Alimentação para Gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

OriNatur
Membro Júnior
Registado: sexta jul 08, 2011 8:12 pm

sexta jul 15, 2011 7:44 pm

Olá a todos,

Não sei se já existe algum tópico deste género. Estive à procura e como não encontrei resolvi postar este.

Será que alguém me pode ajudar? Tenho algumas dúvidas e gostava de ouvir mais opiniões...

Tenho dois gatos adultos (Spock e Lucky) com cerca de 5/6 anos... Um (Spock) é gordinho e pesa uns 8 kg e o outro (Lucky) apesar de não aparentar, pois é fininho, pesa uns 6,5 kg/7 kg...

O mais gordito (Spock) não parece ter problemas de maior mas o pêlo é baço (não brilhante) e tem caspa.
O outro (Lucky) também tem um bocadinho de caspa (mas menos) e o pelo também é baço mas parece ser mesmo assim, é como se fosse um cabelo seco...

Tento fazer dieta a ambos mas como não consigo controlar o que comem, optei por meter um pouco de ração de manhã e um outro pouco à noite para não ter sempre disponível porque senão o gordito (Spock) comia tudo, pois é um alarve...

Tenho lido alguns posts e fiquei com umas dúvidas sobre qual será a ração mais indicada? A húmida ou a seca?
Há quem diga que é a seca por causa dos dentes, por causa do nível de gordura, etc...
Há quem diga que é a húmida por causa dos nutrientes e que em nada influência nos dentes...
Qual a vossa opinião?

Já agora, entre as várias marcas quais é que aconselham?
Já alguém ouviu falar na Husse? Alguém aconselha? Eu já experimentei a areia da Husse e fiquei bastante satisfeito. Será que a comida deles também é boa? Pelo menos as amostras que me deram, os bixanos gostaram...
Já me falaram muito bem da Royal Canin mas é um pouco cara...

Também já li em outros fóruns/posts que muitos vets aconselham a Friskies ou a Whiskas devido à sua relação qualidade/preço. E que só costumam aconselhar as outras para venderem e terem lucro, mas que depois aos animais deles dão Friskies ou Whiskas...!!!

Actualmente dou Friskies para Gatos Esterilizados pois além de ter baixas calorias diz que faz bem aos cálculos renais...
No entanto já me disseram que rações com baixos níveis de gordura é o que faz eles terem os pêlos baços e com caspa...
Que faço? Ou lhes faço dieta e andam "feios" ou engordam e andam "bonitos"?!!!!

Depois, também se mete a questão de algumas rações fazerem testes em animais! :o
Nisto eu nem queria acreditar... Como é que alguém que faz rações para animais, faz testes horrendos nesses mesmos animais?!!!

Sei que cada um deve ter a sua opinião mas deve haver algum consenso não?
Agradeço a atenção desde já.
Cumprimentos
patzz
Membro
Registado: sexta dez 25, 2009 9:05 pm

sexta jul 15, 2011 10:18 pm

Wow topico comprido :p

Ora bem, o resultado do Spock estar mais gordito, com pêlo baço e caspa é resultado de uma alimentação menos adequada.

Quanto à duvida entre alimento seco e húmido, dê-lhes sempre ração seca. Uma ração de qualidade cobre as necessidades nutricionais dos seus gatos na totalidade. Alimentos húmidos e guloseimas são dispensáveis. As rações são boas também para os dentes.

Eu aconselhava Royal Canin, até as gamas mais viradas para o controlo do peso ;p mas pronto é a minha opinião. Vá comparando rações e a sua relação qualidade/preço. Peça também opinião ao seu vet para encontrar uma ração de razoável qualidade e que tenha um preço mais acessível.

Mas já agora... não opte por Friskies ou Whiskas. São rações com muitos aditivos e gordura. As gorduras fazem bem ao pêlo e aumentam o brilho mas não são todas as gorduras, apenas os óleos essencias (ómegas).

Espero ter ajudado! x)
OriNatur
Membro Júnior

sábado jul 16, 2011 9:23 am

Pois, desculpem realmente o tamanho do tópico mas tinha tanto para expôr... 8)

Obrigado desde já pela sua resposta e ajuda.

Eu bem tentei comparar rações mas como não sou entendido no assunto pelos vistos não escolhi a melhor. Eu optei pela Friskies pois andei a comparar os rótulos e era a que tinha menos quantidade de gordura. A gama que compro (Gatos Esterilizados) tem cerca de 8% e as outras rondam os 12% ou até mais...
Mesmo as de outras marcas, supostamente boas e conhecidas, também têm percentagem de gordura elevada...
Ora se os gatos já são "gordinhos"...

Já perguntei ao vet mas ela aconselha, claro está, a ração que vende lá no estabelecimento... E que não é barata...
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado jul 16, 2011 10:11 am

Subscrevo o que o patzz disse, e deixo a minha opinião:
Friskies e comidas do género é muito mau mesmo, carbohidratos em excesso, corantes, etc...
Parece-me que os seus gatuxos precisam de uma dieta, dê-lhes apenas Xgr(consulte o rótulo da embalagem de ração para em função do peso do gato se guiar na quantidade de ração a dar) de ração por dia dividido, pelo menos em 3 vezes, se possivel. Ah e de preferencia uma ração light ou para gatos esterilizados.
Relativamente a marcas boas, tem muitas! Nos hipers tem Purina One, Perfect fit, Ultima. Uma boa relação qualidade/preço, por muitas experiencias aqui de pessoal, que não é o meu caso, pesquise na net por Arden Grange, vai encontrar o contacto e pode fazer encomendas on-line (à confiança), a ração tem uma óptima qualidade e um preço muito acessivel.
Quando lhe mudar a ração, não se admire que ele não queira a nova, o gato da minha sogra quando lhe fizemos o desmame de Friskies, parecia um toxicodependente, não queria de forma alguma outra ração, fez-se a transição de forma progressiva e ele escolhia os graos, até que ela deixou mesmo de dar a Friskies, ele andou 2 dias que quase nem comeu. Assim que começou a comer, agora devora a nova ração, tem um pêlo muito mais bonito, e menor queda do mesmo!
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
isabelvieira
Membro Júnior
Registado: quarta abr 09, 2008 11:34 am

sábado jul 16, 2011 11:07 am

Pode adequidir Royal Canin ou outras marcas premim a preços muito bons online.

Os meus comem Royal Canin indicado para persas, mandado vir online e em sacos grandes fica ao preço das marcas menos boas que se compram nos supermecados.

Vale a pena investir numa boa ração para os seus gatinhos, vai agradecer mais tarde, indepedendentemente de ser Royal Canin ou outras,...
OriNatur
Membro Júnior

sábado jul 16, 2011 12:02 pm

Estive a ver na internet a diferença entre a Arden Grange e a Husse e parecem-me bastante idênticas...

A Husse tem ração Light e ração Urinary. A Arden Grange só tem Light.

O Spock é gordito mas o Lucky apesar de estar um bocadinho "cheio" tem mais tendência a problemas urinários... E de vez em quando vomita mas a vet diz que é normal eles de vez em quando fazerem isto, que é para se limparem... Embora o Spock nunca o tenha feito.

Alguém me pode dizer onde posso arranjar amostras da Arden Grange?

Já agora Isabel, poderia me dizer onde compra a sua online para eu verificar os preços da Royal?

Obrigado
Byanca
Membro Júnior
Registado: sábado jun 18, 2011 4:35 pm

sábado jul 16, 2011 12:04 pm

Também eu mandei vir uma saca de 10kg de rc numa loja online que me ficou por 55€, a mesma no vet ronda os 85€.

Não é (só) por vender marcas de gama alta que o seu vet lhe diz para as comprar, é porque é efectivamente a qualidade é incomparável às marcas que tem comprado no supermercado.

A única gama boa da purina é a pro-plan, outra marca excelente é a hill's.

A ração de gama alta, se soubermos fazer bem as contas e compararmos acaba por não ficar mais cara, antes pelo contrário. Para já evita idas ao vet, pois para mim uma boa alimentação é fundamental para uma boa saude do animal; quanto maior for a saca que comprar, mais barata se torna ao quilo; as rações de alta gama são mais saciantes que as outras e por este facto precisam de comer menos quantidade; mas também é verdade que são menos apetitosas que as de supermercado. É como comparar um hamburguer da Mc donald's a uma boa comida tradicional. Qual é a que a maioria dos miúdos preferem?

Com os gatos é igual... ao princípio é certo que não irão gostar. mas seja como for qualquer mudança de alimentação nos gatos deve ser feita de forma gradual ao longo de uma semana. A cada dia vai-se diminuindo a ração habitual e aumentar a nova, evitando-se dessas forma problemas gastro intestinais.
Byanca
Membro Júnior

sábado jul 16, 2011 12:07 pm

Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

sábado jul 16, 2011 12:17 pm

Byanca Escreveu:as rações de alta gama são mais saciantes que as outras e por este facto precisam de comer menos quantidade; mas também é verdade que são menos apetitosas que as de supermercado. É como comparar um hamburguer da Mc donald's a uma boa comida tradicional. Qual é a que a maioria dos miúdos preferem?
Nao sei se os meus é que sao diferentes, mas preferem a RC à Cat Chow. Tenho misturado as duas e fica sempre a sobrar mais da Cat Chow, comem primeiro os graozinhos da outra e deixam a que gostam menos para o final.
patzz
Membro
Registado: sexta dez 25, 2009 9:05 pm

sábado jul 16, 2011 12:37 pm

paulograve Escreveu: Friskies e comidas do género é muito mau mesmo, carbohidratos em excesso, corantes, etc...
Parece-me que os seus gatuxos precisam de uma dieta, dê-lhes apenas Xgr(consulte o rótulo da embalagem de ração para em função do peso do gato se guiar na quantidade de ração a dar) de ração por dia dividido, pelo menos em 3 vezes, se possivel. Ah e de preferencia uma ração light ou para gatos esterilizados.
...
Quando lhe mudar a ração, não se admire que ele não queira a nova, o gato da minha sogra quando lhe fizemos o desmame de Friskies, parecia um toxicodependente, não queria de forma alguma outra ração, fez-se a transição de forma progressiva e ele escolhia os graos, até que ela deixou mesmo de dar a Friskies, ele andou 2 dias que quase nem comeu. Assim que começou a comer, agora devora a nova ração, tem um pêlo muito mais bonito, e menor queda do mesmo!
Bem verdade. Um gato habituado a friskies ou whiskas, dificilmente vai pegar noutra ração. Por causa dos aditivos estas rações são muito saborosas para eles. Comparando estas marcas com outras mais conceituadas, estas ultimas não têm quase sabor nenhum, embora para a saúde e aspecto geral do animal sejam muito melhores!
É bastante boa ideia encomendar da net, sempre fica mais barato. Para além disso, como nas melhores marcas os sacos de ração são de 4kg, 10kg etc, a diferença no preço final não é assim tão diferente do que comprar aquelas embalagens mais pequenas no supermercado.
Byanca
Membro Júnior

sábado jul 16, 2011 1:05 pm

Satomi Escreveu:
Byanca Escreveu:as rações de alta gama são mais saciantes que as outras e por este facto precisam de comer menos quantidade; mas também é verdade que são menos apetitosas que as de supermercado. É como comparar um hamburguer da Mc donald's a uma boa comida tradicional. Qual é a que a maioria dos miúdos preferem?
Nao sei se os meus é que sao diferentes, mas preferem a RC à Cat Chow. Tenho misturado as duas e fica sempre a sobrar mais da Cat Chow, comem primeiro os graozinhos da outra e deixam a que gostam menos para o final.

Pois... o meu filho de 12 anos também não gosta de mc donald's :lol:
OriNatur
Membro Júnior

segunda jul 18, 2011 4:50 pm

Obrigado a todos pela ajuda e informações...

Bem já pedi amostras da Arden Grange, da Royal Canin e da Husse para ver qual os bixanos gostam mais...

Quanto aos preços, mesmo comprando online e em grandes quantidades fica sempre mais caro (quase o dobro) das de supermercado...
Só se for mesmo por realmente serem melhores...

Mas mesmo assim continuo com uma dúvida... Como é que uma ração light com 11% de gordura (Royal Canin) e uma ração light com 8% (Friskies) pode ser melhor? Não irei engordar os gatos em vez de conseguir que reduzem peso?
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda jul 18, 2011 5:10 pm

Orinatur, A RC tem uma gama vet young male skin, que é para esterilizados e ainda trata do pêlo.
Se eles andam com caspa e o pêlo baço, eu faria um tratamento com essa gama da RC.
É um pouco mais cara, mas gastar dinheiro numa boa ração é poupar dinheiro em consultas e tratamentos no veterinário :wink:

Veja o site da tiendanimal.es eles relamente têm promoções, é uma questão de pesquisar.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda jul 18, 2011 5:13 pm

OriNatur Escreveu: Mas mesmo assim continuo com uma dúvida... Como é que uma ração light com 11% de gordura (Royal Canin) e uma ração light com 8% (Friskies) pode ser melhor? Não irei engordar os gatos em vez de conseguir que reduzem peso?
A qualidade da gordura tb conta, e se for gordura de peixe (os omegas) é o que melhor lhes faz ao pêlo.
A friskies como já foi dito equivale ao comer macdonalds todos os dias. (corantes e gorduras de má qualidade, sem vitaminas e minerais essenciais).
OriNatur
Membro Júnior

segunda jul 18, 2011 5:14 pm

Pois mas é que os meus "gatitos" já têm 7 anos... Não deve ser recomendável dar ração "Young"...
Sim vou estar atento a esse site que parece ter bons preços... Não tão bons como os do supermercado mas realmente mais vale dar uma ração melhor e tê-los de melhor saúde...
Responder

Voltar para “Gatos”