Gato com inchaço na barriga

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
marilexrib
Registado: domingo ago 28, 2011 11:10 pm

domingo ago 28, 2011 11:18 pm

Boa noite,

o meu gato tem 5 meses e é bastante brincalhao e inclusive gosta muito de caçar e brincar com os passaros que aparecem no jardim. ontem estava bastante calmo, mesmo sossegado demais. verifiquei que tem um inchaço, tipo bola, na parte lateral inferior direita e ontem nao me deixava tocar. nao vomita, e faz todas as neceesides, mas esta calmo demais, so dorme!

hoje já foi brincando, mas continua com o inchaço esquisito....

que faço?

Obrigada!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo ago 28, 2011 11:20 pm

Eu levava o gatinho ao veterinário amanhã de manhã. Só ele poderá dizer qual é o problema.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

segunda ago 29, 2011 12:29 am

Ontem reparei que uma das minhas chinchilas estava muito parada (costuma ser um furacão) e tinha comido menos do que é costume. Fui logo procurar um vet que estivesse aberto àquela hora (um vet decente, que percebesse algo de exóticos). Assim que encontrei, peguei nela e ala que se faz tarde. Está com gases, cólicas e se assim continuasse teria uma obstipação (algo complicado nas chinchilas). Está a tomar medicação e a comer papa, e já está a melhorar. Ou seja, a minha rapidez de acção foi importantíssima.

Gastei mais de 100€ (acrescentando raio-x e medicação). Dinheiro que ia usar para comprar o meu certificado de finalização de curso e para me inscrever para Mestrado. O mais provável é não conseguir inscrever-me este ano (só se tiver MUITA sorte no próximo trabalho). Mas era a vida dela que estava em jogo, portanto fiz o que tinha de fazer. Não me arrependo.

Vim ao fórum perguntar o que fazer? Não. Sei perfeitamente que apenas um veterinário qualificado pode dizer-me o que se passa e ajudar-me a cuidar dos meus animais. E neste caso a minha atitude foi crucial. Talvez se tivesse vindo ao fórum perguntar o que fazer, se tivesse esperado até 2ª feira (quando o vet dos meus animais está de serviço), se me tivesse preocupado com o custo... se calhar a coisa não teria corrido tão bem e eu estaria agora (ou talvez mais tarde) a chorar a perda do meu animal e a arrepender-me amargamente de não ter agido logo.

Isto tudo para dizer o quê? Que ninguém conhece melhor o seu animal do que o dono. Se o dono sente que algo não está bem, é porque algo não está bem. E nesses momentos o primeiro instinto deve ser ir ao veterinário. Não é esperar para ver se melhora, não é perguntar "o que faço", é agir rápido, pois às vezes um dia faz toda a diferença.

Já esperou até aqui (na minha opinião, um erro crasso). Não espere mais. Leve-o ao veterinário "ontem". Boa sorte para o gatinho.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda ago 29, 2011 11:43 am

Eu sou da opinião da GSfanatic, questões de saude não compreendo porque se adia a ida ao vet para perguntar num forum virtual o que nós achamos... Claro que quem se der ao trabalho de responder vai ser pra dizer que tem de ir ao vet com urgencia.

Espero que o gatinho esteja bem e não seja nada de mt grave, mas aparecer um inchaço grtande nunjca é normal e é de ser consultar um vet de serviço com urgencia.

Se as pessoas se sentirem mal, esperam pelo medico de familia na 2ª feira ou vão logo a SAP??? :roll:

Lá por o animal não gritar a dizer que está com dores e pedir um analgesico não quer dizer que não esteja em sofrimento, um sofrimento silencioso.

GS: espero que a chinchila esteja melhor e que consigas alcançar a entrada pro mestrado
marilexrib

segunda ago 29, 2011 7:29 pm

Boa noite,

o gatinho (Ulisses) já está em casa e livre de perigo. levei-o ao veterinário hoje de manhazinha. Tinha um abcesso, mas o veterinário drenou-o. Já está medicado e come sem problemas e até já brinca e sobe aos sofás.

que alívio!

Obrigada pelas respostas.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda ago 29, 2011 11:21 pm

Ainda bem que o Ulisses está melhor. :) E o veterinário disse qual seria a origem do abcesso?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
marilexrib

segunda ago 29, 2011 11:34 pm

Sim, disse que seria provavelmente uma picada de insecto ou arranhadela de algum animal (gato que tivesse entrado no jardim...), e que apesar de nao se ver, é um sitio por onde podem entrar muitas bacterias, provocando a inflamaçao.
Responder

Voltar para “Gatos”