Leonilde e os seus quatro bebés

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda ago 08, 2011 12:46 pm

Como foi a meu pedido que a LeonildeCarvalho se meteu nesta «alhada» e ela não tem tido tempo nem para se coçar, e como se falou, no tópico das Adopções sobre a Pantufa e os seus 6 bebés (http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=90729), que estão a cargo da Chamarrita, em abrir um específico para estes pirralhitos e a carga de trabalhos que tem sido para os criar, cá estou eu a dar o pontapé de saída.

Tudo começou há pouco mais de uma semana (mas parece-nos já lá ir muito mais tempo, não é, Leonilde?), quando me perguntaram se eu sabia de alguém que pudesse criar quatro gatinhos, com cerca de duas semanas, que estavam no canil de Lisboa. Evidentemente, teriam se ser criados ainda a biberão, e eu não estava em condições de os recolher, nem em termos de espaço nem de tempo, e lembrei-me da pessoa ideal, se ela estivesse pelos ajustes.

Sei que o pedido era um bocado atrevido, mas o mais que podia acontecer era a Leonilde responder-me que não podia, e do outro lado estava a vida de quatro gatinhos que, neste altura do ano e dadas as condições em que se encontravam, quase de certeza não resistiriam. Estavam no canil há dois dias e tinham sido abandonados à porta de uma esquadra, juntamente com um quinto mano que já tinha morrido entretanto.

A Leonilde respondeu-me imediatamente que sim. Isto foi numa quinta-feira à noite, dia 28 de Julho.

No dia seguinte de manhã, aproveitando uma deslocação já combinada com uma outra forista (que é mais dos cães mas está a ficar seriamente apaixonada por gatos :wink: ), lá fomos buscar os quatro bebés e levá-los a casa da Leonilde. Estavam os quatro muito activos e enxutinhos, sem aqueles problemas óbvios que muitos bebés de tenra idade apresentam (olhinhos remelosos, espirros, etc.), e cheiinhos de fome. Foi logo um arraial para lhes tentar dar o biberão: tinham fome mas não gostavam da tetina...

Do que se passou entretanto a Leonilde depois dará conta, ou poderão ir tendo uma ideia vendo o tópico que indiquei acima, mas sempre poderei ir adiantando que os bebés nos pregaram um valentíssimo susto este fim-de-semana...

Os bebés não estão ainda para adopção, como é óbvio, e nem serei eu nem a Leonilde a responsável por esse processo, razão pela qual abro o tópico aqui nos Gatos. Penso que poderá ser muito útil a todas as pessoas que se depararem com um ou vários bebés deste tamanhinho, ou então apenas interessante de seguir, porque os bebés são um amor e, quem sabe, alguém daqui pode começar a apaixonar-se por algum. São três rapazes com branco e tigrado em graus variáveis e uma tartaruguinha.

Está assim dado o mote para a saga da Leonilde e dos seus quatro bebés. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda ago 08, 2011 1:02 pm

então e fotos dos cagõezinhos? :D
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda ago 08, 2011 1:08 pm

Bem, já fui dar uma espreita ao outro topico, mas que aventura...
A leonilde está mesmo sem mãos a medir e lá lhe calhou mais uma tartaruguinha no meio dos outros pirralhos "fedorentos" :lol: :lol:
Espero que o quer que tenha acontecido no fim de semana não tenha mesmo passado apenas do susto.

Cá aguardamos por noticias (das boas) e fotos.

Aqui vai energia positiva para esses 4 meninos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda ago 08, 2011 6:42 pm

Boas.

Só mesmo pelo tópico e porque devo mesmo a atenção devida a todos quantos se importem com os pirralhitos. Deitei-me às 4 da manhã e levantei-me às 6:50. Portanto, só por aqui já dá para ver, aliás, imaginar um pouco e só mesmo um pouco, a preocupação, tipo mesmo UCI em que se transformou esta família.

Pois bem, estes gatinhos, tal como já havia explicado no tópico apontado pela Madrinha Tassebem, estavam (estarão ainda) demasiadamente parasitados. Com a parasitose veio e permaneceu a disenteria que, pela qual, obriga-me a estar em constante alerta. Começaram com o tratamento, desparasitante de 3 dias mas a disenteria teimou em ficar. As fezes, tanto na tenda, fornecida pela madrinha, como no chão por tudo quanto é sítio, tanto por todos eles, ora eram pastosas, ora autêntica "água", e vinham como se tivessem ingerido areia. Os parasitas eram aos milhões, tipo sementinhas. Nunca vi nenhuma lombriga mas desconfio que existam. Só amahã, ou depois, saberei, pelo exame às fezes se realmente existe outro tipo de parasita para além do já mencionado. Penso que sim porque a diarreia continua, infelizmente.

Pois bem, às 22:00 ou perto disso, fui dar a paparoca aos gatinhos e normalmente começo sempre pelo mais fraquinho, o "Pirralhito", depois passo à Papoila, sigo para o Tai-chi e por fim alimento o maior de todos, o "Damastor". Como sempre, tipo ritual, o maior mia, mia, até que adormece em cima dos meus pés até chegar a vez dele. Nesse dia, Sábado, desistiu de estar nos meus pés e foi-se deitar na tenda. Não me pareceu má escolha e não liguei ao assunto. Quando por fim chega a vez dele, pensei eu que o meu querido gatinho (MEU, MESMO MEU) :wink: estava a dormir e quando lhe vou a pegar, ele deu um salto, tal e qual como se estivesse a dormir a sono solto e se tivesse assustado. Qual quê? O meu menino parecia morto quando lhe peguei. Estava frio, mesmo em cima do saco de água morna e não reagia. A cabecinha pendia do seu corpinho inanimado. Desatei num pranto louco, a gritar, enquanto descia as escadas a chamar pelo meu marido: "Victor o meu menino está a morrer, óh meu Deus, ó meu Deus. Acorda, bebé, dizia eu enquanto o aquecia com o meu bafo e o "lavava com as minhas lágrimas de desespero. Massajava o peitinho dele enquanto que o meu marido, após retirar o embolo duma seringa, usava-a para canalizar o ar da boca dele para o interior da boca do nosso menino. Deu então sinal de vida com um esticão mas logo ficou novamente inanimado. Foi então quando arrancámos para Lisboa, para o Hospital Veterinário que fica mais perto de nós e com melhor acesso de lá chegar com mais rapidez.
Uma vez lá, entrei de rompante, com o meu gatinho, bem encostadinho ao meu peito, a gritar, que o meu gatinho estava a morrer. Foi então quando a empregada mo retirou das mãos e correu corredor adentro até aos Vets que o poderiam ajudar.
Esperei na Sala em pleno pranto porque por mais que eu tentasse perceber que raio teria eu feito de mal, não encontrava resposta porque eu sabia que me esmerei nos cuidados a ter, para com todos eles.... foi então quando liguei para a Tassebem que, coitada, prontamente interrompeu um jantar especial entre amigos para vir para junto de alguém que estava inconsolável, eu!
Passados quase uma hora, vejo o Dr. Simão com um sorriso de orelha a orelha a chamar-nos e trazia nas mãos uma caminha, miniatura, de felino bebé. A minha batida cardíaca ouvia-se em toda a sala... percebi então que o meu menino estava ali nas mãos de quem o salvou, o Dr. Simão. Dei um grito de contentamento e não pude evitar as lágrimas, desta vez de pura felicidade. Beijei muito aquele gatinho que até àquele momento não era ainda meu mas que por tudo o que se passou... quase exigi ao meu marido que fosse nosso e, assim foi! O "Damastor" passou a ser NOSSO e o Dr. Simão deu-me uma ajudinha nesse sentido respondendo ao que lhe perguntei: "não acha que deveríamos ficar com este gatinho após o susto que nos pregou?. Ele respondeu: "sem dúvida. Nem podia ser de outra maneira". O meu marido foi tomado de surpresa riu-se com a resposta do Vet e cedeu à "chantagem psicológica, pré combinada entre mim e o safadinho do Damastor"... que teve que ficar internado a levar soro via intravenosa. Todo o ambiente naquele consultório era de euforia, mesmo até por parte do meu marido notava-se um olhar com mais brilho, teria então os olhos rasos, quase com lágrimas de felicidade a saltarem-lhe por ver que os também seus esforços em dar respiração aquele bébe, surtiu algum efeito em seu benefício de vida. A madrinha "Tássebem" também chorava de emoção, abraçamo-nos em demonstração de pura felicidade.
Vim para casa mais descansada mas com o pensamento e receio do pior em relação aos que tinham ficado em casa. Não queria nada que a cena se pudesse repetir com os manos. Tanto cuidado, dar a paparoca SEMPRE atempadamente, dar-lhes também água à seringa entre refeições, administrar-lhes o reforço para a flora intestinal, para afinal... acontecer o que eu não queria que acontecesse mas que era óbvio de acontecer ao fim de mais de uma semana de pura disenteria.

NUNCA tenham um bebé felino com mais de 72 horas de disenteria! Insistam MUITO com qualquer VET, no caso do problema não regularizar com as medicações de ajuda à flora intestinal, para que faça algo, para além dessas medicações! Isto aconteceu porque estiveram mais que 72 horas sem levarem AB.
A Vet que os seguiu foi contra o meu pedido para lhes administrar AB, alegando serem muito bebés. Disse que preferia esperar até Domingo de manhã para ver se a diarreia pararia, ou não, com o suplemento alimentar para reposição da flora intestinal.
Podiam ter morrido TODOS, não fosse o meu cuidado em minorar a desidratação que era óbvio acontecer e que aconteceu mesmo, infelizmente, e apesar dos meus esforços...!

No Domingo pelas 8 da manhã, fui ao quarto dos manos dar a paparoca e dei pela ordem de sempre, Pirralhito primeiro e era depois a vez da Papoila. Estranhei a Papoila estar na tenda, sem sequer ter vindo ao meu encontro de quando entrei no quarto. Volta o meu coração a disparar que mais parecia querer sair da caixa toraxica. Pego nela e estava precisamente como o mano esteve no dia anterior. Com ela nas mãos, a cena volta a repetir-se: gritos de aflição, lágrimas e a chamar pelo meu marido que ainda dormia. Acordou assarapantado, vestiu-se em tempo recorde e lá fomos a "voar" direitos ao Hospital onde havia ficado o mano dela. Uma vez lá chegados, foi logo observada e o diagnostico era o mesmo do mano, desidratação! Ficou também a soro.
Pelo fim do dia ambos levaram alta mas entretanto já os manos que haviam ficado em casa foram também lá levados para observação e soro, neste caso via subcutânea.
Hoje regressaram todos lá para reavaliação e tiveram que fazer mais soro subcutâneo, mais a dose do AB injectavel. Voltam lá amanhã para seguimento do AB e talvez sôro caso a diarreia insista em estar tão aguada...!

E sim esta é a minha saga dos 4 bebés que não pude recusar, à Tassebem, de aceitá-los criar... :wink:

Espero não ter sido muito "chatinha" na explicação da minha saga... :P

Leo
Última edição por leonildecarvalho em terça ago 09, 2011 11:12 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Senslyn
Membro
Registado: terça set 21, 2010 3:14 pm

segunda ago 08, 2011 7:49 pm

Uau, Leo!!

Que saga... Felizmente para os pequenitos que tão em mãos tão preciosas. Bem haja por toda essa coragem de criar bebés tão pequenos.

Desejo as melhoras de todos e muita muita força para a mulher de coragem que a Leo é.

Beijos.
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda ago 08, 2011 7:50 pm

Ai Leonilde que sufoco, até saltei na cadeira... fui logo espreitar os "meus" pequeninos (que estavam "em pose", os seis, mas agora que já há pilhas, a máquina não colaborou... :evil: ). Estão todos bem, felizmente.

É terrível a situação que passou. Por mais bebés que nos passem nas mãos, EU não consigo habituar-me às suas fragilidades, sobretudo quando partem ou ficam prestes a morrer, mesmo fazendo tudo bem. Parece que têm um fio muiiito fino a ligá-los à vida... Bolas! Até arrepia...

Mas, felizmente, foi a tempo! Congratulo-a pela presença de espírito. Agir rapidamente, na maioria dos casos, faz uma ENORME diferença - a diferença entre a vida e a morte. E, para o pequeno "Damastor", a diferença ainda foi maior: ganhou uma família! :D Muitos parabéns e espero que essa desenteria lhes passe depressa, tadinhos.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda ago 08, 2011 8:57 pm

:o credo até eu chorei só de imaginar a sua aflição com o pequenote inanimado...

O que interessa é que acabou tudo bem, principalmente para o SEU Damastor :wink:
Que esses meninos melhorem depressa para que possamos ver umas fotos dos resistentes lindões.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda ago 08, 2011 9:53 pm

Aqui vão as primeiras fotos oficiais dos bebés da Leonilde, na consulta de hoje. A reportagem é da tia Tiabela (obrigada :D ) e nem vou escolher, vão a eito. São todas giras. :wink:

A dedicatória da reportagem é com um grande beijinho para a Leo e o Vítor, a quem desejo uma noite (o mais) descansada (possível). :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda ago 08, 2011 10:03 pm

A recuperação e melhoras de todos os piriris.
E Parabéns ao Damastor e à sua família :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Chamarrita
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 10:05 pm

que lindos!!! :D
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 10:07 pm

Prosseguimos, depois de um bloqueio do «portátel».

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 10:11 pm

A mãe Leonilde a dar aguinha «aditivada», na sala de espera:

Imagem

Imagem

Imagem
Chamarrita
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 10:24 pm

ai, não posso, a cachopa é punk! :lol: que perdição! :D
Tassebem
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 10:29 pm

Na consulta, a aguardar a vez de sair da transportadora:

Imagem

Imagem

Imagem
Tassebem
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 10:33 pm

Ligeiro problema de sequência, voltamos à sala de espera:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”