Registo de gatos persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Padmy
Registado: domingo ago 21, 2011 1:48 am

domingo ago 21, 2011 2:12 am

Ola a todos!

Alguém me pode informar como se processa o registo de um gato persa (comprado como persa) mas que na altura não me foi dada qualquer documentação para além do livro de vacinas?
Dada a falta de dados, co o poso comprovar que é persa pura e regista-lo como tal?

Obrigada desde já!

padmy
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo ago 21, 2011 2:09 pm

é impossível. O registo dos gatinhos só pode ser feito pelo seu criador e, evidentemente, desde que ambos os pais o possuam também.

Lamento, mas devia ter-se informado do que deve exigir na compra de um animal de raça pura e de como distinguir um criador de um sucateiro antes de comprar o animal. Nenhum criador decente vende animais sem pedigree, única forma de atestar e comprovar que o animal em questão é realmente de raça. Não há olhómetros nem palavras de honra, há um documento oficial que o atesta (registo no Livro de Origens Português junto do Clube Português de Felinicultura) e que não ENCARECE em nenhuma fortuna o custo de um animal.

Se a sua gata não tem registo no LOP, das duas três, ou vem de um criador que nada percebe do que faz, ou é descendente de gatos cruzados que por motivos óbvios não podem ter registo (logo não é persa pura)... claro que essas pessoas que criam assim também não sabem o que é um rim poliquistico... e estão pouco se lixando se os gatinhos vierem a sofrer deste mal hereditário. :| Se comprou em loja há probabilidades muito altas de ter vindo de "fabrico em série".

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Padmy

domingo ago 21, 2011 2:20 pm

Pois... quando comprei não me tinha informado correctamente, aliás não tinha informação de nada... o que é um erro gigantesto quer neste caso ou em qualquer situação...

De qualquer forma será mesmo impossível?
Apesar de não ter o registo não impede que o gato seja mesmo persa. Não haverá a hipótese de um juiz avaliar as caracteristicas dele, se se coadunam com as de um persa puro?

Obrigada
dinodane
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 2:28 pm

Não há olhómetros nem julgamentos nas raças de gatos. Nos cães há a possibilidade de tentar o RI (Registo Inicial) pese embora o facto de muitos donos apanharem grandessíssimos baldes de água fria aquando dos julgamentos que até há pouco tempo só se faziam para Raças Portuguesas.

Mas que importância tem isso agora para si? Tenho a certeza que a sua gata é linda de morrer é certamente é tão estimada como o gato de pedigree mais refinado... Essa preocupação deve ter tida ANTES de comprar até para nos certificarmos de que o animal é de boa proveniência e de que não estamos a compactuar com puppy mills e a fomentar canicheiros e multiplicadores de animais por contribuirmos para a procura.

Quer cruzar a gatinha por acaso?

Padmy

domingo ago 21, 2011 2:35 pm

Gostava de saber que tinha essa possibilidade. Quando a comprei à 4 anos não pensei nessa intenção.

Mas apenas a pretendo cruzar se for pura e depois de a inscrever no CPF. Não estando segundo as normas, continuará a ser a gatinha de companhia. O cruzamento de mestiços com venda como "puro" é inaceitável e ilegal.

Daí a minha tentativa de me informar (por mais tarde que seja) do necessário para se fizer algo, fazer em condições!

Obrigada
dinodane
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 2:37 pm

Pois lamento informar que não o poderá fazer e que o CPF nada pode fazer nestes casos.
Adquiriu numa loja?

Padmy

domingo ago 21, 2011 2:42 pm

Sim, adquiri numa loja de animais de um Shopping no Porto (acho que não posso dizer o nome, por causa das regras do forúm...)

...
dinodane
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 3:27 pm

Gatos não se compram em lojas. Compram-se a criadores com os gatinhos registados no Clube, com contrato, com garantias e, ao contrário do que muita gente pensa, por vezes a preço equivalente ou mais baixo que na loja. Vender um animal de raça sem comprovativo de tal é fraudulento. O boletim de vacinas não é comprovativo de coisissíma nenhuma, só da vacinação e desparasitação do animal.
Os gatinhos do shopping vêm de criação de vão de escada e de puppy-mills. Nenhum criador ético mete um gato seu numa montra de loja. Nenhum criador ético cria sem registar os gatinhos no livro de origens.

Cumprimentos.

MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

terça ago 23, 2011 6:00 pm

Ufffff...se por acasso é a loja que estou a pensar (a tal "Orniworld"), de certeza pagou um velurdio por um daqueles gatinhos peludos que já tenho visto na montra a serem assediados pelos putos que batem no vidro :evil:...Quando vi o preço deles fiquei :o Muito caros para serem "Persas" sem LOP!
Última edição por MmeMorgana em terça ago 23, 2011 8:56 pm, editado 1 vez no total.
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

terça ago 23, 2011 8:03 pm

Subscrevo inteiramente TUDO o que Dinodane disse, sem LOP, esqueça! Aliás, a meu ver, que não sou ninguém e também já caí no mesmo erro, devia ser proibido a venda de animais de companhia em lojas, apenas criadores deviam poder fazê-lo. Fomentam e subsidiam puppy mills e criadeiros nojentos.
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 25, 2011 12:50 pm

MmeMorgana Escreveu:Ufffff...se por acasso é a loja que estou a pensar (a tal "Orniworld"), de certeza pagou um velurdio por um daqueles gatinhos peludos que já tenho visto na montra a serem assediados pelos putos que batem no vidro :evil:...Quando vi o preço deles fiquei :o Muito caros para serem "Persas" sem LOP!
Balúrdio. :)

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 25, 2011 12:59 pm

paulograve Escreveu:Subscrevo inteiramente TUDO o que Dinodane disse, sem LOP, esqueça! Aliás, a meu ver, que não sou ninguém e também já caí no mesmo erro, devia ser proibido a venda de animais de companhia em lojas, apenas criadores deviam poder fazê-lo. Fomentam e subsidiam puppy mills e criadeiros nojentos.
Devia ser proibida a venda de animais em lojas tout court.
Os criadores inscritos no CPF estão impedidos de o fazer, e bem.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Byanca
Membro Júnior
Registado: sábado jun 18, 2011 4:35 pm

quinta ago 25, 2011 3:07 pm

Pois é... mas tenho conhecimento de uma pessoa inscrita no clube............. que até no olx tem gatinhos à venda :(

Comprei o meu a uma criadora séria, de quem só tenho bem a dizer.

Enquanto procurava a pessoa certa para comprar o gatinho, contactei todos ou quase todos os criadores que estavam na lista do clube e qual não foi o meu espanto quando essa tal "criadora" me envia um link com todas as ninhadas que tinha e posso dizer que só em bébés o nº rondava as 3 ou 4 dezenas (não me recordo muito bem).

Para bom entendedor, é fácil perceber que esses gatinhos nunca poderão ser gatos equilibrados no futuro, já sem falar nas condições de saúde e higiene dos mesmos. Quanto à carteira desta pseudo-criadora... não sei muito bem, porque é claro que pessoas minimamente informados nunca lhe comprariam gatinho nenhum...

Agora pergunto: como é possível esta pessoa fazer parte da lista dos criadores inscritos no clube :?: :?: :?:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 25, 2011 3:23 pm

É uma questão que eu procuraria aprofundar começando por visitar essa criadora e vendo as condições com os meus próprios olhos.

A divulgação de ninhadas no OLX, por si só, não me parece criticável. Tudo o resto que diz é que pode ser... ou não, depende da realidade propriamente dita.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Byanca
Membro Júnior
Registado: sábado jun 18, 2011 4:35 pm

quinta ago 25, 2011 3:45 pm

Então acha possível que com essa quantidade de bebés, todos eles serem tratados com os devidos cuidados e serem socializados correctamente?
Acredita que é possível esta pessoa ter os gatinhos todos dentro de casa?

E esqueci-me de referir a qualidade dos mesmos, pois deixa muito a desejar...

Isto é o que eu chamo de fábrica de grande produção... :( :( :(

Com tanto gatinho, tenho curiosidade em saber o que acontece aos que não serão vendidos :?:

Do meu ponto de vista, esta pessoa nunca poderia fazer parte do clube!!

Até porque, segundo as regras do clube, cada fêmea só pode ter até 3 ninhadas num período de 2 anos, se não estou em erro.

Aqui só é de lamentar os cuidados dados aos bébés :cry:
Responder

Voltar para “Gatos”