Infelizmente, o que me tráz aqui não é uma boa notícia.
Acabei de chegar do veterinário.
Uma amiga ligou-me aflita porque estava sem carro e o gato estava muito doente. Desde ontem que não comia, estava muito murcho e agora estava roxo (é um gatinho branco, lindo, irmão da minha Nina).
Fui buscá-la e realmente assim era. Um gato tão vivaz como é, tão irrequieto, dentro da transportadora, mudo e calado, nem um mio sequer. Tinha os olhos e o queixo inchados, e ficou magrinho de um dia para o outro.

Fomos ao vet de urgência, e logo à entrada o vet perguntou se ela lhe tinha dado alguma coisa, ao que ela responde: meio Ben-un-ron...

O vet arregalou os olhos e disse para esperarmos.
Passado um pouco, entramos na sala de consultas e confirmou o que diagnosticou com os olhos. O gatinho tinha uma anemia derivada da falta de hemoglobina causada pelo medicamento. Quase sempre, uma anemia fatal.

A minha amiga começou a chorar e a culpabilizar-se por ter sido tão descuidada.
O vet disse que ele ficou desideratado e precisava de soro, e de fazer um tratamento para repôr a hemoglobina que perdeu. No entanto este tratamento não é 100% eficaz. Muitas das vezes não o é de todo...
Assim, rapou-lhe o pêlo da patinha, pôs a agulha e enrolou-o em fita adesiva. Pôs-lhe um "abajour" para ele não tentar arrancar o soro e pô-lo numa casinha de metal junto a alguns cães que também lá estavam internados.
Acabei de chegar do veterinário.
E a única coisa que me passa pela cabeça é gritar com a minha amiga, pela sua negligência.

Mas, pensando bem, há repreensão maior do que a culpa da possível morte do seu próprio gato?
O vet ficou de ligar amanhã para irmos ver o gatinho.
Vou ser sincera. Ele não me pareceu convencido da sobrevivência do gato.

Desculpem o desabafo, mas estou tão triste e tão irritada ao mesmo tempo! Quer dizer, eu nunca daria um medicamento humano a um gato e muito menos sem consultar o vet. Mas foi um gesto tão ignorante como inocente. E o sentimento de culpa dela é tão grande que não fui capaz de dizer "para a próxima tens que ter cuidado!" Sei lá se vai haver uma próxima...

Beijinhos para todos. Depois dou notícias.