Gato a emagrecer

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

joanasirio
Membro
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 31, 2008 10:12 am

segunda set 05, 2011 1:40 pm

Última edição por joanasirio em segunda set 05, 2011 5:43 pm, editado 1 vez no total.
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda set 05, 2011 1:55 pm

:o Eu não posso estar a ler bem.

Não vou dizer mais nada a não ser: desgraçado animal que está a agonizar aos poucos, muito possivelmente vai ter uma morte horrível, e não tem quem lhe valha.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 05, 2011 2:05 pm

Apesar de ter essa impressão com vets, a atitude correcta a tomar é levar o gatinho ao médico. A sua gatinha morreu porque muito provavelmente a doença já estava avançada, o que complicou a cura ou outra causa qualquer, mas tem de perceber que a culpa não deve ter sido dos vets. Eles negligenciaram-na ? Recusaram tratá-la ? Deixáram-na morrer sem tentar tudo para a salvar ?
Se a resposta a estas perguntas for Não, então não tem porque estar preocupada.
Se a resposta for Sim, é simples, mude de vet.

Só o vomitar é sintoma mais do que suficiente para consultar um vet e ainda mais se é frequente e com esse tal líquido castanho. Esse líquido até pode ser sangue misturado com comida e não ser vermelho, mas não é impossível que seja sangue. Se está a emagrecer, pior ainda.
Tem mesmo de recorrer a um vet se quer o seu gatinho curado enquanto o que ele tiver já não tenha cura ou o mate. Desculpe estar a ser directa ( talvez demais ) mas é bom que saiba a realidade e as consequências.

Se não quer ter problemas com vets, não tem posses financeiras, não tem meios para se deslocar, não tem tempo, etc. então opte por animais que não necessitem disso ou necessitem apenas em casos excepcionais de doença, como por exemplo aves, roedores de pequena dimensão, geckos, etc.

O gatito está vacinado ?
Faz consultas de rotina ?

Boa sorte para ele.
bearock
Membro Veterano
Mensagens: 395
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

segunda set 05, 2011 2:05 pm

Leve o gato ao veterinário o mais rápido possível, esses sintomas não são normais. Quanto mais tarde for menos há a fazer para o salvar.
joanasirio
Membro
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 31, 2008 10:12 am

segunda set 05, 2011 2:11 pm

Última edição por joanasirio em segunda set 05, 2011 5:44 pm, editado 1 vez no total.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 05, 2011 2:16 pm

Vomitar ocasionalmente tudo bem. Às vezes a comida cai mal ou ele pode ficar mal disposto. Mas frequentemente não é. E se o vómito tem esse líquido e o gatito está a emagrecer então leve-o ao vet.
Boa sorte para o menino.
joanasirio
Membro
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 31, 2008 10:12 am

segunda set 05, 2011 2:20 pm

Não sei se é só coincidência mas foi á cerca de um ano tambem que ele mudou de ração para a royal canin para gatos esterilizados..é que,e repito mais uma vez, o veterinário tem-me dito sempre que vomitar é normal e aqui dizem-me que não é :?
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 05, 2011 2:25 pm

Volte ao vet e explique-lhe que o vómito é frequente e tem o tal líquido castanho. Assim é muito provável que o vet ( se for competente ) dê atenção ao seu caso, porque vómitos frequentes e com líquido não são normais.
Em relação à ração, qual era a que lhe dava antes da Royal Canin ? Isto também era uma questão que poderia colocar ao vet. Ele de certeza irá aconselhar a marca e tipo de ração que mais se adequa ao seu gatinho.
joanasirio
Membro
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 31, 2008 10:12 am

segunda set 05, 2011 2:30 pm

Antes dava-lhe purina one, mudei para a royal canin por pensar que esta marca era melhor e se calhar fiz asneira :?
Sendo assim vou ao vet ainda esta semana.
Muito obrigada pelas respostas :wink:
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 05, 2011 2:46 pm

Faz bem ir ao vet.
Às vezes não é a marca ou a qualidade que interessa, é o que o organismo do gatito tolera e a adaptação. A Royal Canin é uma boa marca, mas para o gatito pode não ser :wink: .
Sempre que mude de ração, vá alterando aos poucos, não mude drásticamente, porque assim o gato não vai poder adaptar-se convenientemente.
Mude para a Purina One e veja se ele pára com esses sintomas, mas não faça isto sem consultar o vet. Ele melhor que ninguém pode indicar a melhor ração e dizer-lhe o que é melhor para o gatinho. Diga-lhe o que disse aqui ( os sintomas, o problema da ração, ... ) e ele explicár-lhe-à tudo.
Boa sorte.
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda set 05, 2011 2:46 pm

joanasirio Escreveu:Atenção, eu levo-o regularmente ao veterinário e tem as vacinas todas em dia. O veterinário disse sempre que vomitar era normal. Em relação á gata, não morreu pelo estado avançado da doença, foi detectada quando ela tinha 2 anos e ao longo dos ultimos anos foi piorando até morrer. Só meti uma questão, não admito que pessoas que não me conhecem de lado nenhum venham dizer que trato mal os meus animais e que a minha gata morreu por minha culpa. Refiro-me apenas á resposta da tassebem, quanto ás outras agradeço o esclarecimento
Dizer «desgraçado animal» foi a resposta melhorzinha que consegui arranjar para uma pessoa que tem «um gato com 8 anos que tem vindo a emagrecer ao longo do último ano» e que «nos últimos meses anda a vomitar mais do que é normal», «uma pasta castanha homogénea», e que tenciona levá-lo ao veterinário «até ao final deste ano».

Atenção, eu não disse que a sua gata morreu por sua culpa. Isso já são palavras suas, não minhas.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda set 05, 2011 3:55 pm

:o :o O animal está a emagrecer e vomita com frequencia e diz que so esta a pensar leva-lo ao vet ATE AO FIM DO ANO????????
Está a pera do quê?? Que as pessoas não fiquem horrorizadas com esta afimação?? É o mesmo que dizer que tem uma criança doente em casa e está a pensa-la levar ao médico daki a 3 meses!!!!! :x

Os animais não ganem, , não choram, nem pedem para ir ao vet, os donos é que têm de ter o discernimento para ver que alguma coisa não está bem e leva-los a uma consulta com brevidade não é daki a 3/4 meses.
Perda de peso + vomitos é = a DOENÇA.

NOTA: Se não tem confiança na vet que tratou da falecida gatinha, procure um diferente, ou aconselhe-se com pessoas da sua area "vizinhos" que aconselhem uma clinica d emais confiança, mas não se deixa o gato doente em casa sem ser visto.
99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda set 05, 2011 4:04 pm

Há uma diferença em VOMITAR e REGURGITAR.

REGURGITAR Significa que o animal assim que acaba de comer manda normalmente o rolinho da ração praticamente intacta para fora e isso sim pode ser sinal de bolas de pêlo, ou que foram mt sofregos a comer e sentiram-se mal disposto. A comida nem chegou ao estomago.
NÃO há PERDA DE PESO.

VOMITAR A comida já estava a fazer digestão, o vomito vem liquido por normal e este é mais preocupante.

Fale com a vet para que aprenda estas diferenças, eu tb aprendi porque a minha gata REGURGITA com muita frequencia e foi-me explicada a diferença pelo vet para que eu perceba qd me devo preocupar ou não.
dricaas
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: terça ago 02, 2011 1:05 pm
Localização: Kiko; Verdito (homenagem); Céu (homenagem)

segunda set 05, 2011 7:16 pm

joanasirio Escreveu:Não sei se é só coincidência mas foi á cerca de um ano tambem que ele mudou de ração para a royal canin para gatos esterilizados..é que,e repito mais uma vez, o veterinário tem-me dito sempre que vomitar é normal e aqui dizem-me que não é :?
Ele diz que vomitar é normal?? :o E por acaso ele disse-lhe o porquê??
Ele é um profissional, acho, mas por exemplo se um médico dissesse a um filho seu que vomitar era normal, você não acharia estranho?? Quando for ao Vet pergunte-lhe o porquê de ele achar normal...

Desculpe dizer isto mas existem Vets que só se interessam por €€€€ e não pela saúde do animal. Sinceramente acho que deve procurar uma 2ª opinião, acho que o seu actual Vet não é de confiança!
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda set 12, 2011 2:57 pm

Notícias deste gatinho...?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Responder

Voltar para “Gatos”