Gato demasiado irrequieto

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tanegashima
Registado: sábado nov 05, 2011 1:58 am

sábado nov 05, 2011 2:07 am

Boas, tenho um gato com +/- 6 meses, vive num apartamento e é um gato comum.

Fui buscá-lo a uma veterinária que o tinha, com mais ou menos 2 meses, e trouxe-o, o gato sempre foi muito energético e irrequieto, principalmente á noite, mais ou menos depois das 12h00.

Acontece que chega a um tempo que se torna insuportável, faz asneiras todos os dias, eu bem compro brinquedos, mas ele brinca um pouco (se é que brinca), e vai logo fazer asneiras, e é sempre assim.

Tem dias que chega a fazer mais que uma asneira grande por dia, e parece que tem gosto em ver tudo pelo chão, e tudo tombado, simplesmente anda sempre á procura de asneira, e eu tenho sempre que me levantar e ir ver o que ele está a fazer, porque ele não pára quieto.

IMHO, acho que foi de ele ter tido uma infância muito liberal, com muitos irmãos (e outros não irmãos) numa gaiola, onde faziam o que queriam e lhes apetecia, e de vez em quando elas soltavam-nos, e também não tinham controlo nenhum…

De dia, dorme-o todo, infelizmente tenho algum tempo para estar com ele de dia, mas não é muito, óbviamente, porque estudo a tempo inteiro.

Sei que eles precisam de libertar energias, mas não acho que seja necessário andar assim desregradamente. Já tentei de tudo, até reduzir-lhe na pensão, mas ele parece que de barriga vazia ainda é pior, de manhã, aparece-me sempre com a pia vazia e a miar á porta do meu quarto, eu, é claro, dou-lhe, para a manhã toda, mas ele come tudo, e não gasta nada, só faz fezes, chega á noite, e parece eléctrico.

O que devo fazer, existe algum medicamento para gatos extremamente energéticos?

Algumas dicas?

Ou ele nunca se habituará a uma vida de apartamento?

Quando for castrado, ficará mais calmo?

Socorro, sinceramente, não sei o que fazer, é o trabalho (de andar a compor e a arrumar tudo), são os nervos, eu gosto dele, mas o que fazer nestes casos?
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 05, 2011 3:39 am

hmmm.... há óptimos ansiolíticos... para humanos! A sério, relaxe. O gatito é vivaço, tem de fazer concessões e abrir o espírito em relação à decoração da casa. :lol: Podia dizer-lhe que a castração o acalma um pouco, e até está na idade de o fazer, mas cá em casa nada mudou... tenho gatos sossegados, tenho gatos hiperactivos, de todos os feitios. Adaptei-me a eles. Se o incómodo é muito, ponha-lhe a comida quando se for deitar, em vez de o fazer de manhã. A meia noite é mesmo "A Hora do Speed" e os gatos precisam de gastar essa energia... ou seja, precisam de nos pôr malucos para eles preservarem a sua sanidade mental!

Possivelmente o seu gato gosta de desafios e um brinquedo imóvel e silencioso não lhe diz grande coisa. Retire os objectos que se possam estragar das prateleiras e coloque, por exemplo, tubos de cartão 8daqueles do papel higiénico) estrategicamente colocados. Pode também colar uma extremidade desses tubos numa base, e pôr lá dentro uns grãos de ração, que ele gostará de retirar com a patinha. Há um brinquedo que os meus adoram, uma espécie de "donut" com uma bola lá dentro e orifícios onde metem as patas para fazer rodar a bolinha sem a conseguirem retirar.

Arranjar-lhe uma companhia felina para as brincadeiras também costuma reduzir os "estragos", já que passam muito tempo no "wrestling" e nas emboscadas, e não precisam tanto da sua atenção.

Relaxe! As coisas... são só coisas. :) Tem aí um gatinho alegre e saudável, aproveite! :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Foxymop
Membro Júnior
Registado: quarta abr 20, 2011 11:25 pm

terça nov 08, 2011 3:43 am

Como o user Chamarrita disse, pode tentar arranjar outro para companhia. Eu tenho dois e andam sempre atrás um do outro. Têm quase 7 meses a até agora só partiram uma caneca (Nasceram no quintal da nossa casa).

Tem que perceber que uma casa com gatos não pode estar arrumada como uma casa sem gatos.

Penso que não deve cortar na comida, sendo o gato ainda novinho. E acho que comprimidos muito menos.

Os meus dois às vezes fico mesmo a pensar se não têm um parafuso a menos. Mas são mesmo assim e é isso que os faz ser giros. Eles são mesmo assim, não é por terem crescido a fazerem o que lhes apetecia.

Quanto mais stressar com o gatinho mais ele vai sentir isso e vai acabar por fazer mais estragos.

Arranje um borrifador e sempre que ele for para algum sitio que não queira, dê-lhe uma bisnagadela. É remédio santo. Bater é um erro. Nunca aqui em casa batemos nos miaus e no entanto, com quase 7 meses já sabem para onde podem ir e para onde não podem e para onde não podem não vão. Se bem que ás vezes são teimosos....

Estou a escrever isto e já ouvi copos a bater uns nos outros. Já tive que ir à cozinha ver o que se passava. Estava a ir pelo corredor e já estavam eles a fugir da cozinha.... -.-

O facto de ter depois faz com que gastem muita energia um com o outro.

Aqui em casa, sempre que arrumamos qualquer coisa, temos sempre que ter em ideia que temos cá em casa dois terroristas.

Se a ideia era ter um gatinho que tá sempre sossegado a dormir, um boneco de peluche é o ideal e até sai mais barato.

E convém esterilizar o gatinho. Porque se ele começar a marcar territorio, então é que não vai ficar nada contente...
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta nov 10, 2011 4:50 pm

O dia que os meus gatos estiverem todo o dia sossegadinhos, aí é que me vou preocupar...

Os meus gatos são uns diabinhos encantadores :lol: , ainda ontem abriram a gaveta da comoda e espalharam todos os cachecois e camisolas que eu tinha lá dentro... :lol: até na casa de banho fui buscar um cachecol :lol:

O que fazer ? Guardar tudo de novo lá dentro ... São apenas objectos... mas tenho dois gatos felizes, que basta olhar para eles que nos deitam aquele olhar de adoração, que nos fazem sentir muito bem...

Quando lhes estendo a minha mão eles não fogem de mim, o Rafa salta para o meu ombro e esfrega a sua carinha na minha e faz-me ronrons aos ouvidos, o Ruca esse esfrega-se nas minhas mãos e dá a barriga para eu fazer festas...Seguem-me pela casa como se fossem cães ! Sei que eles são felizes , não são gatos frustrados , agressivos ou medrosos - São gatos felizes - :roll:
Por isso não me importo se de vez em quando apanho a roupa do chão, se vou buscar o cesto das flores da mesa do corredor ao chão da cozinha e as flores, essas tenho que as procurar pela casa, que as vezes estão debaixo da cama.... Guardei as jarras e outros objectos que se partem, não vão eles cortarem-se e substitui-os por objectos não tão bonitos mas que são inquebraveis porque para mim o mais importante é a segurança e a felicidade dos meus bichanos, o resto.... são apenas coisas que se substituem facilmente.... O amor, o carinho e a dedicação dos meus gatos, isso sim é insubstituivel e não tem preço. :wink:
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

quinta nov 10, 2011 10:42 pm

jujubele Escreveu:O dia que os meus gatos estiverem todo o dia sossegadinhos, aí é que me vou preocupar...
Faço minhas as palavras da jujubele! Quando as minhas gatas estão demasiado quietas, acho logo estranho....

Ter um gatinho activo é sinal que tudo está bem e ele está a "gozar" em pleno a sua infancia.

Com o aproximar da idade adulta eles tendem a ficar mais calmitos, mas continuam sempre a querer brincadeira e muita atenção!

Ter uma casa arrumada.. pois... desde que a 1ª gata cá entrou em casa, tudo mudou.. passei a ter arranhadores na entrada, na sala, canas de penas por todo o lado, ratinhos aqui e ali, pantufas roubadas, meias desaparecidas e tantas outras coisas que nos alegram o dia :D

É bom ve-los correr, brincar e inventar trapolias, não stresse aprecie esses momentos que até nos transmitem uma certa paz de espírito e nos aliviam do stress de 1 dia de trabalho
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta nov 10, 2011 11:56 pm

Tanegashima:

Eu comparo muito o gato com o macaco e até com uma criança... :wink: Portanto, conte em aguentar...até ele acalmar; atenção que alguns são eternas crianças até morrerem, já outros, acalmam arranjando-lhes uma companhia ou quiçá após a castração esse acalme? :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”