Gatinho novo nos braços

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Siilvia
Registado: domingo mai 29, 2011 10:50 pm

domingo mai 29, 2011 11:01 pm

Olá. Bem a minha mãe e irmã encontraram dois gatinhos abandonados no meio de uma rua, e como não podia deixar de ser trouxeram-nos para casa, acontece que um já morreu. Tenho agora um gatinho, se não estou em erro macho nas mãos, apesar de ter uma "mãe" de substituição, ela já teve os seus bebés á um mês e meio, e as temo que o leite já seja pouco, até porque tenho de estar com ela e com o pequeno para ela deixar que ele mame.

Acontece que não sei que leite lhe dar, e não quero que este tenha o mesmo caminho que o irmãozinho dele. Já consegui que os olhos abrissem, mas todos os dias tenho de lhe limpar com soro fisiológico pois as crostas acumulam-se. Alguém me pode ajudar?
Que leite devo comprar? O que devo fazer?

Nunca tive com um bebé orfão nos braços e quero muito que ele sobreviva. :( :(
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo mai 29, 2011 11:21 pm

Deve levá-lo amanhã ao veterinário. Essas secreções não indicam estar saudavel.

Pode comprar na farmácia o leite mixol que é bom e mais acessivel em termos monetários.

Boa sorte.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

domingo mai 29, 2011 11:27 pm

deves leva-lo ao vet o mais rapido possivel e comprar leite de substituição ou ires a uma farmácia comprar, se não me engano o leite que dei a minha gata RC ja vinha com biberão , mas há outras marcas, a percentagem que o gatinho sobreviva é reduzida mas com paciência e dedicação ele salva-se mas o melhor é ires o mais rápido ao veterinário para examinar o gatinho, e tens mesmo que o levar ao vet, depois ele examina..e ele dar-te-a uma latinha de leite(claro que tens que a pagar) e dizer-te como, quando e como deves alimentar o gatinho
mas se tiver a dizer algo que não devo que alguém mais experiente venha corrigir-me
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

domingo mai 29, 2011 11:29 pm

LuMaria Escreveu:Deve levá-lo amanhã ao veterinário. Essas secreções não indicam estar saudavel.

Pode comprar na farmácia o leite mixol que é bom e mais acessivel em termos monetários.

Boa sorte.
pronto praticamente disse o que a lumaria disse mas com mais testamento, leva-o o mais rápido, se puderes(monetariamente) leva-o a uma clínica de urgências
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

domingo mai 29, 2011 11:34 pm

Olá Silvia bem vinda e muitos parabens pela sua atitude! :D

O ideal seria poder leva-lo a uma consulta veterinária o mais urgente possível onde seria elucidada sobre o que fazer e também para ver o estado de saúde do gatinho.

Como não sei se o vai fazer brevemente ou se pode aqui fica algumas dicas:

A melhor maneira de alimentar o bebézinho é dar-lhe biberon, no mercado existe leite em pó (latas) para gatos, que é de fácil preparação, não vou mencionar marcas, mas em qualquer loja de animais poderá encontrar este tipo de leite. As latinhas trazem o respectivo biberon

Por favor não lhe de leite ja preparado em garrafinhas para gato e muito menos do nosso leite.

Vá mantendo ele confortável e quentinho e de-lhe muito miminho para ele nao sentir tanto a solidão :) e nao esqueça de massajar a barriguinha dele regularmente para estimular e ajudar a fazer as suas necessidades (seria o que a sua mamã lhe faria lambendo-o)

Vá dando noticias e boa sorte, não esqueça que nada é impossivel :)
Siilvia

segunda mai 30, 2011 12:03 am

Só para terça feira consigo levá-lo a um veterinário. Hoje eu estimulei-o e ele fez as suas necessidades, limpei-o, e estou sempre a dar-lhe festas e a mimá-lo. Nâo em excesso.
Ele depois de mamar, fez as necessidades e depois adormeceu, ao que o tapei com uma manta para a aquece-lo.

Os olhos até agora estão abertos. O que é um bom sinal, também responde aos estimulos e parece-me que gosta muito de festas :P

E sim, eu sei que leite do nosso nem pensar mesmo, e o preparado que se vende não é nada aconselhado. Amanhã já vou tentar comprar o leite para ele numa petshop onde já me ajudaram com os olhos dele.

Obrigado :) Vou dando noticias. :)
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

segunda mai 30, 2011 12:06 am

Silvia fico feliz por tudo estar a correr bem :)

Desculpe eu ter dito aquilo do leite..mas alertar nunca é demais, não foi por achar da sua parte algum tipo de irresponsabilidade, foi mesmo por preocupação do seu bebézito

Boa sorte!
Siilvia

segunda mai 30, 2011 12:12 am

Eu sei que não foi por mal, afinal se eu pedi ajuda :) Eu por acaso isso sabia bem que não se devia fazer, eles não toleram aquelas proteínas.

Ele felizmente está-se a adaptar muito bem, e aqueles olhinhos azuis deixam-me totalmente apaixonada por ele :D Além que não gosta de estar no ninho que fiz para ele. Gosta de explorar.

E apesar de acharem estranhos, tanto a gata como o gato que temos aqui em casa, ficam a olhar por ele.

Já agora, a gata que teve os bebés á uns tempos, ela tem as mamas muito duras, alguém me sabe dizer se é normal?
AnaNuno
Membro Veterano

segunda mai 30, 2011 12:17 am

nao sei o que quer dizer com algum tempo... se desmamou recente pode ainda ser restos de leite, por vezes aconteçe o chamado encaroçamento, agora se foi a algum tempo.. isso só mesmo sendo avaliado por um Vet
Siilvia

segunda mai 30, 2011 1:56 am

Nós demos os filhos dela no Sabado, por isso deve ser os restos de leite... Só que nunca tinha visto isso a acontecer. Mas como tenho de ir com o pequenino ao vet depois pergunto :)

Obrigado :)

Editado:

NEste momento já lhe consigo dar leitinho mixol, que foi o que pude comprar, visto ser mais barato, vou continuar a tratar-lhe dos olhos, a pôr colírio para não infectar. Ele anda muito espertinho, hoje decidiu que depois de comer e enquanto eu fui num instante passar uma toalhinha por água quente para o estimular a fazer as necessidades, que era bonito subir para o sofá e fazer xixi, não ralhei nem nada, ele é tão pequenino que não tenho coragem.

Reparei que ele já se lambe ás vezes, ele como que estava "atrasado", pois com esta idade já devia abrir os olhos, andar melhor e estar maiorzinho. Mas infelizmente com o tratamento que teve, ou não teve, não sabia o que fazer, para se limpar, com todo o cuidado tento ensinar-lhe e parece que foi ele que me adoptou :) Estou feliz por ele me aceitar como, não sua dona, mas sua amiga.
Responder

Voltar para “Gatos”