Boa noite a todos,
Tenho uma historia caricata para vos contar e gostava de saber a vossa opnião...
O meu namorado tem uma gatinha linda chamada Luna. É uma pequenita com 1 ano feito em Setembro e sempre foi saudável. A mãe dela era gatinha de interior e o pai igual. Sempre foi muito bem estimada e nunca teve contacto com o exterior. Quando ele adoptou o Obi, teve muito cuidado para ter as certesa que o minorquinha era saudavel e só mês e meio depois de ir la para casa, ele os juntou (ele tinha o pequenote noutro anexo). Há cerca de 3/4 semanas a Luninha foi levar a primeira vacina pois eu quase os obriguei a ir visto que levei o meu Sushi nessa semana tb para levar o reforço. Devo referir que os veterinarios n são os mesmos e os gatos nunca tiveram contacto um com o outro.
No inicio desta semana, a Luna começou a ficar muito apatica, com dificuldade em engolir, muito triste e sonolenta, mais irritadiça, enfim... doente!
Levaram-na logo ao veterinario. Quando lá chegaram, o veterinário apalpou o pescoço da Luna e disse: "Pois pequenina, o pai vai tratar-te, mas para a proxima podes morrer por causa disso..." Que maneira simpatica de dizer aos donos que a sua gatinha esta mortalmente doente.... Enfim.
De seguida deu umas injecçoes, misturando uns liquidos que nao explicou o que eram, disse que era tudo o que podia fazer por agora e mandou a gata para casa...
A minha questão é a seguinte:
1º - Como é possivel um animal apanhar coriza, estando em completo isolamento de outros animais, e sendo um animal de interior?
2º - É possivel a gatinha ter apanhado devido à vacinação? (a gatinha estava na altura com uma infecção no ouvido)
3º - É possivel diagnosticar-se essa doença desta forma, sem qualquer exame?
4º - O veterinario ainda disse que os gatos que têm esta doença, nascem com ela. Se assim é, como é possivel ser ela a única com a doença, visto que os pais e irmaos n têm?
Se errei em algo, peço desculpa…
Disse ao meu namorado para levar a gatinha a outro veterinário para uma segunda opinião pois, como é adulta, se for efectivamente coriza, então é algo crónico e se assim é, o quão mortal é a doença? É assim tanto que na proxima vez ela não se consiga salvar? Não há forma de controlar a doença?
Agradeço a todos desde já pela ajuda/opiniões que possam dar.
Gata com Coriza?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo mai 11, 2003 1:29 pm
Bóris - Boxer fofinho
Piri - Rafeirito lindo
Última edição por Morrighan85 em sábado out 15, 2011 9:22 am, editado 1 vez no total.
"Dogs are the protectors of our bodies while Cats are the protectors of our spirit!"
-
- Membro
Bóris - Boxer fofinho
Piri - Rafeirito lindo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas.
Qualquer coriza, NÃO TRATADA atempadamente, pode ser mortal, sim.
Muitos gatos, saudáveis e vacinados, superam a crise "catarral"... mas se não for tratada, o gato pode ficar com uma coriza crónica.
Não tem que haver contágio, DIRECTO, de gato para gato. Basta que um dos humanos da casa, ou até visitas, levem consigo o calcivirus, que por sua vez é transmitido ao animal mais susceptível, seja porque está com as defesas diminuídas por uma vacinação recente, por exemplo, seja porque tenha já algo a desenvolver, como por exemplo, uma infecção do ouvido, como referiu
Boa sorte,
Leo
Qualquer coriza, NÃO TRATADA atempadamente, pode ser mortal, sim.
Muitos gatos, saudáveis e vacinados, superam a crise "catarral"... mas se não for tratada, o gato pode ficar com uma coriza crónica.
Não tem que haver contágio, DIRECTO, de gato para gato. Basta que um dos humanos da casa, ou até visitas, levem consigo o calcivirus, que por sua vez é transmitido ao animal mais susceptível, seja porque está com as defesas diminuídas por uma vacinação recente, por exemplo, seja porque tenha já algo a desenvolver, como por exemplo, uma infecção do ouvido, como referiu

Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Está respondido... Uma simples "constipação", num animal não vacinado e não tratado, rapidamente evolui para pneumonia. Normalmente são 3 vírus que "atacam" em conjunto, o calicivírus, o herpesvírus e o vírus da rinotraqueíte felina. São vírus oportunistas, como foi referido, e encontram condições de multiplicação quando o organismo está mais debilitado. Uma otite, por exemplo, pode tornar-se muito grave. Já tive uma gatinha internada com suspeita de meningite - felizmente bacteriana, felizmente tratada atempadamente e felizmente respondeu bem à antibioterapia. Tudo por causa de uma simples otite, que se complicou, aliada a uma rinite crónica. E está vacinada...
As melhoras para a Luna, e o melhor é não "relaxar". Os gatos são muito mais frágeis do que imaginamos...
As melhoras para a Luna, e o melhor é não "relaxar". Os gatos são muito mais frágeis do que imaginamos...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro
Bóris - Boxer fofinho
Piri - Rafeirito lindo
Obrigada pelas vossas opiniões, o problema é que a gatinha não apresenta os sintomas que são descritos para a coriza.... Ela não está constipada nem se nota entupida nem nada, mas só tinha aqueles sintomas que referi e tinha boca umcadito vermelha... De qualquer forma eles vão leva-la a outro veterinário para terem a certeza que ela sofre mesmo de coriza..
"Dogs are the protectors of our bodies while Cats are the protectors of our spirit!"
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
se for calicivírus, pode ter úlceras na boca, e até em locais não visíveis, como o esófago. Também pode provocar claudicação, se atacar as articulações. O calicivírus é responsável por uma série de doenças, inclusivamente a estomatite crónica. É realmente importante levá-la a um veterinário de confiança, ela nem devia ter sido vacinada estando com uma infecção...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro
Bóris - Boxer fofinho
Piri - Rafeirito lindo
Pois... o problema é k foi vacinada enquanto estava com a infecção...
Eu realmente achei estranho porque o meu quando estava doente o vet deu-lhe um tratamento e mandou-o para casa a antibiotico e adiou a vacinação... mas no caso dela n foi assim...
O que importa é k ela esta melhor e amanha vai a outro veterinario a ver o que diz, para saber se é realmente Coriza ou se é outra coisa...
Eu realmente achei estranho porque o meu quando estava doente o vet deu-lhe um tratamento e mandou-o para casa a antibiotico e adiou a vacinação... mas no caso dela n foi assim...
O que importa é k ela esta melhor e amanha vai a outro veterinario a ver o que diz, para saber se é realmente Coriza ou se é outra coisa...
-
- Membro
Bóris - Boxer fofinho
Piri - Rafeirito lindo
A unica pessoa que poderia ter estado em contacto com um animal doente foi o proprio vet, pois ninguem que tenha contacto com a gatinha tem gatos com coriza ou esteve em contacto com gatos com coriza... Daí a minha duvida...leonildecarvalho Escreveu: Não tem que haver contágio, DIRECTO, de gato para gato. Basta que um dos humanos da casa, ou até visitas, levem consigo o calcivirus, que por sua vez é transmitido ao animal mais susceptível, seja porque está com as defesas diminuídas por uma vacinação recente, por exemplo, seja porque tenha já algo a desenvolver, como por exemplo, uma infecção do ouvido, como referiu![]()
Boa sorte,
Leo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Quando se entre numa Clínica ou Hospital Vet, com ou sem animal, corre-se riscos para com os nossosMorrighan85 Escreveu:A unica pessoa que poderia ter estado em contacto com um animal doente foi o proprio vet, pois ninguem que tenha contacto com a gatinha tem gatos com coriza ou esteve em contacto com gatos com coriza... Daí a minha duvida...leonildecarvalho Escreveu: Não tem que haver contágio, DIRECTO, de gato para gato. Basta que um dos humanos da casa, ou até visitas, levem consigo o calcivirus, que por sua vez é transmitido ao animal mais susceptível, seja porque está com as defesas diminuídas por uma vacinação recente, por exemplo, seja porque tenha já algo a desenvolver, como por exemplo, uma infecção do ouvido, como referiu![]()
Boa sorte,
Leo

As melhoras do animal e, eu mudava de Vet. Realmente vacinar com uma otite presente...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>