1º gato - ajuda
Moderador: mcerqueira
Boa noite, em breve irei ter uma gatinha, o meu primeiro gato. Nunca tive gatos, ou convivi com eles, portanto não sei nada sobre educação, hábitos ou cuidados...
O que sei é muito básico, e já pesquisei bastante, inclusive aqui na arca e já aprendi algumas coisas, mas ainda tenho algumas dúvidas.
Eu vivo num apartamento, e apesar de já ter visto que é preciso ter sempre tudo fechado para evitar fugas e consecutivas quedas, a verdade é que vejo montes de gatos a dormir em peitoris das vandaras aqui vizinhas. Acho que também preciso de ter cuidado com os fios e cabos espalhados. Há algo que possa fazer para evitar acidentes?
Outra dúvida é que eu já tenho um cão cm 3 anos, que na rua não reage muito bem a gatos, mas uma vez trouxe um bebé cá a casa e ele não lhe fez mal. Preciso de dicas para fazer a apresentação de ambos para que tudo corra bem, porque nenhum deles vai sair depois de entrar cá em casa.
A gatinha só virá por altura do Natal, em que eu vou estar em casa de férias, principalmente para fazer a tal apresentação dos 2, mas estou a tentar aprender o mais que posso até lá.
Agradeço todo o tipo de dicas e sugestões, inclusive se conhecerem algum livro ou artigo que achem importante. Já pesquisei por artigos e tópicos cá na arca, mas se houver algum que achem particularmente interessante agradecia que deixassem o link.
Obrigado.
O que sei é muito básico, e já pesquisei bastante, inclusive aqui na arca e já aprendi algumas coisas, mas ainda tenho algumas dúvidas.
Eu vivo num apartamento, e apesar de já ter visto que é preciso ter sempre tudo fechado para evitar fugas e consecutivas quedas, a verdade é que vejo montes de gatos a dormir em peitoris das vandaras aqui vizinhas. Acho que também preciso de ter cuidado com os fios e cabos espalhados. Há algo que possa fazer para evitar acidentes?
Outra dúvida é que eu já tenho um cão cm 3 anos, que na rua não reage muito bem a gatos, mas uma vez trouxe um bebé cá a casa e ele não lhe fez mal. Preciso de dicas para fazer a apresentação de ambos para que tudo corra bem, porque nenhum deles vai sair depois de entrar cá em casa.
A gatinha só virá por altura do Natal, em que eu vou estar em casa de férias, principalmente para fazer a tal apresentação dos 2, mas estou a tentar aprender o mais que posso até lá.
Agradeço todo o tipo de dicas e sugestões, inclusive se conhecerem algum livro ou artigo que achem importante. Já pesquisei por artigos e tópicos cá na arca, mas se houver algum que achem particularmente interessante agradecia que deixassem o link.
Obrigado.
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda set 19, 2011 8:58 am
Lua - Gata com 5 meses
Olá,
Quanto á relação com o cão, não posso comentar pois não tenho cão, em relação à gatinha, convém nos primeiros tempos observar onde ela se esconde (cuidado com lugares/buracos que possam haver em casa). o meu gato uma vez quando era pequeno subiu-me pela lareira acima (que é aberta) e ficou preso lá em cima, nós ouviamos miar e não sabíamos onde ele estava, depois lá descobrimos... saiu de lá todo negro
de sujo...
Outra vez escondeu-se num buraco existente por detrás da sanita... aí ficou caladinho e nós procurámos por todo o lado, ao fim de umas horas fui á casa de banho e oiço mexer por detrás da sanita, fui olhar lá estava ele todo enroladinho...
A solução é ir fazendo a adaptação ás várias assoalhadas da casa, actualmente posso dizer que o mu gato fica solto pela casa toda e não estraga nada, mas nem sempre foi assim, teve de haver uma aprendizagem. Ao inicio deixava as portas dos quartos, da ala e da casa de banho fechadas, apenas ficava o hall de entrada, a varanda e a cozinha para ele andar, aos poucos fui testando cada assoalhada e hoje ele é meigo e não me estraga nada. Convém tmbém levá-la ao veterinário logo que a receba, para pesar, desparasitar, fazer o plano de vacinação...dar-lhe ração específica para gatinhos e sempre água á disposição...e depois, muitas festinhas no lombo que eles adoram
Quanto á relação com o cão, não posso comentar pois não tenho cão, em relação à gatinha, convém nos primeiros tempos observar onde ela se esconde (cuidado com lugares/buracos que possam haver em casa). o meu gato uma vez quando era pequeno subiu-me pela lareira acima (que é aberta) e ficou preso lá em cima, nós ouviamos miar e não sabíamos onde ele estava, depois lá descobrimos... saiu de lá todo negro

Outra vez escondeu-se num buraco existente por detrás da sanita... aí ficou caladinho e nós procurámos por todo o lado, ao fim de umas horas fui á casa de banho e oiço mexer por detrás da sanita, fui olhar lá estava ele todo enroladinho...
A solução é ir fazendo a adaptação ás várias assoalhadas da casa, actualmente posso dizer que o mu gato fica solto pela casa toda e não estraga nada, mas nem sempre foi assim, teve de haver uma aprendizagem. Ao inicio deixava as portas dos quartos, da ala e da casa de banho fechadas, apenas ficava o hall de entrada, a varanda e a cozinha para ele andar, aos poucos fui testando cada assoalhada e hoje ele é meigo e não me estraga nada. Convém tmbém levá-la ao veterinário logo que a receba, para pesar, desparasitar, fazer o plano de vacinação...dar-lhe ração específica para gatinhos e sempre água á disposição...e depois, muitas festinhas no lombo que eles adoram

Quanto à relação cão-gato, vai depender do temperamento dos 2.
Eu levei a minha pequena estas férias para casa dos meus pais onde tenho o meu Golden de mais de 50kg e estava com receio, mas portaram-se lindamente. Isto porque ele não faz mal a uma mosca, podem fazer-lhe 30 por uma linha que ele está sempre de rabo a abanar e de língua de fora com cara de pateta
E ela que na altura tinha 1 quilinho, parecia sei lá o quê quando o viu pela 1ª vez, não parava de bufar. Depois lá se foram dando um com o outro e andavam sempre juntos de um lado para o outro 
Eu levei a minha pequena estas férias para casa dos meus pais onde tenho o meu Golden de mais de 50kg e estava com receio, mas portaram-se lindamente. Isto porque ele não faz mal a uma mosca, podem fazer-lhe 30 por uma linha que ele está sempre de rabo a abanar e de língua de fora com cara de pateta

Obrigado pelas respostas.
Isto vai ser mais complicado porque o cão está habituado a estar na casa toda, tem acesso a todas as divisões, e para a ir condicionando a ela, ia também acabar por condicioná-lo a ele... Sendo que também não sei se ele não abriria as portas, caso a ouvisse do outro lado.A solução é ir fazendo a adaptação ás várias assoalhadas da casa
Pois, mas tenho medo por ela. O meu cão é um boxer, é muito bruto a brincar, tenho que a assuste. Mas ela também só virá com 3 meses, por isso na altura já se saberá defender caso ele abuse nas investidas de brincadeira...Quanto à relação cão-gato, vai depender do temperamento dos 2.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra
Olá mi_xen,
É verdade, os boxers são brutos nas brincadeiras, e tenho o meu marido para comprovar isso mesmo quando o meu Joy , um boxer que tive há muitos anos lhe pôs um olho negro com uma patada, na bricadeira....
Ninguem acreditou quando o meu marido dizia que tinha sido o cão....
Mas também sabem ser ternos e delicados com bébés e gatinhos pequenos.
Quando eu encontrei a minha gata Mimosa há 12 anos atrás , ela era uma gatinha pequenina de aprox. 3-4 meses , e o Joy era um caozarrão mais ou menos com a idade do seu, forte e brincalhão... e ele habituou-se muito bem á bébé, era uma delicia vê-los brincar juntos. Por vezes ele deitava-se de barriga para o ar com ela sobre o seu peito - NUNCA lhe fez mal.
Eu sugiro que no inicio mostre a gatinha ao seu cão , com ela no colo, mantenha-a numa sala fechada nos primeiros tempos deixando o seu cao fazer visitas controladas, ou segura no cão ou segura na gata nos primeiros tempos, depois é ir vendo como eles reagem um com o outro, dando-lhes em função disso mais liberdade um com o outro.
Até ter a certeza que não há qualquer problema nunca os deixe sos sem supervisão sua ou de outro adulto.
Vai ver que vai correr tudo bem e que eles vão ser grandes amigos.....
É verdade, os boxers são brutos nas brincadeiras, e tenho o meu marido para comprovar isso mesmo quando o meu Joy , um boxer que tive há muitos anos lhe pôs um olho negro com uma patada, na bricadeira....

Ninguem acreditou quando o meu marido dizia que tinha sido o cão....
Mas também sabem ser ternos e delicados com bébés e gatinhos pequenos.
Quando eu encontrei a minha gata Mimosa há 12 anos atrás , ela era uma gatinha pequenina de aprox. 3-4 meses , e o Joy era um caozarrão mais ou menos com a idade do seu, forte e brincalhão... e ele habituou-se muito bem á bébé, era uma delicia vê-los brincar juntos. Por vezes ele deitava-se de barriga para o ar com ela sobre o seu peito - NUNCA lhe fez mal.
Eu sugiro que no inicio mostre a gatinha ao seu cão , com ela no colo, mantenha-a numa sala fechada nos primeiros tempos deixando o seu cao fazer visitas controladas, ou segura no cão ou segura na gata nos primeiros tempos, depois é ir vendo como eles reagem um com o outro, dando-lhes em função disso mais liberdade um com o outro.
Até ter a certeza que não há qualquer problema nunca os deixe sos sem supervisão sua ou de outro adulto.
Vai ver que vai correr tudo bem e que eles vão ser grandes amigos.....

-
- Membro Veterano
Não, não dava , tentava correr atras deles todos, e o meu outro cão o Snoopy, era igua, não podia ver gatos na rua que entrava logo em stress....
No entanto em casa os gatos era deuses para eles, e faziam dos meus cães o que queriam....
Acho que aqui em casa os meus gatos sempre mandaram nos meus cães e não o contrario.
Fique tranquila, vai correr tudo bem....
No entanto em casa os gatos era deuses para eles, e faziam dos meus cães o que queriam....
Acho que aqui em casa os meus gatos sempre mandaram nos meus cães e não o contrario.
Fique tranquila, vai correr tudo bem....
-
- Membro Veterano
Eu aconselho sempre um arranhador, daqueles altinhos que tem , alem da caixa onde eles se podem esconder , uma parteleira altinha, uma vez que dá jeito depois para colocar a tijela da raçao longe dos caes que adoram, comer a raçao dos gatos... poderá ver varios modelos de arranhadores no site da tiendaanimal ; mesmo as raçoes são bastante mais baratas que nas lojas , mesmo as raçoes para o seu cão.
Invista sempre numa ração super premium, nada de raçoes de supermercado, porque acaba por gastar depois bem mais na conta do veterinário.
Arranje uma caixa para o areão, se possivel daquelas fechadas uma vez que ajuda a manter a sala mais limpa, e tire-lhe a portinhola para a gatinha não ter medo de entrar lá dentro.
Depois não me preocupava muito em comprar uma cama muito cara para a sua gatinha porque ela vai acabar por dormir na sua cama mesmo....
Leve depois a gatinha ao veterinário para as desparazitaçoes e vacinas e esterilize-a quando for a altura aconselhada pelo seu Vet.
Invista sempre numa ração super premium, nada de raçoes de supermercado, porque acaba por gastar depois bem mais na conta do veterinário.
Arranje uma caixa para o areão, se possivel daquelas fechadas uma vez que ajuda a manter a sala mais limpa, e tire-lhe a portinhola para a gatinha não ter medo de entrar lá dentro.
Depois não me preocupava muito em comprar uma cama muito cara para a sua gatinha porque ela vai acabar por dormir na sua cama mesmo....

Leve depois a gatinha ao veterinário para as desparazitaçoes e vacinas e esterilize-a quando for a altura aconselhada pelo seu Vet.

Obrigado mais uma vez pelas dicas. Ela irá continuar a comer a ração a que está habituada no criador, que apesar de ainda não saber a marca, não acredito que não seja uma das melhores. E cuidados veterinários não lhe vão faltar também, sempre que necessário...

Quanto à cama, é que qualquer dia tenho de comprar uma nova para mim! Isto de por 2 pessoas, um boxer (que já dorme comigo) e uma gata, todos a dormir na mesma cama, talvez o espaço existente não seja o suficienteDepois não me preocupava muito em comprar uma cama muito cara para a sua gatinha porque ela vai acabar por dormir na sua cama mesmo...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boa tarde mi_xen.
Deixo-lhe aqui um artigo meu que lhe poderá ser de alguma utilidade.
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317
Sobre a socialização dum com o outro, faça-o sempre de forma moderada e com supervisão. As unhas do gatinho devem estar sempre aparadas para que não fira o cão nos olhos.
Aqui lhe deixo mais um pouco de leitura, de outro rtigo meu.
Deixo-lhe aqui um artigo meu que lhe poderá ser de alguma utilidade.
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317
Sobre a socialização dum com o outro, faça-o sempre de forma moderada e com supervisão. As unhas do gatinho devem estar sempre aparadas para que não fira o cão nos olhos.
Aqui lhe deixo mais um pouco de leitura, de outro rtigo meu.
LeoJUNTAR GATO E CÃO
“Que gato escolher para o meu cão?”
http://www.oficinadosanimais.com/portal ... &Itemid=36
Que gato escolher para o meu cão?
Muitas pessoas prendem-se com a preocupação de indecisão na escolha dum felino para o seu lar.
Tanto na raça, idade e sexo há que ponderar tudo para que a escolha seja a mais acertada.
Muitos deparam-se com o facto de nunca terem tido um felino e pensam que adquirir um é o mesmo que adquirir um canídeo.
São duas espécimes diferentes embora ambos sejam animais de companhia e sendo diferentes têm todo um comportamento diferente e o trato e educação deve ser diferenciada também.
Para quem já tem um cão em casa pode pensar ser difícil dar-lhe um amiguinho felino para companhia, independentemente da raça, pois ainda existe o mito de cão e gato…não dá. Desenganem-se, então! O canídeo e felino podem ser dois amigos inseparáveis.
O ideal é adquirir um gatinho bebé, independentemente ser de raça ou SRD, pois os cães, normalmente, têm uma enorme sensibilidade para respeitar os mais frágeis bem como uma mais provável adaptabilidade se o felino for bebé.
Neste caso, deve sempre dar a sua maior atenção ao animal que já se encontrava em casa a fim de não espoletar ciúmes o que iam desajustar um bom entendimento entre eles.
Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas aparadas para que não fira o cão nas suas brincadeiras e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver que se ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.
Este texto aplica-se também a quem já tenha um felino e adquira um canídeo.
Neste caso é igualmente importante levar, de preferência, um amiguinho bebé canídeo para o seu felino, por todas as vantagens já acima descritas.
Ter também em atenção de que as unhas do seu felino, já existente no lar, estão aparadas.
Nunca insistir com o felino para estar junto do cachorro. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao cachorro a fim de “matar” a sua curiosidade felina.
Os cuidados a ter no caso de se ausentar, descritos acima, aplicam-se a este caso, de igual modo.
Leonilde Carvalho
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Já agora mi_xen só por curiosidade, qual é a raça do gatinho que vai adquirir?
Ha, e quanto á cama, pode ter a certeza que arranja-se sempre maneira de caber mais um, na minha já somos 5, eu e o marido, a cadela e dois gatos....
Ha, e quanto á cama, pode ter a certeza que arranja-se sempre maneira de caber mais um, na minha já somos 5, eu e o marido, a cadela e dois gatos....

Última edição por jujubele em quinta set 22, 2011 3:33 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Os sphynx são gatos muito meigos e dependentes dos seus donos e pode ter a certeza que no inverno a sua gatinha não vai largar os lencois polares e o seu edredon....
Presumo que já se tenha informado sobre os cuidados especiais a ter com gatos desta raça ....
não é ?

Presumo que já se tenha informado sobre os cuidados especiais a ter com gatos desta raça ....