O meu Bichaninho é FIV+

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

chillisauce
Membro Veterano
Mensagens: 612
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Localização: Tiger - Bengal
Lea - bengal
Blu - Bengal

terça mai 31, 2011 8:26 pm

:D Fico muito feliz pelo Bichaninho June, beijinhos para ele, pro Gucci e para ti xxxxxxxxxxxx :D
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta jun 01, 2011 5:01 pm

Olá, June, notícias do Bichaninho? :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
June76
Membro Veterano
Mensagens: 513
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quinta jun 02, 2011 11:40 am

Bom dia!

Quero agradecer a todos os foristas que responderam a este tópico e que desejaram as melhoras do meu gatinho. Atervanda, Bingley, Chamarrita, Chillisauce, Garfield2010, LeonideDeCarvalho, LuMaria e Tassebem muito obrigada pelo vosso apoio.

Desde Domingo à noite que não estou com o Bichaninho, mas tenho falado todos os dias com a minha avó pelo telefone e ela diz que o gatinho está praticamente "curado" :) . Já come bem, faz as suas necessidades fisiológicas e está impaciente para ir à rua dar os seus passeios. No entanto, recomendei que ela o mantenha em casa, pelo menos até ao próximo fim-de-semana, altura em que vou ver com os meus próprios olhos como ele está.

Em relação à veterinária em questão, julgo que a sua competência profissional não foi colocada em causa, pois o seu nome e da clinica onde trabalha não foram divulgados aqui. Porém, julgo que se deve ter em consideração que a clinica situa-se num meio rural, onde a maioria das pessoas não dá assim muita importância à vida de um animal e que, quando é diagnosticada uma doença para a qual ainda não existe cura, opta pela eutanásia em vez do tratamento.

Mas ainda bem que eu não o fiz.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jun 02, 2011 12:11 pm

Ainda bem que o Bichaninho está bem melhor, June. :)

Só uma observação: eu não deixaria um gato FIV+ continuar a dar os seus passeios.

E não foi por não ter sido divulgado o nome e o local de trabalho que a competência profissional da veterinária foi posta em causa. Foi porque, no que a June relatou, ela não foi posta em causa. E porque não somos veterinários, não avaliámos o Bichaninho e porque não sabemos exactamente o que se passou no gabinete de consultas.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
June76
Membro Veterano
Mensagens: 513
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quinta jun 02, 2011 12:15 pm

Aqui fica a última fotografia que tirei ao Bichaninho antes dele adoecer.


Imagem
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta jun 02, 2011 12:33 pm

Fico feliz com as extraordinárias melhoras do Bichaninho! :) Quanto ao resto, não me pronuncio mais. 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta jun 02, 2011 1:01 pm

June76 Escreveu:Em relação à veterinária em questão, julgo que a sua competência profissional não foi colocada em causa, pois o seu nome e da clinica onde trabalha não foram divulgados aqui. Porém, julgo que se deve ter em consideração que a clinica situa-se num meio rural, onde a maioria das pessoas não dá assim muita importância à vida de um animal e que, quando é diagnosticada uma doença para a qual ainda não existe cura, opta pela eutanásia em vez do tratamento.
:?


Ainda bem que o Bichaninho se curou assim tão rápido, quando por escolha da vet, já tinha a morte certa...
June76
Membro Veterano
Mensagens: 513
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quinta jun 02, 2011 1:01 pm

Tassebem Escreveu:Só uma observação: eu não deixaria um gato FIV+ continuar a dar os seus passeios.
Eu sei que é um risco, Tassebem. Foi por isso que num post inicial culpei-me por adoptado o Gucci. Hoje tenho perfeita noção que não devia ter cedido às pressões dos meus pais e dos meus avós e devia ter trazido o Bichaninho para viver comigo. Se o tivesse feito, muito possivelmente ele não teria aquirido o virus (a não ser que tenha sido contagiado em bebé). E, mesmo que tivesse, estaria mais protegido a viver num apartamento do que num regime semi-aberto.

A pessoa que me deu o Gucci disse-me que o receberia de volta em qualquer altura se, por algum motivo, eu não pudesse ficar mais com ele (caso ele não seja FIV+, suponho). O problema é que estou demasiado afeiçoada ao gatinho e não sou capaz de o devolver.

Então agora tenho uma situação complicada em mãos. Tenho dois gatos e pouco dinheiro. Os meus avós são pessoas com mais de 85 anos e é dificil convence-los que devem manter o Bichaninho fechado em casa o dia todo. E mesmo para ele é stressante ficar fechado, pois mia desalmadamente.

Eu compreendo que a veterinária tenha tido em consideração esses factores quando disse que eu devia ponderar a eutanásia.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jun 02, 2011 1:21 pm

June, e não tem hipótese de trazer o Bichaninho para sua casa? Ele estaria mais protegido, quem sabe habituava-se, e não haveria o risco de disseminar o FIV.

Quanto ao Gucci, como eles se dão bem, as hipóteses de estar infectado ou vir a estar, por via do Bichaninho, são muito baixas. Não se culpabilize por isso, nem penso que deva ponderar a ideia de o devolver.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta jun 02, 2011 5:04 pm

Considerando que o Bichaninho está castrado, não ma parece que possa disseminar o FIV. O grande perigo é para ele, que fica mais susceptível a doenças transmitidas por outros gatos, infecções respiratórias e, se caça, a toxoplasmose. Também os parasitas podem provocar danos mais graves do que num gato negativo a FIV. É para sua protecção que deve ficar mais confinado. Mas por outro lado, se stressa muito fechado, pode adoecer gravemente... o stress é terrível para os gatos. O ideal é estar na rua o menor tempo possível, preferencialmente durante a noite, que é quando os gatos ficam mais activos, e tentar manter afastados gatos errantes que possam transmitir-lhe doenças.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
June76
Membro Veterano
Mensagens: 513
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quinta jun 02, 2011 7:09 pm

marianamar Escreveu:Ainda bem que o Bichaninho se curou assim tão rápido, quando por escolha da vet, já tinha a morte certa...
Marianamar,

Por um lado acho que a vet foi um bocado precipitada em sugerir eutanásia, mas por outro, se ele reagiu à doença foi graças aos medicamentos que ela lhe receitou.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
June76
Membro Veterano
Mensagens: 513
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quinta jun 02, 2011 7:20 pm

Tassebem Escreveu:June, e não tem hipótese de trazer o Bichaninho para sua casa? Ele estaria mais protegido, quem sabe habituava-se, e não haveria o risco de disseminar o FIV.

Quanto ao Gucci, como eles se dão bem, as hipóteses de estar infectado ou vir a estar, por via do Bichaninho, são muito baixas. Não se culpabilize por isso, nem penso que deva ponderar a ideia de o devolver.
Tassebem,

Eu já pensei em trazer o Bichaninho para viver comigo e com o Gucci no apartamento. Mas fiquei com a ideia de que por eles serem muito próximos é que havia mais perigo de contágio. Eles são como dois irmãos, num momento estão às lambidelas, mas quando o Bichaninho não quer brincadeira o Gucci pode dar-lhe umas "dentadinhas de amizade" para ver se ele reage. A vet disse-me que devia fazer os testes ao Gucci e, caso este ainda não tivesse infectado, não deveria voltar a junta-los.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta jun 02, 2011 7:28 pm

June76 Escreveu: A vet disse-me que devia fazer os testes ao Gucci e, caso este ainda não tivesse infectado, não deveria voltar a junta-los.
e o que é q a June vai fazer..?
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jun 02, 2011 7:34 pm

Dadas todas as circunstâncias e como eles se dão bem e as dentadinhas são de amizade (o risco de transmissão é muito baixo), eu acho que optava por essa solução. Deixar o Bichaninho sair durante a noite, no campo, e evitar que contacte com outros gatos, como sugeriu a Chamarrita, parece-me impraticável.

O quadro ideal seria ele viver no regime a que está habituado e de que gosta, estando ao mesmo tempo protegido, mas esse não está em cima da mesa. Agora trata-se de gerir a situação da melhor forma possível.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
June76
Membro Veterano
Mensagens: 513
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quinta jun 02, 2011 7:34 pm

Chamarrita Escreveu:Considerando que o Bichaninho está castrado, não ma parece que possa disseminar o FIV. O grande perigo é para ele, que fica mais susceptível a doenças transmitidas por outros gatos, infecções respiratórias e, se caça, a toxoplasmose. Também os parasitas podem provocar danos mais graves do que num gato negativo a FIV. É para sua protecção que deve ficar mais confinado. Mas por outro lado, se stressa muito fechado, pode adoecer gravemente... o stress é terrível para os gatos. O ideal é estar na rua o menor tempo possível, preferencialmente durante a noite, que é quando os gatos ficam mais activos, e tentar manter afastados gatos errantes que possam transmitir-lhe doenças.
Chamarrita,

À noite a minha avó prendia sempre o Bichaninho em casa. Mas durante o dia deixava ele ir dar os seus passeios. Ele é castrado, mas ia para o mato caçar e regressava com ratos, passaros e pequenos repteis.

Naquela zona as pessoas têm gatos, mas não sei se existirá algum que não saia à rua. Por isso é habitual aparecerem gatos na nossa terra, inclusive o Tigradinho, que eu costumo alimentar quando vou lá ao fim-de-semana. Como o Bichaninho nem o pode ver, é possivel que tenha sido ele que o infectou durante alguma rusga.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
Responder

Voltar para “Gatos”