Pretita, partiste mas ficarás sempre connosco.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta ago 11, 2011 1:38 pm

Olá amigos(as),
Não tenho andado por cá, [Editado] mas abri este tópico por achar que algumas pessoas que respeito aqui na Arca gostariam de saber.

A Pretita, gatinha de rua que adoptei à quase 2 anos, já com problemas renais diagnosticados à cerca de 1 ano. Recentemente deixou de ter apetite e foi internada dia 6, passada 6ª-feira no Hospital Veterinário, foram feitos muitos exames, bioquimicas, hemograma, microhematocrito, ecografia, e teste FIV/FeLV.
Após um ou dois dias foi-lhe diagnosticado linfoma renal, anemia com microhematocrito na ordem dos 10%, e FeLV positivo.
O prognostico era mau, mantiveram-na uns dias a soro, com medicação costicoesteroide e a forçar alimentaçao para ver como reagia, ela manteve-se animada, sem apetite e sem sinais de melhoras nem pioramento. Tivemos uma reuniao com o oncologista e decidimos tentar a quimioterapia para ver a reação da Tita, uma vez que se nada fosse feito, não havia grande esperança. O Protocolo escolhido foi o COP, e na passada 3ª-feira foi administrada a primeira droga, ela reagiu aparentemente bem durante o dia, á noite vomitou, passou a noite estavel, e ontem esteve muito prostrada durante o dia, o micro baixou para 9%, e à noite foi feita uma transfusão para ver se ela arrebitava... sem sucesso a minha Tita partiu hoje as 8 da manhã...
Não sei se a decisão que tomei, baseada nas opinioes médicas foi a melhor, mas a minha consciencia diz-me que sim, queria que a qualidade de vida dela prevalecesse sobre a esperança de vida, nunca pensei que fosse tão rápido, e se eu visse que ela entraria em sofrimento desnecessário devido ao tratamento, tomaria a decisão de a adormecer, pois estou consciente que FeLV com linfosarcoma renal, pouco tempo teria de vida e quando caísse, seria a pique.
Deixou muita dor, e vai deixar muita saudade....

Tenho mais 3 gatos, a Nina com 7 anos, o Chico com 11 meses e a Sushi com 4 meses, todos excepto a Nina foram recolhidos da rua e nunca testados. (muito irresponsável eu sei)
A Nina já fez o teste, com resultado negativo, o Chico foi castrado ontem e fez o teste com resultado positivo, a Sushi ainda não testei.
Fiquei sem chão, incrédulo com a realidade deste pesadelo....

Descansa em paz Tita, foste amada enquanto por cá andaste, neste mundo cruel, injusto e onde nada, nunca pode ser dado como certo.
Imagem
DSC02171 por PauloGrave, no Flickr
Última edição por paulograve em quinta ago 11, 2011 1:49 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
dricaas
Membro Veterano
Registado: terça ago 02, 2011 1:05 pm

quinta ago 11, 2011 1:46 pm

Lamento :cry:

Força para os donos,
Descança em paz Pretita :(
Tita2009
Membro
Registado: quarta mai 04, 2011 8:09 pm

quinta ago 11, 2011 1:57 pm

Lamento muito :cry: Mas pense que se não a tivesse adoptado já não estaria entre nós à muito tempo, e que lhe proporcionou mais anos de vida.Agora a única coisa que tem a fazer é seguir em frente com muita força
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta ago 11, 2011 2:01 pm

RIP pretita, mais uma estrela linda a brilhar no ceu
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 11, 2011 2:23 pm

Paulo, sinto muito pela perda da Pretita, mas faço minhas as palavras da Tita2009: se não a tivesse acolhido, ela não teria tido estes anos de cuidados e de carinho. A ferida que fica aberta é muito grande, mas sei por experiência própria que os outros animais que temos e de quem temos de cuidar nos ajudam muito no processo de cicatrização.

Quanto aos outros gatinhos, não se mortifique: todos nós cometemos erros e temos falhas, uns conscientes, outros não. Sei que quer o melhor para os seus animais, e não só para os seus. Desejo que tudo corra pelo melhor para a Nina, o Chico e a Sushi. Vá-nos dando notícias. Estou certa de que há aqui muita gente a solidarizar-se com o seu desgosto e os seus sentimentos.

Um abraço, Paulo.

Descansa em paz, linda Pretita.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 11, 2011 2:29 pm

Descansa em paz Pretita.

Paulo, perdi os meus três velhotes. Tive a sorte de serem mesmo muito velhotes.
Custou imenso, mas olhe, ficou agora o legado deles, o seu testamento. O mimo e cuidados que dava aos três, vai agora inteirinho para um só.

E a vida continua e eles, pelo menos, foram felizes, amados, protegidos e cuidados. E enquanto vivermos, vivem no nosso coração e não serão esquecidos. Que mais podemos querer da vida?... :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta ago 11, 2011 3:13 pm

Paulo, um abraço grande. Fez o que podia. Nada tem a lamentar.

Agora, é seguir em frente, os outros precisam de si. E a memória conserva bem viva a sua gatinha. Que descanse em paz.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Rakelm
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 3:35 pm

quinta ago 11, 2011 3:55 pm

Os meus sentimentos Paulo, nunca perdi um animal até hoje,nem quero imaginar a dor! :(

E quanto a comentário que não interessam a ninguém ignore, é o melhor a fazer. Já reportei a resposta que lhe foi dada.
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quinta ago 11, 2011 3:58 pm

Os meus sentimentos Paulo!

Que tenha sempre presente que deu a essa menina tudo, acima de tudo com mta certeza deu carinho, e mto mais!!

custa mto perder um amigo de 4 patas, mas estão aí os outros amigos não para substituir mas sim para ajudar e apoiar, a ultrapassar a dor!
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

quinta ago 11, 2011 4:18 pm

Lamento muito Paulo, a dor é sempre imensa e a nossa impotência tremenda.
Ficam as saudades, as imagens e as lágrimas.
Um abraço.
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quinta ago 11, 2011 4:34 pm

Lamento muito Paulo :( Ficam a saudade e as memórias de uma vida feliz.

Um abraço. Força.
Descansa em paz Tita*
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quinta ago 11, 2011 5:14 pm

Paulo que Pretita tão linda...orgulhe-se de ter sido dono dessa gatuxa linda e de tanto lhe ter oferecido, decerto a esta hora estará junto de muitos daqueles que levam sempre com eles 1 pedaço do nosso coração e que nunca fica de novo preenchido...

Lamento pela menina e tambem por si que tanto faz por eles mas tambem sofri já perdas irreparaveis e que muito custam a aceitar...depois vai ficar a enorme saudade as recordações da sua querida Tita e a protecção de mais 1 estrelinha para si.

Fica bem linda Pretita :cry:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
irizitah
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 7:02 pm

quinta ago 11, 2011 5:37 pm

RIP Pretita...
A fotografia nao faz juz a beleza desta menina... Ela era realmente uma gatona linda e adorada pelos donos :)
O Paulo falava dos seus gatos com uma paixao de quem realmente os adora como "se de proprios filhos" se tratasse :)

Muita força Paulo....
... a pretita é uma estrelinha a olhar la de cima...
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

quinta ago 11, 2011 6:38 pm

:cry: RIP Pretita e muita força Paulo..
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quinta ago 11, 2011 7:40 pm

Paulo sinto muito e tab eu por enquanto ainda não sei o que é perder um "filho" desses, sim porque para mim, elas são as minhas filhotas não paridas, mas infelizmente a minha havana está doente à 4 anos e não sei quanto tempo mais irá durar. :cry: :cry:
Ficam as memórias e a certeza de que tudo fez para lhe dar uma boa vida e com dignidade até ao fim. :(
Pretita, até logo. :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”