Dúvidas sobre cio e esterilização

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

sexta nov 04, 2011 2:15 am

Boa noite,

A minha gata está a caminho dos seis meses e pelo que sei não deve tardar muito a ter o primeiro cio. Já pesquisei aqui no fórum e noutros sítios acerca do assunto, visto ser a minha 1ª gata, ainda assim tenho algumas dúvidas.

Li que alguns dos sintomas são os tais miares muito alto, andar com a cauda de lado, etc. Mas também já "ouvi" falar por aí em "cios silenciosos", gostaria que quem tem mais experiência no assunto me possa dar umas dicas para detectar facilmente quando ela entrar nesta fase.

Após passar o 1º cio tenciono esterilizar a gatita, evitando assim problemas futuros. Já me informei no vet sobre isso e foi-me aconselhado fazer a cirurgia só após ela "sair do cio".

Quanto ao comportamento, ela é uma gata muito activa, e para quem a "conhece" de relatos que faço no tópico dela, não é uma gata com um feitio fácil :twisted: A questão é, será que ela após a esterilização "acalma"? Não espero milagres, óbvio. Mas tenho fé que diminuam as ferradelas e comece a pedir mimo (até à data, não sei o que é isso) :lol:

Obrigado,
Cumprimentos.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta nov 04, 2011 3:29 am

Toblito, parece que, de acordo com o estado da ciência, é aconselhável não esperar pelo primeiro cio para esterilizar. Já tenho visto aqui números citados por utilizadores da percentagem de problemas futuros que se evitam com a esterilização atempada. Não os tenho de cor, mas pode ser que algum desses utilizadores veja este tópico e os indique. Ou então pesquise em tópicos por aí abaixo, não há-de ser muito difícil encontrar.

Quanto às modificações de temperamento, realmente, cada gato é, em certos aspectos, único e imprevisível. Por isso, em relação às ferradelas, não sei opinar se vão acabar ou não, Mas faço votos para que sim. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

sexta nov 04, 2011 10:34 am

Também não sou nenhuma expert, para lhe dar factos cientificos, isso só uns entendidos.

De qualquerd as formas eu optei pela esterilização antes do 1º cio, primeiro pelo que me fui informando, lendo, perguntando, não encontrei qualquer razão que me levasse a deixar a minha gata ter um cio que fosse, em nada isso seria benéfico para a saúde dela, pelo menos não encontrei " provas científicas" a comprovar.

Por isso tomei a decisão em consciência que não valeria a pena fazê-la passar pelo desconforto de um cio, e esterilizei a Kika com 6 meses! e o Guilherme foi por arrasto, deixar as bolas no VET!!!!

em relação ao comportamentos, não é por esterilizar que as ferradelas vao deixar de acontecer, a gata precisa de ser também repreendida e perceber que esse comportamento não é aceitável, no meu caso nenhum alterou comportamento, são brincalhões, activos ( até demais ás vezes) e ele tem tendéncias para ferrar, nada que uma chinelada não vá resolvendo!!!!

Agora só o Toblito poderá decidir!
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta nov 04, 2011 10:36 am

A Suri foi esterilizada após o 1º cio, a vet não colocou nenhuma questão em contrario e quisemos esperar que os órgãos estivessem todos formados devidamente.
Esperámos pelo 1º cio e pelas nossas férias para a operar porque quisemos ficar com ela a semana toda em casa de vigia e a dar-lhe miminhos (donos galinhas). :P
Também já ouvi falar aqui no forum que as probabilidades tumorais são maiores se as gatas forem esterilizadas após o 1º cio. Na minha opinião e claro sem recorrer aos tais estudos cientificos, se os órgão são retirados na totalidade essa probabilidade desaparece a 100% e uma vez que elas não têm o cio, a porcentagem de os tumores mamarios tb diminui significativamente. Os tumores aparecem se tiverem que aparecer por mais cuidados que se tenha, infelizmente.

Relativamente ao comportamento, as mordidelas são mais uma questão de educação, nada tem a ver com o cio :wink: Tem é de ensinar a gata que não pode morder, esse tipo de comportamentos não desaparecem com uma operação :P
Marcação de territorio (a suri fazia), energia a mais, miar muito... isso são comportamento relacionados com o cio e que podem desaparecer ou atenuar.
Toblito
Membro Veterano

sexta nov 04, 2011 11:55 am

Obrigados a todos os que participaram/ajudaram.

A questão de a esterilizar após o 1º cio foi proposta pela VET. Foi-me dito que quando as gatas são esterilizadas novas, sem terem o 1º cio, o organismo pode ainda não estar completamente desenvolvido e pode acontecer ficarem com incontinência urinária para o resto da vida, o que lhes trás má qualidade de vida a eles e também a nós donos pelo trabalho.

Vou aproveitar o Natal para juntar € para prosseguir com a operação e tentar proporcionar-lhe uma maior qualidade de vida.

Quanto às mordidelas já não é uma questão de educação acreditem! Já é mesmo feitio, pois ela sabe bem aquilo que faz :lol: Ela já entende muito bem o "não" e sabe bem quando está a fazer asneiras, basta ver-me olha para ela com "cara de mau" ou levantar-me que pára logo e foge a 7 patas :) Às vezes parece um anjo a dormir e eu a fazer-lhe festas, quando de repente se lembra de cravar-me as patas e dar ferradelas "daquelas"...

Já lhe cairam uns dentitos, está a ficar uma senhora. Tem crescido imenso! Quanto tiver um tempinho passo umas fotos para o PC para partilhar convosco como se encontra a fera.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta nov 04, 2011 10:02 pm

É muito raro haver incontinência após a esterilização, seja antes ou depois do 1º cio. Acontece, mas são mesmo casos excepcionais. Já a possibilidade de ocorrência de tumores mamários, além da predisposição genética, claro, é de apenas 0,4% com a esterilização antes do primeiro cio, mas sobe para os 8% após. Depois do 2º, tanto dá, ronda os 25%.

E também não há qualquer problema em esterilizar durante o cio. As gatas não sangram, como as cadelas, e os ovários ficam bem visíveis, o que até facilita o trabalho (às vezes sucede os ovários serem tão pequenos que fica por lá um perdido... ou não os retirarem na totalidade, e restarem células ováricas, logo os cios permanecem).

Nos machos, apesar de noutros países se realizar a castração precoce, é preferível esperar até que todo o aparelho urinário esteja plenamente desenvolvido, ou quando iniciam comportamentos de actividade sexual (marcações, montar tudo o que lhes aparece...). Estes comportamentos podem acontecer logo aos 4 ou 5 meses, mas geralmente é a partir dos 6.

Gatas bebés que me venham parar às mãos e estejam saudáveis, são esterilizadas entre os 5 e os 7 meses, o mais tardar, e se não apresentarem sinais de cio antes disso! :P Anda há poucos meses me sucedeu, uma gatita com 7 meses fez tamanha miação logo no primeiro dia, que no 2º foi à faca! 8)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Toblito
Membro Veterano

sexta nov 04, 2011 10:23 pm

Eheh... :D

A minha de vez em quando lembra-se de mandar uns "miauuus" altos, mas já faz isso desde novinha.

Bem, sendo assim acho que depois do natal vou mesmo em frente com a cirurgia da pequena. Tenho lido algumas coisas sobre isso e ao que parece não há mesmo inconvenientes. Agora vamos lá ver se não se lembra de entrar no cio até essa altura :lol:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta nov 04, 2011 10:37 pm

Com a ajuda dos dias mais curtos e escuros, pode ser que não entre, mas olhe que tenho uma gatinha que teve o primeiro cio aos quatro meses e meio...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Toblito
Membro Veterano

sexta nov 04, 2011 11:40 pm

Mas se a minha já tivesse entrado certamente me aperceberia, certo?

Sempre activa, comportamento igual, nem a queda dos dentes a faz perder o apetite :lol:

Aproveito para colocar outra questão em que tenho andado a "magicar". Neste momento alimento a minha gatita com a ração Hill's Nature's Best. Achei por bem dar-lhe uma ração de muito boa qualidade pelo menos até ao 1º ano de idade, para que tenha um bom desenvolvimento e um crescimento saudável.

Quanto fizer um ano de idade, estiver totalmente desenvolvida e com "estrutura adulta" tenciono mudar para uma ração de valor mais reduzido, ou pelo menos continuar com a Hill's Nature's Best, mas misturar-lhe outra ração.

ATENÇÃO, sei que não tenho que me justificar, mas eu não estou a querer dizer que a vou alimentar com uma ração de má qualidade, só não consigo suportar os custos da ração da Hill's durante um grande período de tempo, pois sou estudante e as despesas da minha pequena saem-me do bolso. Há alguma ração de boa qualidade e com preço mais acessível que lhe possa dar sem comprometer a saúde da gata? Se for preciso compro na mesma Hill's e misturo-a com outra ração.

Obrigado pela a ajuda :wink:
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 05, 2011 12:14 am

Bem, eu hoje fiz uma compra - para misturar com a ração "de cereais" :twisted: - que não me pareceu má: um saco de 3 quilos da Advance, Real carnivores, por 31 € (na Tienda custa menos 3 €). Tem 40% de proteína, mas grande parte é proteína animal. Mas ao fim e ao cabo anda pelos preços da Hills... A Acana também é bastante boa e fica-lhe mais barata, assim como a Eukanuba. Eu, se fosse a si... mantinha-me na Hills!
Toblito
Membro Veterano

sábado nov 05, 2011 1:24 am

Pois, eu também queria isso, mas infelizmente está-se a tornar impossível.

Ela em média come um saco de 2kg por mês. Cada saco sai-me a 18,29€. Dou-lhe sempre as doses recomendadas para a idade/peso dela (mas também já verifiquei que é mesmo isso que ela come, se lhe puser mais não come).

Era tudo muito bonito se ela se mantivesse a comer as mesmas quantidades, mas como come cada vez mais, cada vez gasto mais €. E 18,29€ por mês, mais despesas com areia, ocasionalmente uns snacks e temporariamente VET, não é sustentável para mim :?

Vou dar uma olhadela nas rações Acana e Eukanuba. Nem que compre Hill's mas faça mistura 50-50 com uma dessas para ir poupando :roll:
Chamarrita
Membro Veterano

sábado nov 05, 2011 3:17 am

Se comprar sacos de 5 quilos, fica-lhe mais barato e a comida não se estraga, basta guardar um saco vazio desses de 2 quilos e deitar lá a comida do mês, mantendo o outro bem fechado... E esteja descansada que a gata não come cada vez mais, ela estabiliza e talvez até venha a comer um pouco menos, quando o crescimento terminar. Mas tanto a Acana como a Eukanuba são boas escolhas.

Eu até estou aqui a rir, porque cá em casa "marcha" 1,5 kg de ração por dia! :lol: Nem tenho bem noção de quanto consome mensalmente um ou dois gatos... 8)
Chamarrita
Membro Veterano

sábado nov 05, 2011 3:20 am

Ah, e no inverno os gatos comem mais. Muito mais! Acho que entram numa espécie de hibernação, como o esquilos: é dormir, comer e cag** LOL (e nós na labuta... :evil: )
Toblito
Membro Veterano

sábado nov 05, 2011 11:54 am

1,5kg por dia é muita "fruta" Chamarrita! :lol: :D

Tanto a Acana como a Eukanuba os preços são muito similares à Hill's. Já tive a ver que se calhar o melhor até é manter-me na Hill's e fazer "investimentos", porque quanto mais kg comprar, mais barato me sai o kg... Há packs que saem mesmo a 5€ e pouco o kg, o que é muito bom. O senão é não haver desses packs para rações Kitten, mas pronto, também são só mais uns meses.

Fiz uma simulação com um saco de 10kg da Hill's Adult e fica a 57,90€. Eu por 3 sacos de 2kg costumo pagar uns 53€, por isso compensa. Mas isto é tudo muito bonito, se a Katy não tiver que mudar de ração após ser esterilizada :roll:

Eu também uso um truque para a ração não se estragar. Costumo abrir os tais sacos de 2kg e tirar 1kg para um tupperware, que é de lá que tiro a ração diariamente. O resto (1kg) fica bem fechado, sem ar lá dentro, conserva-se ali que é uma maravilha :lol:

Se ela come mais não sei, mas que o inverno até lhe está a fazer bem, isso está! Nunca ficou ao colo de ninguém, agora quando lhe pego ponho-a ao meu colo e tapo com uma manta dela, lá fica ela a dormir quietinha, deve ser do frio :lol: :D
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado nov 05, 2011 12:14 pm

Toblito Escreveu:1,5kg por dia é muita "fruta" Chamarrita! :lol: :D

Tanto a Acana como a Eukanuba os preços são muito similares à Hill's. Já tive a ver que se calhar o melhor até é manter-me na Hill's e fazer "investimentos", porque quanto mais kg comprar, mais barato me sai o kg... Há packs que saem mesmo a 5€ e pouco o kg, o que é muito bom. O senão é não haver desses packs para rações Kitten, mas pronto, também são só mais uns meses.

Fiz uma simulação com um saco de 10kg da Hill's Adult e fica a 57,90€. Eu por 3 sacos de 2kg costumo pagar uns 53€, por isso compensa. Mas isto é tudo muito bonito, se a Katy não tiver que mudar de ração após ser esterilizada :roll:

Eu também uso um truque para a ração não se estragar. Costumo abrir os tais sacos de 2kg e tirar 1kg para um tupperware, que é de lá que tiro a ração diariamente. O resto (1kg) fica bem fechado, sem ar lá dentro, conserva-se ali que é uma maravilha :lol:

Se ela come mais não sei, mas que o inverno até lhe está a fazer bem, isso está! Nunca ficou ao colo de ninguém, agora quando lhe pego ponho-a ao meu colo e tapo com uma manta dela, lá fica ela a dormir quietinha, deve ser do frio :lol: :D
Olá,
É verdade que quantos mais quilos tiver o saco, menor é o preço por quilo.
Eu, depois de esterilizar os meus gatos cheguei a dar RC Sterlize por uns meses... Agora ando a dar Arden Grange e encomendo sempre sacos de 15kg.
Para os conservar tiro para dois tupperwer a quantidade que da para mais ou menos um mês. E o que sobrar no saco (o saco nao é daqueles plásticos e nao tem fecho) mudo para um saco antigo de raçao que tenho guardado, daqueles que têm fecho e arrumo-o dentro de uma caixa de plástico.
Conserva-se tudo muito bem durante o tempo que for preciso :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Responder

Voltar para “Gatos”