gatinho novo mia muito

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

valves
Registado: segunda nov 28, 2011 10:35 am

segunda nov 28, 2011 11:07 am

Meus Caros! sou novo por estas bandas e e recentemente dono de um gatinho de rua, adoptado em coimbra.. tem cerca de 3 meses e meio

Estava em FAT (familia de acolhimento temporário) e pertencia a uma ninhada de 4 gatinhos.

a adaptação não esta a ser muito facil até porque eu não tenho muito experiencia com gatos(os meus pais tiveram um quando eu era pequenino)
o meu problema é que ele mia muito. está sempre a miar, e ainda por cima tem um miar muito expressivo(já a FAT me tinha falado do miar expressivo) tem comida a disposição e tem comido bem também esta a utilizar o WC normalmente e nesse aspecto está a correr muito bem.
o problema e que ele mia mesmo muito. quando estou com ele não mia, mas quando o deixo sozinho numa sala ou na cozinha(estando na divisão ao lado e de portas abertas) começa a miar aflitivamente.. não sei bem o que fazer. têm alguns concelhos para me dar?

obrigado pela vossa ajuda
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

segunda nov 28, 2011 11:10 am

Já levou o gatinho ao veterinário para fazer um check-up, vacinação e desparasitação?
É que esse miar pode ser comportamental, mas também pode não ser...
valves

segunda nov 28, 2011 11:18 am

mi_xen Escreveu:Já levou o gatinho ao veterinário para fazer um check-up, vacinação e desparasitação?
É que esse miar pode ser comportamental, mas também pode não ser...
mais ou menos.. ele já tinha ido ao veterinário ser desparasitado pela FAT. a minha veterinária ainda não o viu, mas ele parece ser saudável. quero ver se esta semana a minha veterinária o vê. mas aparentemente é mesmo comportamental. a questão é que não sei como resolver. tento brincar com ele e ele aceita e brinca, come bem, defeca bem. mas quando o deixo sozinho mia que se farta.. alguma sugestão? obrigado pela sua =)
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

segunda nov 28, 2011 11:20 am

A minha sugestão era mesmo leva-lo ao veterinário... Não tenho grandes conhecimentos a nível de comportamento felino, também fico à espera que alguém mais entendido venha ajudar.
Delta2
Membro Júnior
Registado: quinta out 12, 2006 8:31 am

segunda nov 28, 2011 1:25 pm

provavelmente o gato necessita de companhia

A minha gatinha não a deixo ir para a Sala porque me dá cabo do sofá, então eu estou lá e fecho a porta ela coloca-se a miar insistentemente porque a deixo sozinha no resto da casa
valves

segunda nov 28, 2011 2:14 pm

Delta2 Escreveu:provavelmente o gato necessita de companhia

A minha gatinha não a deixo ir para a Sala porque me dá cabo do sofá, então eu estou lá e fecho a porta ela coloca-se a miar insistentemente porque a deixo sozinha no resto da casa
pois, eu imagino que seja isso.. é o que estou a tentar.. mas não esta a resultar =( em relação ao sofa deram-me uma otima solucao..qunado esta no sofa tem um pulverizador de agua consigo.. cada vez que a gatinha la for afiar as unhas de uma burrifadela. pela que me disseram em pouco tempo ela associa as duas coisas e deixa de ir la.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda nov 28, 2011 2:23 pm

:o
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

segunda nov 28, 2011 3:01 pm

Como bem disse, está em fase de adaptação. Se na FAT tinha outros gatos como companhia é natural que se sinta triste e perdido. Tente dar-lhe a atenção possível, dê-lhe brinquedos que o entretenham e tenha paciência e dê tempo ao tempo.

Un check-up é sempre aconselhável e necessário, claro. Mas palpita-me que seja mesmo uma fase de adaptação...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Delta2
Membro Júnior
Registado: quinta out 12, 2006 8:31 am

segunda nov 28, 2011 4:09 pm

LuluB Escreveu:

Eu comprei um sofá novo em pele há 2 meses, ainda nem tinha gatinha

pá, com aquelas unhas dá-me cabo daquilo, meus ricos 1000 euros....

mas dorme comigo na cama, e damos-lhe muita atenção...

mas esse miar acho mesmo que é o facto de não quererem ficar sozinhos, ou desejam explorar mais coisas...
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda nov 28, 2011 8:44 pm

Faz muito bem, a gata não morre por não poder entrar na sala.

Os meus entram, mas só quando estamos lá, quando não estamos fechamos a porta, mesmo assim já é o festival que é :twisted:
S&oacute;nia
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

segunda nov 28, 2011 8:50 pm

Delta2 Escreveu:
LuluB Escreveu:

Eu comprei um sofá novo em pele há 2 meses, ainda nem tinha gatinha

pá, com aquelas unhas dá-me cabo daquilo, meus ricos 1000 euros....

mas dorme comigo na cama, e damos-lhe muita atenção...

mas esse miar acho mesmo que é o facto de não quererem ficar sozinhos, ou desejam explorar mais coisas...
Os meus também não entram no escritório se eu não lá estiver. Senão a esta hora já nem tinha teclas no portátil e os cabos roídos...

Voltando ao tópico, parece-me que o problema do seu gato é que não gosta nada de ficar sozinho. Ou precisa de estar o tempo todo os donos ou com outro gato.
Aliás, como já referiram, possivelmente ele estava habituado à companhia de mais felinos que agora não tem.

Os meus passam-se se um deles ficar sozinho. Nem que seja um minuto :S
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

segunda nov 28, 2011 11:09 pm

Estou 100% de acordo com os comentários que o incentivam a ter outro gatito e digo-o por experiência própria,

A minha 1ª gata ficou muito mais calma a menos miadeira quando a chegada da nova amiguinha, elas entretêm-se muito uma com a outra.

Peça mais conselhos a quem tem e entende de gatos mas acredite que: é mais fácil ter e criar 2 gatos do que um só! :D
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 29, 2011 1:28 pm

AnaNuno Escreveu:Estou 100% de acordo com os comentários que o incentivam a ter outro gatito e digo-o por experiência própria,

A minha 1ª gata ficou muito mais calma a menos miadeira quando a chegada da nova amiguinha, elas entretêm-se muito uma com a outra.

Peça mais conselhos a quem tem e entende de gatos mas acredite que: é mais fácil ter e criar 2 gatos do que um só! :D
eu, que tenho 7636766463 gatos (prooooooonto... são só 37), subscrevo completamente. Também comecei por ter só uma e por volta dos seus 10, 11 meses, quando teria de começar a ficar sozinha em casa, tratei logo de lhe arranjar um companheiro - mais velho, meigo, com excelente carácter. Desde então foram entrando muitos outros, a "primogénita" é um bocadinho ciumenta e nunca perdeu o seu estatuto, "reina" sobre todos... mas não os dispensa, e eu fico muito mais descansada sabendo que fazem companhia uns aos outros.

Por isso, sem dúvida: 2 gatos é bom! (óptimo seriam 4, mas pronto :P a seu tempo...)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

terça nov 29, 2011 11:30 pm

Chamarrita Escreveu: Por isso, sem dúvida: 2 gatos é bom! (óptimo seriam 4, mas pronto :P a seu tempo...)

Pois eheheheh eu estou a tentar tratar do 3º com o meu marido, ele está renitente, mas a coisa com calma consegue-se :twisted:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 30, 2011 2:19 pm

Já fui ao sey perfil ver o gatinho e deparo.me com um paterinha negra. pela experiência que tenho com gatos negros, acho-os mais "verbais" :wink: mas, ao mesmo tempo, uns melados.

De qualquer forma, houve uma alteração de ambiente... e o mais provavel é ele estar a sentir-se só porque, deduzo, estaria com mais gatinhos na Fat :wink:

Mesmo assim... DEVE levá-lo ao Vet, O QUANTO ANTES, para avaliação, não vá o animal estar a padecer de algo :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”