Àcerca das rações...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Cygnis
Membro
Registado: segunda jun 23, 2003 11:44 pm
Localização: 6 chinchilas (Snitch, Cygnis, Velvet, Nani, Miguito e Bony) e 2 gatos (Eusébio e Mimi

domingo out 19, 2003 9:22 pm

Tenho visto aki comentário àcerca de rações, q umas são melhores q outras, e k algumas causam problemas aos gatos... A verdade é que eu n sei quais são as rações boas e quais as más e n sei q implicações pode isso ter nos gatos.
Eu compros friekys de vez em qd e costumo comprar a ração do mini-preço e o Eusébio até parece gostar. Qt à ração seca compro a vulso numa loja de animais e por sinal o meu gato tb gosta dela, mas como sei se são boas ou n? Trei de provar?! ;)
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo out 19, 2003 10:42 pm

Olá Cygnis!
como sei se são boas ou n? Trei de provar?!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Claro que não! :lol: :lol: Até porque nem iria adiantar nada! :lol: :lol:

As rações de super são más! provocam problemas gastrointestinais aos gatinhos. As boas rações são as secas e de marcas especializadas. Vendem-se nos vets (que vendem rações, claro! Nem todos têm, mas a maioria, sim) ou nas lojas de animais de confiança.
Há aqui no Forum dos gatos, um tópico sobre rações. Mais do que um até.
Só para dar uma ideia as melhores rações, por ordem decrescente (na minha opinião), são a Hill's, a Royal Canin, a Eukanuba, p. ex.
Nesse(s) tópico(s) estão além disso as opiniões de vários foristas!

;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Cygnis
Membro
Registado: segunda jun 23, 2003 11:44 pm
Localização: 6 chinchilas (Snitch, Cygnis, Velvet, Nani, Miguito e Bony) e 2 gatos (Eusébio e Mimi

domingo out 19, 2003 10:56 pm

Xiiii.. então n lhe posso dar dakelas latinhas k ele gosta tanto... e akelas mais pekeninas tb de uma só refeição... ohhhh, fogo.... :(
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

domingo out 19, 2003 11:05 pm

Cygnis,

Dê uma espreitadela no tópico que se segue (é um de muitos) :)

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=7819
Bocanegra
Membro Júnior
Registado: quinta jan 16, 2003 11:20 am
Localização: Cão Serra da Estrela, Gato comum Aquario de água quente

domingo out 19, 2003 11:27 pm

Para mim a alimentação de um gato depende de muitos factores:

- A raça (normalmente as raças apuradas são muito mais sensiveis devido aos criadores cruzarem demasiados familiares directos, logo os gatos "rafeiros" são normalmente mais robustos)

- A sensibilidade intestinal do animal (á medida que se vão introduzindo alimentações diferentes convêm vigiar as fezes e e o estado geral do gato)

- A perpectiva que o dono tem sobre o animal (se o dono pretende um animal para exposições ou para criação ou apenas como um feliz companheiro de longa vida)

- As posses económicas e o tempo disponivel do dono (por muito elaboradas e estudadas que sejam as rações, não há nada como a comida natural e sem tempero cozinhada em casa, mas como nem sempre o tempo e o dinheiro permite, o recurso a comidas de supermercado é uma exelente opção de recurso, eu sempre tive gatos e acho uma cretinice esses jogos de interesses que rodeiam as questões comerciais que classificam em comidas de segunda e de terceira criando elitismos ridiculos entre as rações que não passam de FAST-FOOD. Adoro ver esses gatos finórios a caçar e comer moscas em frente dos donos embasbacados.)

No fundo penso que deve haver bom senso e pensar não só na saude do gato mas também na sua felicidade.
:lol: :lol:
Miadores
Membro Veterano

segunda out 20, 2003 12:50 am

não há nada como a comida natural e sem tempero cozinhada em casa,
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Santa ignorância!
Adoro ver esses gatos finórios a caçar e comer moscas em frente dos donos embasbacados.)
:roll: :roll: :roll: :roll:
Alimentam-se de moscas, é?
Haja pachorra!

Só para descargo de consciência, acrescento o seguinte: a comida natural não preenche todas as necessidades dos gatos, além de poderem trazer vários problemas: urinários e gástricos!
:roll:
<p>&nbsp;</p>
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

segunda out 20, 2003 7:38 am

Olá,

Miadores, em relação à comida caseira estou de pleno acordo consigo! Mas de vez em quando se não dou uma boa posta de peixe cozida a cada um, ainda me fazem uma emboscada nocturna!!! :o :roll: :roll: :D :D

O Gizmo, o único gato "de raça" que tenho, desde cedo se habitou à ração seca da Royal, nem sequer gosta de mais nada. Mas os outros gostam de pequenos petiscos de vez em quando e em relação à comida seca só mesmo Friskies. Já tentei dar Eukanuba e mandaram-me a mim comer!!! :roll: :roll: :roll: O mesmo se passou com outras marcas "de marca". Penso que por serem gatos vindos da rua já adultos, sabe-se lá qual era a sua anterior alimentação. Inclusivamente já assisti a várias caçadas da Zara (ratos e pássaros, uma vez que está no campo... ;) ). E o que fez ela? Não mos veio dar, simplesmente comeu-os ainda meio vivos!!! :o :o :o :o :roll: :roll: .

Beijokitas,
Filipa
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda out 20, 2003 10:14 am

Olá

A comida caseira não é de todo um alimento saúdável e equilibrado pois não preenche todas as necessidades dos animais,

As rações são classificadas não por interesses económicos, mas sim pela sua qualidade. A verdade é que se se comparar as rações de supermercado com as rações premium a composição é bem diferente...

Pode dar ao seu gatinho uma latinha uma vez por semana sem problemas, mas tente comprar-lhe uma boa ração seca.

beijokas
kathleen
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda out 20, 2003 11:26 am

Olá!
Em relação a este assunto sugiro mesmo que ande um pouco para trás nas mensagens aqui do fórum e veja os diversos gatos que tiveram complicações de saúde devido ao mau tipo de alimentação.
Os gatos têm uma certa tendência para problemas renais e de fígado (uns mais que outros, claro). As rações topo de gama procuram que o Ph da urina seja tal que previna este tipo de problema renais e têm também ingredientes que não prejudicam o fígado. É muito difícil fazer uma comida caseira equilibrada pois o peixe tem excesso de minerais, nem toda a carne é equilibrada em termos de nutrientes, etc. As rações de supermercado de uma forma geral não se preocupam com a prevenção de doenças a longo prazo (há excepções como a Purina One, Friskies Vital Balance e outras só que por Kg acabam por sair mais caras que as topo de gama já referidas por outros foristas).
A verdade é que eu também achava que eram tudo interesses económicos mas começei a ver gatos com 4 e 5 anos com os rins despachados, tanto devido a comida caseira como devido a rações baratas e começei a pensar 2 vezes...
Além disso as rações topo de gama não saem mais caras que as outras, se se cumprir as intruções de dosagem os gatos terão uma alimentação equilibrada e suficiente e garanto que não sai mais cara que as outras que eles têm de comer muito mais quantidade para obter o mesmo alimento.
Peça amostras para descobrir que marca o seu gato prefere. Eu tenho uma gata que não gosta de Hill's nem Eukanuba mas adora Royal Canin... É uma questão de experimentar e ver o que eles gostam.
Fale com o vet para se aconselhar e leia mesmo os tópicos sobre gatos doentes aqui do fórum que vai vêr que aprende muito...
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

segunda out 20, 2003 1:43 pm

Cygnis Escreveu: Xiiii.. então n lhe posso dar dakelas latinhas k ele gosta tanto... e akelas mais pekeninas tb de uma só refeição... ohhhh, fogo.... (

O melhor será aconselhar-se com o vet acerca das rações para os seus gatinhos e verá que são totalmente contra rações (secas ou húmidas) compradas nos supermercados.
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

segunda out 20, 2003 3:51 pm

Olá,

Como já foi dito o melhor é fazer uma procura nos tópicos aqui do forúm uma vez que este assunto já foi aqui amplamente discutido.

Eu dou Royal Canin Kitten e 1 vez por semana uma latinha da whiskas para gatinhos!

Agora permitam-me perguntar ao forista Bocanegra o porquê da seguinte expressão:
[quote]- A perpectiva que o dono tem sobre o animal (se o dono pretende um animal para exposições ou para criação ou apenas como um feliz companheiro de longa vida)
[/quote]

Acha que um animal que frequente exposições deve ser melhor alimentado do que outro que apenas permanece em casa?

Picola
Caterina
Membro
Registado: segunda mar 24, 2003 10:34 am

segunda out 20, 2003 4:19 pm

Olá,

Eu sou nova no fórum dos gatos (adoptei a Matilde há 3 semanas) e é a primeira vez que cuido de uma gatinha. Quando veio cá para casa a Matilde só comia Wiskas (a Vet não conseguiu dar ração seca), mas tentei e logo mudamos para a Royal Canin babycat. Ela adora e o pêlo já está a ficar mais bonito. Optei pela royal porque é a ração que dou à Camila e portanto achei que a fórmula para gatos também seria de boa qualidade.
Quanto à Hill's, nunca experimentei, mas confesso que fico curiosa.
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

segunda out 20, 2003 4:52 pm

ola ,olhem eu tenho uma opiniao assim meia baralhada...
é assim...eu dou royal canin ao chip aconselharam me aqui e a vet disse que estava mto bem...o que é certo é que nem toda gente que cuida de gatinhos compra deste tipo de raçoes a pessoas que dao friskies ,whiskas e ate mesmo marcas de hiper...conheço uma pessoa qu etem uma gatinha com 16anos e que ela nao come raçoes tipo royal canin ou purina etc...come friskies whiskas etc...e ja tem 16anos :roll: :roll:
ok ok...pode ser sorte mas nem toda gente se da ao luxo(desculpem a expressao)de comprar este tipo de comida ...e se se vende em grandes quantidades nos hipermercados e porque as pessoas continuam a usar e a gostar...acho que ´e um pouco relativo o assunto...mas enfim...eu prefiro dar royal canin e nao arriscar mas ha quem arrisque e se de muito bem...!
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

segunda out 20, 2003 5:16 pm

Olá a todos...
Aproveitando-me deste tópico e a propósito de rações, gostaria de saber se alguém já deu ou está a dar ração específica para trato intestinal?...é que o Merlin vai ter que começar com esse tipo de ração pelo menos até ficar melhor... :( :( :(
A Vet disse-me que existem da Royal Canin, da Hills e da Eukanuba...e que qualquer uma delas seria uma boa escolha por serem todas de qualidade e específicas para problemas intestinais...
A loja que eu vou, tem essas marcas de certeza, pois está associada a uma clinica vet que fica ao lado, mas não queria escolher na base do un-do-li-tá... :oops: :oops: :oops:
assim se algum dos foristas tivesse alguma experiencia semelhante...

Obrigada
Beijinho e ronrons do Merlin
Roxanne
Miadores
Membro Veterano

segunda out 20, 2003 5:36 pm

Olá!
Roxanne, a Hill's tem de facto ração específica para quando surgem problemas gastrointestinais, é a I/D. Tem até em latinhas. Já a tenho usado, sempre que aparece algum problema, enquanto estão a recuperar.
Uso em paté (latinha) para evitar também o "trabalho" da digestão dos secos. Bastam geralmente poucos dias, para recuperarem. Eu só tenho a dizer bem! ;) É a ração que uso para todos.

P.S. Refiro-me à marca Hill's, e não especificamente a esta gama de dieta.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”