2:06 pm

June76 Escreveu:Quando recebi a notícia fiquei arrasada. As pessoas que estavam no consultório aconselharam-me todas a eutanasia-lo para evitar o sofrimento dele e o meu. Mas eu não fui capaz de fazê-lo.

Pedi à vet para o tratar. Ela deu-lhe uma injecção para baixar a febre e receitou antibioticos. Eu gastei todo o dinheiro que tinha comigo e admito que não tenho grandes possibilidades económicas. Por isso peço que não me condenem já, pois estou demasiado fragilizada.

De qualquer forma agradeço a todos pelas vossas palavras e esclarecimentos.
Era o que pensava. Boa sortegnore juízos de valor, pois é normal haver quem decide dizer que fazia tudo quando se trata dos outros, mas se se passasse com ele seria outra história. Corra tudo pelo melhor
Responder

Voltar para “Gatos”