Pinfinhas!Esterilizada e com pós operatório sofrido

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça out 25, 2011 12:26 pm

Olá, a minha Pinfinhas é uma doçura de gatinha mas de há algum tempo a esta parte tem-se portado muito mal, ou seja a Pinfinhas elegeu 3 ou 4 sítios da casa para fazer xixi. Não é nada agradável ver um xixi na mesa de entrada, ou no cadeirão do quarto ou nas almofadas da sala, como também não é agradável ter a casa constantemente a cheirar a vinagre de tanto limpar e tentar eliminar o cheiro. A Pinfinhas não está esterilizada pois nunca vi necessidade disso pois não sai de casa e os seu cios são sempre calmos não incomodando praticamente nada. A rotina de casa também em nada se alterou, salvo a ida do meu filho para a universidade mas este comportamento já existia antes dele se ir embora. Qual será a explicação para este comportamento? E o que fazer para corrigi-lo? Agradeço desde já qualquer ajuda.
Última edição por Pinfinhas em quinta dez 22, 2011 8:24 am, editado 1 vez no total.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça out 25, 2011 12:44 pm

A primeira opção é ir ao vet, pois a bichana pode ter problemas urinários.

A segunda é ir ao vet, porque, depois de despistados os problemas urinários, pode ser marcação de território - sim, as gatas também marcam. E a esterilização é sempre conveniente para evitar piometras e tumores uterinos e reduzir a probabilidade de tumores mamários.

A terceira é ir ao vet, porque se não se resolver com as hipoteses anteriores pode ser um problema mesmo comportamental e aí também só o vet pode ajudar.

Quanto à limpeza, produtos que neutralizam o odor poderão ser mais eficazes a remover o cheiro.
Pinfinhas
Membro Veterano

terça out 25, 2011 1:10 pm

A Pinfinhas está bem, digo isto porque ela faz de propósito ou por qualquer necessidade que não é patológica. A garota faz esse serviço muito sorrateira, vai olhando para trás para ver se eu estou à espreita, senta-se a avaliar o perímetro e se o caminho está livre ... pimba, se eu estou presente ou em alerta ela dá meia volta vai-se deitar à espera de outra oportunidade, logo que esta surja ela lá vai fazer o serviçinho e depois zás, foge. E depois lá vou eu limpar com vinagre. Agora neste momento é de todo impossível arranjar verba para levar a cabo a esterilização. Será que não uma forma de contornar este comportamento?
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça out 25, 2011 1:14 pm

Atenção que pode ser algum problema de saúde! Essa é uma das formas que os gatos têm de demonstrar que algo está mal.
è preferivel leva-la ao vet para despistar possiveis problemas.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Pinfinhas
Membro Veterano

terça out 25, 2011 1:17 pm

Pois, vou proceder em conformidade com os vossos conselhos. Obrigada.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 25, 2011 9:06 pm

Sem dúvida que pode ser, sim, tal como disseram, um problema de saúde :wink: . Após consulta Veterinária, se estiver tudo bem com a gatinha, então o melhor a fazer é mesmo marcar a castração :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta out 26, 2011 7:02 am

Pois a ida ao Vet será inevitável, mas acho curioso porque se fosse um problema de saúde este iria manifestar-se sempre e não apenas durante o cio, isso é que acho estranho.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta out 26, 2011 7:40 am

Mas ela só faz isso quando está com o cio? É que não disse isso na mensagem inicial.
Se é assim, o mais provável é ser mesmo marcação, como já disse, há gatas que também marcam. A minha Bess fazia xixi em qualquer peça de roupa minha que apanhasse no chão, e era marcação que passou com a esterilização.
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta out 26, 2011 7:55 am

Sim, foi falha minha na primeira mensagem. Ela faz precisamente isso, no meu quarto tem tendência a fazer xixi no cadeirão do quarto, porque é lá que ponho o soutien que dispo, e sim é só na altura em que está com o cio.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quarta out 26, 2011 9:32 am

Mais uma razão para marcar a esterilização o quanto antes ;)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta out 26, 2011 9:39 am

Neste momento tirar cento e tal euros do meu orçamento seria um caos....
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta out 26, 2011 10:11 am

Não poder tenta "negociar" o pagamento de forma faseada?
Ou então tente procurar alguma associação que a possa ajudar
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Nita77
Membro Veterano

quarta out 26, 2011 1:15 pm

Vivemos tempos difíceis e acredito que esse valor seja um rombo no orçamento.
Já procurou associações aí na zona? Normalmente os preços são mais em conta. Há ainda vets que facilitam pagamentos faseados (a crise também os afecta ;)

Boa sorte e vá dando notícias da Pinfinhas!! :D
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta out 26, 2011 1:51 pm

Vou tentar, ainda assim acham que devo ir ao Vet. colocar a questão dos xixis fora do sitio durante os períodos do cio?
Nita77
Membro Veterano

quarta out 26, 2011 1:57 pm

O mais provável é ser mesmo marcação mas como o provável não é certo, eu daria um telefonema ao vet para colocar a questão e já agora perguntava condições para a esterilização ;)
Responder

Voltar para “Gatos”