Gostava de partilhar convosco o que está a acontecer com a minha gata Bosques a Blue.
A Blue sempre foi um docinho, muito calma, tolerante, gostava de estar sempre perto de nós e seguir-nos para todo o lado,muitas turras, muitas lambidelas até nos doer a cara, gostava e muito de umas boas correrias e brincadeiras com a minha outra gata a Sasha.
Na sexta feira passada começou a modificar o comportamento, não quer brincadeiras com a Sasha (chega a rosnar-lhe para ela se ir embora), anda sempre escondida e quando não está escondida está deitada, acaba de comer deita-se, vai ao wc, deita-se, não quer festas e reage como se estivesse sempre com medo ou desconfiada. Mas mantém-se meiga para nós os donos, apesar de não querer muitas festas
Reparei que ela comia bem, bebia água com a mesma frequência, sem diarreias, sem vómitos, sem apatia (apesar de estar sempre deitada ou escondida, está sempre atenta ao que se passa), sem febre, ou qualquer outro sintoma que me levasse a crer que estaria doente, a única coisa que me alertou como diferente é o facto de andar mais com o corpo arqueado.
No inicio da semana levei-a ao vet, observou-a e não lhe encontrou nada, fez umas analises simples, um hemograma, e os resultados foram optimos, a Blue não acusou nada, está saudável...
Explicou-me que como ela vai a caminho dos 7 meses poderia ser uma alteração comportamental devido a uma questão hormonal, ou seja, o 1º cio, ao que parece muitas gatas no inicio do 1º cio não entendem o que lhes está a acontecer, refugiam-se mais e tornam-se muito inactivas.
Também me disse que poderia ser uma fase onde ela começa a definir o seu caracter, mas acreditava ser pouco provável, acreditava mais que fosse o cio.
Hoje passou praticamente 1 semana desde que a Blue começou com este comportamento e como não se registam alterações significativas, decidi leva-la a outro vet, com o pretexto de querer uma segunda opinião pois tenho algum receio que ela adoeça assim de repente.
Desta vez era uma veterinária, uma senhora muito atenciosa, fez-lhe os exames rotineiros, temperatura, ouvidos, boca. etc. excluiu de fazer análises pois já tinha feito esta semana.
E como o outro vet achou a Blue muito saudável, boa estrutura, com peso, olhos brilhantes e tudo boas noticias. Ao passar-lhe a mão ao longo do corpo num gesto de caricias e Blue ergueu muito a cauda e espetou o rabiosque e arqueou o corpo (sinal de cio).
Bem parece que foram 2 veterinários a diagnosticar que a alteração comportamental da Blue se deve ao 1º cio.
Aquilo que a Sasha faz com o cio ou as vossas gatas que vocês aqui comentam parece não se encaixar neste quadro.
A Blue com o cio, anda escondida, não brinca, não quer ser acariciada, vive deitada tipo preguiçosa, mudou o seu "eu"
Alguem tem ou teve uma gata com este comportamento? Ou que conheça de ouvir falar?
É que felizmente existe aqui na arca muitos foristas quase que "experts" em gatitos, devido ás quantidades que têm/tiveram, ou por serem FAT's e já têm muita historia para partilhar. Pode ser que haja algumas idênticas a esta minha...
É que sinceramente continuo assim com um pontinha pequenina de receio que ela tenha outra coisa, eu sei que pode ser infundado este meu receio, mas pronto é como um filho, o medo fala sempre mais alto e deixa-nos desconfiadas por Natureza.
Obrigado a todos