Gata de rua mt mt doente que ñ se deixa apanhar. ajuda
Moderador: mcerqueira
Olá a todos.
- Não sei a idade desta gata, conheço-a à 3 anos.
- Já teve várias ninhadas mas na sua ultima gravidez a barriga ainda não tinha crescido muito e não sei como lá deve ter tido um aborto.
- Esta gata sempre teve a respiração muito ofegante e no verão sempre piorava.
- Ela está novamente grávida e já com uma barriga grande, a respiração já antes um bocado de lhe começar a notar a barriga começou a piorar a olhos vistos.
Resumindo, está com pouca energia, sempre debaixo dos carros e fui agora dar-lhes de comer e ela só apareceu porque o carro onde ela estava escondida começou em andamento. Não quis comer e estava sempre a aninhar-se e a respiração é agoniante de se ver. Está com a boca aberta e como os peixes fazem, cada vez que respira abre e fecha a boca e todo o corpo parece que incolhe todo cada vez que inspira e os olhinhos estão meios abertos.
O pior é que não consigo apanha-la, tenho já uma armadilha que me emprestaram mas ela não está com vontade de comer logo a armadilha não hade servir de muito, e consigo-me aproximar dela mas quando ve as minhas mãos a chegar perto dela foge.
Alguém me pode dar sugestões por favor. Esta gatinha (chama-se Mimosa!) está num terrivel sofrimento e quero tanto ajudá-la.
- Já teve várias ninhadas mas na sua ultima gravidez a barriga ainda não tinha crescido muito e não sei como lá deve ter tido um aborto.
- Ela está novamente grávida e já com uma barriga grande, a respiração já antes um bocado de lhe começar a notar a barriga começou a piorar a olhos vistos.
Resumindo, está com pouca energia, sempre debaixo dos carros e fui agora dar-lhes de comer e ela só apareceu porque o carro onde ela estava escondida começou em andamento. Não quis comer e estava sempre a aninhar-se e a respiração é agoniante de se ver. Está com a boca aberta e como os peixes fazem, cada vez que respira abre e fecha a boca e todo o corpo parece que incolhe todo cada vez que inspira e os olhinhos estão meios abertos.
O pior é que não consigo apanha-la, tenho já uma armadilha que me emprestaram mas ela não está com vontade de comer logo a armadilha não hade servir de muito, e consigo-me aproximar dela mas quando ve as minhas mãos a chegar perto dela foge.
Alguém me pode dar sugestões por favor. Esta gatinha (chama-se Mimosa!) está num terrivel sofrimento e quero tanto ajudá-la.
Eu sei que não serve de muito numa situação urgente como esta. Mas só com muita paciência e persistência é que se pode fazer alguma coisa. Se a gata tivessa alguma confiança consigo, seria mais fácil apanha-la. Assim, só estando bastante tempo ao pé dela até lhe ganhar a confiança. Tente pedir ajuda para ver se a consegue apanhar.
O que descreve sobre as condições de saúde da gata, não abonam muito à sobrevivência dela. O mais certo é esta gravidez agravar os problemas de saúde que a gata deve ter.
Vá tentando que ela se habitue a si, Por vezes é o melhor.
Existem outras pessoas mais experientes que podem dar melhores conselhos daqueles que dei.
Desejo-lhe boa sorte.
E já agora, o que vai fazer da gata quando a apanhar? Vai levála ao vet, espero.
O que descreve sobre as condições de saúde da gata, não abonam muito à sobrevivência dela. O mais certo é esta gravidez agravar os problemas de saúde que a gata deve ter.
Vá tentando que ela se habitue a si, Por vezes é o melhor.
Existem outras pessoas mais experientes que podem dar melhores conselhos daqueles que dei.
Desejo-lhe boa sorte.
E já agora, o que vai fazer da gata quando a apanhar? Vai levála ao vet, espero.
Ela já me conhece muito bem. Mas nem a mim nem a um senhor que já a conhece e alimenta à mais tempo ela dá "confiança". Amanhã vou muito cedo de manhã, mais o meu namorado para me ajudar, tentar encurrala-la para que entre na armadilha. Espero ter sorte.
Claro que a vou levar ao veterinário, neste caso à veterinária que está ligada à associação Vila Animal de Viana do Castelo.
Obgda pela resposta
Claro que a vou levar ao veterinário, neste caso à veterinária que está ligada à associação Vila Animal de Viana do Castelo.
Obgda pela resposta
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm
O cobertor só a vai assustar ainda mais...ambv Escreveu:Leve um cobertor para lhe por por cima. Talvez resulte
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Cobertor?! Tá bem tá
Olhe, isso à má fila só vai fazer pior.
Ou a agarra com unhas e dentes e, mesmo a ver sangue a escorrer, não larga e espeta numa transportadora ou encaminha-a para um espaço fechado, sem possibilidade de fuga e depois agarra-a.
Ou tenta com atum, sardinha ou aquelas latas muita mal cheirosas de dourada da gourmet diamant na armadilha.

Olhe, isso à má fila só vai fazer pior.
Ou a agarra com unhas e dentes e, mesmo a ver sangue a escorrer, não larga e espeta numa transportadora ou encaminha-a para um espaço fechado, sem possibilidade de fuga e depois agarra-a.
Ou tenta com atum, sardinha ou aquelas latas muita mal cheirosas de dourada da gourmet diamant na armadilha.
se a conseguir apanhar e se ela sobreviver tente fazer um acordo com o vet sendo ele pertencente a uma associação se pode proceder á esterilização da gata.
tente colocar uma transportadora com um petisco para gatos lá dentro talvez resulte, boa sorte 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Bom dia.
Para encurralar um animal esquivo ou desconfiado, só mesmo dando-lhe "fome". Se ela tiver comido algo antes de prepararem a captura, com toda a certeza que ela não entrará.
Vou explicar-lhe os procedimentos que utilizo e que têm funcionado:
1 - Não alimentar o animal a encurralar
2 - Colocar a armadilha com petisco, atum de lata ou uma sardinha crua ou até mesmo cozida, da seguinte forma:
Corte 3 bocados de plástico, não muito grandes, só mesmo o tamanho necessário a fazer de "pratinho", duma saca plástica (das de super-mercado, p.e.) e posicione-os desde a entrada da armadilha até ao fundo da mesma, em linha recta. Cada peça plástica servirá para servir o petisco. Na primeira peça plástica, a contar da entrada até ao fundo da jaula, porá uma ínfima porção do petisco. Na segunda peça, um pouco mais que na primeira. Na terceira, o restante do petisco (tem que ser mais quantidade que na segunda peça). Esta terceira dose que fique para lá do "pedal" para que o animal o pise e a armadilha dispare, encerrando-se com o animal lá dentro.
3 - A armadilha deve ser TODA coberta com uma manta ou toalha de cor escura. Se acaso esteja vento, deve a dita cobertura ser presa com adesivos, ou uma boa fita cola, à armadilha, para que não esvoace e assuste o animal, pondo em causa o processo de captura.
4- Uma vez a armadilha pronta a disparar, não deve permanecer ALGUÉM perto da mesma. Mas, deve alguém estar de vigia, bem afastado do local, para quando a mesma dispare.
Espero que essa gatinha tenha ainda algum olfacto pois é essencial...!
Se ela estiver debaixo de algum carro quando resolvam encurrala-la, coloquem a armadilha o mais próximo possível do carro mas com a distância suficiente para que a porta da mesma se feche, não tocando no carro, para que não fique encravada. Façam ensaio manual (abrir e fechar a porta sem estar armadilhada), primeiro, perto dum carro.
Quanto menos gente, menos ruído e menos observadores, MELHOR o efeito.
Boa sorte,
Leo
Para encurralar um animal esquivo ou desconfiado, só mesmo dando-lhe "fome". Se ela tiver comido algo antes de prepararem a captura, com toda a certeza que ela não entrará.
Vou explicar-lhe os procedimentos que utilizo e que têm funcionado:
1 - Não alimentar o animal a encurralar
2 - Colocar a armadilha com petisco, atum de lata ou uma sardinha crua ou até mesmo cozida, da seguinte forma:
Corte 3 bocados de plástico, não muito grandes, só mesmo o tamanho necessário a fazer de "pratinho", duma saca plástica (das de super-mercado, p.e.) e posicione-os desde a entrada da armadilha até ao fundo da mesma, em linha recta. Cada peça plástica servirá para servir o petisco. Na primeira peça plástica, a contar da entrada até ao fundo da jaula, porá uma ínfima porção do petisco. Na segunda peça, um pouco mais que na primeira. Na terceira, o restante do petisco (tem que ser mais quantidade que na segunda peça). Esta terceira dose que fique para lá do "pedal" para que o animal o pise e a armadilha dispare, encerrando-se com o animal lá dentro.
3 - A armadilha deve ser TODA coberta com uma manta ou toalha de cor escura. Se acaso esteja vento, deve a dita cobertura ser presa com adesivos, ou uma boa fita cola, à armadilha, para que não esvoace e assuste o animal, pondo em causa o processo de captura.
4- Uma vez a armadilha pronta a disparar, não deve permanecer ALGUÉM perto da mesma. Mas, deve alguém estar de vigia, bem afastado do local, para quando a mesma dispare.
Espero que essa gatinha tenha ainda algum olfacto pois é essencial...!
Se ela estiver debaixo de algum carro quando resolvam encurrala-la, coloquem a armadilha o mais próximo possível do carro mas com a distância suficiente para que a porta da mesma se feche, não tocando no carro, para que não fique encravada. Façam ensaio manual (abrir e fechar a porta sem estar armadilhada), primeiro, perto dum carro.
Quanto menos gente, menos ruído e menos observadores, MELHOR o efeito.
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Pois...son1a Escreveu:Será mesmo gravidez?
Oxalá a consiga apanhar, boa sorte!

Alguma novidade, carolinas?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Cheira-me a PIF.carolinas Escreveu:Olá a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
dinodane Escreveu:Ou piómetra em estado avançado, já com infecção generalizada. Ou as duas coisas. Também pensei em PIF... seja lá o que for, é importante apanhar a gatinha: se for tratável, trata-se, senão, acaba-se de vez com o seu sofrimento.carolinas Escreveu:Olá a todos.
Cheira-me a PIF.Pobrezinha.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Nada como quem sabe para explicar como se apanha um gato.
A Leonilde acabou de explicar como se deve proceder. Acho que todos aprendemos (eu incluida, que não passo de uma principiante e pouco sei de agarrar animais).
Boa sorte para apanhar a gatita. Realmente era mesmo bom que conseguisse apanhar a gatita o mais rápido possível. Mas nem sempre se consegue o que se quer em tempo útil. Mas também por pura sorte acaba-se por as coisas acontecerem.
Há-de conseguir, Carolinas.

Boa sorte para apanhar a gatita. Realmente era mesmo bom que conseguisse apanhar a gatita o mais rápido possível. Mas nem sempre se consegue o que se quer em tempo útil. Mas também por pura sorte acaba-se por as coisas acontecerem.
Há-de conseguir, Carolinas.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
há gatos e gatos. Sobretudo as gatas, são tramadas para apanhar com armadilha. Sem dúvida que a Leonilde explicou bem o processo, mas parece-me que neste caso se aplicam melhor as dicas da Seal. É que nem a gata deve ter apetite, nem, tendo-o, há tempo para lhe dar fome... Pela descrição do seu estado, dois dias sem comer e é o fim dela. Mas não creio mesmo que ela tenha apetite ou que consiga comer. Respirar é tudo quanto ela pretende, quando respiram de boca aberta e em esforço impede completamente o desejo de comer. Ou come ou respira, e está a dar tudo por tudo para respirar...
É um caso mesmo muito grave. Até o stress da captura pode acabar com ela. Sinceramente, só desejo que o sofrimento desta gatinha termine, seja como for.
É um caso mesmo muito grave. Até o stress da captura pode acabar com ela. Sinceramente, só desejo que o sofrimento desta gatinha termine, seja como for.

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!