gatos de rua com TINHA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

xana05
Membro Júnior
Registado: quinta jun 23, 2011 12:55 pm

domingo jul 10, 2011 10:44 am

A ninhada que retirei da rua tem Tinha :( Nunca ouvi falar de sememlhante apesar de ter 2 gatas algum tempo. Fui ao Vet e foram medicados, além disso têm shampoo, creme para as peladas, espuma seca e muita limpeza. A minha questão é esta: como já passaram 8 dias desde o diagnóstico continuam em fase de contágio??? Na altura a Vet disse-me para nao os colocar junto com os outros animais que eu tenho mas nao especificou datas... o problema é que a minha Kikas cismou em utilizar o caixote de areia da ninhada e como nao havia maneira de a controlar 24 horas e pus a ninhada num quarto e fechei a porta :( a retaliação da Kikas foi fazer as necessidades nos vasos :evil: coisa que nunca tinha feito. Alguem teve experiencias neste sentido e que me possa ajudar?? já liguei à Vet mas nao atendeu.
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

domingo jul 10, 2011 6:38 pm

por acaso os meus nunca tiveram tinha, mas tive que mante-los fechados em divisoes separadas por algum tempo - quarto e sala porque apanharam coriza das maes.

é um bocado chato tanto para si como para os bichos ter que limitá-los a um espaço pequeno, mas tem mesmo que ser... :/

Continue a seguir as instruçoes da vet até conseguir entrar em contacto de novo com a mesma, amanha já deve conseguir.
Se calhar por ser fim de semana, nao está disponivel...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo jul 10, 2011 8:53 pm

a minha atitude perante a tinha pode parecer fria e até negligente, mas, verdade, verdadinha: tinha não mata. Só a apanham os mais débeis, com sistemas imunitários enfraquecidos ou ainda em desenvolvimento. Com tratamento, demora uns 2 meses a passar, sem tratamento demora 3... :) Não é grave. Importante é mnater tudo limpo, arejado e "ensolarado", porque os fungos gostam de humidade, calor e escuridão. As melhoras para os tinhosinhos. :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo jul 10, 2011 9:05 pm

Aqui vão uns conselhos sobre como tratar a tinha nos gatos:
1. A tinha é altamente contagiosa, transmitindo-se tanto a outros animais como ao próprio homem.
2. Por uma questão de precaução e para evitar o contágio a si própria e ao seu outro gato, deve utilizar luvas quando trata o gato doente e deve lavar as mãos após o tratamento.
3. Pelo que se deve isolar o animal afectado numa divisão da casa até estarem curados.
4. Dar banho ao gato usando um champô antifúngico.
5. As pequenas áreas afectadas podem ser tratadas com êxito através da tosquia local e da aplicação tópica de um creme ou loção antifúngicos.
6. Deve-se continuar o tratamento durante duas semans após o desaparecimento dos sintomas ou duas semanas após análises negativas

A maior parte destes conselhos tirei do livro “Manual completo do gato, cuidados, saúde e relacionamento” do Dr. Bruce Fogle, editado pela DK – Civilização Editores (que tenho em casa). As luvas foi uma dica da LuMaria num tópico já aberto sobre um gato com tinha.

Isto são apenas conselhos gerais, visto o gato deve ser acompanhado por um vet que deverá indicar quais os medicamentos, champô, cremes ou loções que devem ser utilizados para tratar do problema. Evitei de fazer referências a medicamentos, pelos motivos expostos.

Nunca tive esse problema, pelo que tive que investigar um pouco. O livro que mencionei foi o que mais credibilidade me deu.

E mais uma coisa que me tinha esquecido: o seu gatinho, como já teve contacto com o gatucho doente, não era má ideia de fazer um tratamento tópico. Aconselhe-se com o vet. E se fosse a si, tb tinha cuidado, visto ter tratado dele sem tomar as devidas precauções.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

domingo jul 10, 2011 9:35 pm

O tratamento do meu Jimmy durou 2 meses e durante esse tempo esteve isolado na marquise para não contagiar o resto da casa e a Suri.
Depois disso a marquise foi muito bem limpa e desinfectada.

Os tratamentos foram sempre feitos com luva. No minino com medicação o tratamento será de 30 dias ou mais, depende da reação do animal ao tratamento, por isso 8 dias ainda está muito no inicio.
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo jul 10, 2011 9:48 pm

e eu volto a "martelar", se não houver comprometimento imunológico, não há razão para alarmes nem contágio: nem entre gatos nem de gatos para humanos. A dermatofitose só ocorre em indivíduos com imunidade comprometida e, se calhar haver uma ou outra pelada, NÃO É NADA GRAVE. Passa!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo jul 10, 2011 9:53 pm

Chamarrita, por ser descuidada, contagiei todos os meus animais e eu própria com tinha. Vai-me dizer que estávamos todos com a imunidade em baixo?

Faça exactamente como o seu veterinário indicar. As melhoras.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Chamarrita
Membro Veterano

domingo jul 10, 2011 9:56 pm

LuMaria Escreveu: Vai-me dizer que estávamos todos com a imunidade em baixo?
vou... :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo jul 10, 2011 9:59 pm

Chamarrita Escreveu:
LuMaria Escreveu: Vai-me dizer que estávamos todos com a imunidade em baixo?
vou... :)
não esquecer que a tinha é altamente contagiosa. :wink:
LuMaria
Membro Veterano

domingo jul 10, 2011 10:01 pm

Chamarrita, tenha santa paciência.
Deixe a forista seguir as indicações veterinárias e evitar a chatice de andar a medicar todos os seus animais.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo jul 10, 2011 10:04 pm

As pessoas que sei que apanharam tinha com gatinhos da rua não estavam nada com a imunidade em baixo! Eram crianças super saudáveis!
A tinha não é mortal pois não é, mas é chata como o caraças!
Por alguma razão em certos meios se chama ao diabo "tinhoso"!
Chamarrita
Membro Veterano

domingo jul 10, 2011 10:26 pm

crianças= sistema imunitário imaturo = maior susceptibilidade a fungos e quejandos.

Pode eliminar-se o fungo, não podem eliminar-se os esporos presentes no ambiente. Por isso, quem já teve tinha em casa, acautele-se, porque pode voltar a ter.

Seja como for: não é grave, passa com ou sem tratamento. Os fungicidas tomados oralmente arruinam o fígado dos gatos, será que compensa..? A maioria das vezes, uma desifecção local com clorexidina é quanto basta. Uma dermatite bacteriana, uma sarna, sim senhor são coisas para levar a sério. Agora tinha...? Dramatizar a tinha é gozar com doenças realmente graves! :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano

domingo jul 10, 2011 10:32 pm

moslie Escreveu: A tinha não é mortal pois não é, mas é chata como o caraças!
Por alguma razão em certos meios se chama ao diabo "tinhoso"!
Diz que às pessoas faz uma certa comichão. Aos gatos, não: apenas lhes diminui a beleza temporariamente e pode ser encarada como um sinal de algo não vai bem com a imunidade. Habitualmente é só um sinal de stress.
LuMaria
Membro Veterano

domingo jul 10, 2011 10:36 pm

chamarrita, páre de colocar em causa os aconselhamentos e prescrições veterinárias. Se não quer tratar/isolar os seus animais, é uma escolha sua, mas não coloque em causa o que um veterinário aconselhou.
O que defende exactamente? Não tratar e deixar nas mãos de Deus?
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

domingo jul 10, 2011 10:49 pm

Chamarrita Escreveu:crianças= sistema imunitário imaturo = maior susceptibilidade a fungos e quejandos.

Pode eliminar-se o fungo, não podem eliminar-se os esporos presentes no ambiente. Por isso, quem já teve tinha em casa, acautele-se, porque pode voltar a ter.

Seja como for: não é grave, passa com ou sem tratamento. Os fungicidas tomados oralmente arruinam o fígado dos gatos, será que compensa..? A maioria das vezes, uma desifecção local com clorexidina é quanto basta. Uma dermatite bacteriana, uma sarna, sim senhor são coisas para levar a sério. Agora tinha...? Dramatizar a tinha é gozar com doenças realmente graves! :lol:
Lá porque não mata não quer dizer que não seja tratado e se tome precauções, de certeza que o animal não acha piada nenhuma ao incomodo e comichão. E faz comichão sim. O meu Jimmy andou sempre com colar para não se coçar. É um problema dermatologico como qualquer outro e precisa de tratamento e cuidados, especialmente se há crianças ou outros animais em casa.
Responder

Voltar para “Gatos”