Erro (provavelmente) fatal...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

sábado out 11, 2003 1:29 am

Olá a todos.

Infelizmente, o que me tráz aqui não é uma boa notícia.

Acabei de chegar do veterinário.

Uma amiga ligou-me aflita porque estava sem carro e o gato estava muito doente. Desde ontem que não comia, estava muito murcho e agora estava roxo (é um gatinho branco, lindo, irmão da minha Nina).

Fui buscá-la e realmente assim era. Um gato tão vivaz como é, tão irrequieto, dentro da transportadora, mudo e calado, nem um mio sequer. Tinha os olhos e o queixo inchados, e ficou magrinho de um dia para o outro.:(

Fomos ao vet de urgência, e logo à entrada o vet perguntou se ela lhe tinha dado alguma coisa, ao que ela responde: meio Ben-un-ron... :o

O vet arregalou os olhos e disse para esperarmos.

Passado um pouco, entramos na sala de consultas e confirmou o que diagnosticou com os olhos. O gatinho tinha uma anemia derivada da falta de hemoglobina causada pelo medicamento. Quase sempre, uma anemia fatal. :cry:

A minha amiga começou a chorar e a culpabilizar-se por ter sido tão descuidada.

O vet disse que ele ficou desideratado e precisava de soro, e de fazer um tratamento para repôr a hemoglobina que perdeu. No entanto este tratamento não é 100% eficaz. Muitas das vezes não o é de todo...

Assim, rapou-lhe o pêlo da patinha, pôs a agulha e enrolou-o em fita adesiva. Pôs-lhe um "abajour" para ele não tentar arrancar o soro e pô-lo numa casinha de metal junto a alguns cães que também lá estavam internados.

Acabei de chegar do veterinário.

E a única coisa que me passa pela cabeça é gritar com a minha amiga, pela sua negligência. :?

Mas, pensando bem, há repreensão maior do que a culpa da possível morte do seu próprio gato?

O vet ficou de ligar amanhã para irmos ver o gatinho.

Vou ser sincera. Ele não me pareceu convencido da sobrevivência do gato. :cry:

Desculpem o desabafo, mas estou tão triste e tão irritada ao mesmo tempo! Quer dizer, eu nunca daria um medicamento humano a um gato e muito menos sem consultar o vet. Mas foi um gesto tão ignorante como inocente. E o sentimento de culpa dela é tão grande que não fui capaz de dizer "para a próxima tens que ter cuidado!" Sei lá se vai haver uma próxima... :(

Beijinhos para todos. Depois dou notícias.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado out 11, 2003 1:37 am

Tendo em conta que o Paracetamol é tóxico para os felinos a partir de 75 mg e um comprimido (adultos) terá 500, dá para ver a gravidade da situação.

Não vale a pena gritar com a sua amiga ( percebo a sua atitude) o melhor é certificar-se agora de que ela nunca mais recorre a auto medicação.

E fazer força para que o gato sobreviva.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

sábado out 11, 2003 3:54 am

boas!!!

fiquei muito triste com esta historia mas tou na esperança que o miau recupere ......

em relaçao a sua amiga penso que podera aprender na pior maneira pq o sofrimento pelo qual ela devera estar a passar ja é suficiente mau, com certeza que ela nao voltara a fazer.

fico a torcer pelo miau e deus queira que seja mais un "surviver".
:evil:
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

sábado out 11, 2003 8:51 am

Poix!! :( Aqui já muito se tem falado sobre o perigo de medicamentos humanos para os animais...aliás vou procurar o tópico que abri sobre isso, pois há por aqui muitos foristas novos e este sim é um assunto muito sério.

Mas a sua amiga certamente não sabia (tal como eu antes de frequentar o forum) da toxicidade do paracetamol para os gatos. O pensamento deve ter sido " Se é isto que se dá a um bébé de 3 kg...não deve fazer mal a um gato" :?

Foi literalmente um acidente por ignorância...e isso acontece!

Tenho muita pena do gatinho e também da sua amiga...que deve estar zangadissima com ela própria e sentir-se impotente para reparar o erro dela.

Espero sinceramente que o gato recupere.

Vá dando noticias da evolução(boa ou má)...sempre há-de servir como alerta.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado out 11, 2003 9:26 am

Bom dia.

Fiquei mesmo triste com essa situação... mas realmente gritar com ela, neste momento, não ajudaria em nada. Basta o sentimento de culpa que ela acarreta e possa continuar a acarretar... :( . Vou rezar ao meu Anjo para esse gatinho sobreviver.
A minha Nina tb teve um caso de intóxicação e safou-se, pode ser que esse tb se safe. Oxalá que si. Vamos é torcer, TODOS, para que ele fique bom e não tenha passado de um susto por negligencia do dono, além da falta de conhecimentos... :( .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

sábado out 11, 2003 12:56 pm

É daquelas coisas em que se pode dizer "quem não sabe é como quem não vê"... ela com toda a certeza achou que estava a fazer o melhor... vamos torcer para que o gatinho sobreviva e recupere totalmente e que este tópica sirva para alertar sobre os enormes perigos da auto-medicação...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

sábado out 11, 2003 1:38 pm

Olá.

Muito obrigado pelas respostas.

A minha amiga está inconsolável, não dormiu nada.

O vet já ligou e disse que ele está na mesma: murcho e meio azulado. Mas tb ainda só passaram 12 horas. Pelo menos está alimentado (pelo soro) e ele é um gato forte e robusto.

Vou ao vet mais logo ver o gatinho.

Ele vai ter que ficar internado pelo menos até segunda-feira. Se não houver evolução, temo que o vet vai aconselhar pô-lo a dormir... :cry: Isto pela conversa dele ontem.

Estou muito ansiosa. É uma espera terrível que parece que dura anos. E o pobre do gato está a sofrer. :( E dona também, e eu também...
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

sábado out 11, 2003 1:59 pm

Olá

Pois é Possibly, esta é daquelas situações pelas quais ninguém gostaria de passar. Acho que fez muito bem em não culpabilizar a sua amiga, porque ela irá aprender, da pior maneira, quais as consequências de ter auto-medicado o seu gatinho, pois mesmo que ele sobreviva (e eu espero sinceramente que sim) a "licção" já foi aprendida. Não creio que ela volte a fazer o mesmo em qualquer outra situação.

Para a sua amiga são horas muito complicadas, são sentimentos de culpa que se mantém uma vida inteira, e no fundo ela só queria que o seu peludinho ficasse bom, são daqueles erros que se cometem por desconhecimento e por tão bem querermos aos nossos amigos.

Desejo sinceramente que o gatinho recupere.
E muita força para vocês as duas que neste momento bem precisam.

As melhoras.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado out 11, 2003 2:39 pm

:( :( :(

Que dizer mais?
Tanto se tem falado dos perigos da auto-medicação e também dos medicamentos humanos a animais, sobretudo gatos :? :?

A ignorância provoca estas coisas ...
possibly, não é "gritar" com a sua amiga, mas com compreensão fazer-lhe ver estes perigos ... embora ela esteja a aprender da pior forma ... mas não deixe de sublinhar que nunca mais deve fazer destas coisas ...

Vamos mesmo torcer com muita força para que esse gatinho sobreviva ...
Pode ser necessário dar-lhe mais tempo ... às vezes parece que não conseguem, e conseguem ... e se ele é forte .... Vamos ter esperança :|

A mim faz-me sempre um bocado de "confusão" falar-se ou pensar-se logo em "adormecer" .... Só mesmo em casos irrecuperáveis mesmo

Vá dando notícias e ... força
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado out 11, 2003 8:58 pm

Olá,

mas que notícia triste... Vamos torcer todos para que o gatinho sobreviva.
De facto acho que não vale a pena gritar com a sua amiga, ela pensava estar a fazer o melhor e está a aprender o erro da pior maneira possível.
Eu nunca administraria nada a um animal sem perguntar ao vet primeiro, mas entendo a atitude da sua amiga. Acho que os vets deviam fazer sempre uma sensibilização aos donos dos animais sobre o perigo da utilização de medicamentos humanos.
O Paracetamol aparentemente seria inofensivo, só que em gatos pode ser fatal...

Espero que o menino aguente.

beijokas
kathleen
ELT
Membro Júnior
Registado: terça set 30, 2003 5:18 pm

sábado out 11, 2003 9:04 pm

:) Olá

É de facto uma notícia muito triste. Espero sinceramente que o gatinho recupere. Quanto à sua amiga, muito embora tenha cometido um erro que pode vir a ser fatal para a vida do seu peludinho, não vale a pena agora recriminá-la. Creio que o pior castigo que ela terá, é a sua própria culpa e o seu remorso. Certamente que este erro lhe virá a ser útil no futuro.
Estou a torcer pelas melhoras do gatinho. Vá dando notícias.
Beijinhos
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sábado out 11, 2003 10:11 pm

Desculpem...mas nao percebi uma coisa...mas porque raio se vai dar Ben-un-ron a um gato???????????????

valha-me deus!

Espero as melhoras do gatinho, que nao tem culpa da ignorância da dona. Desculpem-me lá mas não acho outra palavra.
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

sábado out 11, 2003 10:45 pm

boas

cara bernadinha sao erros que as pessoas cometem por pura ignorancia
mas acha que a senhora esteja ja a pagar um preço muito alto vendo o seu miau a sofrer, so espero é que o mafarrico recupere :( :( :(
vamos torcer mais pelas melhoras dele.

:evil:
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

domingo out 12, 2003 9:27 am

olá possibly...entao existem novidades?
bem eu sinceramente acho que a melhor atitude com a sua amiga nao será propriamente ''gritar com ela'' acho que realmente cometeu um enorme erro :( em dar o benuroum ao ''peludinho...'' mas enfim...penso que nao e a gritar que o gatinho ficara melhor e penso que infelizmente ver o peludinho a sofrer ja é castigo suficiente... :( :(

Ás vezes as boas intençoes acabam por ter concequencias muito más senao tivermos a certeza que iram ser beneficas...!mais vale perguntar do que ficar na ignorância ou ate mesmo cometer um enorme erro!
Bem desejo muito boa sorte para esse peludinho...
espero que melhore e que sobreviva e que a dona aprenda bem a lição.(para infelicidade do gatinho)..para nao repetir o mesmo erro!

beijinhos e dê novidades :? :? :o :roll:
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

domingo out 12, 2003 10:36 am

:o :o :o :o :o :( :( :(
Bem... que coisa.... Mas afinal o que é que o gatinho tinha para a sua amiga se lembrar de dar um benuron??!!!
A sua amiga deve estar a sentir-se bastante mal, e infelizmente vai aprender da pior maneira... :?
Espero que o gatinho se aguente. Va dando noticias.

Beijokas
Responder

Voltar para “Gatos”