Não tenho andado por cá, [Editado] mas abri este tópico por achar que algumas pessoas que respeito aqui na Arca gostariam de saber.
A Pretita, gatinha de rua que adoptei à quase 2 anos, já com problemas renais diagnosticados à cerca de 1 ano. Recentemente deixou de ter apetite e foi internada dia 6, passada 6ª-feira no Hospital Veterinário, foram feitos muitos exames, bioquimicas, hemograma, microhematocrito, ecografia, e teste FIV/FeLV.
Após um ou dois dias foi-lhe diagnosticado linfoma renal, anemia com microhematocrito na ordem dos 10%, e FeLV positivo.
O prognostico era mau, mantiveram-na uns dias a soro, com medicação costicoesteroide e a forçar alimentaçao para ver como reagia, ela manteve-se animada, sem apetite e sem sinais de melhoras nem pioramento. Tivemos uma reuniao com o oncologista e decidimos tentar a quimioterapia para ver a reação da Tita, uma vez que se nada fosse feito, não havia grande esperança. O Protocolo escolhido foi o COP, e na passada 3ª-feira foi administrada a primeira droga, ela reagiu aparentemente bem durante o dia, á noite vomitou, passou a noite estavel, e ontem esteve muito prostrada durante o dia, o micro baixou para 9%, e à noite foi feita uma transfusão para ver se ela arrebitava... sem sucesso a minha Tita partiu hoje as 8 da manhã...
Não sei se a decisão que tomei, baseada nas opinioes médicas foi a melhor, mas a minha consciencia diz-me que sim, queria que a qualidade de vida dela prevalecesse sobre a esperança de vida, nunca pensei que fosse tão rápido, e se eu visse que ela entraria em sofrimento desnecessário devido ao tratamento, tomaria a decisão de a adormecer, pois estou consciente que FeLV com linfosarcoma renal, pouco tempo teria de vida e quando caísse, seria a pique.
Deixou muita dor, e vai deixar muita saudade....
Tenho mais 3 gatos, a Nina com 7 anos, o Chico com 11 meses e a Sushi com 4 meses, todos excepto a Nina foram recolhidos da rua e nunca testados. (muito irresponsável eu sei)
A Nina já fez o teste, com resultado negativo, o Chico foi castrado ontem e fez o teste com resultado positivo, a Sushi ainda não testei.
Fiquei sem chão, incrédulo com a realidade deste pesadelo....
Descansa em paz Tita, foste amada enquanto por cá andaste, neste mundo cruel, injusto e onde nada, nunca pode ser dado como certo.

DSC02171 por PauloGrave, no Flickr