Gato ferido no olho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

BrunoTirso
Membro Júnior
Registado: domingo ago 21, 2011 3:31 pm

domingo ago 21, 2011 3:38 pm

Muito boa tarde a todos. Venho por este meio pedir-vos a vossa ajuda relativamente ao meu gato de 3 meses. Vivo numa casa grande e com algum terreno, sendo que o gato gosta de andar na natureza. Acontece que hoje as 6 e tal da manhã, um gato mais velho preto que costuma andar por aqui agrediu o meu gato no olho.

O meu gato aparentemente esta bem (passaram apenas poucas horas), não parece ter dores nem esfrega o olho com a pata. Tentei procurar na internet algo parecido mas não encontrei nada. Já tive várias cadelas e gatos e nunca precisei de os levar a um veterinário, sempre foram muito saudáveis e gostava de continuar a não precisar de os levar, contudo gostava de saber a vossa opinião.

Quando o vi, limpei com algodão e soro fisiológico. Contudo não sei se o leve ao veterinário ou se isto ira passar.

Aqui deixo duas fotos do olho do mesmo. Como podem ver aquela "membrana" inferior do olho parece estar fora do sitio, ou inchada.. não sei.

(cliquem para ver as imagens)
http://i.imgur.com/Aq9uq.jpg
http://i.imgur.com/blfY8.jpg

Alguém já teve algum problema semelhante que me possa indicar o melhor resolução para isto?

Muito obrigado pela atenção.
MCsasodrac
Membro Veterano
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm

domingo ago 21, 2011 3:40 pm

:roll: Vá com o gatinho ao veterinário, só ele lhe poderá dar o diagnóstico correcto.
Última edição por MCsasodrac em domingo ago 21, 2011 3:42 pm, editado 1 vez no total.
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

domingo ago 21, 2011 3:41 pm

Leve-o ao vet, aqui ninguem dá consultas online!! palpites e opinanços ha-de haver...
nao é seguro para si, sabe lá quem esta do outro lado teclado, e muito menos seguro para o gato porque com a saude nao se brinca!!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
BrunoTirso
Membro Júnior

domingo ago 21, 2011 3:49 pm

Debora20 Escreveu:Leve-o ao vet, aqui ninguem dá consultas online!! palpites e opinanços ha-de haver...
nao é seguro para si, sabe lá quem esta do outro lado teclado, e muito menos seguro para o gato porque com a saude nao se brinca!!
Quando escrevi isto não vinha a procura da resposta óbvia de "vá ao veterinário". Certamente que se amanhã não vir melhorias irei com ele ao veterinário logo pela manhã, mas como hoje é domingo e não me parece urgente, achei por bem esperar.

Contudo obrigado.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo ago 21, 2011 3:56 pm

Ainda bem que tenciona ir amanhã de manhã ao veterinário, o olho do gatinho, obviamente, não está bem.
Só uma coisa: não deve limpar os olhos com algodão, pois deixa filamentos, mas sim com compressas.
Já agora, uma pergunta: não vacina os seus animais?
As melhoras do gatinho.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
BrunoTirso
Membro Júnior

domingo ago 21, 2011 4:00 pm

Não, não vacino os meus animais pelo simples motivo de achar que de um modo geral grande parte dos veterinários são exagerados e tentam usurpar dinheiro aos clientes. A experiência diz me isso.

A prova disso é que tenho uma cadela de 15 anos, outra com uns 8 e vários animais em casa que nunca precisaram de ir a um veterinário e arrisco me a dizer que são bastante saudáveis. É tudo uma questão de saber tratar bem dos animais.

Não se encontram em contacto com outros animais, sendo que até apanhar pulgas e derivados é super raro (mesmo andando soltos pelo meio do campo, sendo mais fácil estar em contacto com esse tipo de parasitas).

Contudo aposto que qualquer pessoa pensa o contrário.

_____

O algodão mão esteve diretamente encostado ao olho. Serviu me apenas para remover um bocado de sangue seco que se encontrava no pelo abaixo do olho. No olho apenas coloquei umas gotas de soro.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo ago 21, 2011 4:16 pm

Pois eu acho que a sua experiência o está a enganar.

Antes de existir vacinação para as pessoas, também muitas chegavam a idades avançadas. O problema era o grande número daquelas que morriam antes do tempo.

Mas sobre veterinários exagerados e exploradores e a bondade da vacinação não vou alongar-me mais, sobretudo com uma pessoa de convicções tão firmes.

Só lhe deixo uma interrogação no ar: os seus animais não contactam com outros? É que acaba de relatar o contrário.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
BrunoTirso
Membro Júnior

segunda ago 22, 2011 1:10 am

Tassebem Escreveu:Pois eu acho que a sua experiência o está a enganar.

Antes de existir vacinação para as pessoas, também muitas chegavam a idades avançadas. O problema era o grande número daquelas que morriam antes do tempo.

Mas sobre veterinários exagerados e exploradores e a bondade da vacinação não vou alongar-me mais, sobretudo com uma pessoa de convicções tão firmes.

Só lhe deixo uma interrogação no ar: os seus animais não contactam com outros? É que acaba de relatar o contrário.
Não me interprete mal. Tal como disse a um membro do forum, não vacino por opção, contudo acho bem que as pessoas o façam e eu proprio o devia de fazer (aos meus animais). Não sao convicções "firmes", são apenas maneiras de ver as coisas, sendo que a minha opinião é facilmente alteravel. Em breve deverei ter cães novos, porque não pensar em vacinar? Afinal ninguem fica pobre por isso.

E não os meus animais raramente contactam com outros. Obvio que não consigo por o meu terreno a prova de gato mas no que toca aos cães e afins o que disse aplica-se. Os gatos como sabemos andam sempre a passear, é um caso aparte.

Obrigado.
Tassebem
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 1:58 am

Uma das coisas por que me esforço mais é por interpretar bem os outros e tentar entender os seus pontos de vista. Há coisas com que não estou de acordo, mas que até consigo entender; outras, não.

Ainda bem que acha, afinal, que devia vacinar os seus animais. Se tem possibilidades para ter mais animais, reserve algumas para os proteger o mais possível. Como diz, não fica mais pobre por isso, e com alguma prospecção decerto encontrará um veterinário que o faça a preços acessíveis -- não esquecendo que a vacinação pressupõe uma consulta prévia, para avaliar do estado de saúde do animal e da sua capacidade ou não para receber uma vacina, tal como acontece com os humanos.

No caso dos gatos, como diz, por ser muito difícil, nas suas condições, evitar o contacto com outros, faria muito bem em vaciná-los. Não poderá protegê-los contra tudo, mas protegê-los-á contra algumas coisas.

Em relação também aos seus outros animais, aconselhe-se com um veterinário. Há-os pouco «exagerados» e não exploradores.

Não tem que agradecer. Depois dê notícias do seu gatinho.
BrunoTirso
Membro Júnior

segunda ago 22, 2011 2:47 am

Obrigado, contudo e mesmo não sendo o caso, lembre-se que nem todas as pessoas tem possibilidades para levar o gato ao veterinário. E como não existe serviço publico e gratuito do mesmo, pode ser complicado, daí as experiências das outras pessoas em fóruns como estes possam ser uma mais valia.

Um utilizador do fórum já teve um problema parecido com o gato e aconselhou-me umas gostas. Pela descrição e pela opinião de alguns amigos de enfermagem/farmácia a partida ajudará. Ou seja vou optar pela auto medicação, por uns 2 dias ou 3 e ver o estado de progressão. Caso não melhore irei certamente optar por um profissional.

Entretanto irei optar por ligar a pata do gato ou de certa forma impedir que ele chegue com a pata ao olho porque esta na fase de tentar esfregar / limpar o olho, o que não é bom.

Cumprimentos e obrigado a todos.
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda ago 22, 2011 11:32 am

Não coloque nada nos olhos do gato sem consulta médica... as opiniões não passam disso mesmo...
E pelo aspecto do olhito é memso importante consultar o vet.
Existem lesões que podem ou não levar cortisona, por exemplo, e quem lhe recomendou as gotas não deverá estar a ter isso em linha de conta.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Olrik
Membro
Registado: sábado ago 20, 2011 9:59 pm

segunda ago 22, 2011 11:45 am

BrunoTirso Escreveu:
A prova disso é que tenho uma cadela de 15 anos, outra com uns 8 e vários animais em casa que nunca precisaram de ir a um veterinário e arrisco me a dizer que são bastante saudáveis. É tudo uma questão de saber tratar bem dos animais. .
Sim, sim, conheço um velhote com 90 anos que bebe 2 litros de vinho e fuma um maço por dia... vamos todos fumar e emborrachar-nos que dá vida longa.

Ainda bem que não vai ao veterinario.. :wink:
Tassebem
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 11:58 am

Pois faz muito mal, BrunoTirso. Há gotas para mil e uma coisas e, com a receita desse alegado utilizador do fórum, pode ser que esteja a piorar a lesão no olho do gato. O Bruno não sabe de que tipo de lesão se trata, que parte do olho foi afectada, profunda ou superficial. Só um veterinário pode dizer o que é observando, eventualmente fazendo testes, e depois medicar o gato em conformidade. Inclusivamente, o gato pode ter dores e essas gotas agravarem as dores.

E vai ligar a pata do gato para impedir…?! Para já, não vai impedir nada, a menos que impeça o gato de se mexer de todo. Depois, vai ser bonito o gato ir esfregar o olho com uma pata entrapada e suja.

Olhe, eu prefiro pensar que este tópico é uma brincadeira de mau gosto e, portanto, vou ignorá-lo a partir de agora.
BrunoTirso
Membro Júnior

segunda ago 22, 2011 12:17 pm

Tassebem Escreveu:Pois faz muito mal, BrunoTirso. H� gotas para mil e uma coisas e, com a receita desse alegado utilizador do f�rum, pode ser que esteja a piorar a les�o no olho do gato. O Bruno n�o sabe de que tipo de les�o se trata, que parte do olho foi afectada, profunda ou superficial. S� um veterin�rio pode dizer o que � observando, eventualmente fazendo testes, e depois medicar o gato em conformidade. Inclusivamente, o gato pode ter dores e essas gotas agravarem as dores.

E vai ligar a pata do gato para impedir�?! Para j�, n�o vai impedir nada, a menos que impe�a o gato de se mexer de todo. Depois, vai ser bonito o gato ir esfregar o olho com uma pata entrapada e suja.

Olhe, eu prefiro pensar que este t�pico � uma brincadeira de mau gosto e, portanto, vou ignor�-lo a partir de agora.
Irei igualmente ignorar este tópico visto que grande parte das pessoas são aficionadas e apenas conhecem uma solução para todos os problemas: "leve ao vet".

Vocês vão ao médico quando têm uma tosse? Ou quando apanham uma constipação? Se sim, não me admira que grande parte dos portugueses andem sempre em baixa médica.

Existe sempre auto avaliação da situação, dependendo obviamente dos casos, e tal como disse possuo amigos médicos / enfermeiros / farmacêuticos que após observarem a situação acharam que o que penso fazer deverá resolver o problema, mediante uma dosagem mínima. Duvido que o veterinário conseguisse fazer mais do que eles fizeram.

Mas irei igualmente deixar de postar algo aqui visto que é bater no ceguinho.

Aprendam a perceber que as pessoas vem a fóruns para partilhar experiências e aprender algo, nunca para lerem o óbvio e aprender aquilo que já sabem, sendo que neste momento a experiência diz me que isto foi quase uma perda de tempo visto que nenhum de vocês percebe nada de nada, apenas confiam no veterinário para resolver todas as vossas situações (e claro, fazem bem visto que ele mais do que ninguém é o profissional indicado, contudo vocês vão 2x ao veterinário quando um problema se repete e a solução que já conhecem funciona? eu diria que não.).

De qualquer das formas obrigado pela ajuda, ou pelo menos pela tentativa. Obrigado a outras pela arrogância.

E já agora para que não pensem que sou negligente, aquilo foi superficial, o olho não tem qualquer problema, apenas a membrana o tem. O gato esta melhor hoje, quase não se nota nada e o volume da mesma diminuiu. Acima de qualquer um de vos, sei o que estou a fazer visto que tenho contacto visual com o mesmo e consigo perceber se doí, se esta pior e afins.

Cumprimentos.
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

segunda ago 22, 2011 1:46 pm

Sinceramente, estava à espera de quê? Que lhe passassem uma receita milagrosa através de umas fotos que colocou de um animal ferido? Para poupar uns cobres?

Se fosse o seu olho ou um olho de um filho seu, vinha para a net perguntar ou fazia-lo com um profissional?

Há muitos medicamentos altamente prejudiciais para os animais, por exemplo, paracetamol em gatos. Será que esses peritos em medicina humana que contactou, estão cientes destes "pequenos" pormenores? Sabe que um gato, mesmo com dores, só as manifesta em casos extremos? E pensa mesmo que o seu gato não tem dores?

Se não quer gastar "muito" dinheiro em vacinas, vá ao veterinário municipal, são mais baratas mas não, não são de borla.... e se não quer gastar dinheiro em animais ou lidar com estas pequenas contrariedades: não os tenha, é simples....

Valha-me a santa....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Responder

Voltar para “Gatos”