A culpa é de quem não sabe dar educação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

segunda jun 13, 2011 6:55 pm

Esta tarde, enquanto alimentava uma das colónias, aparece-me uma mulher, ainda relativamente nova, com uma criança ao colo que não deveria ter mais de 4 anos. Disse que já me tinha visto a alimentar os gatos noutro dia e veio meter conversa. Nisto, o miudo começa a balbuciar qualquer coisa parecida com "gatinhos" e a mãe mete-o no chão e diz-lhe para fazer festas aos gatos. O puto não vai de medidas e começa à chapada nas costas dos gatos, que se assustam e se refugiam atrás de mim, enquanto eu permanecia agachado a dar-lhes de comer. A mãe começa numa berraria a mandar o filho parar de bater nos gatos e a dizer-lhe para fazer festas "mais devagar". Eu volto-me para o puto e digo-lhe para não bater nos gatos que eles também sentem dor e mostro-lhe como fazer festas, passando a minha mão pela cabeça de um dos gatos. O puto vai com a mão muito devagar e, quando a tem sobre a cabeça do gato, volta a bater-lhe com força.

Nesta altura já eu começava a revirar os olhos, quer pela agressividade do puto para com os gatos, quer pela permissividade da mãe, que só sabia berrar "tá quieto". Pergunto-lhe se o filho é assim com todos os animais, ao que me responde que "ele faz isto com os cães lá em casa". Nisto, pergunto-lhe de quem é a culpa por ele agir assim com os animais e a mulher responde-me com a maior naturalidade do mundo "é dos cães que deixam que eles lhes bata e não o mordem".

Dou um suspiro, olhei-a nos olhos e afirmei: "a culpa nem é dos cães, nem é da criança, é dos pais que não a sabem educar". Por fim, pedi-lhe que se retirasse, para os animais comerem em paz.

Pelo meio, ainda fiquei a saber que esta mulher já teve vários gatos, mas que todos acabam por morrer ou desaparecer, porque não os manda castrar e deixa-os sair à rua. "Um deles até foi atropelado à porta de casa que eu vi-o lá na estrada todo rebentado dois dias depois."

Não é de admirar assim que ainda haja gente, quer crianças, quer adultos, a tratar mal os animais, quando quem os deveria educar não o sabe fazer. E como sempre, os animais é que acabam por sofrer.
CONCHAM
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm

segunda jun 13, 2011 7:19 pm

Quando falamos em educação é sempre um tema delicado pois é muito difícil convencer a pessoa de que o que faz é errado. a atitude da mãe é inadmissível e admiro a sua paciência. se fosse eu duvido que fosse tão branda nas palavras.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s escrever sobre um Dogue Alem&atilde;o, quando fores completamente babado por um :D </p>
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

segunda jun 13, 2011 7:29 pm

Olá, eu tenho uma filha de 4A, e sei que ás vezes ela parece não ter a noção do que faz :wink: , mas tem o que ela tenta fazer é testar e ver até onde é que pode ir :evil: , claro que aí entramos nós OS PAIS, temos 2 gatos um pequenota de +/-6meses e um gato de +/-1A, e por norma estão sempre aonde eu estiver e assim posso controlar a minha filha, o que faço é GRITAR(pois é um cabeça na lua e parece que só falando mais alto é que ouvem :evil: :evil: ) com a minha filha quando está a passar das marcas (atenção que nunca bateu nem fez mal a nenhum), já levou com uma arranhadelas :wink: e claro faz parte, o que lhe digo é "Bem feita, já sabes que eles não gostam disso e muito bem feita, eles não te arranham para te magoar, arranham para se defenderem pois não sabem falar, não é?! Por isso não pegues neles ao colo nem faças palermices"

E tem funcionado, mas não repreendo os gatos nunca mas sim a ela pois ela tem que perceber que tê sentimentos e que existem coisas que eles gostam e outras que não e quando não gostam demonstram através de arranhadelas, tem que se aguentar á bronca e chorar por estar arranhada, a vida não é fácil...temos que superar os pequenos obstáculos que vão aparecendo :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”