1º gato - ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quarta set 21, 2011 9:51 pm

Boa noite, em breve irei ter uma gatinha, o meu primeiro gato. Nunca tive gatos, ou convivi com eles, portanto não sei nada sobre educação, hábitos ou cuidados...
O que sei é muito básico, e já pesquisei bastante, inclusive aqui na arca e já aprendi algumas coisas, mas ainda tenho algumas dúvidas.
Eu vivo num apartamento, e apesar de já ter visto que é preciso ter sempre tudo fechado para evitar fugas e consecutivas quedas, a verdade é que vejo montes de gatos a dormir em peitoris das vandaras aqui vizinhas. Acho que também preciso de ter cuidado com os fios e cabos espalhados. Há algo que possa fazer para evitar acidentes?
Outra dúvida é que eu já tenho um cão cm 3 anos, que na rua não reage muito bem a gatos, mas uma vez trouxe um bebé cá a casa e ele não lhe fez mal. Preciso de dicas para fazer a apresentação de ambos para que tudo corra bem, porque nenhum deles vai sair depois de entrar cá em casa.
A gatinha só virá por altura do Natal, em que eu vou estar em casa de férias, principalmente para fazer a tal apresentação dos 2, mas estou a tentar aprender o mais que posso até lá.

Agradeço todo o tipo de dicas e sugestões, inclusive se conhecerem algum livro ou artigo que achem importante. Já pesquisei por artigos e tópicos cá na arca, mas se houver algum que achem particularmente interessante agradecia que deixassem o link.

Obrigado.
juca13
Membro Júnior
Registado: segunda set 19, 2011 8:58 am
Lua - Gata com 5 meses

quinta set 22, 2011 9:56 am

Olá,
Quanto á relação com o cão, não posso comentar pois não tenho cão, em relação à gatinha, convém nos primeiros tempos observar onde ela se esconde (cuidado com lugares/buracos que possam haver em casa). o meu gato uma vez quando era pequeno subiu-me pela lareira acima (que é aberta) e ficou preso lá em cima, nós ouviamos miar e não sabíamos onde ele estava, depois lá descobrimos... saiu de lá todo negro :D de sujo...
Outra vez escondeu-se num buraco existente por detrás da sanita... aí ficou caladinho e nós procurámos por todo o lado, ao fim de umas horas fui á casa de banho e oiço mexer por detrás da sanita, fui olhar lá estava ele todo enroladinho...
A solução é ir fazendo a adaptação ás várias assoalhadas da casa, actualmente posso dizer que o mu gato fica solto pela casa toda e não estraga nada, mas nem sempre foi assim, teve de haver uma aprendizagem. Ao inicio deixava as portas dos quartos, da ala e da casa de banho fechadas, apenas ficava o hall de entrada, a varanda e a cozinha para ele andar, aos poucos fui testando cada assoalhada e hoje ele é meigo e não me estraga nada. Convém tmbém levá-la ao veterinário logo que a receba, para pesar, desparasitar, fazer o plano de vacinação...dar-lhe ração específica para gatinhos e sempre água á disposição...e depois, muitas festinhas no lombo que eles adoram :wink:
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

quinta set 22, 2011 10:32 am

Quanto à relação cão-gato, vai depender do temperamento dos 2.

Eu levei a minha pequena estas férias para casa dos meus pais onde tenho o meu Golden de mais de 50kg e estava com receio, mas portaram-se lindamente. Isto porque ele não faz mal a uma mosca, podem fazer-lhe 30 por uma linha que ele está sempre de rabo a abanar e de língua de fora com cara de pateta :P E ela que na altura tinha 1 quilinho, parecia sei lá o quê quando o viu pela 1ª vez, não parava de bufar. Depois lá se foram dando um com o outro e andavam sempre juntos de um lado para o outro :D
mi_xen
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 2:19 pm

Obrigado pelas respostas.
A solução é ir fazendo a adaptação ás várias assoalhadas da casa
Isto vai ser mais complicado porque o cão está habituado a estar na casa toda, tem acesso a todas as divisões, e para a ir condicionando a ela, ia também acabar por condicioná-lo a ele... Sendo que também não sei se ele não abriria as portas, caso a ouvisse do outro lado.
Quanto à relação cão-gato, vai depender do temperamento dos 2.
Pois, mas tenho medo por ela. O meu cão é um boxer, é muito bruto a brincar, tenho que a assuste. Mas ela também só virá com 3 meses, por isso na altura já se saberá defender caso ele abuse nas investidas de brincadeira...
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta set 22, 2011 2:36 pm

Olá mi_xen,

É verdade, os boxers são brutos nas brincadeiras, e tenho o meu marido para comprovar isso mesmo quando o meu Joy , um boxer que tive há muitos anos lhe pôs um olho negro com uma patada, na bricadeira.... :lol:
Ninguem acreditou quando o meu marido dizia que tinha sido o cão....

Mas também sabem ser ternos e delicados com bébés e gatinhos pequenos.
Quando eu encontrei a minha gata Mimosa há 12 anos atrás , ela era uma gatinha pequenina de aprox. 3-4 meses , e o Joy era um caozarrão mais ou menos com a idade do seu, forte e brincalhão... e ele habituou-se muito bem á bébé, era uma delicia vê-los brincar juntos. Por vezes ele deitava-se de barriga para o ar com ela sobre o seu peito - NUNCA lhe fez mal.

Eu sugiro que no inicio mostre a gatinha ao seu cão , com ela no colo, mantenha-a numa sala fechada nos primeiros tempos deixando o seu cao fazer visitas controladas, ou segura no cão ou segura na gata nos primeiros tempos, depois é ir vendo como eles reagem um com o outro, dando-lhes em função disso mais liberdade um com o outro.

Até ter a certeza que não há qualquer problema nunca os deixe sos sem supervisão sua ou de outro adulto.

Vai ver que vai correr tudo bem e que eles vão ser grandes amigos..... :lol:
mi_xen
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 2:43 pm

Muito obrigado jujubele. A sua experiência tranquilizou-me, apesar de cada animal é um animal. O seu cão dava-se bem com gatos na rua? é que o meu nem os pode ver, mas em casa eles também reagem de maneira diferente...
jujubele
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 2:52 pm

Não, não dava , tentava correr atras deles todos, e o meu outro cão o Snoopy, era igua, não podia ver gatos na rua que entrava logo em stress....

No entanto em casa os gatos era deuses para eles, e faziam dos meus cães o que queriam....
Acho que aqui em casa os meus gatos sempre mandaram nos meus cães e não o contrario.

Fique tranquila, vai correr tudo bem....
mi_xen
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 2:55 pm

Muito obrigado, fiquei de facto muito mais descansada.

Quando à chegada da gatinha, o que é necessário ter em casa? Para além de comida, e uma cama.
jujubele
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 3:12 pm

Eu aconselho sempre um arranhador, daqueles altinhos que tem , alem da caixa onde eles se podem esconder , uma parteleira altinha, uma vez que dá jeito depois para colocar a tijela da raçao longe dos caes que adoram, comer a raçao dos gatos... poderá ver varios modelos de arranhadores no site da tiendaanimal ; mesmo as raçoes são bastante mais baratas que nas lojas , mesmo as raçoes para o seu cão.

Invista sempre numa ração super premium, nada de raçoes de supermercado, porque acaba por gastar depois bem mais na conta do veterinário.

Arranje uma caixa para o areão, se possivel daquelas fechadas uma vez que ajuda a manter a sala mais limpa, e tire-lhe a portinhola para a gatinha não ter medo de entrar lá dentro.

Depois não me preocupava muito em comprar uma cama muito cara para a sua gatinha porque ela vai acabar por dormir na sua cama mesmo.... :lol: :lol:

Leve depois a gatinha ao veterinário para as desparazitaçoes e vacinas e esterilize-a quando for a altura aconselhada pelo seu Vet. :wink:
mi_xen
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 3:19 pm

Obrigado mais uma vez pelas dicas. Ela irá continuar a comer a ração a que está habituada no criador, que apesar de ainda não saber a marca, não acredito que não seja uma das melhores. E cuidados veterinários não lhe vão faltar também, sempre que necessário...
Depois não me preocupava muito em comprar uma cama muito cara para a sua gatinha porque ela vai acabar por dormir na sua cama mesmo...
Quanto à cama, é que qualquer dia tenho de comprar uma nova para mim! Isto de por 2 pessoas, um boxer (que já dorme comigo) e uma gata, todos a dormir na mesma cama, talvez o espaço existente não seja o suficiente :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 22, 2011 3:20 pm

Boa tarde mi_xen.

Deixo-lhe aqui um artigo meu que lhe poderá ser de alguma utilidade.

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317

Sobre a socialização dum com o outro, faça-o sempre de forma moderada e com supervisão. As unhas do gatinho devem estar sempre aparadas para que não fira o cão nos olhos.

Aqui lhe deixo mais um pouco de leitura, de outro rtigo meu.
JUNTAR GATO E CÃO

“Que gato escolher para o meu cão?”

http://www.oficinadosanimais.com/portal ... &Itemid=36

Que gato escolher para o meu cão?

Muitas pessoas prendem-se com a preocupação de indecisão na escolha dum felino para o seu lar.
Tanto na raça, idade e sexo há que ponderar tudo para que a escolha seja a mais acertada.
Muitos deparam-se com o facto de nunca terem tido um felino e pensam que adquirir um é o mesmo que adquirir um canídeo.
São duas espécimes diferentes embora ambos sejam animais de companhia e sendo diferentes têm todo um comportamento diferente e o trato e educação deve ser diferenciada também.

Para quem já tem um cão em casa pode pensar ser difícil dar-lhe um amiguinho felino para companhia, independentemente da raça, pois ainda existe o mito de cão e gato…não dá. Desenganem-se, então! O canídeo e felino podem ser dois amigos inseparáveis.
O ideal é adquirir um gatinho bebé, independentemente ser de raça ou SRD, pois os cães, normalmente, têm uma enorme sensibilidade para respeitar os mais frágeis bem como uma mais provável adaptabilidade se o felino for bebé.
Neste caso, deve sempre dar a sua maior atenção ao animal que já se encontrava em casa a fim de não espoletar ciúmes o que iam desajustar um bom entendimento entre eles.

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas aparadas para que não fira o cão nas suas brincadeiras e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver que se ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Este texto aplica-se também a quem já tenha um felino e adquira um canídeo.
Neste caso é igualmente importante levar, de preferência, um amiguinho bebé canídeo para o seu felino, por todas as vantagens já acima descritas.
Ter também em atenção de que as unhas do seu felino, já existente no lar, estão aparadas.
Nunca insistir com o felino para estar junto do cachorro. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao cachorro a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Os cuidados a ter no caso de se ausentar, descritos acima, aplicam-se a este caso, de igual modo.

Leonilde Carvalho
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mi_xen
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 3:26 pm

Obrigado leonildecarvalho. Foi muito útil :)
jujubele
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 3:31 pm

Já agora mi_xen só por curiosidade, qual é a raça do gatinho que vai adquirir?

Ha, e quanto á cama, pode ter a certeza que arranja-se sempre maneira de caber mais um, na minha já somos 5, eu e o marido, a cadela e dois gatos.... :wink:
Última edição por jujubele em quinta set 22, 2011 3:33 pm, editado 1 vez no total.
mi_xen
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 3:32 pm

Um sphynx :)
jujubele
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 3:40 pm

Os sphynx são gatos muito meigos e dependentes dos seus donos e pode ter a certeza que no inverno a sua gatinha não vai largar os lencois polares e o seu edredon.... :lol:

Presumo que já se tenha informado sobre os cuidados especiais a ter com gatos desta raça .... :wink: não é ?
Responder

Voltar para “Gatos”