Ponta da cauda partida - operação?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

segunda out 03, 2011 11:04 pm

Boa noite,

Recentemente adoptei uma gatinha, ainda está em fase de quarentena, para crescer mais um bocado e se fazer analises ao sangue devido à Fiv e FelV. Ela tem cerca de 2 meses e a caminhar para 15 dias.
Está tudo óptimo com ela, pesa 900Gr, é cheia de vida, come bem, brinca, e não dorme á noite.... para o meu mal. ahahah

Ela é assim:
Imagem

Tricolor com feitio de tricolor. Já sabe usar os dentes e as unhas.

Terminando a apresentação,

No dia a seguir á adopção levei-a ao veterinário, estava tudo bem com ela, talvez um pouco de peso a menos. Achei piada e referi á vet que ela tinha a pontinha torta... Por ser tudo tão pequenino nela (menos o pêlo) achamos que seria um nózinho, típico de descendentes de siamês (talvez...) .

A 'cena' é que a tipa cresceu consideravelmente, e a ponta do rabo ficou ao descoberto, e eu detectei isso á cerca de dois dias, mas devido ao horário no trabalho nao consegui ir mais cedo ao veterinário tirar as duvidas. Cheguei lá hoje e não estava a minha veterinária habitual, mas tudo bem, coloquei a questão na mesma. Disseram-me que a ponta da causa estava morta, tanto que pelo que percebi o próprio ossinho estava solto. A duvida é, como é que ela fez aquilo. Pelas informações que tenho da associação onde a fui buscar, ela e mais dois manos estavam literalmente mortos num caixote do lixo, os olhos estavam completamente fechados, pelo que me parecia ser uma mistura de crosta e pus... uma coisa horrível. O que me leva a crer que secalhar foi no acto em que foram deitados fora, que ela partiu a cauda.

Dados importantes e seguintes duvidas:

Ela não liga nenhuma à cauda, não coça, não morde. Não lhe liga e ponto final.

Duvidas:
A veterinária falou que tínhamos que operar, mas talvez se pudesse esperar pela esterilização e fazia-se logo tudo.
A minha duvida é se realmente não haverá problema nisso... pele morta? A ponta da cauda não tem pêlo, parece que o rabinho foi crescendo deixando a descoberto a pontinha, tem apenas um tufinho meeesmo na pontinha (tufo com uns 8 ou 9 pêlos, não é realmente muita coisa).

Mas ela foi sincera ao dizer que não tinha experiência em caudas partidas que depois ligaria para a veterinária que sempre 'me' acompanhou. A cena é que eu estou aqui a pensar nessa situação toda, e faz-me um bocado confusão esperar tanto tempo. Por mim, se nao houver problema tudo bem, sempre dá para poupar uns trocos.
Mas alguém já teve alguma situação idêntica? Ou parecida, nem sou exigente nesse aspecto.

Estou também aguardar que uma amiga minha que é veterinária e que já trabalhou na clínica onde vou, me diga alguma coisa também, mas está de serviço a esta hora, e ainda nao me disse nada. Não liguei para a Dra que me vê dos animais, porque como a outra vet disse que o ia fazer, fiquei 'descansada'... mas não estou e como está tarde para ligar para a veterinaria (que tenho uma relação mais impessoal), mandei mensagem para a minha amiga.

Sim, estou preocupada.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

segunda out 03, 2011 11:20 pm

Este é o mesmo gato de há uns dias com a mesma situaçao?
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 03, 2011 11:25 pm

Não estou a perceber a questão!
Não é gato de à dias nenhum, nem sei com que situação.

A situação é a que reportei e pronto.
Alias, tirando o facto que publiquei um site com autocolantes para os carros, nao entrava no forum á 2 anos.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça out 04, 2011 8:46 am

Não há outro vet que possa consultar?
E a sua gatinha é linda :D
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

terça out 04, 2011 8:49 am

Não o tal gato da outra situação era recèm nascido!!

tente mesmo consultar outro Vet!! essa tricolor é lindona, não fosse eu ter uma assim=) com feitio de tricolor tbm!!!!

As melhoras da gatinha!
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça out 04, 2011 8:59 am

A sua gatinha é mesmo uma fofura....

Penso que deverá procurar uma segunda opinião atraves de um outro Vet mais experiente nessa matéria !

Espero que corra tudo bem com a sua linda menina !
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 04, 2011 2:29 pm

Olá.

Muita coisa pode ter originado o partir da cauda...desde um entalão numa porta a ter sido pisada... e muito mais.

Quando a minha Leo foi pisada, sem querer, pelo meu marido, no Vet o que me informaram foi que se, em dias, a ponta da cauda perdesse a sensibilidade, teria que ser amputada para não haver risco de necrosar. Mas, adiantaram-me logo que, quanto mais jovem a gatinha, melhor. Portanto esperar meses...? Tente uma segunda opinião :wink:
Entretanto, a minha gata ficou bem só com AI durante 10 dias e não foi necessário operar. Contudo, noto que ela ficou muito mais sensível naquele nó que, felizmente, não partiu mas que sofreu uma pequena distenção.

Boa sorte,

Leo

PS- acrescento que, fazer testes de FIV e FELV numa cria de apenas 2 meses, é só para gastar/perder dinheiro e tempo. Os testes, a fazê-los, faça-os só a partir dos 6 meses de idade, pelo menos.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça out 04, 2011 2:32 pm

Também acho que o melhor é pedir uma segunda opinião.

A sua gatinha é lindissima :D
S&oacute;nia
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça out 04, 2011 2:49 pm

Consulte outro veterinário e peça uma segunda opinião. Só o veterinário examinando a situação pode dizer se dá para esperar pela esteriização ou não.

Tenho conhecimento de algumas situações de gatos com cauda partida e os procedimentos foram diferentes: Um deles, uma gatinha com cerca de três meses quando se encontrou com a cauda partida e em ferida, foi tratada e apesar de não se ter podido salvar a cauda, deu para esperar fazer a cirurgia em simultâneo com a esterilização aos seis meses.
Outra situação também de uma gatinha bebé com dois meses, cuja cauda estava com os tecidos mortos e irrecuperável, como era muito pequenina o veterinário aconselhou aguardar que ficasse maiorzinha e mais forte para fazer a cirurgia mas acabou por ter que ser operada pouco tempo depois devido a gangrena.

Não adianta fazer análises FIV e FELV antes dos seis meses, os resultados não são conclusivos.

A sua gatinha é lindíssima, boa sorte com ela.
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

terça out 04, 2011 6:22 pm

Olá.

A segunda opinião virá da veterinária que acompanha os meus bichos desde sempre.
Lá para quinta saberei alguma coisa. Mas até lá tenho que esperar, a nao ser que note alguma coisa estranha da gata em relação á própria cauda, o que ainda não vi.
Que vai ter que ser operada eu sei, mas a intenção é poupa-la de uma anestesia.
E isso dos testes antes dos 6 meses não serem fiáveis deixa-me preocupada. Vou ter que manter a minha gata longe dos outros bichos durante mais 4 meses????????!!? Todos eles dormiam aqui, foram todos postos pra fora do meu quarto do dia para a noite. Têm curiosidade em ver o que aqui está dentro. Já viram, mas mantendo distancia. Ela está de quarentena desde o inicio de Setembro. O meu gato 'do meio' fez testes bem cedo (e deu tudo negativo) e está junto com o meu mais velho, têm diferença de 7 meses um do outro, e a introdução do Zuky (o do meio) foi bem rápida, até com a cadela. O meu mais velho esteve quase 6 meses enfiado no meu quarto, sem estar junto com a cadela porque eu tinha algum receio, mas o Zuky nem esperei 4 meses. Foi só crescer o suficiente para se safar e defender e pronto.

Sinceramente são duas situações que não estou muito á vontade.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

quarta dez 07, 2011 6:43 pm

Desmiolada que sou, nao aparecia para dar novidades.

Entretanto, passaram uns mesitos, poucos, e a gata continua de quarentena.
Fiz testes de Fiv e Felv, sei que é cedo, mas fiz, e deu Fiv negativo, e Felv negativo ligeiramente reactivo... ou seja... positivo, embora tenha sido algo meio duvidoso, na altura ela estava com uns fungos e alguma coisa pode ter mexido com o resultado. Mas como disse continua de quarentena. Estou a dar-lhe um medicamento que aumenta a imunidade assim, consideravelmente, para ver se conseguimos combater qualquer porcaria que esteja no sistema dela.

Em relação à cauda, boas noticias, continua partida, mas ganhou sabe-se lá como nervos, e já tem o pêlo a crescer, onde visivelmente estava algo pendurado e morto.

Só estou preocupada com a historia do Felv porque tenho mais dois gatos. Vou ter que vacinar os outros dois, ficar com a Kiara mais um tempo de quarentena e finalmente juntar.
O que é certo é que ela continua a crescer, mooooorde que se farta, tem vida para dar e vender, nao é nada tristonha, nem amua, só nos desafia e arranha-nos todos. Nada maricas com pessoas desconhecidas. Enfimm, tenho uma PESTE em casa novamente. LOOOOL

Torçam para que os futuros exames que eu faça dêm negativo. Ainda irá tomar os comprimidos durante um tempo, são 60, mais dois meses fechada aqui no quarto... e fará os 6 meses entretanto.

:|
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
Responder

Voltar para “Gatos”