Pequeno dilema

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

AnnieLee
Membro Júnior
Registado: quarta set 07, 2011 10:17 am

quarta set 07, 2011 10:31 am

Bom dia, para já peço desculpa se esta dúvida já foi colocada e esclarecida mas senti necessidade de explicar o meu caso.

Eu quero imenso adoptar um gato. Sempre gostei de gatos e sinto imensa falta de ter um. Actualmente, como vivo sozinha, achei que seria uma boa altura. Há meses que leio tudo e mais alguma coisa, todos os cuidados que é preciso ter, tudo para me certificar que quando adoptar o meu bichano tudo corra na perfeição. Só que tenho um problema: eu vivo a 300km dos meus pais, os quais vou visitar durante as férias (natal, páscoa, verão) e não tenho carro, logo viajo sempre de autocarro. Já me informei acerca do transporte de animais nos autocarros mas no entanto continuo apreensiva. Uma viagem de autocarro não me parece tranquila para um animal, ainda por cima viagens de 3 a 4 horas. É a única coisa que me está a impedir de ainda não ter arranjado a minha companhia porque me sinto receosa, não quero ser egoísta e quero saber o que é melhor para o pequenino. Será melhor esperar mais uns tempos até arranjar viatura própria, e só depois adopto o gato, ou uma viagem de autocarro não é assim tão má como eu imagino que seja? Alguém que me possa orientar neste assunto, sff? :?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 07, 2011 11:31 am

AnnieLee, a menos que tenha havido alguma alteração recente, nos autocarros da Rede Expresso, os gatos viajam dentro do porão, com a outra bagagem.
Eu jamais poria um gato a viajar nessas condições nem que fosse uma viagem de dez minutos, quanto mais de horas. Acho que os bichos devem ficar aterrorizados, já para não falar do calor, etc.
Já no comboio, os gatos podem viajar nas carruagens, aos pés ou ao colo do dono, por exemplo, se a transportadora não for muito grande. Agora, há os que viajam bem e os que viajam mal, sendo que, por regra, os gatos não gostam muito de deslocações, seja em que meio de transporte for.
Resumindo, no seu caso, eu adoptaria, mas só se pudesse fazer a viagem de comboio. Como as suas deslocações não são muito frequentes, não é por umas viagens de comboio três ou quatro vezes por ano que haverá grande problema.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Zanys
Membro Júnior
Registado: terça set 21, 2010 4:40 pm

quarta set 07, 2011 11:58 am

A minha opinião vai de encontro à publicada pla Tassebem 8)

Não haverá também alguém de confiança, que enquanto vai à casa dos pais possa ir lá a casa dar comida e fazer companhia ao gato?

Não aconselho nada o Expresso, no porão NEVERRRR!!!

O comboio é a alternativa melhor, enquanto não arranjar carro , o que também pelo que entendi está nos planos, pelo que adoptaria um gato/a. Afinal há tantos gatos/gatas a precisar de um Lar!!!
O meu namorado também levava a gata dele de férias com a família. Faziam uma viagem de 250KM, acho que por vezes a Gatinha ficava nauseada, mas acabou-se por habituar e nunca houve nenhum problema de maior.

Já nós, optamos por deixar os nossos 3 gatos ao cuidado da nossa cunhada, que é uma amante de gatos e até agradece porque por causa do "camafeu" do marido que não quer e pronto, não pode ter gatos em casa.

Saudações Felinas
AnnieLee
Membro Júnior
Registado: quarta set 07, 2011 10:17 am

quarta set 07, 2011 12:18 pm

Ainda bem que me informam acerca dos autocarros, porque pelo que dizem no site não dá a entender onde é que o gato fica, ia contactá-los com essa dúvida.

Eu de facto posso viajar de comboio, regra geral não o faço porque o terminal de autocarros é mesmo ao lado da casa dos meus pais, mas não há qualquer problema em passar a ir de comboio.

Em relação a deixar o gato com alguém, essa era a minha solução para viagens de curta duração. Se for coisa de um fim-de-semana prolongado, o meu namorado pode vir cuidar dele, se for uma semana ou duas tenho pessoas que podem cuidar dele. O meu problema seria mais com as férias de verão em que fico lá um mês, e mesmo estando lá também faço algumas viagens. A minha mãe também encheu-me a cabeça, estava realmente decidida em adoptar um gato agora e ela começou a bombardear-me com questões acerca das viagens a que não sabia responder, assim fico mais descansada. Já agora, sabem se por levar animal há algum custo acrescido?

EDIT: Editei só para agradecer as vossas respostas, muito obrigado! :)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 07, 2011 12:25 pm

Não há custo acrescido. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

quarta set 07, 2011 1:00 pm

Olá!

Eu por acaso também moro a 300 e tal km de casa dos meus pais, sei como é. Mas nunca levei os meus pequenos em viagem, porque já só por 10 mins de viagem de carro eles ficam aterrorizados, quanto mais 3 horas. Para mim é impensável.

Mas tenho sempre alguém em casa que cuida deles por mim qd vou de fim de semana e mais um "backup" plan de alguém que pode ficar com eles se for de férias.
Procure um amigo ou amiga que seja querido :D

Tive uma colega de faculdade que deixava o gato sozinho em casa por dois dias. ia a casa à sexta, voltava ao domingo à noite (e eu tb não estava ao fim de semana).

É assim... o gato ficava bem. Mas quase morria de saudades e de tédio.... (eu não faria isso, mas pronto :P)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 07, 2011 1:29 pm

Atenção que já houveram casos de gases de escape a irem para o porão de bagagem e animais a morrerem intoxicados.

Portanto, ou no carro dos donos, ou comboio, ou "caselas"! :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta set 07, 2011 4:37 pm

Este ano os meus gatos tambem se estrearam em viagens de carro.
Fui de ferias para Milfontes , o que são quase 3 horas de viagem na mala do carro. Foram os dois dentro da mesma caixa de transporte e portaram-se muito bem.....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 07, 2011 5:44 pm

jujubele Escreveu:Este ano os meus gatos tambem se estrearam em viagens de carro.
Fui de ferias para Milfontes , o que são quase 3 horas de viagem na mala do carro. Foram os dois dentro da mesma caixa de transporte e portaram-se muito bem.....
Levou os gatos na mala do carro? Ou eu não percebi bem...? :o Não dentro do carro? :?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

quarta set 07, 2011 6:00 pm

Atenção a pôr os gatinhos na mala do carro. Eles podem morrer!!!! :(
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta set 07, 2011 9:16 pm

Depende do tipo de carro. Os meus também viajam na mala, por vezes, basta retirar a parte de cima da bagageira e não há problema. Só existe problema se for um veículo tipo 3 volumes...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta set 08, 2011 12:18 am

A minha primeira gata, quando era única, ia comigo para todo o lado. Sempre tinha tido cães e nunca tinha ouvido dizer que os gatos não gostavam de viajar... :oops: bom, a verdade é que a gatinha nunca barafustou e até parecia apreciar! Andou de carrou, de comboio, de avião... e no porão de um autocarro da rede Expresso. :evil: Era bem pequenina, entrei com ela no autocarro, a motorista não reparou. Eu tinha lido a legislação, e estava a cumprir: devidamente acondicionada, junto da pessoa responsável, é o que diz a lei. A meio caminho entre Leiria e Lisboa, a gatita miou, a motorista encosta à berma de repente sei lá onde, depois de Fátima e perguntou quem é q levava um gato. Lá respondi, e obrigou-me a pôr a gata no porão, ou ficávamos as duas a pé. Eu tinha um vôo marcado para São Miguel, não era adiável, e tive de ceder, pois a tipa estava possuída e estava a ver que ainda me pregava um estalo. "A lei é o meu chefe que manda, animais vão no porão!" Tentei que me deixasse ir no porão também, já que o responsável tem de estar com o animal, mas "pessoas não podem viajar no porão!". Foi só mais uma hora de viagem, e felizmente correu tudo bem, também graças ao temperamento da gata, mas foi sorte. Mal regressei, deixei a queixa escrita no livro de reclamações, mas sei que não adiantou nada.

Por isso... vá de comboio. Viagem tranquila, paisagens bonitas, sem chatices e sem transtornos para o animal. Ponha um resguardo na transportadora, cubra-a com uma manta, faça a viagem entre as dez da manhã e as seis da tarde - hora da sesta dos gatos - e vai ver que corre tudo bem. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
jujubele
Membro Veterano

quinta set 08, 2011 7:55 am

Acho que não me expliquei bem...... :(

Tenho uma carrinha Toyota Avensis Station Wagon , que encolhendo a capota plastica fica com um enorme espaço na bagageira.
A caixa de transporte é especifica para cães, daquelas tamanho XXl para caes grandes, por isso bastante alta e larga pelo que o Ruca e o Rafa estão á vontade dentro dela.

Saio sempre pela manhã, quando está mais fresco e durante a viagem vou ligando o ar condicionado do carro, não o mantendo sempre ligado para não ficar frio de mais . Quando regresso a casa, normalmente venho ao fim da tarde.

Durante a viagem falo com eles que vão respondendo miando baixinho..... Normalmente paro a meio do percurso para esticar as pernas e para ver como os rapazes estão. E tudo tem corrido bem . :lol:
Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

quinta set 08, 2011 9:08 am

Ah, assim está bem!
Uma vez deram-me 5 galinhas vivas e tive qua fazer uma viagem do Minho ao Porto. Não consegui viajar porque elas saltavam-me para frente. :D Meti três na mala. Uma desgraça!! Morreram! :o Era muito nova e não pensei nas consequências. O carro era um ford antigo e elas não aguentaram.
jujubele
Membro Veterano

quinta set 08, 2011 9:24 am

Entendo perfeitamente a v/ apreensão ..... quando agora leio o que escrevi "tres horas dentro da mala do carro" até a mim me assusta... :lol:

Esqueço-me que a minha mala é diferente das habituais, por ser uma carrinha.... o que pode induzir outras pessoas em erro, e colocarem mesmo os seus bichanos na mala do carro.

Assim colocar os bichanos nas bagageiras, só nas das carrinhas e tem que ser bem arejadas !
Responder

Voltar para “Gatos”