Peso & Alimentação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Ninhaa
Registado: segunda dez 05, 2011 12:46 pm

segunda dez 05, 2011 1:12 pm

Boa tarde ,
Sou nova por aqui , e pensei que uma boa maneira de me estrear era colocando uma perguntinha aqui no forum !

Na verdade é uma pergunta e um pedido de opinião ..

Quanto deve pesar em média um gato de 7 meses ? Tenho receio que o meu pítti esteja a ficar um bocadinho rechonchudo !

Quanto á alimentação .. Depois de muita pesquisa , por aqui pelo forum e noutros sites , deparei-me com a primeira resposta desta pergunta -> http://answers.yahoo.com/question/index ... 909AAuYfIR [idioma : inglês] e fiquei um pouco intrigada. O que acham disto ?

Obrigada a todos , agradeço a voça opinião :D
Ninha & Pítti ^^
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda dez 05, 2011 2:45 pm

acho que depende do tamanho do gato, pode andar entre os 2 e os 4 quilos...

desculpe, edito porque li de relance e nem reparei na questão que a intriga. A resposta dada no yahoo está certíssima, na minha opinião. Infelimente por cá permanece "a velha escola" que defende que ração seca é q é bom, há marcas consideradas "topo de gama" que não valem um chavo e não se aposta na dieta húmida e ainda menos na alimentação natural. O mercado oferece o que os clientes procuram, e os clientes procuram o que lhes é aconselhado pelos vets e a comodidade de abrir um saco e despejar uma certa quantia numa taça que nem precisa de ser lavada depois de usada, e é deixada a comida à disposição sem atrair moscas e formigas... Muito mais prático e barato do que comprar carne adequada!

Os gatos adaptaram-se a muitas coisas, mas o seu metabolismo permanece inalterado e conservam as mesmas necessidades que os seus ancestrais e parentes selvagens. E, já que não dispensamos o comodismo e praticidade, devemos optar por rações sem cereais. Eu, se tivesse apenas dois ou 3 gatos, só lhes daria alimentação natural e teria um saco de ração ou comida enlatada de qualidade apenas para consumo ocasional. Como tenho muitos, acabo por lhes dar ração de qualidade inferior, tendo apenas o cuidado de a misturar com outras de boa qualidade e dou-lhes, ocasionalmente, carne de galinha e de pombo, lá do quintal dos meus pais. Ou alguma carne de vaca, do talho - a esta tiro a gordura em excesso (faço uns deliciosos torresmos para mim :P).
Última edição por Chamarrita em segunda dez 05, 2011 3:30 pm, editado 1 vez no total.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

segunda dez 05, 2011 3:17 pm

Penso que este link explica bem :)
http://ww.peteducation.com/article.cfm?c=1+2230&aid=660

Os meus têm 8 meses e pesam entre 3,6 e quase 4 Kg (já não são pesados há mais de um mês mas deve andar por aí). Estão com um peso normal para o tamanho deles, mas como disse Chamarrita também depende do gato...

PS: Já agora, o seu gatito é lindíssimo, Ninhaa :D
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

segunda dez 05, 2011 6:37 pm

Chamarrita Escreveu: devemos optar por rações sem cereais.
Os gatos costumam comer passarinhos e roedores com tudo (tirando as penas e ossos grandes). É desta forma que comem os cereais.

"As fibras insolúveis (milho, arroz, trigo, aveia, cevada, cenoura, melaço, ervilhas e batatas) ajudam a digestão. Os carboidratos facilitam digestão - que fermentam e contribuem para a protecção das paredes intestinais."
(fonte Wikipedia alemã)
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda dez 05, 2011 7:01 pm

pois fermentam... mas os cereais que se encontrem no estômago dos ratinhos e passarinhos são uma quantidade ínfima, e a maior quantidade já foi metabolizada. Aos gatos, os carbohidratos não só não são necessários como não fazem bem nenhum. Os felinos até conseguem converter proteína animal em glucose, vejam só. Os cereais das rações só servem para aumentar a percentagem de proteína (e proteína inútil) e como forma de "ligar" os outros componentes; de resto, a fermentanção dos carbohidratos provoca gases, inflamações gastrointestinais e até úlceras...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 05, 2011 7:45 pm

Chamarrita Escreveu:acho que depende do tamanho do gato, pode andar entre os 2 e os 4 quilos...

desculpe, edito porque li de relance e nem reparei na questão que a intriga. A resposta dada no yahoo está certíssima, na minha opinião. Infelimente por cá permanece "a velha escola" que defende que ração seca é q é bom, há marcas consideradas "topo de gama" que não valem um chavo e não se aposta na dieta húmida e ainda menos na alimentação natural. O mercado oferece o que os clientes procuram, e os clientes procuram o que lhes é aconselhado pelos vets e a comodidade de abrir um saco e despejar uma certa quantia numa taça que nem precisa de ser lavada depois de usada, e é deixada a comida à disposição sem atrair moscas e formigas... Muito mais prático e barato do que comprar carne adequada!

Os gatos adaptaram-se a muitas coisas, mas o seu metabolismo permanece inalterado e conservam as mesmas necessidades que os seus ancestrais e parentes selvagens. E, já que não dispensamos o comodismo e praticidade, devemos optar por rações sem cereais. Eu, se tivesse apenas dois ou 3 gatos, só lhes daria alimentação natural e teria um saco de ração ou comida enlatada de qualidade apenas para consumo ocasional. Como tenho muitos, acabo por lhes dar ração de qualidade inferior, tendo apenas o cuidado de a misturar com outras de boa qualidade e dou-lhes, ocasionalmente, carne de galinha e de pombo, lá do quintal dos meus pais. Ou alguma carne de vaca, do talho - a esta tiro a gordura em excesso (faço uns deliciosos torresmos para mim :P).
Concordo com quase tudo... o "quase em que estou "fora de acordo" :lol: ou desacordo, como queiram chamar :P é que a ração, pelo menos as de boa qualidade fica muito mais cara, por Kilo, do que carne a menos que seja Filet mignon 8)
Quanto a torresmos de carne de vaca :o, bora lá a dar a "receita". É que só conheço e faço com gorduras da carne de porco, :lol:

De resto...concordo que seria muito mais saudável uma alimentação Natural do que a treta dos "croquetes" cheios de químicos.
Eu, pessoalmente, dou ração aos meus gatos porque já experimentei cozinhar para eles e mandam-me eu comer a "mistela". Já faleceu a minha gata que era a única a gostar de comida feita mas como era só para ela, porque as outras não gostavam, rara vezes eu lhe a fazia.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Satomi
Membro Veterano

segunda dez 05, 2011 8:34 pm

leonildecarvalho Escreveu:[

Concordo com quase tudo... o "quase em que estou "fora de acordo" :lol: ou desacordo, como queiram chamar :P é que a ração, pelo menos as de boa qualidade fica muito mais cara, por Kilo, do que carne a menos que seja Filet mignon 8)
Quanto a torresmos de carne de vaca :o, bora lá a dar a "receita". É que só conheço e faço com gorduras da carne de porco, :lol:

De resto...concordo que seria muito mais saudável uma alimentação Natural do que a treta dos "croquetes" cheios de químicos.
Eu, pessoalmente, dou ração aos meus gatos porque já experimentei cozinhar para eles e mandam-me eu comer a "mistela". Já faleceu a minha gata que era a única a gostar de comida feita mas como era só para ela, porque as outras não gostavam, rara vezes eu lhe a fazia.

Leo
Pois, estou a pensar em passar a dar diariamente carne e pescada cozidas aos meus bichanos, juntamente com a ração (não junto junto, mas separado :P). Isto em alternativa às latinhas.

É que a ração de qualidade já é cara (eu dou uma de qualidade média/aceitável) as latinhas de boa qualidade ainda mais caras são.
E eu já me deixei de dar do patê barato porque os maus resultados nos meus miaus são imediatamente visíveis (mais vale é tar quieta).

Já ouvi dizer que há pescada barata que se pode dar aos bichanos, mas em relação à carne, o que é que costumam dar? (dentro do "barato" mas bom ou aceitável)?
Pombos eu não tenho à disposição :P
Qual é a carne mais aconselhada? Há problemas em dar carne de vaca ou a que for mais barata?

Como nunca compro carne vermelha (até o fiambre é de peru), nunca dei muita atenção aos preços e às variedades...

Desculpe invadir o seu tópico com a minha dúvida :oops:
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda dez 05, 2011 9:08 pm

Adorei a resposta dada no link :)
Simples, directa e bem explicada.

Infelizmente, nao tenho possibilidades de dar apenas carninha aos meu meninos :( e as latas também nao são baratas... Se nao, nao exitava :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda dez 05, 2011 9:20 pm

Quase ninguém se lembra, mas nos supermercados há codornizes, e os gatos adoram. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Chamarrita
Membro Veterano

segunda dez 05, 2011 9:46 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Chamarrita Escreveu:acho que depende do tamanho do gato, pode andar entre os 2 e os 4 quilos...

Leo
Realmente a boa raçãofica mais cara por quilo, mas em termos de consumo torna-se muito mais barata. Um gato come, diariamente, o equivalente a 5% do seu peso, se falarmos de carne ou comida enlatada; ora isto, num gato de 4 quilos, dá 200 gramas de carne por dia. Uma boa ração, são cerca de 50gr... Não vamos para o filet mignon, mas se pensarmos e galinha, codornizes, coelho e, vá lá, borrego quando o rei faz anos (ou carne de vaca... daquela para jardineira, ou para cozer, mas não acho que a vaca alguma vez tenha sido presa natural de um gato selvagem, e eles não são necrófagos...), manter a carne congelada pelo menos duas semanas, descongelar, "escaldar" para libertar o aroma de carne fresca, lavar gamelas, e dividir a dose diária em porções para eles irem comendo ao longo do dia... bem, no meu caso n faria mais nada na vida :P

quando aos torresmos de gordura de vaca (até salivei, agora): faemse exactamente da mesma forma que os torresmos de carne de porco. Eu corto a gordura em fatias finas e ponho na frigideira com uma pitada de sal e alho, frita na própria gordura. Ma também pode ser assada, até aviva o lume (mas perde-se a gordura que derrete e pinga). Aliás, adoro os rebordos da picanha assada na brasa, aquela gordurinha crocante... nham nham... a minha vesícula é q n gosta nada, mas um bom tinto a acompanhar "corta" as gorduras e cai lindamente! :P
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano

segunda dez 05, 2011 9:58 pm

Floripes2 Escreveu:Quase ninguém se lembra, mas nos supermercados há codornizes, e os gatos adoram. :wink:
aqui, cada codorniz custa 1 euro. E cada gato come meia codorniz, na boa... ora eu, com 37 gatos... que fossem só 15 codornizes por dia, já viu em quanto me ficava a festa??? :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Satomi
Membro Veterano

segunda dez 05, 2011 10:14 pm

Cordonizes é uma hipótese... nem me tinha lembrado disso e se for a 1 euro, fica mais ou menos ao preço das latinhas. Bem, eu que só tenho 2 miaus, já era viável :)

Do que andei a pesquisar, vi pessoal que dá apenas carne cozinhada ou carne crua mas prepara logo uma boa quantidade para durar semanas ou meses e depois congela (o tempo que aquilo conserva tb deve depender do congelador).
Assim já não é uma estafa diária.

Mas realmente Chamarrita, 37 gatos O.o... para além da trabalheira ainda ia precisar de um congelador tamanho industrial.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 05, 2011 10:29 pm

Chamarrita Escreveu:
Realmente a boa raçãofica mais cara por quilo, mas em termos de consumo torna-se muito mais barata. Um gato come, diariamente, o equivalente a 5% do seu peso, se falarmos de carne ou comida enlatada; ora isto, num gato de 4 quilos, dá 200 gramas de carne por dia. Uma boa ração, são cerca de 50gr... Não vamos para o filet mignon, mas se pensarmos e galinha, codornizes, coelho e, vá lá, borrego quando o rei faz anos (ou carne de vaca... daquela para jardineira, ou para cozer, mas não acho que a vaca alguma vez tenha sido presa natural de um gato selvagem, e eles não são necrófagos...), manter a carne congelada pelo menos duas semanas, descongelar, "escaldar" para libertar o aroma de carne fresca, lavar gamelas, e dividir a dose diária em porções para eles irem comendo ao longo do dia... bem, no meu caso n faria mais nada na vida :P

quando aos torresmos de gordura de vaca (até salivei, agora): faemse exactamente da mesma forma que os torresmos de carne de porco. Eu corto a gordura em fatias finas e ponho na frigideira com uma pitada de sal e alho, frita na própria gordura. Ma também pode ser assada, até aviva o lume (mas perde-se a gordura que derrete e pinga). Aliás, adoro os rebordos da picanha assada na brasa, aquela gordurinha crocante... nham nham... a minha vesícula é q n gosta nada, mas um bom tinto a acompanhar "corta" as gorduras e cai lindamente! :P
Frangos, a 1€ e pouco, compro eu. Carne de vaca, para cozer, a 3€ e pouco o Kilo, também. Portanto, mesmo tendo em conta o consumo X massa corporal do animal, fica na mesma mais barato que dar ração ou enlatados :wink: :wink: Pena tenho eu dos meus gatos não gostarem de comida caseira :wink: Apesar que, se eu der franguinho cozido, sem mais nada, devoram-no mas, não é este o conceito que tenho de dar uma alimentação equilibrada. teria que lhes dar o frango cozinhado com alguns cereais e legumes e se assim fosse não o comiam :roll:

Quanto aos famosos torresmos... também gosto da gordura da picanha, bem passadinha mas isso é pior que enviar massa consistente para as veias... :P :lol: :lol: :lol: :lol: porque a gordura de vaca é bem mais consistente que a de porco e por consequência não se "derrete" da mesma forma que a de porco, mantendo-se bastante intacta. Sabe bem mas é veneno para a saúde :wink:

Para quem falou em pescada, muitas vezes há pescada zero a menos de 3€/Kg mas, atenção que a pescada é demasiado rica em fósforo e dada em excesso aos gatos, pode arranjar-lhes problemas renais :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano

terça dez 06, 2011 12:17 am

mas os cereais e os legumes n fazem falta, Leonilde. Vá lá, uns espinafres, umas ervilhitas, alguma fibra pra limpar a tripa. Carne cozinhada não dou, só se for peixe, mas esse é muito raro dar aos gatos, muitos são intolerantes. Antes dava-se o "carapau do gato" pq era o q havia de mais barato, mais umas sopas de leite e tava a andar, eles q se amanhassem a caçar... olha carne, nem para os donos! :P

E depois... n compro frangos de supermercado para os gatos. Compro pra mim, qdo se acabam os dos meus pais - esses sim, dou aos gatos... - pq sei como são criados, a quantidade de químicos q têm... eu sei e aguento-me com isso. A eles, só dou "carnes biológicas"... e é por isso q dou pouca. É cara...
1sunrise
Membro Júnior
Registado: quinta out 13, 2011 1:48 pm

terça dez 06, 2011 12:53 pm

Não querendo ser pedinchona 8), Chamarrita, mas já tem ensinado tanta coisa sobre alimentação natural porque não cria um "manual de instruções" como tantos que já existem na arca??? :D

Tento dar todos os dias uma alternativa às minhas gatas, seja peixe ou carne, apesar de terem sempre a ração à disposição. Mas tenho sempre tantas dúvidas!!!
Por exemplo, dou sempre a carne/peixe cozidos (apenas água, sem sal). E elas até os comiam crus, mas tenho receio.... além disso nunca sei o que fazer com as espinhas/ossos :? ontem dei-lhes uns bocaditos de carne de ovelha, mas desfiz tudo em febrinhas porque a carne tem sempre aqueles ossitos pequenos que passam despercebidos. Ora não acredito que deva fazer assim, mas tenho medo de lhe dar ossos!!!!

Como faz com os ossos dos pombos?? Ainda para mais esses são tão quebradiços.... e sendo animais criados em casa os ossos são sempre mais rijos!!

Penso que a maior parte das vezes é mesmo por desconhecimento que as pessoas não optam pela via natural, pois bem como a Satomi referiu, há sempre técnicas para poupar tempo... e os bichanos agradecem :D
Responder

Voltar para “Gatos”