Mudança de pêlo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

dricaas
Membro Veterano
Registado: terça ago 02, 2011 1:05 pm

terça ago 02, 2011 1:12 pm

Olá a todos, sou nova aqui na Arca de Noé e queria saber se isto é normal :oops: :

Tenho um gatinho com 3 meses que ta na mudança de pêlo ha mais de 2 semana, sera normal ser a tanto tempo??

Obrigada... :D
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

terça ago 02, 2011 10:34 pm

dricaas Escreveu:Olá a todos, sou nova aqui na Arca de Noé e queria saber se isto é normal :oops: :

Tenho um gatinho com 3 meses que ta na mudança de pêlo ha mais de 2 semana, sera normal ser a tanto tempo??

Obrigada... :D
Olá dricaas e bem vinda ao fórum!

Mudança de pêlo, suponho que se refira à queda do mesmo?
Por acaso tenho 4 gatitos da mesma idade, ainda não aconteceu nenhum tipo de queda de pêlo. Eu escovo-os e mesmo assim não sai grande coisa, felizmente.

Não sou grande expert em gatos, mas segundo a experiência com os meus, não me parece muito normal...

Se se refere à mudança de cor do pêlo, não é frequente acontecer mas não tem nada de preocupante. Uma das minhas gatas nasceu preta, depois ficou com o rabo às riscas cinzentas até que se alastrou pelo corpo todo. Agora está a voltar ao preto outra vez. Vá se lá saber porquê... :P
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 02, 2011 10:41 pm

O que é que o bicho come?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Dicam
Membro Júnior
Registado: quarta set 29, 2010 2:53 pm

quarta ago 03, 2011 12:47 am

Olá dricaas! Esta é uma questão que também a mim me interessa, e peço desde já desculpa por "invadir" o tópico...

A minha gata tem cerca de 1 ano e 5 meses, e desde que começou o calor, é uma queda de pêlo que não se pode. Engraçado que no ano passado, era ela pequenina, no Verão não notei nada...Escovo-a com a regularidade possível e mesmo assim fui comprar uma vassoura eléctrica. Tornou-se a minha melhor amiga :D
Já pesquisei e pelo que percebi esta queda é normal em tempos mais quentes e nota-se mais em gatos de apartamento, confirma-se? Por outro lado, a questão da alimentação, pelo que li, também é importante. A minha come RC Sterelized 37, dado que foi esterilizada logo aos 6 meses.
Questionei a veterinária sobre esta questão e ela disse que não há muito que se possa fazer, uma vez que a gata é saudável e a ração adequada à sua situação. Apenas aconselhou acrescentar um pouco de gordura vegetal à ração, coisa que não fiz ainda, porque sinceramente faz-me confusão pôr óleo na ração da bicha... :roll:

Aceitam-se sugestões! (para além dos aspiradores, luvas de borracha e rolos autocolantes :lol: )
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta ago 03, 2011 10:06 am

A muda de pêlo dura bastante tempo, mas não me parece normal numa cria ainda com 3 meses, ainda é mt novo para a mudança d epêlo, no meu entender.
Qual é a alimentação que faz? Se for ração considerada de supermercada, de baixa qualidade é provavel que possa estar a fazer mal.
Enquanto cria devem ter uma alimentação boa, o que requer um pouco mais de sacrificio por parte do dono uma vez que a ração é mais dispendiosa, mas vale a pena porque tem um animal saudável :wink:

Se está preocupado, aconselhe-se com o vet, com 3 meses ele está na fase das vacinas e aproveite a consulta para todas essas questões.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 03, 2011 10:16 am

Não é normal um gatinho de 3 meses ter queda de pêlo. Quanto muito, saiem uns pelitos quando se escova ou na manta onde dorme.
Essa situação não é normal.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dricaas
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 12:07 pm

Obrigado pelas respostas...

O que eu queria dizer era queda de pêlo, o meu gatinho não gosta muito de ração come mesmo muito pouca, o que come mais é restos com pouca gordura, também não sou muito experiente em gatos, foi por isso que coloquei aqui esta questão... :wink:
dricaas
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 12:09 pm

Dicam Escreveu:Olá dricaas! Esta é uma questão que também a mim me interessa, e peço desde já desculpa por "invadir" o tópico...
Não faz mal... :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 03, 2011 12:16 pm

dricaas Escreveu:Obrigado pelas respostas...

O que eu queria dizer era queda de pêlo, o meu gatinho não gosta muito de ração come mesmo muito pouca, o que come mais é restos com pouca gordura, também não sou muito experiente em gatos, foi por isso que coloquei aqui esta questão... :wink:
Pois, deve estar muito mal nutrido. Habitue o gatinho a comida própria para gato e não lhe dê restos. Quanto muito, forneça-lhe boa carne e preparada apenas para ele. Atum e algum peixe, pouco. O mais cómodo, é mesmo habituá-lo a alimentação própria para felinos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dricaas
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 12:17 pm

Satomi Escreveu: Olá dricaas e bem vinda ao fórum!

Mudança de pêlo, suponho que se refira à queda do mesmo?
Por acaso tenho 4 gatitos da mesma idade, ainda não aconteceu nenhum tipo de queda de pêlo. Eu escovo-os e mesmo assim não sai grande coisa, felizmente.

Não sou grande expert em gatos, mas segundo a experiência com os meus, não me parece muito normal...

Se se refere à mudança de cor do pêlo, não é frequente acontecer mas não tem nada de preocupante. Uma das minhas gatas nasceu preta, depois ficou com o rabo às riscas cinzentas até que se alastrou pelo corpo todo. Agora está a voltar ao preto outra vez. Vá se lá saber porquê... :P
Eu queria referir à queda do pêlo, peço desculpa... :oops: :wink:
dricaas
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 12:19 pm

LuMaria Escreveu:Pois, deve estar muito mal nutrido. Habitue o gatinho a comida própria para gato e não lhe dê restos. Quanto muito, forneça-lhe boa carne e preparada apenas para ele. Atum e algum peixe, pouco. O mais cómodo, é mesmo habituá-lo a alimentação própria para felinos.
Ok, obrigado... :P
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quarta ago 03, 2011 1:18 pm

O que pensa estar a poupar agora, paga mais tarde em chatices e contas no veterinário ;)

Invista numa boa ração, apropriada para a idade e deixe de fora os restos e as rações de supermercado.

Já agora, se ainda não o fez, vá com ele ao vet para avaliar o estado geral, definir o plano de vacinas e desparasitação.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
dricaas
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 1:21 pm

Ok, obrigado Nita77 :D
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quarta ago 03, 2011 2:35 pm

Eu também ando com o mesmo problema com a minha bichana! Desde que começou o calor que é uma queda de pelo constante, eu escovo quase todos os dias e o pelo que lhe tiro dava para fazer um casaco! :lol:
Agora uma questão???? Os gatos quando ficam assustados perdem mais pelo? Porque quando fui levar a gata no Sabado a casa dos meus pais, que ela se escapou (para não dizer arrombou) da transportadora, quando eu agarrei nela ao colo a bichana estava aflita, ofegava e perdeu tanto, mas tanto pelo, fiquei com as ernas, a roupa, os bancos do carro TUUUUUUUUDO cheio de pelo, nunca tinha visto coisa semelhante.
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta ago 03, 2011 2:41 pm

Sim Mary, o stress pode causar a queda do pêlo.
Tal como em nós o stress pode-se reflectir de varias forma, queda do cabelo, disturbio intestinal etc etc etc, no animal pode provocar os mesmos sintomas.
Responder

Voltar para “Gatos”