Dúvidas sobre esterilização catração no macho
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Em conversa com uma amiga fiquei com uma dúvida. Os machos castram-se ou esterilizam-se. Ou pode-se fazer uma destas coisas? É que ela tem um gato que ela diz que é esterilizado, não pode fazer bébes, mas está inteiro... Eu não sabia que os gatos podiam ser esterilizados... Alguém me explica melhor?
Beijokas
kathleen
Em conversa com uma amiga fiquei com uma dúvida. Os machos castram-se ou esterilizam-se. Ou pode-se fazer uma destas coisas? É que ela tem um gato que ela diz que é esterilizado, não pode fazer bébes, mas está inteiro... Eu não sabia que os gatos podiam ser esterilizados... Alguém me explica melhor?
Beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
- Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,
Pois.....fiquei exactamente como tu! Tens de perguntar a essa tua amiga se não falta nada ao gato de certeza...ela se calhar não olhou bem :p
Aquilo também é tão pequenino
:p
Aquilo também é tão pequenino

Olá
eu sempre ouvi falar em castração, os meus gatos perderam os tlins todos, o Tigrinho no final do mês também vai.
Realmente não é a primeira pessoa que fala em esterilização de machos, eu até na minha ignorância pensava que queria dizer a mesma coisa, pois por vezes as pessoas não gostam muito da palavra castração.
Será que são coisas distintas?
que estranho.
eu sempre ouvi falar em castração, os meus gatos perderam os tlins todos, o Tigrinho no final do mês também vai.
Realmente não é a primeira pessoa que fala em esterilização de machos, eu até na minha ignorância pensava que queria dizer a mesma coisa, pois por vezes as pessoas não gostam muito da palavra castração.
Será que são coisas distintas?
que estranho.
-
- Membro Veterano
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá,
Não o gato tem lá tudo
, ela diz que não quis que lhe tirassem nada pois não se sentia bem a fazer isso ao animal e que ele foi esterilizado... Mas o animal tem tudo no sitio...
beijokas
kathleen
Não o gato tem lá tudo

beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Já tinha ouvido falar que também se pode fazer vasectomias nos gatos tal como nos seres humanos. Assim sendo eles mantêm os testículos mas passam a ser inférteis pois os espermatozóides estão impedidos de passar pelos canais, porque estes estão interrompidos. Assim os gatos machos estão inteiros mas são inférteis pois não podem fecundar as gatas. Não percebo bem é qual a vantagem deste tipo de intervenção, ao retirar os testículos evita-se uma série de comportamentos no gato (marcação de território, agressividade com outros machos, tendência para fugir), assim apenas se impede que o gato fertilize gatas todos os restantes comportamento lá ficam. Em termos de nome correcto, só um veterinário poderá esclarecer.
Das gatas sei que o nome correcto é ovariohisteroctomia (não sei se está bem escrito) e indica que foram retirados os ovários e o útero. É muito importante que seja tudo retirado pois se o útero ficar poderá vir a trazer problemas de saúde.
Nos gatos esse tipo de intervenções também deve ter um nome específico.
Das gatas sei que o nome correcto é ovariohisteroctomia (não sei se está bem escrito) e indica que foram retirados os ovários e o útero. É muito importante que seja tudo retirado pois se o útero ficar poderá vir a trazer problemas de saúde.
Nos gatos esse tipo de intervenções também deve ter um nome específico.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
- Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)
Olá
A diferença entre a castração e a esterilização esta na retirada ou não dos tintins, alguns gatos só é feita a laqueação do canal espermatico e então são esterilizados, quando lhes retiram as bolinhas são castrados ... pelo menos foi assim que me explicaram ...
Eu prefiro retirar tudo ...
Jokas
ChinaBlue
A diferença entre a castração e a esterilização esta na retirada ou não dos tintins, alguns gatos só é feita a laqueação do canal espermatico e então são esterilizados, quando lhes retiram as bolinhas são castrados ... pelo menos foi assim que me explicaram ...
Eu prefiro retirar tudo ...

Jokas
ChinaBlue
Olá a todos....
Kathleen, obrigada pelo tópico, muito oportuno para mim que estou a planear levar o Merlin daqui a cerca de 1 mês para a castração/esterilização ??
e quanto mais informação, melhor...
ChinaBlue, tudo bem? a tal "laqueação do canal espermatico" impede a marcação de território? E nesse caso, pelo que percebi os tintins ficam lá mas estão "vazios", é isso? Porque preferes retirar tudo? o gato fica "literalmente" sem bolinhas?
Desculpa o interrogatório
mas se tiveres mais informação partilha...olha, só mais uma: entre a castração e a esterilização a cirurgia é de igual complexidade, ou há uma mais "arriscada" que outra?
Obrigada pela paciência...
Beijinho e ronrons do Merlin
Roxanne
Kathleen, obrigada pelo tópico, muito oportuno para mim que estou a planear levar o Merlin daqui a cerca de 1 mês para a castração/esterilização ??

ChinaBlue, tudo bem? a tal "laqueação do canal espermatico" impede a marcação de território? E nesse caso, pelo que percebi os tintins ficam lá mas estão "vazios", é isso? Porque preferes retirar tudo? o gato fica "literalmente" sem bolinhas?
Desculpa o interrogatório

Obrigada pela paciência...
Beijinho e ronrons do Merlin
Roxanne
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
- Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)
Boas tardes
Nestas coisas de retirar a capacidade reprodutiva aos animais sou de opinião que se não vai ser usado é melhor tirar pois orgãos sem uso podem dar problemas futuros ...
Quanto a marcação de territorio é uma questão hormonal ... se o gato estiver castrado ou laqueado não produz estas hormonas e não devera marcar territorio ...
Jokas
ChinaBlue
Nestas coisas de retirar a capacidade reprodutiva aos animais sou de opinião que se não vai ser usado é melhor tirar pois orgãos sem uso podem dar problemas futuros ...
Quanto a marcação de territorio é uma questão hormonal ... se o gato estiver castrado ou laqueado não produz estas hormonas e não devera marcar territorio ...
Jokas
ChinaBlue
-
- Membro Veterano
Olá
Bem já entendi. Eu imaginava que fosse alguma coisa deste tipo, mas como ouço sempre falar em castração no caso dos gatos.
A minha amiga é que lhe faz impressão privar o animal dos seus orgão e recusou-se a castrar o gato, manias
Beijokas
Kathleen
Bem já entendi. Eu imaginava que fosse alguma coisa deste tipo, mas como ouço sempre falar em castração no caso dos gatos.
A minha amiga é que lhe faz impressão privar o animal dos seus orgão e recusou-se a castrar o gato, manias

Beijokas
Kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm
O que me explicaram é que é como a hecep e a chinablue disseram. Mas que a simples vasectomia não impede muitos dos comportamentos dos gatos. pelo que eu raciocino é que as hormonas produzem-se...só não passam para os testiculos. Estou errada?
O vet. foi de opinião que se deve sempre optar pela castração (ablação testicular total) e foi o que fiz.
O vet. foi de opinião que se deve sempre optar pela castração (ablação testicular total) e foi o que fiz.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Bem posso não ser vet mas de biologia percebo... Vamos a entender uma coisa: se o testículo fica, ele continua funcional e vivo logo produz hormonas. Por isso é que eu disse que se apenas laquearem os canais que conduzem o esperma dos gatos eles vão continuar a comportar-se como se nada tivesse acontecido, vão continuar a querer marcar território, ir às gatas, brigar com outros machos, etc, ect. As hormonas continuam lá e a produção de espermatozóides continua só que os ditos espermatozóides como os canais que os conduzem para o exterior estão tapados, não saem para o exterior logo o gato não tem capacidade de fertilizar as fêmeas. Mas em termos de comportamento não há alterações, se um macho assim encontrar uma femea com cio de certeza que vai procurar acasalar com ela, esse acto não tem é consequências a nível de nascimento de gatinhos mas pode ter ao nível de saúde uma vez que ele pode contagiar e ser contagiado com doenças tais como o FIV e o FeLV. O problema é se o tal macho a quem fizerem isso começar a marcar muito o território dentro de casa a ver se não poem na rua... As pessoas não mandam castrar os gatos só para eles não serem férteis mas também para evitar certos comportamentos que podem ser prejudiciais para eles e para nós.
Vocês pensem, há homens que optam pela vasectomia como método anticoncepcional, é arriscado porque é definitivo mas em termos de resultados é relativamente seguro, deixam mesmo de ser férteis. Mas não deixam de ter hormonas por causa disso, nem deixam de ter apetite sexual, etc. Vocês não conhecem ninguém que tenha feito uma vasectomia? Eu conheço um casal que optou por esse método e se deram muito bem.
Acho que é óptimo para humanos, para os gatos sinceramente não vejos vantagens pois eles vão continuar a ter comportamentos de risco e indesejáveis.
Vocês pensem, há homens que optam pela vasectomia como método anticoncepcional, é arriscado porque é definitivo mas em termos de resultados é relativamente seguro, deixam mesmo de ser férteis. Mas não deixam de ter hormonas por causa disso, nem deixam de ter apetite sexual, etc. Vocês não conhecem ninguém que tenha feito uma vasectomia? Eu conheço um casal que optou por esse método e se deram muito bem.
Acho que é óptimo para humanos, para os gatos sinceramente não vejos vantagens pois eles vão continuar a ter comportamentos de risco e indesejáveis.
-
- Membro Veterano
Olá,
Acho que o que a Hecep diz tem toda a lógica. Mas, a minha amiga diz que o gato não marca território nem se aproxima das gatas com fins sexuais...
Beijokas
Kathleen
Acho que o que a Hecep diz tem toda a lógica. Mas, a minha amiga diz que o gato não marca território nem se aproxima das gatas com fins sexuais...
Beijokas
Kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Geralmente só os criadores é que fazem vasectomia a um dos gatos. Esse gato tem um comportamento de gato inteiro e quando uma das gatas está no cio ocorre a cópula normalmente mas sem fecundação, já que não há maneira do esperma passar. A penetração induz a ovulação à gata que deixa de ter cio durante uns tempos e assim sem estar em cio constantemente mantém-se em boa forma e gordinha.
Quanto ao facto de o gatinho da amiga da Kathleen não marcar território acontece embora não seja frequente e só em raças mais calmas como o persa, o exótico, ... Agora o não ligar às fêmeas com cio
. Bem, pode ser que seja um gatinho "moderno" ?!

Quanto ao facto de o gatinho da amiga da Kathleen não marcar território acontece embora não seja frequente e só em raças mais calmas como o persa, o exótico, ... Agora o não ligar às fêmeas com cio

Maria João