Adaptar um gato a um cão bebé
Moderador: mcerqueira
Tenho um gato com 4 anos, muito mimado. Viveu até o passado mês de Julho com uma cadelinha que infelizmente faleceu. Ofereceram-me uma piqueniquesa bebé. Pensei que a adaptação seria mais fácil, pois o meu gato cresceu com cães. Mas está a acontecer o contrário. Tenho feito alguns encontros entre os dois em curtos espaços de tempo. O gato inicialmente bufava, mas quando deixou de o fazer deixava a nova cadelinha andar pela sala com ele no sofá. Já a tenho há três semanas e acho que o gato regrediu. Ando com ela com a coleira pela casa e quando ele se aproxima é com o intuito de a arranhar. Joga-lhe as patas ao focinho, se ela está no meu colo tenta arranhá-la. Este meu gato tem muito mau feitio e é muito nervoso. Fica assanhado com pouca coisa. Há algo que eu possa fazer? Será que um dia se adaptarão um ao outro? Ela quer brincar com ele e eu tento controla-la. Devido à tenra idade é muito efusiva o que desagrada o gato. Honestamente, parece-me que ele nunca a vai aceitar. Não tenho coragem de a deixar com ele, pois sei que quando ele se aproxima é para fazer mal. Andam os dois em sofrimento, pois mantenho-a no meu quarto trancada e ele anda pela casa. De vez em quando deixo-a vir para a sala. Não sei o que poderei fazer mais e já estou um pouco sem esperança quanto à convivência de ambos.
Olá penso que se fosse ao contrário era bem mais perigoso (cão atrás do gato). Eu trouxe o meu cão de pequenino para casa e a minha gata já adulta não gostou nada dele, andava sempre com a cauda eriçada, a bufar e a dar-lhe umas valentes patada. O meu cão sempre teve muito medo dela e já passaram 4 anos e a minha gata continua a não gostar do meu cão. Ainda lhe bufa quando lhe apetece, esconde-se atrás das cortinas e das portas à espera que o meu cão passe e o ataque, enfim... eles habituam-se mas podem vir a nunca gosta um do outro. Mas não é nada do outro mundo