Para mim a alimentação de um gato depende de muitos factores:
- A raça (normalmente as raças apuradas são muito mais sensiveis devido aos criadores cruzarem demasiados familiares directos, logo os gatos "rafeiros" são normalmente mais robustos)
- A sensibilidade intestinal do animal (á medida que se vão introduzindo alimentações diferentes convêm vigiar as fezes e e o estado geral do gato)
- A perpectiva que o dono tem sobre o animal (se o dono pretende um animal para exposições ou para criação ou apenas como um feliz companheiro de longa vida)
- As posses económicas e o tempo disponivel do dono (por muito elaboradas e estudadas que sejam as rações, não há nada como a comida natural e sem tempero cozinhada em casa, mas como nem sempre o tempo e o dinheiro permite, o recurso a comidas de supermercado é uma exelente opção de recurso, eu sempre tive gatos e acho uma cretinice esses jogos de interesses que rodeiam as questões comerciais que classificam em comidas de segunda e de terceira criando elitismos ridiculos entre as rações que não passam de FAST-FOOD. Adoro ver esses gatos finórios a caçar e comer moscas em frente dos donos embasbacados.)
No fundo penso que deve haver bom senso e pensar não só na saude do gato mas também na sua felicidade.