Opinião
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Bom dia,
Este ano entrei para a universidade e, com tal, vou mudar de residência para Lisboa (neste momento estou em Leiria). Tenho um gato que, apesar de não gostar muito de colo, se comporta como um cão e me segue para todo o lado. Dorme comigo e sente a minha falta quando passo períodos de tempo alargados fora de casa, demonstrando-se menos activo, menos brincalhão e com menos apetite.
Gostaria de o levar comigo, tenho condições e espaço para ele no apartamento para onde vou mas tenho um problema relacionado com as minhas idas a Leiria ao fim-de-semana. O Jacques detesta viagens de carro e ainda mais ambientes barulhentos e cheios de pessoas, pois fica muito stressado e desorientado. Não coloco a hipotese de o trazer comigo nestas idas a Leiria, seria uma grande maldade que lhe faria.
A outa hipótese seria deixá-lo no apartamento durante o tempo que estiver fora e é aqui que reside a minha dúvida. Sei que algumas pessoas deixam os gatos sozinhos por períodos de tempo de dois dias mas será que isto é mesmo viável? O meu gato passa, por vezes, dias inteiros sozinho (das sete da manhã às sete da tarde), está habituado e faz grandes sonecas nos seus poleiros favoritos, mas não será de mais um fim de semana inteiro? Qual o tempo máximo que se pode deixar um gato sozinho em casa? O mais provável será eu sair aos sábados de manhã e voltar domingos à noite, mas o meu horário também me permite sair sexta depois da hora de almoço.
Este ano entrei para a universidade e, com tal, vou mudar de residência para Lisboa (neste momento estou em Leiria). Tenho um gato que, apesar de não gostar muito de colo, se comporta como um cão e me segue para todo o lado. Dorme comigo e sente a minha falta quando passo períodos de tempo alargados fora de casa, demonstrando-se menos activo, menos brincalhão e com menos apetite.
Gostaria de o levar comigo, tenho condições e espaço para ele no apartamento para onde vou mas tenho um problema relacionado com as minhas idas a Leiria ao fim-de-semana. O Jacques detesta viagens de carro e ainda mais ambientes barulhentos e cheios de pessoas, pois fica muito stressado e desorientado. Não coloco a hipotese de o trazer comigo nestas idas a Leiria, seria uma grande maldade que lhe faria.
A outa hipótese seria deixá-lo no apartamento durante o tempo que estiver fora e é aqui que reside a minha dúvida. Sei que algumas pessoas deixam os gatos sozinhos por períodos de tempo de dois dias mas será que isto é mesmo viável? O meu gato passa, por vezes, dias inteiros sozinho (das sete da manhã às sete da tarde), está habituado e faz grandes sonecas nos seus poleiros favoritos, mas não será de mais um fim de semana inteiro? Qual o tempo máximo que se pode deixar um gato sozinho em casa? O mais provável será eu sair aos sábados de manhã e voltar domingos à noite, mas o meu horário também me permite sair sexta depois da hora de almoço.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Sim, pode deixar o gato à vontade em casa ele até agradece não andar de um lado para o outro.
É só deixar as janelas fechadas e outras divisões onde não quer que ele entre, deixar comida e agua com fartura e a areia limpa e pode ir descansada durante o fim de semana.
É só deixar as janelas fechadas e outras divisões onde não quer que ele entre, deixar comida e agua com fartura e a areia limpa e pode ir descansada durante o fim de semana.
Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am
Penso que não haverá problema, e sempre será preferivel a sujeitá-lo aos stress das viagens.
Eventualmente, depois pode arranjar quem durante o fim de semana vá ver como ele está e fique um pouco com ele (colega, amigo, vizinho, etc).
Eventualmente, depois pode arranjar quem durante o fim de semana vá ver como ele está e fique um pouco com ele (colega, amigo, vizinho, etc).
Última edição por MarisaV em quarta set 21, 2011 3:37 pm, editado 1 vez no total.
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra
Não tem problema nenhum, desde que deixe mais do que tigela de agua, não vá ele entornar .... areão limpo e comidinha á descrição, é preferivel deixá-lo em casa durante o fim de semana... Então se lhe arranjar uma companhia felina, tanto melhor
!!!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Essa é que é uma belíssima sugestão, jujubele.jujubele Escreveu:Não tem problema nenhum, desde que deixe mais do que tigela de agua, não vá ele entornar .... areão limpo e comidinha á descrição, é preferivel deixá-lo em casa durante o fim de semana... Então se lhe arranjar uma companhia felina, tanto melhor!!!

Eu estava hesitante em dar a minha opinião, porque era «nim». Se o Jacques chega até a comer menos quando a Joana não está em casa, também não sei se seria boa ideia deixá-lo sozinho em Lisboa, numa casa que a princípio ele até vai estranhar, por dois/três dias. Por outro lado, onde está, para além da ausência da dona em Lisboa, ele também passa o dia todo sozinho, e já não iria dormir com ela, a não ser ao fim-de-semana. Por isso, era daquelas situações em que não conseguia dizer sim ou sopas…
Mas a sugestão da jujubele, a ser aceite, penso que inclina a balança para a possibilidade de o Jacques vir residir para a capital.
Já agora, uma informação: vi noutro tópico que a Joana vai entrar para a FMV (mais uma vez, parabéns

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am
Concordo plenamentejujubele Escreveu: Então se lhe arranjar uma companhia felina, tanto melhor!!!

<p>Marisa </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia
Sim se arranjar outro gato já fica mais acompanhado e feliz
No entanto, se não puder, deixe o gato passar o fim de semana sozinho, se come menos é porque dorme mais, não há problema nenhum, isso é mariquice nossa que ficamos com muita pena deles

No entanto, se não puder, deixe o gato passar o fim de semana sozinho, se come menos é porque dorme mais, não há problema nenhum, isso é mariquice nossa que ficamos com muita pena deles

Sónia
-
- Membro Veterano
É que isto de se começar por ter 1 gato é uma chatice.... Nunca se consegue ficar só com um
É mesmo um vicio...
Eu ponho-mo a olhar para os meus meninos juntinhos a dormirem agarradinhos e penso que no meio daquele monte branco de pelos , que ás vezes não se consegue perceber onde começam as patas de um e acabam as patas do outro, ficavam tão bem umas patinhas pretas e tigradas ....
Ai, ai, se Deus quizer eu um dia (não sei é quando
) ainda hei-de ter uma panterazinha bem preta e um gatinho pardo..... 

Eu ponho-mo a olhar para os meus meninos juntinhos a dormirem agarradinhos e penso que no meio daquele monte branco de pelos , que ás vezes não se consegue perceber onde começam as patas de um e acabam as patas do outro, ficavam tão bem umas patinhas pretas e tigradas ....
Ai, ai, se Deus quizer eu um dia (não sei é quando

-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Tigradas? Isso arranja-se já!jujubele Escreveu:É que isto de se começar por ter 1 gato é uma chatice.... Nunca se consegue ficar só com umÉ mesmo um vicio...
Ai, ai, se Deus quizer eu um dia (não sei é quando) ainda hei-de ter uma panterazinha bem preta e um gatinho pardo.....

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano

Um dia , Tassebem, um dia ..... Agora não dá.
O meu coração diz venham eles....onde comem 3 gatos, comem 4 , mas a parte racional pede-me para ter calma, porque não sabemos o que poderá vir por aí...
A minha Mimosa embora tenha sido até á data de hoje uma gata super-saudavel nos seus 12 anos de idade, pesa 10 Kg, o que conjugado com o avançar da idade , pode dar um dia em diabetes.
Assim, vou travando os meus desejos, para poder dar a todos o melhor tratamento possivel....pelo menos até um dia encontrar um na rua a pedir uma casa ...

-
- Membro Veterano
Isso pode não ser bem assim, catrules. Aqui há uns anos, estive uma semana fora do país, e a minha mãe levou os meus gatos para casa dela. O Tassebem, quem diria, começou a ficar muito apático e acabou por deixar mesmo de se mexer do mesmo sítio e de comer. Por sorte, a minha filha veio a Lisboa a meio dessa semana, trouxe os gatos para casa e ele voltou rapidamente a ser o que era, mas podia ter-se arranjado ali um problema grave. Embora o Tassebem viaje com muita facilidade, estar sem a dona e fora de casa foi demais para ele. Agora, quando tenho de me ausentar (o que acontece poucas vezes), os meus gatos ficam aqui em casa deles.catrules Escreveu:Sim se arranjar outro gato já fica mais acompanhado e feliz![]()
-
- Membro Veterano
Eu sei, jujubele, já era mais a brincar consigo que outra coisa. 
Eu também tenho por cá alguns gatinhos... digamos, bem alimentados, mas nenhum chega ao peso da Mimosa.

Eu também tenho por cá alguns gatinhos... digamos, bem alimentados, mas nenhum chega ao peso da Mimosa.
-
- Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia
Pois mas isso é quando os tiram do território deles, aí sim eles podem estranhar e muito.Tassebem Escreveu:Isso pode não ser bem assim, catrules. Aqui há uns anos, estive uma semana fora do país, e a minha mãe levou os meus gatos para casa dela. O Tassebem, quem diria, começou a ficar muito apático e acabou por deixar mesmo de se mexer do mesmo sítio e de comer. Por sorte, a minha filha veio a Lisboa a meio dessa semana, trouxe os gatos para casa e ele voltou rapidamente a ser o que era, mas podia ter-se arranjado ali um problema grave. Embora o Tassebem viaje com muita facilidade, estar sem a dona e fora de casa foi demais para ele. Agora, quando tenho de me ausentar (o que acontece poucas vezes), os meus gatos ficam aqui em casa deles.catrules Escreveu:Sim se arranjar outro gato já fica mais acompanhado e feliz![]()
O Suki chegou a ficar sozinho quando era pequeno ainda sem a mana e também comeu pouco, mas agora ficam numa boa os dois.
A minha coelha é que era uma preocupação quando ia para fora era a minha mãe que tomava conta dela e ela sim ficava apática e não comia, cheguei a gastar balurdios de telefone pq punha-me a falar com ela

Mas é sempre bom os animais terem companhia mesmo que sejam de especies diferentes (cão com gato) eles ficam muito mais felizes.
Sónia
catrules Escreveu:O Suki chegou a ficar sozinho quando era pequeno ainda sem a mana e também comeu pouco, mas agora ficam numa boa os dois.
A minha coelha é que era uma preocupação quando ia para fora era a minha mãe que tomava conta dela e ela sim ficava apática e não comia, cheguei a gastar balurdios de telefone pq punha-me a falar com ela![]()
![]()
Mas é sempre bom os animais terem companhia mesmo que sejam de especies diferentes (cão com gato) eles ficam muito mais felizes.

Ainda a pouco li alguem dizer que ligava pra casa durante o dia, para acordar o gato, que estava sozinho. Eu adorava entrar na cabecita dos animais e ver o que eles estão a pensar com as figuras dos donos!!!

Devia ser hilariante!!!
-
- Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia
Sim, depois acabou por comer, agora não sei se foi pela conversa ou se foi pela fome99smiles Escreveu:catrules Escreveu:O Suki chegou a ficar sozinho quando era pequeno ainda sem a mana e também comeu pouco, mas agora ficam numa boa os dois.
A minha coelha é que era uma preocupação quando ia para fora era a minha mãe que tomava conta dela e ela sim ficava apática e não comia, cheguei a gastar balurdios de telefone pq punha-me a falar com ela![]()
![]()
Mas é sempre bom os animais terem companhia mesmo que sejam de especies diferentes (cão com gato) eles ficam muito mais felizes.![]()
![]()
Falar ao telefone com o coelho, mas ele pelo menos comia depois de falar ctg???
![]()
![]()
Ainda a pouco li alguem dizer que ligava pra casa durante o dia, para acordar o gato, que estava sozinho. Eu adorava entrar na cabecita dos animais e ver o que eles estão a pensar com as figuras dos donos!!!![]()
![]()
![]()
Devia ser hilariante!!!

O meu pai só gozava e dizia que lá em casa era tudo doido

Sónia